sábado, 3 de fevereiro de 2024

Aparências



Não te percas na contemplação excessiva do plano exterior, aniquilando a gloriosa oportunidade de tua própria ascensão à luz divina.

Aquele que passa na estrada, exibindo pesada bagagem de ouro, provavelmente transporta um coração atormentado e infeliz.

Muitas vezes, quem estende os braços, implorando a esmola fácil, traz consigo a revolta e a dureza íntima, sob o farrapo humilhante.

Não raro, o jovem que provoca a inveja de muitos se dirige para destino doloroso, fazendo-se credor de nossa simpatia em preces de intercessão.

Frequentemente, aquele que te parece feliz, no círculo da prosperidade transitória, é um irmão desventurado, entre aflições morais que lhe constringem o espírito.

Não julgues o rico por impiedoso, nem o pobre por humilde.

Não suponhas a felicidade na beleza efêmera do corpo, nem admitas a virtude incorruptível onde se encontre a felicidade passageira.

*
Às vezes, a santificação permanece com aquele que se afigura pecador e a maldade se resguarda no imo de quem se oculta na máscara da pobreza e da angústia, no jogo das aparências.

Lembra-te de que a Força Divina sabe ver nas profundezas e, com o arado do tempo, tudo corrige, reajusta e eleva, sem necessidade da nossa apreciação individual.

Aproveitemos o campo da boa luta para a sementeira do bem, porque não responderemos pelos outros e sim por nós mesmos, quando a ordem superior da vida nos conduzir a exame necessário.

Não te prendas à sombra e, consciente de que receberemos, segundo as nossas próprias obras, procuremos, cada dia, a glória de servir, a fim de encontrarmos na imortalidade, fora das ilusões da carne, a felicidade verdadeira e maior.

🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Instrumentos do Tempo
🌺🌿🌺

03 de fevereiro

Sua vida se toma mais rica e abençoada à medida que você segue Meus ensinamentos e obedece Minhas leis.

Desobedeça essas leis e, mais cedo ou mais tarde, você começará a escorregar morro abaixo até descobrir onde errou e corrigir esses erros.

Você irá então aprender que deve ordenar as suas prioridades, se afastando do mau caminho e se aproximando de Mim e do Meu reino.

Não é fácil atingir o fundo do poço e descobrir que não há motivação na sua vida.

No entanto, isso terá que acontecer.

Coloque então seu pé no primeiro degrau da escada e comece a subir, não se importando com as dificuldades que possam surgir.

À medida que você for subindo, gradualmente se libertando do desânimo no qual estava imerso, sua vida começará a mudar e você encontrará sua real finalidade na vida.

🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺





🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

Bem e mal sofrer

Quando o Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, o reino dos céus lhes pertence”, não se referia de modo geral aos que sofrem, visto que sofrem todos os que se encontram na Terra, quer ocupem tronos, quer jazam sobre a palha. Mas, ah! poucos sofrem bem; poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzi-los ao reino de Deus. O desânimo é uma falta.

Deus vos recusa consolações, desde que vos falte coragem. A prece é um apoio para a alma; contudo, não basta: é preciso tenha por base uma fé viva na bondade de Deus. Ele já muitas vezes vos disse que não coloca fardos pesados em ombros fracos. O fardo é proporcionado às forças, como a recompensa o será à resignação e à coragem. Mais opulenta será a recompensa, do que penosa a aflição. Cumpre, porém, merecê-la, e é para isso que a vida se apresenta cheia de tribulações.

O militar que não é mandado para as linhas de fogo fica descontente, porque o repouso no campo nenhuma ascensão de posto lhe faculta. Sede, pois, como o militar e não desejeis um repouso em que o vosso corpo se enervaria e se entorpeceria a vossa alma.

Alegrai-vos, quando Deus vos enviar para a luta. Não consiste esta no fogo da batalha, mas nos amargores da vida, onde, às vezes, de mais coragem se há mister do que num combate sangrento, porquanto não é raro que aquele que se mantém firme em presença do inimigo fraqueje nas tenazes de uma pena moral. Nenhuma recompensa obtém o homem por essa espécie de coragem; mas, Deus lhe reserva palmas de vitória e uma situação gloriosa. Quando vos advenha uma causa de sofrimento ou de contrariedade, sobreponde-vos a ela, e, quando houverdes conseguido dominar os ímpetos da impaciência, da cólera, ou do desespero, dizei, de vós para convosco, cheio de justa satisfação: “Fui o mais forte.”

Bem-aventurados os aflitos pode então traduzir-se assim: Bem-aventurados os que têm ocasião de provar sua fé, sua firmeza, sua perseverança e sua submissão à vontade de Deus, porque terão centuplicada a alegria que lhes falta na Terra, porque depois do labor virá o repouso.

🌺🌿🌺
— Lacordaire. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 18.)
🌺🌿🌺

Verdade


Usa a verdade com o objetivo de ajudar, jamais como uma arma de agressão ou revide.
*
A verdade é qual diamante que exige adequado envoltório para manter-se seguro, e, quando atirado para alguém, não o ferir.
*
A tua talvez não seja a verdade legítima ou pelo menos não será a completa.
*
Preserva-a para o momento próprio, no qual possas dignificar e erguer quem caia ou se esteja precipitando em abismos de loucura e ilusão.
🌺🌿🌺
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz 
🌺🌿🌺

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Erros alheios


Lembre-se de que não devemos humilhar ninguém.

 Os erros que os outros cometem hoje, nós podemos comete-los amanhã.

 Não se julgue inatingível nem infalível.
 Todos podem falhar.

 Trate os outros com tolerância, para que possa reergue-los, se errarem. 

A perfeição não é desta Terra. 

Não exija dos outros aquilo que você também ainda não pode dar.

💐🌾💐
Carlos Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
💐🌾💐

02 de fevereiro

Há muito a ser feito, mas você deve canalizar suas energias na direção certa e não desperdiçá-las se dispersando em muitas atividades.

Para isso é necessário a autodisciplina.

Você deve descobrir qual é o seu trabalho e ir em frente, sem cair na tentação de tentar fazer mil e uma tarefas diferentes.

Você necessita de variedade e precisa ser flexível, mas sem dissipar sua energia.

É melhor fazer perfeitamente uma coisa de cada vez do que fazer várias coisas mal feitas.

Eu lhe peço para não ser um amador intrometido em várias atividades, mas sim um perfeccionista em cada coisa que fizer.

Esteja sempre pronto a aprender e nunca pense que já sabe todas as respostas.

Há sempre algo de novo para aprender.

Aprenda a fazer com perfeição aquilo que você sabe fazer.

Os seus padrões devem ser os melhores.

💐🌾💐
Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌾💐








💐🌾💐

MENSAGEM DO ESE:

Desigualdade das Riquezas

8 – A desigualdade das riquezas é um dos problemas que em vão se procuram resolver, quando se considera apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é a seguinte. Por que todos os homens não são igualmente ricos? Por uma razão muito simples: é que não são igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar.

Aliás, é uma questão matematicamente demonstrada que, supondo-se feita essa repartição, o equilíbrio seria rompido em pouco tempo, em virtude da diversidade de caracteres e aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente o necessário para viver, isso equivaleria ao aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e o bem-estar da humanidade; que, portanto, supondo-se que ela desse a cada um o necessário, desapareceria o estímulo que impulsiona as grandes descobertas e os empreendimentos úteis.

Se Deus a concentra em alguns lugares, é para que dos mesmos ela se expanda, em quantidades suficientes, segundo as necessidades. Admitindo-se isto, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos.

Essa é ainda uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Ao dar ao homem o livre arbítrio, quis que ele chegasse, pela sua própria experiência, a discernir o bem e o mal, de maneira que a prática do bem fosse o resultado dos seus esforços, da sua própria vontade.

Ele não deve ser fatalmente levado a um nem ao outro, pois então seria um instrumento passivo e irresponsável como os animais. A fortuna é um meio de prová-lo moralmente; mas como, ao mesmo tempo, é um poderoso meio de ação para o progresso, Deus não quer que permaneça improdutiva, e é por isso que incessantemente a transfere.

Cada qual deve possuí-la, para exercitar-se no seu uso e provar a maneira por que o sabe fazer. Como há a impossibilidade material de que todos a possuam ao mesmo tempo, e como, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, e o melhoramento do globo sofreria com isso: cada qual a possui por sua vez.

Dessa maneira, o que hoje não a tem, já a teve no passado ou a terá no futuro, numa outra existência, e o que hoje a possui poderá não tê-la mais amanhã. Há ricos e pobres porque, Deus sendo justo, cada qual deve trabalhar por sua vez. A pobreza é para uns a prova da paciência e da resignação; a riqueza é para outros a prova da caridade e da abnegação.

Lamenta-se, com razão, o triste uso que algumas pessoas fazem da sua fortuna, as ignóbeis paixões que a cobiça desperta, e pergunta-se se Deus é justo, ao dar a riqueza a tais pessoas. É claro que, se o homem só tivesse uma existência, nada justificaria semelhante repartição dos bens terrenos; mas, se em lugar de limitar sua vida ao presente, considerar-se o conjunto das existências, vê-se que tudo se equilibra com justiça.

O pobre não tem, portanto, motivo para acusar a Providência, nem para invejar os ricos, e estes não o têm para se vangloriarem do que possuem. Se, por outro lado, estes abusam da fortuna, não será através de decretos, nem de leis suntuárias, que se poderá remediar o mal.

As leis podem modificar momentaneamente o exterior, mas não podem modificar o coração: eis porque têm um efeito temporário e provocam sempre uma reação mais desenfreada. A fonte do mal está no egoísmo e no orgulho. Os abusos de toda espécie cessarão por si mesmos, quando os homens se dirigem pela lei da caridade.

💐🌾💐
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🌾💐

Na peregrinação cristã


Se aceitaste o Evangelho, por abençoado roteiro de aperfeiçoamento, não te esqueças da representação que nos cabe em toda parte.

A fé nos confere consolação, mas nos reveste de responsabilidade, a que não podemos fugir.

Somos embaixadores de Jesus onde estivermos, se a luz d’Ele é o clarão que nos descortina o futuro.

Não te esqueças de semelhante realidade para que a tua experiência religiosa não se [te] reduza à simples adoração improdutiva.

A estrada permanece descerrada a nós todos.

Cada dia é nova revelação para que exerçamos a sublime investidura.

Se o Senhor desceu até nós, partilhando-nos a senda obscura e viciosa, a fim de que nos levantássemos, aprendamos também a representá-Lo nas regiões inferiores à nossa posição no conhecimento.

Onde fores defrontado pela calúnia, sê a palavra amiga do esclarecimento benéfico.

Se o mal te visita, improvisa o Bem, com a tua capacidade de ajuizar as situações, de planos mais altos.

Se a tristeza e o desânimo te procuram, acende a lanterna da coragem e resiste ao sopro frio do desalento, prosseguindo no trabalho que a vida te confiou.

Se a infantilidade te busca, não a abandones, porque o cristão sincero é o bom educador que tudo aperfeiçoa para a vitória do Infinito Bem.
Se a leviandade vem ao teu encontro, auxilia o companheiro de jornada, orientando-lhe o pensamento para o justo equilíbrio em que a nossa fé se inspira e vive sempre.
Se a treva tenta envolver-te, faze a claridade do otimismo, com as bênçãos do amor que auxiliam em todos os instantes.

***
Mas, se o embaixador humano é obrigado a longo curso de compreensão e tolerância, na ciência do tato e da gentileza, para não falhar em seus compromissos, não creias que o emissário do Cristo deva agir sem os princípios da serenidade e do bom ânimo.

Colaboremos e auxiliemos, sem alardear notas de superioridade perturbadora.

Quanto mais clara a nossa luz, mais alta a nossa dívida para com as sombras.

Quanto mais sublime as nossas noções do Bem, mais imperiosos os nossos deveres de socorro às vítimas do mal.

O mensageiro do Cristo é o braço do Evangelho.

Se nos propormos ao serviço do Divino Mestre, descortinemos a Ele o nosso coração, a fim de que os seus desígnios imperem sobre o nosso roteiro e para que a nossa vida seja uma luz brilhante para quantos caminham conosco, sob o nevoeiro do mundo.

💐🌾💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Alvorada do Reino
💐🌾💐

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

Desculpas



Já notaram que muitos vivem arranjando desculpas para os seus deslizes e erros?

Para eles sempre há uma razão para ofenderem aos outros, pra provocarem transtornos aos demais.

Para essas pessoas, os outros sempre são os culpados pelas suas mazelas.

Ora, já não temos mais o direito de culparmos aos outros pelos nossos problemas e afeições.

Tenham a certeza de que se hoje nos encontramos em dificuldades, os grandes causadores, somos nós mesmos.

É isso mesmo.

Coloquemos a mão na consciência e veremos que onde poderíamos ter agido de modo a modificar uma situação ruim, fomos os primeiros a agravar a situação.

Basta pensarmos: Não há efeito sem uma causa.

É a Lei de Causa e Efeito em ação.

Assim, paremos de desculpar-nos e estejamos abertos às mudanças que devem partir de cada um de nós.

🌺🌱🌺
Gotas de paz
🌺🌱🌺

FEVEREIRO

Eu vi um mar bravio e revolto, com ondas enormes. Então percebi que sob a superfície havia calma e quietude.

Eu ouvi as palavras:

Procure a paz que flui por toda a profunda compreensão interior e, quando a encontrar, retenha-a, não se importando com o que esteja se passando ao seu redor.

🌺🌱🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌱🌺

01 de fevereiro

Em que você acredita?

Você acredita em Mim?

Você acredita que pode caminhar e conversar coMigo?

Você acredita que, quando você vive esta vida espiritual plenamente integrado e sintonizado coMigo, ela se torna uma vida muito prática e tudo dá certo?

Aquiete-se, considere e pese suas crenças e, acima de tudo, aprenda a viver de acordo com elas.

Almas demais falham deixando de pôr em prática esta maneira de viver.

Elas comentam a respeito, mas ainda não conseguiram provar para elas mesmas e para o mundo que viver assim funciona, que quando você Me reconhece em tudo.

Me chama e procura a Minha ajuda, tudo começa a entrar nos eixos em sua vida.

Quando você obedece a Minha pequena voz interior, você começa a desabrochar como uma linda flor e percebe como esta vida é prática e maravilhosa.

🌺🌱🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌱🌺







🌺🌱🌺

MENSAGEM DO ESE:

Beneficência exclusiva

É acertada a beneficência, quando praticada exclusivamente entre pessoas da mesma opinião, da mesma crença, ou do mesmo partido?

Não, porquanto precisamente o espírito de seita e de partido é que precisa ser abolido, visto que são irmãos todos os homens. O verdadeiro cristão vê somente irmãos em seus semelhantes e não procura saber, antes de socorrer o necessitado, qual a sua crença, ou a sua opinião, seja sobre o que for.

Obedeceria o cristão, porventura, ao preceito de Jesus-Cristo, segundo o qual devemos amar os nossos inimigos, se repelisse o desgraçado, por professar uma crença diferente da sua? Socorra-o, portanto, sem lhe pedir contas à consciência, pois, se for um inimigo da religião, esse será o meio de conseguir que ele a ame; repelindo-o, faria que a odiasse.

🌺🌱🌺
— S. Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 20.)
🌺🌱🌺

Paciência de Jó


Quando passamos por uma sequência de fatos turbulentos ou quando acontecem muitas coisas que testam nossa capacidade de resignação, dizemos que é preciso ter paciência de Jó para tudo suportar.

A expressão remonta a uma das mais antigas histórias narradas na Bíblia.

Jó era o homem mais rico da região em que vivia. Possuía milhares de ovelhas e camelos, centenas de juntas de bois e jumentos, uma imensa propriedade, sete filhos, três filhas e grande quantidade de criados.

Era considerado um homem bom, justo e temente a Deus.

A fé de Jó foi severamente testada quando o mal o atingiu de diferentes formas.

Num mesmo dia, sua propriedade foi invadida e saqueada, seus rebanhos foram roubados, seus empregados assassinados e seus filhos e filhas morreram quando a casa desabou sobre eles, em meio a um vento muito forte vindo do deserto.

Jó se entristeceu profundamente, prostrou-se no chão e orou. Não se revoltou. Reconheceu que tudo o que tinha havia sido dado por Deus e que o Senhor achara por bem tirar tudo dele. Dessa forma, afirmou sua fé e mostrou resignação à vontade do Pai.

Entretanto, as problemáticas continuaram. Ele teve o corpo coberto de chagas. Era a temida lepra. Sua esposa, atormentada pela dor, disse que ele deveria amaldiçoar Deus e morrer.

Contudo, Jó permaneceu firme em sua fé. A esposa, revoltada, o abandonou.

Sozinho, isolado, Jó foi visitado por três amigos que, em vez de consolá-lo, tentaram convencê-lo de que Deus o estava castigando por seus muitos pecados.

Jó discordou deles, reafirmou sua fé na bondade e justiça divinas e ainda orou ao Senhor para que não punisse seus amigos.

Por sua fé inabalável, por sua paciência em tudo suportar, após algum tempo, o Pai Celeste lhe permitiu a restituição da saúde, curando-o da lepra. Depois, Jó conseguiu reaver, e duplicados, todos os seus bens.

Tornou a se casar e teve dez filhos, concluindo sua vida, anos mais tarde, em felicidade.

* * *

Costumamos estar de bem com Deus quando a vida nos sorri e tudo corre de acordo com nossas expectativas. Basta um revés para nos desestruturarmos, erguermos os olhos e perguntarmos: Por quê comigo, Senhor?

A Doutrina Espírita nos traz luz sobre as causas dos males que nos afligem. Muitas vezes são reações a ações nossas, do passado, que se refletem nesta vida. Outras vezes são consequências de más escolhas que fizemos nesta vida mesmo, acreditando que passariam em branco.

O Espiritismo também nos elucida que escolhemos, antes de reencarnar, as provações pelas quais iremos passar. Porém, esquecemos disso e, diante das dificuldades, questionamos a bondade e a justiça do Pai.

As provas que enfrentamos são, na verdade, um bem, pois nos ajudam a cultivar a humildade, a paciência, a resignação, preparando-nos para a vida futura.

Se tivermos fé em Deus e confiança nas leis divinas, encararemos o sofrimento como um resgate, um pagamento de dívidas contraídas anteriormente.

Isso nos permitirá enfrentar os reveses com calma e confiança, superando as provas da vida.

Ter fé é guardar no coração a luminosa certeza em Deus.

🌺🌱🌺
(Redação do Momento Espírita, com base no cap. 5, item 19, do livro O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec e perg. 354, do livro O Consolador, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. FEB
🌺🌱🌺

quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Reflexões ll



De quando em quando, a fim de que você não se desvie de seus propósitos de ordem superior, convém que efetue uma pausa para refletir que:

- a Verdade, por mais obstáculos encontre para se impor, sempre acaba triunfando sobre toda a mentira;

- o culto ao prazer que, não raro, tanto lhe custa à saúde e à idoneidade, é um instante tão fugaz, que, definitivamente, não vale a pena;

- a injustiça praticada sob qualquer pretexto será um peso que, através do remorso, você haverá de carregar, pela vida inteira;

- a decisão equivocada, tomada em prejuízo de alguém, tão-só renderá tristeza e desencanto cada vez mais crescentes na alma;

- o poder do qual você pode se prevalecer para oprimir e conseguir o que deseja no campo das ambições pessoais, com o correr dos dias, o lançará no ostracismo;

- diante de tudo quanto você desconhece no Universo, o muito que possa conhecer lhe faz saber apenas um pouco mais do que o homem que sequer ainda aprendeu a assinar o próprio nome;

- a pouco e pouco, o que você supunha reter consigo, sem que, efetivamente, lhe pertencesse, escapará por entre os dedos das próprias mãos;

- sem que nada possa fazer, assistirá à sua imagem física a se desfazer diante do espelho em que você, tantas vezes, cultivou a sua inútil vaidade;

- e, por fim, se abeirará da morte, talvez em condição de maior indigência do que todos os indigentes que, do alto de seu orgulho, você fez questão de ignorar.

🌼🌿🌼
Maria Máximo
Carlos A. Baccelli
Obra: A Fé Transporta Montanhas
🌼🌿🌼

31 de janeiro

Eleve sua consciência e perceba que você não tem idade.

Você é jovem como o tempo e velho como a eternidade.

Vivendo pleno e gloriosamente o presente, você se manterá sempre jovem como o presente, você estará constantemente renascendo no Espírito e na verdade.

Você não pode permanecer estático nesta vida espiritual, há sempre algo novo e excitante para se aprender e para fazer.

Viver num estado de expectativa o mantém para sempre alerta e jovem.

É quando a mente envelhece e perde a graça que a vida perde o brilho e o interesse.

Quando sua mente não conseguir entender uma nova verdade, sente-se, aquiete-se e eleve sua consciência, sintonizando-se com a infinita Mente Universal, tornando-se um com ela e coMigo, e então você será capaz de compreender tudo.

Mantenha sua mente alerta e você nunca irá envelhecer.

A fonte da juventude é a sua consciência; a alegria de viver é o elixir da vida.

🌼🌿🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🌿🌼 











🌼🌿🌼

MENSAGEM DO ESE:

Bem-aventurados os aflitos. Justiça das aflições

Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. — Bem-aventurados os famintos e os sequiosos de justiça, pois que serão saciados. — Bem-aventurados os que sofrem perseguição pela justiça, pois que é deles o reino dos céus. (S. MATEUS, cap. V, vv. 5, 6 e 10.)

Bem-aventurados vós que sois pobres, porque vosso é o reino dos céus. — Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis saciados. — Ditosos sois, vós que agora chorais, porque rireis. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 20 e 21.)

Mas, ai de vós, ricos que tendes no mundo a vossa consolação. — Ai de vós que estais saciados, porque tereis fome. Ai de vós que agora rides, porque sereis constrangidos a gemer e a chorar. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 24 e 25.)

Somente na vida futura podem efetivar-se as compensações que Jesus promete aos aflitos da Terra. Sem a certeza do futuro, estas máximas seriam um contra-senso; mais ainda: seriam um engodo. Mesmo com essa certeza, dificilmente se compreende a conveniência de sofrer para ser feliz. É, dizem, para se ter maior mérito. Mas, então, pergunta-se: por que sofrem uns mais do que outros? Por que nascem uns na miséria e outros na opulência, sem coisa alguma haverem feito que justifique essas posições?

Por que uns nada conseguem, ao passo que a outros tudo parece sorrir? Todavia, o que ainda menos se compreende é que os bens e os males sejam tão desigualmente repartidos entre o vício e a virtude; e que os homens virtuosos sofram, ao lado dos maus que prosperam. A fé no futuro pode consolar e infundir paciência, mas não explica essas anomalias, que parecem desmentir a justiça de Deus. Entretanto, desde que admita a existência de Deus, ninguém o pode conceber sem o infinito das perfeições. Ele necessariamente tem todo o poder, toda a justiça, toda a bondade, sem o que não seria Deus. Se é soberanamente bom e justo, não pode agir caprichosamente, nem com parcialidade. Logo, as vicissitudes da vida derivam de uma causa e, pois que Deus é justo, justa há de ser essa causa. Isso o de que cada um deve bem compenetrar-se. Por meio dos ensinos de Jesus, Deus pôs os homens na direção dessa causa, e hoje, julgando-os suficientemente maduros para compreendê-la, lhes revela completamente a aludida causa, por meio do Espiritismo, isto é, pela palavra dos Espíritos.

🌼🌿🌼
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 1 a 3.)
🌼🌿🌼

Mantenha o Equilíbrio


Mantenha seu equilíbrio.

O equilíbrio depende da serenidade da mente.

Jamais se aborreça nem se exalte.

Não ligue importância às coisas passageiras que lhe vêm de fora.

Não se impressione com o que os outros dizem.

Siga a conduta ditada por sua consciência, e não perca seu equilíbrio.

Caminhe para a frente, alegre e certo de que há de vencer, por maiores que sejam as dificuldades
do caminho.

🌼🌿🌼
Pastorino
Obra: Minutos de Sabedoria 
🌼🌿🌼

terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Excursão curativa



Dizes-te triste e sem forças,

Em desânimo profundo,

Por bagatelas do mundo

Que somam inquietação!…

Sofreste vários reveses…

No tédio que te procura,

Trazes farpas de amargura

Gravadas no coração.




Deixa, porém, alma boa,

O fel que te desconsola,

Vem conosco à grande escola

Do amor unido a Jesus!…

Lerás, ao vivo, ainda hoje,

As laudas do desengano

Nas mágoas do hanseniano,

No cego que vai sem luz…




Sigamos. Neste barraco,

Pobre mulher se consome,

Deu aos filhinhos com fome

O pão que o lixo lhe deu…

Contempla os filhos que dormem,

E, ouvindo o clamor do vento,

Relembra, com desalento,

O esposo que faleceu!…




Mais adiante, eis um telheiro…

Sem que a penúria lhe importe

Um velhinho aguarda a morte,

Com sede, chamando alguém!…

Olha em vão a porta aberta,

Quer água fria do poço,

Chora, ao pensar que foi moço…

Não aparece ninguém!…




Visitemos os que moram

Sob pontes desprezadas,

Nota, ao longe, nas estradas

Doentes vagando ao léu!…

Alguns caem no caminho,

No mal-estar que os alcança,

Morrendo sem esperança,

Embora fitando o Céu!…




Alma querida, recorda

Os que vão de alma ferida,

São, entre as pedras da vida,

Nossos irmãos teus e meus!…

De volta ao teu lar feliz,

Que de flores se entretece,

Dirás, bendizendo em prece:

—“Muito obrigado, meu Deus!…”

🌺🌿🌺
Maria Dolores
Chico Xavier
Obra: Estrelas no chão
🌺🌿🌺

30 de janeiro

Você sente verdadeira alegria com o trabalho que está fazendo e com a vida que está levando?

Você se orgulha do trabalho que não é só bem feito, mas feito com perfeição?

É desagradável para você ver as coisas serem mal feitas e sem vontade?

Você está consciente que você só fica satisfeito quando dá o melhor de si, colocando todo o seu coração no que faz, agindo em Meu nome e pela Minha glória?

Então está tudo certo.

Você não deve jamais se satisfazer com um trabalho feito pela metade, ou mal feito.

Faça o que deve ser feito com alegria e amor, e que esta disposição esteja presente em tudo que você faz, desde as tarefas mais simples, até os trabalhos vitalmente importantes.

Certifique-se que sua atitude é sempre a correta para que você só coloque as vibrações certas no que estiver fazendo.

E você irá descobrir que agindo assim, além de tudo, você vai se divertir e apreciar muito mais o seu trabalho.

🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺





🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

Advento do Espírito de Verdade (IV)

Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lha pedem. Seu poder cobre a Terra e, por toda a parte, junto de cada lágrima colocou ele um bálsamo que consola. A abnegação e o devotamento são uma prece continua e encerram um ensinamento profundo. A sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos morais que neste mundo vos cabem em partilha. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõe. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao espírito e resignação. O coração bate então melhor, a alma se asserena e o corpo se forra aos desfalecimentos, por isso que o corpo tanto menos forte se sente, quanto mais profundamente golpeado é o espírito.

🌺🌿🌺
— O Espírito de Verdade. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 8.)
🌺🌿🌺

Quando a prova chegue


Quando a prova chegue para testar-te-á serenidade e a fé, recorda aqueles que atravessam dificuldades maiores que as tuas, mantendo confiança na vida e calma no sofrimento, ainda quando penúria e morte, calúnia e abandono lhes visitam o coração.
-o-
Observa que a inconformidade e o azedume nunca se converteram em vantagens para ninguém.
-o-
Se o desânimo te acena, ainda mesmo de longe, afasta-te dele, porque o desânimo nada mais consegue fazer que paralisar-te as mãos e enregelar-te os sentimentos.
-o-
Medita nas aflições que explodirão por tua causa naqueles que te cercam, se te entregares à irritação ou ao desalento.
-o-
Soma as bênçãos que já recebeste da Providência Divina, a fim de que não venhas a cair no delito da ingratidão.
-o-
Reconheçamos que o socorro espiritual é sempre mais difícil onde haja tumulto.
-o-
Anotemos que, em sanidade de espírito, somos compelidos a reconhecer que a violência nunca favorecerá a chegada do apoio de que estejamos necessitados.
-o-
Se obstáculos aparecem, lembremo-nos de que o trabalho no Bem de todos é o processo de mais facilmente extingui-los.
-o-
Compreendamos que unicamente cooperando na paz dos outros é que o concurso da paz virá ao nosso encontro.
-o-
Quando a prova nos alcance o círculo pessoal, recorramos à oração, entendendo que a oração nem sempre alterará os acontecimentos em torno de nós, mas sempre nos renovará por dentro, iluminando-nos o coração a fim de que saibamos trilhar o caminho seguro do nosso próprio aperfeiçoamento para a sublimação, ante as Leis de Deus.

🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Moradias de luz
🌺🌿🌺