sábado, 2 de abril de 2022

O caminho da saúde mental



Quando emitimos pensamentos constantes, absorvendo-nos em reflexões amargas, inquietos, experimentando extrema dificuldade em conformar-nos com nossa trajetória provacional, cooperamos para que nossa situação psíquica se desarmonize, refletindo-se tais perturbações, em nossas forças orgânicas, que se confundem, contra os melhores esforços desenvolvidos pela sua harmonização.

 Esforcemo-nos por melhorar nossa


condição espiritual, entregando-nos à Providência Divina na fortaleza da fé, a caminho de boa saúde mental. 

E assim, os Benfeitores Maiores, dentro de seus recursos espirituais, farão o possível por contribuir para o nosso restabelecimento integral, auxiliando-nos o coração carinhoso e bom.

Somente assim as lutas estarão atenuadas, o ambiente voltará à calma e a esperança nos felicitará de novo na justa reorganização da vida.

Todos os obstáculos passarão e um dia, sentiremos o grande júbilo de prosseguirmos adiante na bondade fraternal de assistir e cooperar pela tranquilidade de todos.
💐🌷💐
Margarida Soares
Chico Xavier
Obra: Aceitação e vida
💐🌷💐

02 de abril

Há um tempo certo para tudo.

É uma questão de deixar que Eu o guie para que você saiba interiormente qual é esse momento e possa ir em frente seguindo sua voz interior com absoluta confiança.

Quando você está em paz interiormente, o tempo nada significa, mas quando você está infeliz ou desconfortável o tempo se arrasta e parece que o dia nunca vai acabar.

Quando você faz as coisas com prazer, o tempo voa e você deseja que o dia tivesse mais horas.

É importante que você aprenda a apreciar plenamente o que faz e encare tudo da maneira correta.

Você conseguirá executar muito mais e, como tudo será feito com amor, tudo será perfeito.

Que a perfeição seja a sua meta em todos os momentos.

Quando você faz algo com amor, você faz para Mim.
💐🌷💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌷💐 

Nossa homenagem ao médium Chico Xavier:

*Pedro Leopoldo, 2 de abril de 1910 +Uberaba, 30 de junho de 2002 

https://betemensagemdodia.blogspot.com/search/label/Chico%20Xavier%20II?m=0


💐🌷💐




💐🌷💐 

MENSAGEM DO ESE:

UMA REALEZA TERRENA
UMA RAINHA DE FRANÇA

Havre, 1863

8 – Quem poderia, melhor do que eu, compreender a verdade destas palavras de Nosso Senhor: Meu reino não é deste mundo? O orgulho me perdeu sobre a Terra. Quem, pois, compreenderia o nada dos reinos do mundo, se eu não o compreendesse? O que foi que eu levei comigo, da minha realeza terrena? Nada, absolutamente nada. E como para tornar a lição mais terrível, ela não me acompanhou sequer até o túmulo! Rainha eu fui entre os homens, e rainha pensei chegar no Reino dos Céus. Mas que desilusão! E que humilhação, quando, em vez de ser ali recebida como soberana, tive de ver acima de mim, mas muito acima, homens que eu considerava pequeninos e os desprezava, por não terem nas veias um sangue nobre! Oh, só então compreendi a fatuidade dos homens e das grandezas que tão avidamente buscamos sobre a Terra!

Para preparar um lugar nesse reino são necessárias à abnegação, a humildade, a caridade, a benevolência para com todos. Não se pergunta o que fostes, que posição ocupastes, mas o bem que fizestes, as lágrimas que enxugastes.

Oh, Jesus! Disseste que teu reino não era deste mundo, porque é necessário sofrer para chegar ao Céu, e os degraus do trono não levam até lá. São os caminhos mais penosos da vida os que conduzem a ele. Procurai, pois o caminho através de espinhos e abrolhos e não por entre as flores!

Os homens correm atrás dos bens terrenos, como se os pudessem guardar para sempre. Mas aqui não há ilusões, e logo eles se apercebem de que conquistaram apenas sombras, desprezando os únicos bens sólidos e duráveis , os únicos que lhes podem abrir as portas dessa morada.

Tende piedade dos que não ganharam o Reino dos Céus. Ajudai-os com as vossas preces, porque a prece aproxima o homem do Altíssimo, é o traço de união entre o Céu e a Terra. Não o esqueçais!

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

💐🌷💐

O ESPINHO


“E para que me não exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, mensageiro de Satanás.” – Paulo. (2ª Epístola aos Coríntios, 12:7.)

Atitude sumamente perigosa louvar o homem a si mesmo, presumindo desconhecer que se encontra em plano de serviço árduo, dentro do qual lhe compete emitir diariamente testemunhos difíceis. É posição mental não somente ameaçadora, quanto falsa, porque lá vem um momento inesperado em que o espinho do coração aparece.

O discípulo prudente alimentará a confiança sem bazófia, revelando-se corajoso sem ser metediço. Reconhece a extensão de suas dívidas para com o Mestre e não encontra glória em si mesmo, por verificar que toda a glória pertence a Ele mesmo, o Senhor.

Não são poucos os homens do mundo, invigilantes e inquietos, que, após receberem o incenso da multidão, passam a curtir as amarguras da soledade; muitos deles se comprazem nos galarins da fama, qual se estivessem convertidos em ídolos eternos, para chorarem, mais tarde, a sós, com o seu espinho ignorado nos recessos do ser.

Por que assumir posição de mestre infalível, quando não passamos de simples aprendizes?

Não será mais justo servir ao Senhor, na mocidade ou na velhice, na abundância ou na escassez, na administração ou na subalternidade, com o espírito de ponderação, observando os nossos pontos vulneráveis, na insuficiência e imperfeição do que temos sido, até agora?

Lembremo-nos de que Paulo de Tarso esteve com Jesus pessoalmente; foi indicado para o serviço divino em Antioquia pelas próprias vozes do Céu; lutou, trabalhou e sofreu pelo Evangelho do Reino e, escrevendo aos coríntios, já envelhecido e cansado, ainda se referiu ao espinho que lhe foi dado para que se não exaltasse no sublime trabalho das revelações.
💐🌷💐
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Pão nosso
💐🌷💐

CRISTO E VIDA


Meu amigo.
Compreendendo a importância do Evangelho na seara espírita, você pergunta:

- “Já que os amigos espirituais não acreditam na salvação pela fé e sim pelas obras, sem as quais a fé se revestiria de quase nenhum valor, diga-nos, Irmão X, sem muitas palavras, que significa a influência de Jesus no mundo?”

Antes de tudo, queremos afirmar que o Cristo de Deus, sob qualquer ângulo em que seja visto, é e será sempre o Excelso Modelo da Humanidade. Mas, a pouco e pouco, o homem compreenderá que, se precisamos de Jesus sentido e crido, não podemos dispensar Jesus compreendido e aplicado. E já que você nos pede uma síntese, dar-lhe-ei uma série de vinte definições do Senhor na experiência terrestre, por nós recolhidas em aula rápida de um instrutor da Espiritualidade Maior.
***

Cristo na Existência: Caridade.
Cristo no Lar: Harmonia.
Cristo no Templo: Discernimento.
Cristo na Escola: Educação.
Cristo na Palavra: Brandura.
Cristo na Justiça: Misericórdia.
Cristo na Inteligência: Proveito.
Cristo no Estudo: Orientação.
Cristo no Sexo: Responsabilidade.
Cristo no Trabalho: Eficiência.
Cristo na Profissão: Idoneidade.
Cristo na Alegria: Continência.
Cristo na Dor: Resignação.
Cristo nas Relações: Solidariedade.
Cristo na Obrigação: Diligência.
Cristo no Cansaço: Refazimento.
Cristo no Repouso: Disciplina.
Cristo no Compromisso: Lealdade.
Cristo no Tempo: Serviço.
Cristo na Morte: Vida Eterna.
Aqui estão resultados da presença de Jesus em apenas alguns aspectos de nossos movimentos na Terra.
***
Você, contudo, provavelmente voltará à carga, indagando se nós, os espíritas desencarnados e encarnados, já atingimos semelhantes equações, e antecipo a resposta, informando a você que Jesus em nossa fraqueza é luz de esperança e, por isso mesmo, confiantes nele – o Mestre e Senhor -, estamos certos de que, um dia, nós todos faremos do Evangelho o que devemos fazer.
💐🌷💐
Irmão X
Chico Xavier 
Obra: Estante da vida
💐🌷💐

sexta-feira, 1 de abril de 2022

Mentira


1 – É errado mentir para evitar um problema, por exemplo, quando um amigo pede cartão de crédito emprestado?

Há alternativas mais razoáveis. Dizer, por exemplo, que cartão de crédito é como escova de dente: uso pessoal e intransferível. Se ele se aborrecer, você saberá que ele não costuma escovar a consciência, já que não é justo constranger um amigo com solicitações dessa natureza.

2 – Como nos defendermos de pessoas que mentem a nosso respeito para nos prejudicar?

Descubra aspectos positivos de seu comportamento e os ressalte para amigos em comum. Seu desafeto acabará sabendo. Falar bem dos que nos criticam é a melhor maneira de modificar suas disposições a nosso respeito. Ninguém resiste a um elogio sincero.

3 – É razoável mentir para ajudar alguém?

No livro Os Miseráveis, obra-prima da literatura universal, Victor Hugo reporta-se a uma freira que tinha a fama de jamais mentir. Um comissário de polícia procurava Jean Valjean, foragido da justiça, que supunha estar escondido no convento onde ela vivia. Sabendo tratar-se de incondicional amiga da verdade, perguntou-lhe se ele estava ali. Sem titubear, ela respondeu que não. Mentiu pela primeira vez em sua vida. Mentira mais que razoável. Visava proteger um homem de bem, injustamente perseguido pelo comissário.

4 – Vem ganhando corpo entre os médicos a ideia de que é preciso dizer sempre a verdade ao paciente, mesmo que ele seja portador de grave moléstia, como o câncer. É razoável essa postura?

Depende do paciente. Certa feita Chico Xavier pediu auxílio a Emmanuel para um familiar que estava com câncer. O seu orientador prometeu que ajudaria, mas recomendou que não se dissesse nada ao doente, porquanto, pela sua maneira de ser, ele já se imaginaria morto, anulando o auxílio do mundo espiritual. Portanto, é preciso avaliar como o paciente irá receber a informação.

5 – Estudos de comportamento concluem que as pessoas mentem o tempo todo, geralmente por conveniência. É aceitável?

É lamentável. Revela a profunda imaturidade que caracteriza o comportamento humano, no estágio em que nos encontramos, com a disposição de resolver uma situação apelando para o engodo. Exemplo clássico é o “não tem nada, não” com que as pessoas despacham o pobre que bate à sua porta.

6 – Espiritualmente, há algum inconveniente na mentira?

Jesus recomendava (Mateus, 5:37): Seja o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna. Isso significa que a mentira chega sempre das faixas mais escuras do comportamento humano, com consequências danosas para nós.

7 – E quais seriam?

Quando Pinóquio, do célebre conto infantil, mentira, o seu nariz crescia. É evidente que nosso nariz não cresce quando mentimos. Se assim fosse, muita gente teria dificuldade para entrar em casa. Mas desajusta-se o nosso psiquismo, situando-nos à mercê de Espíritos perturbados e perturbadores.

8 – No que resultaria a eliminação da mentira?

Eu diria que eliminaríamos a maior parte dos males do Mundo, porquanto eles estão associados à mentira. Sem a mentira não haveria adultério, corrupção, demagogia, desonestidade, especulação, estelionato… A lista iria longe.
🍄🍃🍄
Richard Simonetti
Obra: Dúvidas e Impertinências
🍄🍃🍄

ABRIL


Eu vi um passarinho aprendendo a voar. Seus primeiros esforços foram muito fracos. Mas, à medida que ele usava mais e mais as suas asas, estas se fortaleciam e ficavam cada vez mais fortes, até que ele conquistou a liberdade do voo e pôde se alçar a grandes alturas e voar longas distâncias sem qualquer esforço.

Eu ouvi as palavras:

A fé surge com a prática. Viva pela fé até que ela se torne sólida e inabalável como uma rocha e lhe proporcione a verdadeira liberdade do Espírito.

🍄🍃🍄 

01 de abril


A primavera desabrocha em total perfeição.

 Esta é a primavera da Nova Era que também está desabrochando perfeitamente. Você é parte dela e ela lhe traz nova vida.

 Com ela vem a gloriosa sensação de liberdade e abandono, de pôr abaixo antigas barreiras e expandir as fronteiras sem limitações. 

Sinta-se crescendo e expandindo em todas as direções na expectativa que algo aconteça a qualquer momento. 

Seja como um corredor na linha de partida, com os dedos dos pés prontos para se lançar à frente ao sinal do juiz. 

Há tanta coisa acontecendo em todos os níveis neste momento! 

As mudanças estão surgindo e você é parte delas, portanto flua com elas. 

Esteja disposto a mudar, e a mudar depressa se for necessário. 

Não hesite, nem se atrase. 

Acerte o passo com tudo que está acontecendo, com absoluta fé e confiança.
🍄🍃🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🍃🍄




🍄🍃🍄

MENSAGEM DO ESE:

Esquecimento do passado

Em vão se objeta que o esquecimento constitui obstáculo a que se possa aproveitar da experiência de vidas anteriores. Havendo Deus entendido de lançar um véu sobre o passado, é que há nisso vantagem. Com efeito, a lembrança traria gravíssimos inconvenientes. Poderia, em certos casos, humilhar-nos singularmente, ou, então, exaltar-nos o orgulho e, assim, entravar o nosso livre-arbítrio. Em todas as circunstâncias, acarretaria inevitável perturbação nas relações sociais.
Freqüentemente, o Espírito renasce no mesmo meio em que já viveu, estabelecendo de novo relações com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes haja feito. Se reconhecesse nelas as a quem odiara, quiçá o ódio se lhe despertaria outra vez no íntimo. De todo modo, ele se sentiria humilhado em presença daquelas a quem houvesse ofendido.

Para nos melhorarmos, outorgou-nos Deus, precisamente, o de que necessitamos e nos basta: a voz da consciência e as tendências instintivas. Priva-nos do que nos seria prejudicial.

Ao nascer, traz o homem consigo o que adquiriu, nasce qual se fez; em cada existência, tem um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi antes: se se vê punido, é que praticou o mal. Suas atuais tendências más indicam o que lhe resta a corrigir em si próprio e é nisso que deve concentrar-se toda a sua atenção, porquanto, daquilo de que se haja corrigido completamente, nenhum traço mais conservará. As boas resoluções que tomou são a voz da consciência, advertindo-o do que é bem e do que é mal e dando-lhe forças para resistir às tentações.

Aliás, o esquecimento ocorre apenas durante a vida corpórea. Volvendo à vida espiritual, readquire o Espírito a lembrança do passado; nada mais há, portanto, do que uma interrupção temporária, semelhante à que se dá na vida terrestre durante o sono, a qual não obsta a que, no dia seguinte, nos recordemos do que tenhamos feito na véspera e nos dias precedentes.

E não é somente após a morte que o Espírito recobra a lembrança dó passado. Pode dizer-se que jamais a perde, pois que, como a experiência o demonstra, mesmo encarnado, adormecido o corpo, ocasião em que goza de certa liberdade, o Espírito tem consciência de seus atos anteriores; sabe por que sofre e que sofre com justiça. A lembrança unicamente se apaga no curso da vida exterior, da vida de relação. Mas, na falta de uma recordação exata, que lhe poderia ser penosa e prejudicá-lo nas suas relações sociais, forças novas haure ele nesses instantes de emancipação da alma, se os sabe aproveitar.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 11.)

🍄🍃🍄

AGRAVANTE 


Não te iludas:

- Se desertares à luta, terás luta muito maior pela frente;

- se fugires ao cumprimento do dever, haverás de suar para tê-lo de volta;

- se largares o fardo, retrocederás a fim de retomá-lo no justo lugar em que o abandonaste;

- se faltares à palavra empenhada, nada farás enquanto não consigas cumpri-la;

- se traíres alguém, despenderás grande esforço em reaver a sua confiança;

- se algo destruíres no bem, não descansarás até que tudo vejas reconstruído...

Anular o efeito de qualquer carma adquirido exigirá de ti uma ação contrária de igual intensidade.
Há, porém, um agravante a ser considerado: talvez tenhas que esperar, por décadas, que nova oportunidade te favoreça!
🍄🍃🍄 
 Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Amor e Sabedoria 
🍄🍃🍄

Arquivo mental 


Com que tipo de informações você alimenta o seu arquivo mental?

Se ainda não havia pensado nisso, vale a pena meditar sobre o assunto, pois é de sua bagagem mental que depende a sua paz íntima.

Quando você abre o jornal, logo cedo, o que você costuma buscar primeiro? As boas notícias, a página policial, os esportes?

Se chega a uma sala de espera e percebe sobre a mesa vários tipos de revistas, qual delas você escolhe?

Ao ligar a TV, que tipo de programação assiste?

Ao navegar pela Internet, quais os assuntos de sua preferência?

Dos acontecimentos diários, das cenas que presencia, das paisagens que vê, o que você costuma observar com mais atenção e guardar no seu arquivo mental?

Talvez isso lhe pareça sem importância, mas, na verdade, de tudo isso dependem as suas atitudes, as suas emoções, a sua vida.

Como você é o que pensa e sente, todas as suas reações dependem das informações que acumula no dia a dia.

Se costuma guardar sempre a parte boa, positiva, nobre, quando alguma situação lhe toma de assalto, irá agir com lucidez, tranquilidade e nobreza.

Mas se, ao contrário, procura alimentar sua mente com as desgraças, os fatos negativos, os desequilíbrios e as desarmonias humanas, terá uma reação correspondente ao seu ambiente mental.

Assim, se deseja manter, em qualquer situação, a harmonia íntima, é saudável buscar alimentação condizente com seus propósitos.

Quando abrir o jornal, busque alguma coisa que lhe ofereça leitura agradável, sadia.

Se pode escolher entre várias revistas, opte por aquela que lhe possibilite reflexões nobres, que lhe enriqueça os conhecimentos acerca da vida.

Se tem tempo para navegar pela Internet, não se detenha nas páginas de teor deprimente ou conteúdo duvidoso. Não faça dos seus arquivos mentais uma lixeira.

Busque deter-se nas melhores imagens que compõem a paisagem por onde passa.

Pense que os problemas existem, que as misérias humanas são uma realidade, que os fatos deprimentes poluem a Terra.

Mas considere também que, se você não pode mudar uma situação, não há motivo para carregá-la em seu arquivo mental.

Por essa razão, busque sempre a melhor parte.

Ao levantar-se pela manhã, olhe a sua volta o que tem de melhor.

Observe o amanhecer, as cores que a natureza traz, as paisagens que o dia lhe oferece.

Contemple a lua, mesmo sabendo que sob o luar existe a violência, a injustiça, a dor...

Admire o pôr do sol, ainda que tema os perigos que surgem com a escuridão.

Observe com atenção o inverno, mesmo que a paisagem não lhe pareça agradável, pois é a vida que dorme para ressurgir, ainda mais exuberante, com a primavera.

Detenha-se um pouco para observar o sorriso de uma criança, mesmo que o descaso com a infância seja uma realidade.

Agindo assim, ao final de cada dia você terá uma boa razão para agradecer pelas oportunidades vividas.

* * *
A sua vida íntima é alimentada, basicamente, por tudo aquilo que você mais valoriza.

Assim, se deseja nutrir a esperança, alimente a sua intimidade com os valores nobres. Se quer construir a paz, enalteça-a com alimento correspondente, escolhendo sempre a parte boa de tudo o que o rodeia.
🍄🍃🍄
Redação do Momento Espírita inspirado em palestra proferida por Maurício Silva, na Sociedade Espírita Renovação, Curitiba/PR.
Em 10.03.2011.
🍄🍃🍄

quinta-feira, 31 de março de 2022

Jesus conta contigo



Alma querida, por vezes,

No conforto que te asila,

Exclamas, de voz tranquila,

Quase sempre a perguntar:

— “Que posso fazer no mundo,

Com legítimo proveito

Se tudo parece feito

Com tanta luz a brilhar?”


 E contentas-te fitando,

No esplendor a que te entrosas,

As máquinas primorosas

Na escalada de apogeus…

Sabes que tudo é progresso,

Sob vantagens em bando,

E tens razão afirmando

Que a vanguarda vem de Deus.


Mas do caminho enfeitado

Em que o cérebro procura

Os ápices da cultura

Na elevação a transpor,

Ante a força que te exalta,

Lembremos, alma querida,

Que Deus também pede à vida

Esperança, paz e amor.


 Ao lado de tanto brilho,

No campo em que te renovas,

Olha a fieira das provas,

Nas mágoas em que se vão,

Os companheiros que trazem,

Sob a névoa que os invade,

A dor da necessidade

E o frio do coração.


Junto à penúria que chora,

Pensa no lar em tumulto,

Medita no pranto oculto

Dos que padecem a sós;

Procura sentir de perto

A luta que te acompanha,

Perceberás a montanha

Das grandes dores sem voz.


 Raciocínio sem amor,

Pode ser, o mais profundo

Desequilíbrio no mundo

Em trágico frenesi…

Alma boa, não perguntes,

Confia, trabalha e ama,

Eis que a Terra te conclama:

O Cristo espera por ti.
🌾🌹🌾
Maria Dolores
Chico Xavier
Momentos de ouro
🌾🌹🌾

31 de março

Quando você está sintonizado com a vida, faz tudo no momento certo. 

Tudo que você precisa fazer para se sintonizar é se recolher no silêncio para entrar em contato direto coMigo. 

É por isso que os momentos de paz e quietude são tão importantes, muito mais importantes do que você imagina. 

Quando um instrumento musical está desafinado, causa discórdia; o mesmo acontece com você. 

Um instrumento musical deve ser mantido afinado; você também deve se manter afinado, e isso só poderá acontecer se você se aquietar. 

Não pode ser conseguido se você está se agitando para lá e para cá, assim como o instrumento não pode ser afinado enquanto está sendo tocado. 

É no silêncio que as notas podem ser ouvidas e reajustadas. 

É no silêncio que você pode ouvir a Minha pequena voz interior e Eu posso lhe dizer o que você deve fazer.
🌾🌹🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌹🌾




🌾🌹🌾

MENSAGEM DO ESE:

Ação da prece. Transmissão do pensamento

A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação.

Podemos orar por nós mesmos ou por outrem, pelos vivos ou pelos mortos. As preces feitas a Deus escutam-nas os Espíritos incumbidos da execução de suas vontades; as que se dirigem aos bons Espíritos são reportadas a Deus. Quando alguém ora a outros seres que não a Deus, fá-lo recorrendo a intermediários, a intercessores, porquanto nada sucede sem a vontade de Deus.

O Espiritismo torna compreensível a ação da prece, explicando o modo de transmissão do pensamento, quer no caso em que o ser a quem oramos acuda ao nosso apelo, quer no em que apenas lhe chegue o nosso pensamento. Para apreendermos o que ocorre em tal circunstância, precisamos conceber mergulhados no fluido universal, que ocupa o espaço, todos os seres, encarnados e desencarnados, tal qual nos achamos, neste mundo, dentro da atmosfera. Esse fluido recebe da vontade uma impulsão; ele é o veículo do pensamento, como o ar o é do som, com a diferença de que as vibrações do ar são circunscritas, ao passo que as do fluido universal se estendem ao infinito.

Dirigido, pois, o pensamento para um ser qualquer, na Terra ou no espaço, de encarnado para desencarnado, ou vice-versa, uma corrente fluídica se estabelece entre um e outro, transmitindo de um ao outro o pensamento, como o ar transmite o som.

A energia da corrente guarda proporção com a do pensamento e da vontade. É assim que os Espíritos ouvem a prece que lhes é dirigida, qualquer que seja o lugar onde se encontrem; é assim que os Espíritos se comunicam entre si, que nos transmitem suas inspirações, que relações se estabelecem a distância entre encarnados.

Essa explicação vai, sobretudo, com vistas aos que não compreendem a utilidade da prece puramente mística. Não tem por fim materializar a prece, mas tornar-lhe inteligíveis os efeitos, mostrando que pode exercer ação direta e efetiva. Nem por isso deixa essa ação de estar subordinada à vontade de Deus, juiz supremo em todas as coisas, único apto a torná-la eficaz.

Pela prece, obtém o homem o concurso dos bons Espíritos que acorrem a sustentá-lo em suas boas resoluções e a inspirar-lhe idéias sãs. Ele adquire, desse modo, a força moral necessária a vencer as dificuldades e a volver ao caminho reto, se deste se afastou. Por esse meio, pode também desviar de si os males que atrairia pelas suas próprias faltas. Um homem, por exemplo, vê arruinada a sua saúde, em conseqüência de excessos a que se entregou, e arrasta, até o termo de seus dias, uma vida de sofrimento: terá ele o direito de queixar-se, se não obtiver a cura que deseja? Não, pois que houvera podido encontrar na prece a força de resistir às tentações.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 9 a 11.)

🌾🌹🌾

Condição comum 


“Imediatamente, o pai do menino, clamando com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.” (Marcos, 9:24.)

Aquele homem da multidão, em se aproximando de Jesus com o filho enfermo, constitui expressão representativa do espírito comum da humanidade terrestre.

Os círculos religiosos comentam excessivamente a fé em Deus, todavia, nos instantes da tempestade, são escassos os devotos que permanecem firmes na confiança.

Revelam-se as massas muito atentas aos cerimoniais do culto exterior, participam das edificações alusivas à crença, contudo, ante as dificuldades do escândalo, quase toda gente resvala no despenhadeiro das acusações recíprocas.

Se falha um missionário, verifica-se a debandada. A comunidade dos crentes pousa os olhos nos homens falíveis, cegos às finalidades ou indiferentes às instituições. Em tal movimento de insegurança espiritual, sem paradoxo, as criaturas humanas creem e descreem, confiando hoje e desfalecendo amanhã.

Somos defrontados, ainda, pelo regime de incerteza de espíritos infantis que mal começam a conceber noções de responsabilidade.

Felizes, pois, aqueles que, à maneira do pai necessitado, se acercarem do Cristo, confessando a precariedade da posição íntima. Assim, em afirmando a crença com a boca, pedirão, ao mesmo tempo, ajuda para a sua falta de fé, atestando com lágrimas a própria miserabilidade.
🌾🌹🌾
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Pão nosso
🌾🌹🌾

Censuras


O crítico de arte vinha habitualmente ao salão do escultor para examinar-lhe os trabalhos.
Meses a fio ei-lo a inspecionar a obra de ceramista com rigorosa severidade.

Censor austero.

Observava linha por linha.

Profundo conhecedor de escolas e estilos.

Apontava deficiências.

Salientava inconveniências.

Protestava.

Reclamava.

Exigia.

Publicava suas opiniões, respeitadas e rígidas.

Certo dia, assentou a lupa para grande prato de pêssegos e passou e enumerar os defeitos das frutas, alegando que a Natureza jamais as produziria assim, com tantos senões. Sé depois de longos apontamentos técnicos ao escultor espantado, é que verificou que os pêssegos eram frutos autênticos, ali deixados por alguém para o lanche do artista...
*****
Cautela com as censuras que lhe saem da boca. Muitas vezes, as longas advertências que dirigimos aos outros não passam de enganos criados por nossa própria imaginação.
🌾🌹🌾
Valérium
Waldo Vieira
Obra:Bem aventurados os simples
🌾🌹🌾

quarta-feira, 30 de março de 2022

Liberte a você



Lábios envenenados pelo fel da maledicência não conseguem sorrir com verdadeira alegria.

 Ouvidos fechados com a cera da leviandade não escutam as harmonias intraduzíveis da paz.

Olhos empoeirados pela indiscrição não veem as paisagens reconfortantes do mundo.

Braços inertes na ociosidade não conseguem fugir à paralisia.

 Mente prisioneira no mal não amealha recursos para reter o bem.

 Coração incapaz de sentir a fraternidade pura não se ajusta ao ritmo da esperança e da fé.

Liberte a você de semelhantes flagelos.

 Leis indefectíveis de amor e justiça superintendem todos os fenômenos do Universo e fiscalizam as reações de cada Espírito. 

Assim, pois, no trabalho da própria renovação, a criatura não pode desprezar nenhuma das suas manifestações pessoais, sem o que dificilmente marchará para a Vanguarda de Luz.
🌸🌴🌸
André Luiz
Waldo Vieira
Obra: Estude e viva
🌸🌴🌸

30 de março

Nada acontece sem uma razão. 

Há um padrão e um plano perfeitos orientando a unidade desta vida e você, sendo parte desta unidade, é também parte do padrão e do plano perfeitos.

 Quando coisas estranhas acontecem em sua vida e você se pergunta o porquê, recolha-se e medite na maneira como tudo se encaixa, e você encontrará uma razão para tudo.

 As razões podem ser inesperadas, mas aceite-as mesmo assim, aprenda com elas e não lute contra elas. 

A vida deve ser vivida sem esforço. Uma flor não precisa se esforçar para desabrochar sob os raios de sol, portanto, por que você precisaria se esforçar para se abrir sob os raios do Meu amor infinito?

 Se você se esforçar é por sua própria vontade e nada tem a ver com o padrão e o plano que tracei para você.

 Simplicidade é Minha principal característica, portanto faça a vida simples. Mantenha-se em constante contato coMigo e observe-se desabrochando em Meu amor.
🌸🌴🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌴🌸



🌸🌴🌸


MENSAGEM DO ESE:

Desigualdade das riquezas

A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, alias, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.

Admitido isso, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos. Ainda aí está uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Dando-lhe o livre-arbítrio, quis ele que o homem chegasse, por experiência própria, a distinguir o bem do mal e que a prática do primeiro resultasse de seus esforços e da sua vontade. Não deve o homem ser conduzido fatalmente ao bem, nem ao mal, sem o que não mais fora senão instrumento passivo e irresponsável como os animais. A riqueza é um meio de o experimentar moralmente. Mas, como, ao mesmo tempo, é poderoso meio de ação para o progresso, não quer Deus que ela permaneça longo tempo improdutiva, pelo que incessantemente a desloca. Cada um tem de possuí-la, para se exercitar em utilizá-la e demonstrar que uso sabe fazer dela. Sendo, no entanto, materialmente impossível que todos a possuam ao mesmo tempo, e acontecendo, além disso, que, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, com o que o melhoramento do planeta ficaria comprometido, cada um a possui por sua vez. Assim, um que não na tem hoje, já a teve ou terá noutra existência; outro, que agora a tem, talvez não na tenha amanhã. Há ricos e pobres, porque sendo Deus justo, como é, a cada um prescreve trabalhar a seu turno. A pobreza é, para os que a sofrem, a prova da paciência e da resignação; a riqueza é, para os outros, a prova da caridade e da abnegação.

Deploram-se, com razão, o péssimo uso que alguns fazem das suas riquezas, as ignóbeis paixões que a cobiça provoca, e pergunta-se: Deus será justo, dando-as a tais criaturas? E exato que, se o homem só tivesse uma única existência, nada justificaria semelhante repartição dos bens da Terra; se, entretanto, não tivermos em vista apenas a vida atual e, ao contrário, considerarmos o conjunto das existências, veremos que tudo se equilibra com justiça. Carece, pois, o pobre de motivo assim para acusar a Providência, como para invejar os ricos e estes para se glorificarem do que possuem. Se abusam, não será com decretos ou leis suntuárias que se remediará o mal. As leis podem, de momento, mudar o exterior, mas não logram mudar o coração; daí vem serem elas de duração efêmera e quase sempre seguidas de uma 
reação mais desenfreada. A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei da caridade.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 8.) 

🌸🌴🌸

COMPAIXÃO


Quando te ergueres em prece ao coração augusto e misericordioso do Pai Celestial, não olvides que ao redor de teus passos ecoam as súplicas de milhões de seres implorando-te compaixão.

* * *

Anota-lhes o tom de expectativa e de angústia e não desdenhes auxiliar.

* * *

Aprende a guardar na acústica da própria alma a essência divina do amor infatigável para que a paciência e o sorriso te ensinem a recolher, sem alarde e sem queixa, todos os impactos do alheio sofrimento.

* * *

Veste, cada dia, a túnica do entendimento e encontrarás, por toda parte, a ignorância e a penúria rogando-te amparo e compreensão.

* * *

Observarás a dor de mil faces, estendendo-te as mãos, à procura da migalha de fraternidade e carinho.

* * *

Aqui, mascara-se na forma de delinqüência naqueles que não tiveram as tuas oportunidades de educação; adiante, surge na roupa espinhosa do desespero a que se acolhem os companheiros em provas amargas.

Ali, aparece-te com a fantasia da ilusão em todos os que não se apercebem da sua condição de usufrutuários da Terra, e, mais além, destaca-se nas chagas de aflição dos que despertam sob as responsabilidades do ouro e do poder.

* * *

Seja com quem for e seja onde for, compadece-te e ampara sempre.

* * *

Observa que a própria Natureza, em todos os lugares, é um apelo vivo à tua misericórdia para que a vida alcance os fins a que se destina.

* * *

A terra seca roga-te a bênção da água refrescante para que te possa doar os talentos do pão e da alegria; a árvore clama por teu devotamento a fim de produzir quanto deve em teu próprio benefício e o fruto verde  espera por teu carinho, para não perecer em sua expectativa de maturação.

* * *

Age e caminha, trabalha e serve, inspirando-te na compaixão que deves a todas as criaturas.

* * *

Perdoa mil vezes antes de reprovar uma só e penetrarás os altos segredos do bem.

* * *

Recordemos em quantas ocasiões necessitamos da compaixão do próximo para sanar os nossos erros e fazendo pelo bem dos outros aquilo que desejamos dos outros na preservação de nossa própria felicidade, avançaremos para a vanguarda de luz sob o amparo de Deus, cuja Infinita Bondade encerra em nosso favor todas as bênçãos da compaixão imperecível.
🌸🌴🌸
 Emmanuel 
Chico Xavier
Obra: Viajor
🌸🌴🌸

ALTERNATIVAS


SUA BONDADE
conquistará a simpatia dos irmãos...

SUA MALDADE
provocará a ira e a vingança de seus semelhantes...

SUA CALMA
o conduzirá à tranquilidade que você espalhou ao seu redor...

SUA IRRITAÇÃO
lhe trará a ansiedade que você mesmo semeou em seu caminho...

SUA DEDICAÇÃO
lhe proporcionará o amparo dos amigos dedicados...

SUA INDIFERENÇA
motivará a desatenção dos que o rodeiam...

SUA VIRTUDE
o envolverá em paz de espírito...

SEUS DESREGRAMENTOS
o levarão à estrada do desequilíbrio...

SEU ENTUSIASMO
estimulará o otimismo dos companheiros de jornada...

SEU PESSIMISMO
o arrastará aos abismos do desânimo...

SUA CARIDADE
chamará em seu auxílio as bênçãos do Plano de Cima...

SUA DUREZA
atrairá para sua vida as sombras inferiores do egoísmo e do desprezo...

SEU AMOR CRISTÃO
semeará o amor divino...

SEU ÓDIO
o ligará à luta das trevas escabrosas...

Tudo o que você fizer, encontrará em seu caminho, porque, no Campo Fecundo da Vida, cada qual somente colhe da semente que plantou.
🌸🌴🌸
Autor espiritual: Lauro Michielin.
🌸🌴🌸

terça-feira, 29 de março de 2022

A caridade da paz



Muito se fala em caridade, em fazer o bem ao próximo.

Para muitos, isso pode parecer sinônimo de atitudes complexas, envolvendo, na maioria das vezes, a doação de bens materiais.

Mas há um tipo básico de beneficência ao alcance de todos, da qual habitualmente se esquece.

Trata-se do cuidado de ocultar dos outros os próprios aborrecimentos, a fim de auxiliar.

Talvez você haja iniciado o dia sob a intromissão de contratempos que lhe espancaram a alma.

À vista disso, se exibir a figura da mágoa, na palavra ou na face, ela se expande, como um tóxico mental.

Um mal que só a você atingia passa a afligir todos que o rodeiam.

Quando a poeira invade seu reduto doméstico, obriga-o a limpar e a recuperar a pureza do ambiente que frequenta.

O mesmo ocorre se você se desequilibrar e comportar-se asperamente, em face dos transtornos habituais da vida.

Será necessário despender força e diligência para reparar os estragos que a sua intemperança causou.

Inúmeros pedidos de desculpas deverão ser formulados, dentre diversas outras reparações que se façam indispensáveis.

Muitas sensibilidades podem ser afetadas por sua rudeza, pondo a perder amizades e simpatias preciosas.
Se o desequilíbrio for um hábito em sua vida, tanto pior.

Afinal, todos tendem a ser menos compreensivos com alguém que adota de forma costumeira condutas deselegantes.

Entretanto, você pode escolher pairar acima de desgostos e inquietações, mantendo tranquilidade e bom ânimo.

Sua mensagem de otimismo e renovação também prosseguirá adiante, espalhando bênçãos e paz.

A energia positiva que você espalha, angaria em seu favor simpatia e cooperação.

Os estados negativos da mente, como tristeza e azedume, angústia e inconformidade, constituem sombras que o entendimento e a bondade são chamados a dissipar.

Talvez o esforço silencioso para domar o próprio mau gênio não chame a atenção de ninguém.

Isso pode frustrar, de algum modo, eventual expectativa de parecer virtuoso aos olhos alheios.

Mais importante do que parecer é ser.

Constitui equívoco evidente a ideia de que a caridade se resume em esmolas, de preferência visíveis a terceiros.

Isso não passa, na maioria das vezes, de manifestação de um psiquismo desequilibrado, de um ego inflado.

Por certo, a caridade material é valiosa, mas o móvel de quem deseja fazer o bem deve ser o de auxiliar o próximo, e não o de brilhar.

Sob esse enfoque, avulta de importância o esforço em colaborar para a paz do mundo, mediante uma vontade firme, aplicada no domínio dos próprios desequilíbrios.

Os homens sofrem muito mais pelo contato recíproco com os vícios de seus semelhantes do que com as condições materiais do planeta que habitam.

Fossem todos generosos, compreensivos, pacíficos e honestos e a Terra logo se converteria em um paraíso.

Em um mundo carente de paz, todos são chamados a colaborar para o equilíbrio geral.

Assim, a benefício coletivo, evitemos solenizar obstáculos e conflitos, aflições ou desencantamentos que nos surpreendem a marcha.

Permaneçamos sempre conscientes de que a única fórmula para o exercício dessa elementar beneficência da paz é esquecer o mal e fazer o bem.

Na verdade, somente a criatura consagrada a trabalhar, servindo ao próximo, não dispõe de recursos para entediar-se e nem encontra tempo para ser infeliz.
🌵🌷🌵
Redação do Momento Espírita, com base no cap. LXVIII,
do livro Segue-me!..., do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. O Clarim.
FORMATAÇÃO E PESQUISA: MILTER – 14-03-2021
🌵🌷🌵

29 de março

Mantenha a vida o mais simples possível e aproveite plenamente as maravilhas e belezas simples que estão à sua volta para serem compartilhadas por todos, mas que muitas vezes passam despercebidas. 

Seja como uma criança, capaz de enxergar e aproveitar as aparentemente insignificantes maravilhas da vida: a beleza de uma flor, o canto de um pássaro, a glória de um pôr de sol, os pingos de chuva escorrendo pelo vidro da janela. 

São coisas tão simples e, no entanto, tão verdadeiramente lindas. 

Basta você olhar para elas com olhos que realmente conseguem ver, e parar de se apressar pela vida afora de maneira a nem mesmo notar essas pequenas coisas. 

Você consegue enxergar as Minhas maravilhas e belezas à sua volta? 

Ou sua mente está tão cheia de cuidados e preocupações com o seu dia que você está caminhando cego, surdo e curvado, tão envolvido com seus próprios problemas que nada vê? 

Por que não tentar hoje se manter alerta a tudo que está acontecendo à sua volta?
🌵🌷🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🌷🌱









🌵🌷🌵

MENSAGEM DO ESE:

Caridade para com os criminosos

A verdadeira caridade constitui um dos mais sublimes ensinamentos que Deus deu ao mundo. Completa fraternidade deve existir entre os verdadeiros seguidores da sua doutrina. Deveis amar os desgraçados, os criminosos, como criaturas, que são, de Deus, às quais o perdão e a misericórdia serão concedidos, se se arrependerem, como também a vós, pelas faltas que cometeis contra sua Lei. Considerai que sois mais repreensíveis, mais culpados do que aqueles a quem negardes perdão e comiseração, pois, as mais das vezes, eles não conhecem Deus como o conheceis, e muito menos lhes será pedido do que a vós.

Não julgueis, oh! não julgueis absolutamente, meus caros amigos, porquanto o juízo que proferirdes ainda mais severamente vos será aplicado e precisais de indulgência para os pecados em que sem cessar incorreis. Ignorais que há muitas ações que são crimes aos olhos do Deus de pureza e que o mundo nem sequer como faltas leves considera?

A verdadeira caridade não consiste apenas na esmola que dais, nem, mesmo, nas palavras de consolação que lhe aditeis. Não, não é apenas isso o que Deus exige de vós. A caridade sublime, que Jesus ensinou, também consiste na benevolência de que useis sempre e em todas as coisas para com o vosso próximo. Podeis ainda exercitar essa virtude sublime com relação a seres para os quais nenhuma utilidade terão as vossas esmolas, mas que algumas palavras de consolo, de encorajamento, de amor, conduzirão ao Senhor supremo.

Estão próximos os tempos, repito-o, em que nesse planeta reinará a grande fraternidade, em que os homens obedecerão à lei do Cristo, lei que será freio e esperança e conduzirá as almas às moradas ditosas. Amai-vos, pois, como filhos do mesmo Pai; não estabeleçais diferenças entre os outros infelizes, porquanto quer Deus que todos sejam iguais; a ninguém desprezeis. Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de acordo com as suas inclinações.

Deveis, àqueles de quem falo, o socorro das vossas preces: é a verdadeira caridade. Não vos cabe dizer de um criminoso: “É um miserável; deve-se expurgar da sua presença a Terra; muito branda é, para um ser de tal espécie, a morte que lhe infligem.” Não, não é assim que vos compete falar. Observai o vosso modelo: Jesus. Que diria ele, se visse junto de si um desses desgraçados? Lamentá-lo-ia; considerá-lo-ia um doente bem digno de piedade; estender-lhe-ia a mão. Em realidade, não podeis fazer o mesmo; mas, pelo menos, podeis orar por ele, assistir-lhe o Espírito durante o tempo que ainda haja de passar na Terra. Pode ele ser tocado de arrependimento, se orardes com fé. É tanto vosso próximo, como o melhor dos homens; sua alma, transviada e revoltada, foi criada, como a vossa, para se aperfeiçoar; ajudai-o, pois, a sair do lameiro e orai por ele.

Isabel de França. (Havre, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XI, item 14.)

🌵🌷🌵

O INSTRUMENTO


Onde estiveres agradece ao Senhor o instrumento da purificação.

Ninguém vive sem ele.

Aqui, é o esposo de trato difícil.

Além, é a companheira de presença desagradável.

Acolá, é o filho rebelde.

Mais além é a filha inconsequente.

Hoje, é o amigo que se confiou à incompreensão.

Amanhã, será o chefe áspero.

Depois, será o subalterno distraído.

Agora, é o companheiro que desertou.

Mais tarde será o adversário, compelindo-te à aflição.

Silencia, aproveita e segue adiante.

A pedra recebe do martelo que a estilhaça, a dignidade com que se faz útil à construção.

O metal deve a pureza que lhe é próprio ao cadinho esfogueante que o martiriza.

Não olvides que o corpo é o santuário de possibilidades divinas em que temporariamente te refugias para recolher a lição do progresso.

Cada caminho cede lugar a outro caminho.

Cada experiência conduz a experiência maior.

Toda luta é pão espiritual e toda dor é impulso a sublime ascensão.

Aprendamos, pois, a entesourar os dons da vida, respeitando os ensinamentos que o mundo nos impõe, na certeza de que, entre a humildade e o trabalho, alcançaremos um dia, os cimos da glória eterna.
🌵🌷🌵
SCHEILLA
CHICO XAVIER
Obra: Ideal espírita
🌵🌷🌵

Prova e Força



Se a provação te visita, não esmoreças.

Problema é condição para crescimento.

Reflete na semente a esforçar-se para vencer o solo que a constrange.

A árvore protetora fala sem palavras, quantas vezes aguentou a fúria do vento, a fim de sobreviver.

Dor é uma proposta do Céu para que te promovas.

Confia e atravessa a dificuldade.

O Senhor da Vida que te sustentou ontem, sustentar-te-á também hoje.

Mobiliza a própria fé e caminha adiante.

Liga-te a Deus e segue.

Pensa no prodígio da Luz e reconhecerás que a força vem de dentro.
🌵🌷🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Sinais de rumo
🌵🌷🌵