sábado, 30 de setembro de 2023

Na higiene da alma



O perdão é comparável à água lustral do espírito, lavando todas as nódoas que nos assaltam o tecido da existência.

 Não te alegrarás, exibindo a veste salpicada de lama e nem te resignarás a conduzir, cada dia, o lixo da própria casa na concha das próprias mãos.

 Ao invés disso, obrigas-te cada manhã ao ritual da limpeza, a começar por teu próprio corpo, a fim de que a saúde e a higiene te marquem as horas.

 No terreno da própria alma, guardar ressentimentos e mágoas, melindres e dissabores, ante a conduta alheia, é o mesmo que transportar, no reduto do próprio ser, os detritos de nossa marcha, intoxicando-nos a vida.

 Odiar é render culto ao desequilíbrio, maldizer é abrir chagas íntimas, censurar é ferir a esperança, exigir, quase sempre, é aborrecer.

 Lembra-te de que todos temos necessidade da desculpa recíproca, a fim de que a estrada se nos desempeça do pedregulho nela atulhado por nossos próprios erros.

 Recorda o reconforto que recolhes da palavra de estímulo e a bênção de alívio que te afaga o coração, quando as tuas faltas possíveis são recebidas por outrem com tolerância e perdoa, sem condições, a todos os golpes da senda, na certeza de que todo mal desaparecerá para que o bem permaneça.

Aqui, agora e sempre, seja onde for, aprendamos a esquecer tudo o que representa poeira inútil da caminhada, procurando simplesmente a luz da compreensão e do amor que tudo renova e doura, a caminho da Vida Maior e abrir-se-á renovado caminho na longa peregrinação de trabalho e de experiência em que nos cabe evoluir para Deus.

🌿🍄🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Reconforto 
🌿🍄🌿

30 de setembro

Na vida, é importante que se tenha uma meta e que se mantenha caminhando em direção a ela.

Descubra a sua verdadeira finalidade e planeje sua vida de acordo com ela, mesmo que você não consiga sempre enxergar a meta nitidamente; porque quando você desce num vale, ou quando o caminho é sinuoso, você às vezes não consegue ver adiante da próxima curva.

Você vai notar que de vez em quando você terá uma experiência espiritual animadora, que irá ampará-lo através das passagens difíceis e tornar possível que você siga em frente, aconteça o que acontecer.

Mire alto, quanto mais alto, melhor.

Daí você terá que continuar indo em frente, crescendo e se expandindo para chegar lá. Você não pode se acomodar e se sentir satisfeito; você não pode jamais permanecer estático.

Você está sempre tentando alcançar o próximo degrau da escada da vida, e você sabe que cada degrau faz você chegar mais perto de sua meta, não importa o quão longe ela possa estar.

Por isso, vá em frente sempre e nunca desista.

🌿🍄🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🍄🌿





🌿🍄🌿

MENSAGEM DO ESE:

Conhece-se a árvore pelo fruto

A árvore que produz maus frutos não é boa e a árvore que produz bons frutos não é má; — porquanto, cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto. Não se colhem figos nos espinheiros, nem cachos de uvas nas sarças. — O homem de bem tira boas coisas do bom tesouro do seu coração e o mau tira-as más do mau tesouro do seu coração; porquanto, a boca fala do de que está cheio o coração. (S. LUCAS, cap. VI, vv. 43 a 45.)
Guardai-vos dos falsos profetas que vêm ter convosco cobertos de peles de ovelha e que por dentro são lobos rapaces. Conhecê-lo-eis pelos seus frutos. Podem colher-se uvas nos espinheiros ou figos nas sarças? — Assim, toda árvore boa produz bons frutos e toda árvore má produz maus frutos. — Uma árvore boa não pode produzir frutos maus e uma árvore má não pode produzir frutos bons. — Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo. — Conhecê-la-eis, pois, pelos seus frutos. (S. MATEUS, cap. VII, vv. 15 a 20.)
Tende cuidado para que alguém não vos seduza; — porque muitos virão em meu nome, dizendo: “Eu sou o Cristo”, e seduzirão a muitos.

Levantar-se-ão muitos falsos profetas que seduzirão a muitas pessoas; — e porque abundará a iniqüidade, a caridade de muitos esfriará. — Mas aquele que perseverar até o fim se salvará.

Então, se alguém vos disser: O Cristo está aqui, ou está ali, não acrediteis absolutamente; — porquanto falsos Cristos e falsos profetas se levantarão que farão grandes prodígios e coisas de espantar, ao ponto de seduzirem, se fosse possível, os próprios escolhidos. (S. MATEUS, cap. XXIV, vv. 4, 5, 11 a 13, 23, e 24; S. MARCOS, cap. XIII, vv. 5, 6, 21 e 22.)

🌿🍄🌿
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXI, itens 1 a 3.)
🌿🍄🌿

CONQUISTANDO A SERENIDADE


Você já conhecia a prece da serenidade? É uma das orações mais difundidas pelo mundo, cuja autoria é atribuída ao teólogo americano Reinold Niebuhr, produzindo muitos benefícios àqueles que assimilaram o seu elevado significado moral e psicológico. É claro que essa prece não tem nenhuma conotação mágica; nada de palavras cabalísticas portadoras de uma suposta força mística. A forma não é nada, o pensamento é tudo. No entanto, pode-se assimilar o elevado propósito moral de uma oração e, neste particular, a prece da serenidade nos convida a preciosas reflexões. Vamos a elas. Em primeiro lugar, o autor da rogativa propõe o seguinte:

“Deus, conceda-me coragem para mudar o que eu não posso mudar...”

Inicialmente, a prece nos convida a pedir coragem. Para quê? Para que possamos mudar aquilo que nos cabe mudar. Muitas vezes, a solução para as nossas dificuldades está em nossas mãos, não nas mãos de Deus, nem nas do padre, do pastor, do médium, dos espíritos, etc. Deus nunca fará a parte que nos cabe. Um professor não fará a prova no lugar do aluno; nem o médico tomará o remédio no lugar do paciente.
Nas situações em que já sabemos o que fazer, Deus não põe a mão.

Eu conheço uma pessoa que reza, há pelos menos trinta anos, pedindo a Deus que lhe tire o vício do tabaco. E por que Deus não tira? Porque essa tarefa compete à pessoa.

Deus não vai tirar o cigarro da boca do fumante; tampouco o copo de bebida da boca do alcoólatra. São tarefas intransferíveis. Ninguém poderá alegar ignorância quanto aos prejudiciais efeitos do tabaco e do álcool. Então, como já sabemos o que fazer, Deus deixa que nós tomemos a atitude, respeitando o nosso livre arbítrio.

Isso não quer dizer que Deus abandonou os viciados, nem tampouco que nos abandona nos momentos de dificuldades. O Pai, por intermédio dos Espíritos do Bem, sempre estará oferecendo a ajuda necessária através, por exemplos, de sugestões de amigos encarnados e desencarnados a respeito das mudanças que devemos fazer. É um amigo que dá um conselho, a mulher que insistentemente lhe pede para parar de fumar, um livro que lhe chega às mãos, um sonho de advertência; enfim, inúmeras dicas que a Vida está lhe dando para que você realize as mudanças necessárias. E quando tomamos a atitude de renovação, somos apoiados pela Vida, a fim de que as mudanças sejam duradouras.

Quando você toma a atitude para o bem, o universo todo conspira a seu favor.

Já pensou nas mudanças que está precisando realizar? Examine com calma. Verifique quais as decisões que você talvez esteja adiando, esperando que Deus ou alguém faça a parte que é de sua responsabilidade. É preciso tomar atitudes necessárias para que as mudanças ocorram, seja no plano profissional, familiar ou pessoal. Adiar essas decisões acarretará ainda mais ansiedade e sofrimento.

A segunda parte da prece diz o seguinte:

“Conceda-me serenidade para aceitar o que eu não posso mudar...”

Quanta sabedoria há neste pensamento. De fato, se por um lado muitas soluções estão em nossas mãos, outras tantas independem da nossa vontade ou de nossa atuação concreta. Em algumas situações, só Deus poderá alterar o curso dos acontecimentos. Lembro-me de um caso narrado pelo dr. Norman Vicente Peale, uma das maiores autoridades religiosas dos Estados Unidos. Ele conta que certa noite foi procurado por um casal de médicos, cuja a filha estava gravemente enferma, vítima de crupe, uma doença que atinge a laringite e pode causar asfixia e morte. A medicina já havia retirado as esperanças de cura. Esperava-se a morte da criança, e seus pais, ateus, procuraram o dr. Norman, como último recurso. Dirigindo-se à residência do casal, o famoso pregador encontra a menina ardendo de febre, prostrada. Mas, confiante nos desígnios superiores, o dr Norman pronuncia sentida oração. Ele narra que entrou num clima de profundo êxtase espiritual e não sabe dizer por quanto tempo ficou mergulhado na prece. Só se deu conta que, ao despertar, o dia amanhecia e que a menina já estava sem febre, dando sinais evidentes de recuperação. Os pais estavam maravilhados, pois como médicos viram a filha sair das sombras da morte e recuperar a vida, ficando completamente curada em poucos dias.

Ficou a sublime lição:

Quando nada podemos fazer, Deus pode.

E Deus sempre fará o melhor por nós. Ele sempre atua quando não sabemos o que fazer ou quando já fizemos tudo o que estava ao nosso alcance. Victor Hugo teve o ensejo de escrever:

“Quando tiver feito tudo o que for possível, deite-se e vá dormir. Deus está acordado.”

E você, prezado amigo, tem entregue a Deus os seus insolúveis problemas? Tem confiado na Divina Providência, naquele Poder Infinito que tudo pode? Neste instante, proponho a você que abra seu coração, solte o nó da gravata, ponha-se diante de Deus e sinta que Ele o ama. Proponho que você escreva numa folha de papel os insolúveis problemas que o atormentam, colocando-os nas mãos do Criador para a solução mais adequada. Depois, pare de se preocupar com essas questões, pois Deus está cuidando do assunto.

Isso proporcionará muita paz ao seu coração.

Será que o amigo percebeu por que essa oração foi denominada de prece a serenidade? A razão é simples. Nós só conquistaremos a paz quando estivermos fazendo aquilo que nos compete fazer. Enquanto adirmos, não teremos paz, pois o problema continua conosco. E se nada nos é possível fazer, a nossa parte vem da atitude de entrega ao Criador, que tudo sabe e tudo pode. Em regra, ficamos nervosos preocupados e ansiosos porque fazemos exatamente o contrário.

Naquilo que podemos fazer, esperamos que Deus ou as pessoas façam por nós. E naquilo que só Deus pode fazer, queremos agir por nossa própria conta, caindo em verdadeiro desespero em vista da inutilidade de nossas condutas.

É por isso que a prece termina com um pedido significativo:

Senhor, dai-me sabedoria para distinguir uma situação da outra.

“Saber a nossa parte e fazer. Saber a parte de Deus e esperar. Eis a expressão da serenidade.”

Vamos tentar?

🌿🍄🌿
(José Carlos de Lucca)
PESQUISA E FORMATAÇÃO: MILTER-29-09-2019
🌿🍄🌿

Fonte oculta


Na atualidade do mundo, existem medicamentos que alienam as forças da mente, impelindo-as à prostração, mas não à tranquilidade real.

Os homens de hoje dispõem de máquinas que os auxiliam a ganhar tempo, mas não a calma, diante das provações que se lhes fazem necessárias.

Por outro lado, a fortuna amoedada, quando não dirigida para o trabalho edificante e para as realizações do bem ao próximo, é suscetível de estabelecer inquietações permanentes.

Na mesma ordem de pensamento, a força do poder, apesar das vantagens que é capaz de criar na vida comunitária, quase sempre, é um celeiro de ansiedades e incompreensões.

A paz, por isso, tão ardentemente anelada, é comparável a uma cobertura, entretecida com fragmentos de alegria, como sejam:

O retorno de uma pessoa querida, ausente desde muito.

O reajuste do equilíbrio orgânico.

A satisfação das dívidas pagas.

O abraço de um amigo.

Uma carta, mensageira de reconforto.

Alguns momentos de convívio com a Natureza.

A visão do azul no firmamento.

A presença de uma criança.

O sorriso de alguém.

O carinho de um animal que nos partilhe o ambiente.

Os momentos de oração.

A paz que jamais se compra é uma luz interior que nos clareia o caminho para o encontro do melhor que Deus nos reserva; entretanto, estejamos convencidos de que nas bases da consciência tranquila, em que a paz encontra nascedouro, jaz a fonte oculta da paciência.

🌿🍄🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Confia e segue
🌿🍄🌿

Síntese


A Verdade imperará no mundo.

O Amor será exaltado entre as maiores virtudes.

A Justiça vencerá, por fim.

A Dor haverá cumprido a missão de educar.

O Bem ditará as normas da vida.

A Fraternidade unirá os povos.

A Paz alicerçará o progresso geral.

A Alegria purificará as emoções.

O Perdão nascerá espontâneo.

A Natureza não mais sofrerá violência.

Assim será quando, afinal, o Evangelho de Jesus triunfar nos corações, ensinando-nos a viver no Reino de Deus.

🌿🍄🌿
Pastorino
Carlos Baccelli
Obra: Juntos venceremos
🌿🍄🌿

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

O não que nos beneficia


Quantas vezes, na infância e na adolescência, ficamos literalmente arrasados com as negativas de nossos pais?

Lembramos daquele dia em que os amigos foram para a praia, num carro emprestado.

Todos foram, menos nós porque nosso pai disse que temia que algo ruim pudesse nos acontecer: a estrada era perigosa, o jovem motorista acabara de receber sua habilitação.

E, olhando aquele bando de adolescentes que brincavam sem parar, temeu alguma imprudência.

Bom, eles não tiveram um acidente na estrada mas, os exageros na bebida levaram alguns deles para atendimento emergencial.

Poderíamos ter estado entre eles..

Lembramos daquele baile que perdemos porque, simplesmente, nossa mãe resolveu, de última hora, que as companhias não eram as mais adequadas.

Soubemos que o baile foi maravilhoso.

E nossos amigos se divertiram muito.

Todos ... menos nós.

Não tivemos notícia de nada ruim ter ocorrido.

E, durante muito tempo, amargamos decepção e raiva por não termos podido participar.

Quantos não recebemos, pelos mais diversos motivos.

Num dia, a festa era inadequada porque aconteceria na véspera de uma prova de matéria na qual andávamos mal.

Então, precisávamos ficar estudando.

Em outra oportunidade.

Bom, parecia que nossos pais adoravam dizer não.

Chegamos a pensar que eles desconheciam a palavra sim.

Concluímos, também, que eles combinavam, no revezamento das negativas.

Quando um estava prestes a concordar conosco, a nos permitir o que queríamos, lá vinha o outro, pronto para falar a palavra indesejada.

Na maturidade do hoje, guardamos a certeza de que as negativas nos preservaram de alguns incômodos.

Até mesmo da própria vida.

E escutamos alguns jovens se referindo aos pais como uma mala sem alça porque desejam saber aonde vão, com quem vão, o que farão.

E controlam o horário de retorno ao lar.

Mal se dão conta de que isso se chama cuidado, atenção, nesses dias de tantos descuidos e maldades.

Deveriam se dar conta de que, mais de uma vez, eles, como almas zelosas, estão sendo os intérpretes físicos das diretrizes espirituais.

Os anjos de guarda precisam de quem os auxiliem, na Terra.

Ninguém melhor do que pais e mães amorosos, preocupados com a integridade física e moral dos seus filhos.

Por tudo isso, aprendamos a receber os não de nossos pais.

Não deixa de ser um excelente exercício porque afinal, a vida nos diz muitos não.

Pensamos em ingressar em determinada carreira.

Vamos bem em todas as provas, menos na prova física.

E lá se vai nossa chance.

Programamos um estudo no Exterior, por determinado tempo.

Problemas familiares nos exigem a presença no lar e a assunção como provedor.

Interessante é que, logo mais, descobrimos como tantas negativas nos fizeram bem.

Se nos frustraram, em determinado momento, nos amadureceram o entendimento.

Alguns deles nos encaminharam para trilhas diversas das idealizadas.

E nos trouxeram felicidade, realização.

Dessa forma, aprendamos a receber os não de quem quer que seja, mesmo da vida, a fim de descobrirmos, depois, quão benéficos nos foram.

Pensemos nisso.

🌱🌺🌱
Redação do Momento Espírita
🌱🌺🌱

29 de setembro

Muitas vezes você ouviu as palavras "A vida é o que você faz dela", mas o que você faz a respeito?

Você não percebe que é você quem controla sua vida, sua felicidade, seu sucesso, suas alegrias e suas tristezas?

A vida pode ser maravilhosa, excitante e gloriosa, mas depende de você fazê-la assim, através de suas expectativas de só ter o melhor.

Viva um dia de cada vez e viva o dia plenamente.

Não desperdice tempo se preocupando com o amanhã e o porvir, nem se permita ficar deprimido por achar que não vai aguentar o que vier de ruim.

Olhe sempre para o lado iluminado da vida e concentre-se nele, no sempre presente agora.

Porque as coisas não correram bem ontem, não significa que hoje vai acontecer o mesmo.

Deixe o ontem para trás; aprenda com ele, mas não deixe que ele estrague o hoje.

O hoje está à sua frente, intocado e imaculado.

O que você vai fazer com ele?

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱




🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Missão do homem inteligente na Terra

Não vos ensoberbeçais do que sabeis, porquanto esse saber tem limites muito estreitos no mundo em que habitais. Suponhamos sejais sumidades em inteligência neste planeta: nenhum direito tendes de envaidecer-vos. Se Deus, em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver a vossa inteligência, é que quer a utilizeis para o bem de todos; é uma missão que vos dá, pondo-vos nas mãos o instrumento com que podeis desenvolver, por vossa vez, as inteligências retardatárias e conduzi-las a ele. A natureza do instrumento não está a indicar a que utilização deve prestar-se? A enxada que o jardineiro entrega a seu ajudante não mostra a este último que lhe cumpre cavar a terra? Que diríeis, se esse ajudante, em vez de trabalhar, erguesse a enxada para ferir o seu patrão? Diríeis que é horrível e que ele merece expulso.

Pois bem: não se dá o mesmo com aquele que se serve da sua inteligência para destruir a idéia de Deus e da Providência entre seus irmãos? Não levanta ele contra o seu senhor a enxada que lhe foi confiada para arrotear o terreno? Tem ele direito ao salário prometido? Não merece, ao contrário, ser expulso do jardim? Sê-lo-á, não duvideis, e atravessará existências miseráveis e cheias de humilhações, até que se curve diante dAquele a quem tudo deve.

A inteligência é rica de méritos para o futuro, mas, sob a condição de ser bem empregada. Se todos os homens que a possuem dela se servissem de conformidade com a vontade de Deus, fácil seria, para os Espíritos, a tarefa de fazer que a Humanidade avance. Infelizmente, muitos a tornam instrumento de orgulho e de perdição contra si mesmos. O homem abusa da inteligência como de todas as suas outras faculdades e, no entanto, não lhe faltam ensinamentos que o advirtam de que uma poderosa mão pode retirar o que lhe concedeu.

🌱🌺🌱
— Ferdinando, Espírito protetor. (Bordéus, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VII, item 13.)
🌱🌺🌱

ESPIRITISMO E NÓS


Se o doente solicita receita e não aplica o remédio...

Se o aluno fichado na escola não lhe frequenta as aulas...

Se o viajante necessita chegar à estação, com passagem adquirida, e não toma o comboio...

Se o lavrador inicia a plantação e larga o trabalho à conta do vento...

Não culpe o médico, não acuse o professor, não reprove a condução, nem malsine a terra.

Assim também o Espiritismo, junto de nós, quando lhe conhecemos os sagrados objetivos, sob a direção de Jesus.

Se nos reconhecemos necessitados de melhoria, se aspiramos à luz, se temos sede de paz, se queremos felicidade e não nos dispomos a usá-lo em nós, por instrumento da própria renovação, não nos queixemos senão de nós mesmos.

🌱🌺🌱
Albino Teixeira
Livro: Caminho Espírita
Francisco Cândido Xavier, por Espíritos Diversos
IDE - Instituto de Difusão Espírita
🌱🌺🌱

Querer, Saber, Amar!


Todo o poder da Alma resume-se em três palavras: - Querer, Saber, Amar !

Querer, isto é, fazer convergir toda a atividade, toda a energia, para o alvo que se tem de atingir, desenvolver a vontade e aprender a dirigi-la.

Saber, porque sem o estudo profundo, sem o conhecimento das coisas e das leis, o pensamento e a vontade podem transviar-se no meio das forças que procuram conquistar e dos elementos a que aspiram governar.

Acima, porém, de tudo, é preciso amar, porque, sem o amor, a vontade e a ciência seriam incompletas e muitas vezes estéreis.

O Amor ilumina-as fecunda-as, centuplica-lhes os recursos.

Não se trata aqui do amor que contempla sem agir, mas do que se aplica a espalhar o bem e a verdade pelo mundo.

A vida terrestre é um conflito entre as forças do mal e as do bem.

O dever de toda alma viril é tomar parte no combate, trazer-lhe todos os seus impulsos, todos os seus meios de ação, lutar pelos outros, por todos aqueles que se agitam ainda na via escura.

O uso mais nobre que se pode fazer das faculdades é trabalhar por engrandecer, desenvolver, no sentindo belo e do bem.

Vivaz no dia em que a Humanidade tiver aprendido a comungar, pelo pensamento e pelo coração, com o foco de amor, que é o esplendor de Deus.

🌱🌺🌱
(Na Obra: Ser, Destino, Dor
- Léon Denis)
🌱🌺🌱

Examinando a felicidade


Do egoísmo ao amor, vemos desdobrar-se a velha escala de sombra e luz em que se graduam as forças negativas e positivas da felicidade, qual é conhecida no campo terrestre.

Entre as forças negativas, observamos aquele que exige.

Entre as forças positivas reparamos aquele que renuncia a si mesmo, na exaltação do bem de todos.

O primeiro busca acumular valores para si próprio. O segundo espalha os valores recebidos.

No egoísmo, temos paralisada a corrente da vida, gerando a treva.

No amor, possuímos o movimento divino dessa mesma vida em seu fluxo e refluxo de talentos sublimes, acendendo a claridade suscetível de conduzir-nos à imortalidade vitoriosa.

É por isso que a felicidade dos corações, que a reclamam exclusivamente para si, permanece envenenada pelo tédio infalível a corromper-lhe todas as alegrias, de vez que o homem isolado no cárcere da ociosidade e da ambição, cria para si mesmo o desalento e o cansaço como que sufocado pelas energias sem proveito de que se cerca, displicente.

Por essa razão a felicidade das almas que a dividem com os semelhantes é o júbilo crescente daqueles que descobrem a comunhão com Deus, sempre mais rica de bênçãos, à medida que as bênçãos de paz e luz se lhes fluem das mãos incansáveis e generosas.

Não te guardes na atitude infeliz da criatura que deseja ser amada, permanentemente detida entre os muros da discórdia e do ciúme, da insatisfação e do desespero, mas aprendamos com o Cristo a amar sempre, sem o propósito de qualquer retribuição, porque renunciando em benefício dos outros e servindo constantemente, ainda mesmo na cruz, seguiremos com Ele ao encontro da felicidade incorruptível e eterna.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Inspiração
🌱🌺🌱

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

O teu Cristo


Possuis recursos inimagináveis que estão em germe em tua alma, aguardando os teus estímulos.

Por enquanto, sintonizas com as províncias de sombra por onde transitaste, e já deverias ter-te libertado da sua presença.

Vez que outra descobres toda a força que jaz em ti, aguardando.

Jesus utilizou-se dos seus recursos para demonstrar a finalidade a que se destinavam.

Acalmou os ventos e devolveu ao mar a sua tranquilidade.

Liberou obsidiados e restituiu o equilíbrio aos obsessores.

Sarou enfermidades e recuperou doentes da alma.

Multiplicou pães e peixes e alimentou Espíritos esfaimados da verdade.

Iluminou a Terra e jamais se eclipsou.

Possuis o Cristo interno, poderoso, que é teu, mas o manténs manietado, sem ensejar-lhe ação.

Deixa-o espraiar-se através de ti.

Ele é harmonia, e tu estás desequilibrado; é amor, e tu és carência; é claridade, e tu és sombra; é vida, e tu te debates nos grilhões da morte.

Com Ele agindo por ti, terás decisão para te negares aos pensamentos doentios que se transformam em tormentos e ações nefastos.

És, antes de tudo, o teu mundo interior, e porque aí Ele habita, todo te renovas e dás margem a que estuem as tuas potencialidades para a realização do programa de paz e vida a que estás vinculado.

🌵🌷🌵
Joanna de Ângelis
Psicografia de Divaldo Pereira Franco
🌵🌷🌵

28 de setembro

Lembre-se sempre que você pode colaborar com o estado em que está o mundo simplesmente operando uma completa mudança em seu coração, sua mente e seu espírito.

E quando você perceber isto, assumir suas responsabilidades e começar a agir, verá que as mudanças vão começar a acontecer à sua volta, em pequenas coisas no começo e depois se espalhando até que tudo esteja incluído.

Pense como é maravilhoso e animador você saber que, para fazer alguma coisa para endireitar o estado do mundo, é só você mudar interiormente e projetar essa mudança para fora.

Abençoados são aqueles que estão preparados e abertos para ver a necessidade de mudança e de se fazer algo a respeito; porque eles são como o fermento na massa, que faz com que o pão cresça.

Sem o fermento o pão não cresceria.

Sem mudanças, tudo permaneceria estático, estagnado e morreria.

Por isso, mude e se expanda com real alegria e agradecimento, e seja grato em poder fazê-lo; e aja agora.

🌵🌷🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵🌷🌵





🌵🌷🌵

MENSAGEM DO ESE:

Os obreiros do Senhor

Aproxima-se o tempo em que se cumprirão as coisas anunciadas para a transformação da Humanidade. Ditosos serão os que houverem trabalhado no campo do Senhor, com desinteresse e sem outro móvel, senão a caridade! Seus dias de trabalho serão pagos pelo cêntuplo do que tiverem esperado. Ditosos os que hajam dito a seus irmãos: “Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra”, porquanto o Senhor lhes dirá: “Vinde a mim, vós que sois bons servidores, vós que soubestes impor silêncio aos vossos ciúmes e às vossas discórdias, a fim de que daí não viesse dano para a obra!” Mas, ai daqueles que, por efeito das suas dissensões, houverem retardado a hora da colheita, pois a tempestade virá e eles serão levados no turbilhão!

Clamarão: “Graça! graça!” O Senhor, porém, lhes dirá: “Como implorais graças, vós que não tivestes piedade dos vossos irmãos e que vos negastes a estender-lhes as mãos, que esmagastes o fraco, em vez de o amparardes? Como suplicais graças, vós que buscastes a vossa recompensa nos gozos da Terra e na satisfação do vosso orgulho? Já recebestes a vossa recompensa, tal qual a quisestes. Nada mais vos cabe pedir; as recompensas celestes são para os que não tenham buscado as recompensas da Terra.”

Deus procede, neste momento, ao censo dos seus servidores fiéis e já marcou com o dedo aqueles cujo devotamento é apenas aparente, a fim de que não usurpem o salário dos servidores animosos, pois aos que não recuarem diante de suas tarefas é que ele vai confiar os postos mais difíceis na grande obra da regeneração pelo Espiritismo. Cumprir-se-ão estas palavras: “Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros no reino dos céus.”

🌵🌷🌵
— O Espírito de Verdade. (Paris, 1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 5.)
🌵🌷🌵

Respeita a quem te ouve




Se falas, vê quem está ouvindo e respeita a audição daquele que te tolera. A educação manda dividir o tempo de falar e de ouvir. Não sejas imprudente com o teu próximo. Não estás precisando dele para te ouvir? Por que abusar?

Nós todos precisamos uns dos outros na sequência da própria vida. O professor que não valoriza o aluno, fica no esquecimento e retarda os seus conhecimentos. O patrão que se esquece dos seus empregados perde seus tesouros. Uma nação que não cuida dos seus filhos, passa a pedir auxílio às outras que cumprem o dever para com aqueles que trabalham. O nosso próximo é a nossa primeira meta de vida.

Se desrespeitas as leis que regulam o próprio corpo físico em que habitas, este vai se reduzindo na capacidade de viver e sofre as consequências. Voltamos a dizer da necessidade da harmonia em tudo e em todo lugar em que estivermos.

A mecânica do Universo está em plena harmonia com o Criador. Se tu somente falas e exiges, desagradas a teu companheiro e ele, insatisfeito, foge da tua presença, propagando esse teu desequilíbrio. Será que não dá para veres e sentires teu procedimento de imposição?

Pensa bem no que fazes durante o dia, analisa passo a passo os teus feitos e corrige os maus hábitos, herança antiga de más companhias e de ausência de educação dos teus impulsos, que desconhecem a disciplina. Quando teus amigos forem desaparecendo, desconfia do fenômeno e passa a estudar a ti mesmo, nas variadas modalidades em que vives. Conserta o que estiver errado, apara as arestas e opera as tuas imprudências, como se fossem tumores malignos. Quem dá o primeiro alarme de teu desrespeito para com os outros são teus familiares, depois os que não te toleram. Os que te dedicam amizade mais profunda sempre se calam para não te ferir porque o Amor cobre a multidão dos pecados.

Faze a autoanálise do que pensas, do que fazes, do que falas todos os dias e jamais deixes de trabalhar por teu aprimoramento. A iluminação interna é a chave da tua própria paz. Não procures o céu fora do teu peito, pois ele mora contigo, se já não o trans- formaste em zonas inferiores. A tua felicidade depende de ti, porque a parte de Deus já foi feita. A luz existe tanto dentro do coração do santo quanto do teu, dependendo da tua vontade para acendê-la.

Somente tu és teu próprio benfeitor, no verdadeiro termo da palavra.

Confia em Deus e parte para o trabalho em todas as diretrizes que o Amor determinar que os resultados não falharão. Se achas difícil modificar o que está feito, és uma alma que está morrendo na pauta da existência cósmica, mas é bom que te lembres de que não há morte permanente. Terás que acordar com a presença da dor, que carrega em seu carro inúmeros infortúnios e problemas sem conta para que cuides da tua própria vida, como cuidaram os que estão vivos em Cristo, na plenitude de Deus.

Quem está conscientizado do modo de viver bem, tem o maior respeito pelos que viajam com ele no mesmo caminho. Esse é o querer para nós o que desejamos para os outros, inspirado no amor a Deus sobre todas as coisas.

🌵🌷🌵
Miramez
João Nunes Maia
Obra: Cirurgia moral
🌵🌷🌵

RESGATE E RENOVAÇÃO


A reencarnação não seria caminhada redentora se já houvesse atendido a todas as exigências do aprimoramento espiritual.

Enquanto na escola, somos chamados ao exercício das lições. Ante a lei do renascimento, surpreenderás no mundo dificuldades e lutas, espinhos e tentações. Reencontrará afetos que a união de milênios tornou inesquecíveis, mas igualmente rentearão contigo velhos adversários, não mais armados pelos instrumentos do ódio aberto, e sim trajados noutra roupagem física, devidamente acolhidos a tua convivência dificultando-te os passos, através da aversão oculta.

Saberás o que seja tranqüilidade por fora e angústia por dentro. Desfrutarás a amenidade do clima social que te envolve, com os mais elevados testemunhos de apreço, e respirarás, muitas vezes, no ambiente convulsionado de provações entre as paredes fechadas do reduto doméstico. Entenderás, porém, que somos trazidos a viver, uns à frente dos outros, para aprender a amar-nos reciprocamente como filhos de Deus.

Perceberás, pouco a pouco, segundo os princípios de causa e efeito, que as mãos que te apedrejam são aquelas mesmas que ensinaste a ferir o próximo, em outras eras, quando o clarão da verdade não te havia iluminado o discernimento, e reconhecerás nos lábios que te envenenam com apontamentos caluniosos aqueles mesmos que adestraste na injustiça, entre as sendas do passado, a fim de te auxiliarem no louvor à condenação.

Ergues-te hoje sobre a estima dos corações com os quais te harmonizaste pelo dever nobremente cumprido; entretanto, sofres o retorno das crueldades que te caracterizavam em outras épocas por intermédio das ciladas e injúrias que te espezinham o coração.

Considera, porém, o apelo do amor a que somos convocados dia por dia e dissolve na fonte viva da compaixão o fel da revolta e a nuvem do mal. Aceita no educandário da reencarnação a trilha de acesso ao teu próprio ajustamento com a vida, amando, entendendo e servindo sempre. Se alguém te não compreende, ama e abençoa.

Se alguém te injuria, abençoa e ama ainda.

Seja qual seja o problema, nunca lhes conferirás solução justa se não te dispuseres a amar e abençoar. Onde estiveres, ama e abençoa sem restrições ante a consciência tranquila e conquistarás sem delongas o domínio do bem que vence todo o mal.

🌵🌷🌵
pelo Espírito Emmanuel - Do livro: Encontro de Paz, Médium: Francisco Cândido Xavier
🌵🌷🌵

A carne é fraca?


“Se vivemos em espírito, andemos também em espírito.” — Paulo (Gálatas, 5:25)

Quase sempre, quando se fala de espiritualidade, apresentam-se muitas pessoas que se queixam das exigências da carne.

É verdade que os apóstolos muitas vezes falaram de concupiscências do corpo, de seus [criminosos] impulsos e nocivos desejos. Nós mesmos, frequentemente, nos sentimos na necessidade de aproveitar o símbolo para tornar mais acessíveis as lições do Evangelho. O próprio Mestre figurou que o espírito, como elemento divino, é forte, mas que a carne, como expressão humana, é fraca.

Entretanto, que é a carne?

Cada personalidade espiritual tem o seu corpo fluídico e ainda não percebestes, porventura, que a carne é um composto de fluidos condensados? Naturalmente, esses fluidos, em se reunindo, obedecerão aos imperativos da existência terrestre, no que designais por lei de hereditariedade; mas, esse conjunto é passivo e não determina por si. Podemos figurá-lo na condição de casa terrestre, na qual o Espírito é dirigente, habitação essa que tomará as características boas ou más de seu possuidor.

Quando falamos em erros da carne, podemos traduzir a expressão por faltas devidas à posição inferior do homem espiritual sobre o Planeta.

Os desejos aviltantes, os impulsos deprimentes, a ingratidão, a má-fé, o traço do traidor, nunca foram da carne.

É preciso se instale no homem a compreensão [de sua] necessidade de autodomínio, acordando-lhe as faculdades de disciplinador e renovador de si mesmo, em Jesus-Cristo.

Um dos maiores absurdos de alguns discípulos é atribuir ao conjunto de células passivas, que servem ao homem, a paternidade dos delitos [e desvios] da Terra, quando sabemos que tudo precede das escolhas e decisões do espírito.

🌵🌷🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Trevo de ideias
🌵🌷🌵

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Perguntas


 Observe as próprias indagações, antes de formulá-las, adotando o silêncio sempre que não tiverem finalidade justa.

Valiosa demonstração de entendimento e de afeto visitar amigos ou recebê-los sem perguntas quaisquer.

 Ampare quantos lhes compartilham a vida, sem vascolejar-lhes o coração com interrogatórios desnecessários.

Arrede da boca as inquirições sem proveito sobre a família do próximo.

 Não faça questionários quanto à vida íntima de ninguém.

 Entretecer apontamentos sem necessidade, com relação à idade física de alguém, não é apenas falta de tato e gentileza, mas também ausência de caridade e de educação.

 Se você nutre realmente amizade por essa ou aquela pessoa, sem qualquer expectativa de tomar-lhe a companhia para a convivência mais íntima, aceite-a tal qual é sem pedir-lhe certidão do estado civil em que se encontra.

Indiscrição, leviandade, curiosidade vazia ou malícia afastam de quem as cultiva as melhores oportunidades de elevação e progresso.

O amor verdadeiro auxilia sem perguntar.

 Respeite as necessidades e provações dos outros, para que os outros respeitem as suas provações e necessidades.

🌼🪴🌼
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Sinal verde
🌼🪴🌼

27 de setembro

Não perca tempo e energia desejando ser outra pessoa, estar em outro lugar ou ter outro trabalho.

Aceite sua situação e perceba que existe uma razão específica para você ser quem é e estar fazendo esse trabalho.

Nada acontece por acaso; você tem que aprender certas lições e a situação em que você se encontra é propícia para que você as aprenda rapidamente, e assim possa seguir em frente neste caminho espiritual.

Você certamente não quer ficar preso ao sulco da trilha, mesmo que ele lhe pareça seguro.

Pense como sua vida seria boba e desinteressante se essa fosse a sua escolha.

A vida é excitante e cheia de expectativas quando se está disposto a seguir em frente e enfrentar o desconhecido sem temor, dando o próximo passo com absoluta fé e confiança em Mim, seu guia e companheiro.

Nada tema: EU ESTOU sempre com você.

🌼🪴🌼
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌼🪴🌼




🌼🪴🌼

MENSAGEM DO ESE:

Esquecimento do Passado

11 – É em vão que se aponta o esquecimento como um obstáculo ao aproveitamento da experiência das existências anteriores. Se Deus considerou conveniente lançar um véu sobre o passado, é que isso deve ser útil. Com efeito, a lembrança do passado traria inconvenientes muito graves. Em certos casos, poderia humilhar-nos estranhamente, ou então exaltar o nosso orgulho, e por isso mesmo dificultar o exercício do nosso livre arbítrio. De qualquer maneira, traria perturbações inevitáveis às relações sociais.

O Espírito renasce freqüentemente no mesmo meio em que viveu, e se encontra em relação com as mesmas pessoas, a fim de reparar o mal que lhes tenha feito. Se nelas reconhecesse as mesmas que havia odiado, talvez o ódio reaparecesse. De qualquer modo, ficaria humilhado perante aquelas pessoas que tivesse ofendido.

Deus nos deu, para nos melhorarmos, justamente o que necessitamos e nos é suficiente: a voz da consciência e as tendências instintivas; e nos tira o que poderia prejudicar-nos.

O homem traz, ao nascer, aquilo que adquiriu. Ele nasce exatamente como se fez. Cada existência é para ele um novo ponto de partida. Pouco lhe importa saber o que foi: se estiver sendo punido, é porque fez o mal, e suas más tendências atuais indicam o que lhe resta corrigir em si mesmo. É sobre isso que ele deve concentrar toda a sua atenção, pois daquilo que foi completamente corrigido já não restam sinais. As boas resoluções que tomou são a voz da consciência, que o adverte do bem e do mal e lhe dá a força de resistir às más tentações.

De resto, esse esquecimento só existe durante a vida corpórea. Voltando à vida espiritual, o Espírito reencontra a lembrança do passado. Trata-se, portanto, apenas de uma interrupção momentânea, como a que temos na própria vida terrena, durante o sono, e que não nos impede de lembrar, no outro dia, o que fizemos na véspera e nos dias anteriores.

Da mesma maneira, não é somente após a morte que o Espírito recobra a lembrança do passado. Pode dizer-se que ele nunca a perde, pois a experiência prova que, encarnado, durante o sono do corpo, ele goza de certa liberdade e tem consciência de seus atos anteriores. Então, ele sabe por que sofre, e que sofre justamente. A lembrança só se apaga durante a vida exterior de relação. A falta de uma lembrança precisa, que poderia ser-lhe penosa e prejudicial às suas relações sociais, permite-lhe haurir novas forças nesses momentos de emancipação da alma, se ele souber aproveitá-los.

🌼🪴🌼
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌼🪴🌼

Se você não está esperando, você não está permitindo


Lembre-se, cada emoção indica quanta Energia você está evocando em causa de seu desejo e quanta dessa Energia evocada você está permitindo em causa de suas crenças e pensamentos predominantes que você mantém em relação ao desejo.

Se você está sentindo emoções fortes, positivas ou negativas, isso significa que seu desejo está poderosamente focado e você está evocando uma grande quantidade da Fonte de Energia em direção ao seu desejo.

Quando suas emoções são fortes e trazem sentimentos ruins – como a depressão, o medo ou a animosidade – isso significa que você está oferecendo resistência a seu desejo.

Quando suas emoções são fortes e trazem bons sentimentos – como a paixão, o entusiasmo, expectativas ou amor – isso significa que você não está oferecendo resistência ao que deseja;
assim, a Fonte de Energia que você está evocando através de seu desejo não está sendo desafiada vibracionalmente por você – e você está permitindo a expansão de seu desejo.

Parece óbvio que a situação criativa perfeita é realmente querer algo que você creia ser possível.

E quando essa combinação de desejo e crença está presente em você, as coisas rápida e facilmente serão expandidas em sua experiência.

Mas quando você quer algo que não acredita ser possível, quando você mantém o desejo por algo pelo qual não tem expectativa – embora um desejo forte o bastante possa sobrepujar uma crença frágil – ele não desabrocha facilmente, pois você não está permitindo-o em sua experiência atual.

Como um ímã, você está atraindo pensamentos, pessoas, eventos, estilos de vida – tudo o que você está vivendo. Assim, quando você vê as coisas como elas são, você atrai mais delas.

Mas quando você vê as coisas como você gostaria que elas fossem, você as atrai como você gostaria que elas fossem. Por causa disso quanto melhor elas são, melhores ficarão; ou quanto piores forem, piores ficarão. As pessoas têm a tendência de olhar para o que é.

🌼🪴🌼
Esther e Jerry Hicks
(Os ensinamentos dos Abraham)
🌼🪴🌼

Seres amados


"Aquele que ama a seu irmão permanece na luz e nele não há nenhum tropeço".
(I João 2:10.)

Os seres que amamos!...

Com que enternecimento desejaríamos situá-los nos mais elevados planos do mundo!...

Se possível, obteríamos para cada um deles um nicho de santidade ou um título de herói!...

Entretanto, qual ocorre a nós mesmos, são eles seres humanos, matriculados no educandário da vida.

E nos círculos das experiências em que se debatem, como nos acontece, erram e acertam, avançam na estrada ou se interrompem para pensar, solicitando-nos apoio e compreensão.

Assim como estamos em luta a fim de sermos, um dia o que devemos ser, aprendamos a amá-los como são, na certeza de que precisam, tanto quanto nós, de auxílio e encorajamento para a necessária ascensão espiritual.

Todos somos viajores do Universo com encontro marcado numa só estação de destino - a perfeição, na imortalidade.

A face disso, e levando em consideração que nos achamos individualmente em marcos diferentes da estrada, se queremos auxiliar aqueles a quem amamos, e abençoá-los com nosso afeto, cultivemos, à frente deles, a coragem de compreender e a paciência de esperar.

🌼🪴🌼
(Francisco Cândido Xavier - Livro Ceifa de Luz - Pelo Espírito Emmanuel)
🌼🪴🌼

Eles voltarão


Encontrá-los-ás talvez a cada passo, nas sendas do dia a dia: os companheiros que se distanciaram da confiança em Deus e em si mesmos, tentando inutilmente a fuga do próprio mundo íntimo.

Acreditaram na intangibilidade do poder humano e resvalaram nas próprias fraquezas…

Admitiram a superioridade da forma e verificaram, assombrados de sofrimento, a desagregação das estruturas materiais…

Galgaram o pináculo da inteligência materialista e acabaram desmemoriados, à feição de musicistas que perderam as cordas dos violinos raros em que se manifestavam…

Conquistaram a riqueza amoedada, sem apoio no trabalho construtivo da paz e do progresso, da cultura e da beneficência e compraram com ela as enfermidades que os impelem à morte prematura…

Senhorearam influências vigorosas e viram-se relegados aos desvãos do esquecimento…

Matricularam-se nos excessos do prazer e titularam-se em conhecimentos amargos…

Desprezaram responsabilidades que lhes honorificavam a existência e caíram nos tóxicos em que, debalde, procuram renovação e esperança…

Se sofreste a separação de amigos queridos, mas transviados da confiança em Deus, sem possibilidades de socorrê-los, de imediato, ora pela tranquilidade de cada um e não te detenhas no trabalho a realizar.

Prossegue com o bem, pelo bem e junto daqueles que se dedicam ao bem de todos e espera com paciência.

A verdade não tem pressa.

O tempo, com o amparo de Deus, saberá descobri-los para trazê-los de volta à posição que assumiam.

Eles, os companheiros que se ausentaram da fé na Divina Providência, não são maus e sim doentes da atenção e da memória, do sentimento e do raciocínio que regressarão à realidade. Para isso, porém, é imperioso não os desprezes.

Endereça-lhes um pensamento de paz e simpatia, sempre que te assomem à lembrança, na certeza de que apenas estagiam na escola da experiência a fim de retornarem, mais tranquilos e mais felizes, à seara do bem para se identificarem plenamente com os desígnios de Deus.

🌼🪴🌼
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Inspiração
🌼🪴🌼