sábado, 8 de janeiro de 2022

AMOR E LIBERDADE


Cada um é o que é.

Trazemos, ao despertar na reencarnação, um programa definido que nos conduzirá a vencer os degraus dessa espiral evolutiva que nos eleva dos reinos inferiores à angelitude plena. E nada nem ninguém impedirá que o vivamos integralmente, embora possa retardá-lo por imposições passageiras.

Fazemos, porém, por ignorar tal princípio.

Sofremos, então, por amor.

Não que o amor em si gere desilusões, decepções, dores enfim. Mas o sentimento desvirtuado, essa ânsia por possuir o que queremos, precipita o amargor nos quadros de nossa existência.

Busquemos, por isso, o amor-libertação.

Canalizemos nossa afetividade na direção dos que nos compartilham a caminhada e não neguemos doá-la aos que se nos cruzam pelos caminhos da experiência. Evitemos, porém, que essa expansão de afetos tome a configuração de tentáculos a enlaçar e sufocar nossos semelhantes, na pressão do amor que domina.

O cenário terrestre, hoje, é palco de muitos Espíritos que vieram em busca do amor sem posse e que se agitam para acordar-nos para essa Lei eterna: amor sem violência.

Vençamos nossa indiferença.

Não cultivemos, contudo, o sentimento de posse exclusivista, já que, se não temos vocação natural para ser escravizados, não nascemos, igualmente, para ser senhores.

— "A verdade vos fará livres!"

Nesta magnífica assertiva do Mestre Jesus, anotada pelos que lhe observavam a divina peregrinação, repousa todo o fundamento do amor que nos liberta e do amor que libertará todos os demais que co-participam do nosso drama evolutivo.

Reconsideremos o modo de distribuir afeto.

Não condicionemos, a nenhum título, os que vivem ao nosso lado aos programas que abraçamos para esta romagem, a fim de não mergulharmos no autossofrimento que nasce da frustração de querer dominar, querer assenhorearmo-nos daqueles que circulam na órbita de nossa ternura.

Sejamos efetivamente livres. Livres, porém, para respeitar naqueles a quem amamos, o direito de serem o que são e de realizarem o ciclo de suas indispensáveis provações pessoais e, com isso, mais lentamente,
 chegarem ao Mestre Jesus.
🌸🌿🌸
Livro: Apontamentos
Evangelho Para a Juventude
Roque Jacintho

🌸🌿🌸

08 de janeiro

O que é que você está retendo em sua consciência? 

Eu quero somente o que você tem de melhor, de mais elevado. 

Se você, por sua livre vontade, escolhe, atrai e se satisfaz com menos que o melhor, Eu não posso fazer nada.

 Nunca tenha medo de desejar somente o melhor. 

Nunca sinta que você não merece e que não há razão para você ter o melhor. 

Eu lhe afirmo que é sua verdadeira herança e que você tem direito a ela; você tem que aceitá-la e desejá-la. 

Ela é sua, é Meu presente para você. Você vai aceitá-la com o coração agradecido ou vai recusá-la? 

Não permita que uma falsa humildade impeça você de aceitar o que é seu por direito; e não aceite apenas, mas regozije-se e agradeça eternamente. 

Faça de sua herança o seu tesouro e observe os prodígios que se sucederão em sua vida, sabendo, sem sombra de dúvidas, que tudo o que Eu tenho é seu.
🌸🌿🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌿🌸




🌿🌸🌿

MENSAGEM DO ESE:

Advento do Espírito de Verdade (IV)

Deus consola os humildes e dá força aos aflitos que lha pedem. Seu poder cobre a Terra e, por toda a parte, junto de cada lágrima colocou ele um bálsamo que consola. A abnegação e o devotamento são uma prece continua e encerram um ensinamento profundo. A sabedoria humana reside nessas duas palavras. Possam todos os Espíritos sofredores compreender essa verdade, em vez de clamarem contra suas dores, contra os sofrimentos morais que neste mundo vos cabem em partilha. Tomai, pois, por divisa estas duas palavras: devotamento e abnegação, e sereis fortes, porque elas resumem todos os deveres que a caridade e a humildade vos impõe. O sentimento do dever cumprido vos dará repouso ao espírito e resignação. O coração bate então melhor, a alma se asserena e o corpo se forra aos desfalecimentos, por isso que o corpo tanto menos forte se sente, quanto mais profundamente golpeado é o espírito.

— O Espírito de Verdade. (Havre, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, item 8.)

🌸🌿🌸

Não lastimes


Não lamentes na vida
Aquilo que perdeste.

O desgosto sofrido
Abriu-te estrada nova.

Segue através da senda
Que a prova te mostrou.

Renova o pensamento,
Larga-te do passado.

Trabalha e busca a frente,
Não chores, nem recues.

E entenderás que Deus
Dá-nos sempre o melhor.
🌸🌿🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tocando o barco
🌸🌿🌸

PRECISAR E MERECER


(...)

Todos temos o que precisamos e merecemos na vida, e se não concordamos com esse alvitre da Lei Divina cabe-nos, a todo instante, o direito de tentar melhorar nosso “existir” trabalhando pela melhoria que aspiramos. E somente nesse afã de lutar pelo que idealizamos, no limite de nossas forças, é que saberemos o que nos reserva a vida no rol das experiências de cada dia, eliminando assim algumas carências que dependem do nosso esforço na caminhada de aperfeiçoamento. Para triunfar nesse mister, somente amando e servindo.

Observa-se que boa parcela das pessoas não está aceitando mais, em nenhuma hipótese, a possibilidade de fazer cada conquista a seu tempo. Querem tudo para já, custe o que custar. A grande rnaioria dos espíritos reencarnados na atualidade tem vivido a “filosofia do imediatismo”. As necessidades e anseios pessoais não obedecem à prova da resistência moral pela paciência e perseverança. E no atendimento de suas metas, percorrem os caminhos largos da precipitação e da imprudência, buscando de forma egoísta o gozo, o prazer, a satisfação de suas fantasias. Depois surgem a decepção e mágoa, e somente então percebem a fragilidade de suas escolhas.

Nesses torvelinhos de dor, não tendo força e coragem o bastante para assumir a sua responsabilidade, projeta culpa a outrem se eximindo de admitir também as suas decisões infelizes que contribuíram em suas dificuldades. Mais adiante, passadas as crises mais intensas dos resultados de suas más opções, perceberá sua necessidade afetiva ainda mais acrescida de novos apelos e convites para outras tentativas de fruir o máximo, fazendo o mínimo. Essa tem sido a “roda da vida” de muitas criaturas no transcurso de suas desditosas experiências no corpo físico.

O controle da vida emocional é o primeiro passo no suprimento das nossas necessidades reais. Saber adiar a gratificação pessoal é muito importante na aquisição desse controle. Tudo a seu tempo, conforme os méritos e esforços pessoais.

Perseverança e coragem são duas nobres virtudes que precisam ser cultivadas nesse caminhar da existência, a fim de colocarmos em funcionamento a possibilidade de alcançarmos nossas metas. Todavia, destaquemos que tais virtudes serão improfícuas se o nosso estado emocional for de inconformação, porque criará uma barreira vibratória de obstrução no suprimento das nossas carências variadas, O estado espiritual de inconformação ou azedume com o que nos cerca retira expressivas funções calmantes e compensadoras no campo mental, nascidas dessas nobres virtudes.

Nosso destino é a felicidade e a completude sem carências. Hoje as sentimos em razão da trajetória pela qual optamos, colhendo da vida aquilo que nela plantamos. Leis perfeitas regem nosso merecimento e somente quando empenharmos pelo amor, perceberemos que carência é o outro nome do egoísmo.

Estejamos certos de que a melhor solução para nossos problemas de equilíbrio, nas necessidades e aspirações pessoais, será sempre manter-se firme nos ideais enobrecedores que vertem da proposta terapêutica do amor. Quem ama, ainda que precisando ser amado, supre-se, eleva-se, compensa-se. De forma alguma estamos fazendo apologia ao descuido conosco no campo das expectativas íntimas e do desejo de ser amado, entretanto, tenhamos lucidez para compreendermos que a postura de cobradores revoltados e a atitude de precipitação não nos levarão a lograr os ideais de ventura e realização sonhados, agravando ainda mais as nossas provas.

Obviamente, as mais elementares necessidades humanas serão sempre, de alguma forma, atendidas. Entretanto, nossa condição de penúria espiritual leva-nos a refletir na colocação feita pelos sábios Instrutores da Verdade ao afirmarem: “Por meio da organização que lhe deu, a Natureza lhe traçou o limite das necessidades; porém, os vícios lhe alteraram a constituição e lhe criaram necessidades que não são reais.”

Num mundo faminto de amor, a Terra tornou-se o local onde a maioria espera saciar sua fome afetiva e poucos são os que optam pela Divina escolha de amar. Não fosse o celeiro de Amor da Misericórdia e certamente a humanidade, por si mesmo, já teria se dizimado, tamanho o barbarismo emocional que não distancia muito o homem hodierno de certas espécies irracionais, nos campos da violência e da indiferença.

Colaboremos com o Pai. Amemos intensa e nobremente. Rica expressão do Amor Divino, a vida nos recompensará com farta nutrição que jamais nos deixará sentir a falta do essencial para sermos felizes.
🌸🌿🌸
Livro: Mereça Ser Feliz – Superando as Ilusões do Orgulho
Wanderley Soares de Oliveira, pelo Espírito Ermance Dufaux
🌸🌿🌸

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Ante o objetivo


Para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição.” — PAULO (Filipenses, 3.11)

Alcançaremos o alvo que mantemos em mira:

 O avarento sonha com tesouros amoedados e chega ao cofre forte.

O malfeitor comumente ocupa largo tempo, planificando a ação perturbadora, e comete o delito.

O político hábil anseia por autoridade e atinge alto posto no domínio terrestre.

 A mulher desprevenida, que concentra as ideias no desperdício das emoções, penetra o campo das aventuras inquietantes.

 E cada meta a que nos propomos tem o preço respectivo.

 O usurário, para amealhar o dinheiro, quase sempre perde a paz.

O delinquente, para efetuar a falta que delineia, avilta o nome.

 O oportunista, para conseguir o lugar de mando, muitas vezes desfigura o caráter.

A mulher desajuizada, para alcançar fantasiosos prazeres, abdica, habitualmente, o direito de ser feliz.

Se impostos tão pesados são exigidos na Terra aos que perseguem resultados puramente inferiores, que tributos pagará o Espírito que se candidata à glória na vida eterna?

O Mestre na cruz é a resposta para todos os que procuram a sublimidade da ressurreição.

 Contemplando esse alvo, soube Paulo buscá-lo, através de incompreensões, açoites, aflições e pedradas, servindo constantemente, em nome do Senhor.

Se desejas, por tua vez, chegar ao mesmo destino, centraliza as aspirações no objetivo santificante e segue, com valoroso esforço, na conquista do eterno prêmio.
🌿🌸🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fonte viva
🌿🌸🌿

07 de janeiro

Nunca, em nenhum momento, feche seu coração e sua mente. 

Nunca tenha medo do novo, do estranho, do não convencional.

 Esteja pronto e preparado para dar ouvidos à intuição, à inspiração que poderá revelar algo tão completamente novo que não terá forma nem substância, e que você talvez tenha que procurar palavras para descrever.

 Orgulho intelectual pode ser um empecilho neste caminho espiritual e um grande obstáculo para a verdade. 

Você não precisa do intelecto, mas sim da inspiração e da intuição. 

O intelecto vem do exterior, enquanto que a inspiração e a intuição vêm do interior e não podem ser influenciadas por nada do exterior. 

Permita que seu aprendizado venha do interior: Utilize o que você tem em seu interior. 

Você se surpreenderá com o quanto você contém. 

É ilimitado porque vem de Mim e EU SOU ilimitado, e tudo que vem de Mim é ilimitado e eterno.
🌿🌸🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌸🌿






🌿🌸🌿

MENSAGEM DO ESE:

Perdoai, para que Deus vos perdoe

Bem-aventurados os que são misericordiosos, porque obterão misericórdia. (S. MATEUS, cap. V, v. 7.)
Se perdoardes aos homens as faltas que cometerem contra vós, também vosso Pai celestial vos perdoará os pecados; — mas, se não perdoardes aos homens quando vos tenham ofendido, vosso Pai celestial também não vos perdoará os pecados. (S. MATEUS, cap. VI, vv. 14 e 15.)

Se contra vós pecou vosso irmão, ide fazer-lhe sentir a falta em particular, a sós com ele; se vos atender, tereis ganho o vosso irmão. — Então, aproximando-se dele, disse-lhe Pedro: “Senhor, quantas vezes perdoarei a meu irmão, quando houver pecado contra mim? Até sete vezes?” — Respondeu-lhe Jesus: “Não vos digo que perdoeis até sete vezes, mas até setenta vezes sete vezes.” (S. MATEUS, cap. XVIII, vv. 15, 21 e 22).

A misericórdia é o complemento da brandura, porquanto aquele que não for misericordioso não poderá ser brando e pacífico. Ela consiste no esquecimento e no perdão das ofensas. O ódio e o rancor denotam alma sem elevação, nem grandeza. O esquecimento das ofensas é próprio da alma elevada, que paira acima dos golpes que lhe possam desferir. Uma é sempre ansiosa, de sombria suscetibilidade e cheia de fel; a outra é calma, toda mansidão e caridade.

Ai daquele que diz: nunca perdoarei. Esse, se não for condenado pelos homens, sê-lo-á por Deus. Com que direito reclamaria ele o perdão de suas próprias faltas, se não perdoa as dos outros? Jesus nos ensina que a misericórdia não deve ter limites, quando diz que cada um perdoe ao seu irmão, não sete vezes, mas setenta vezes sete vezes.

Há, porém, duas maneiras bem diferentes de perdoar: uma, grande, nobre, verdadeiramente generosa, sem pensamento oculto, que evita, com delicadeza, ferir o amor-próprio e a suscetibilidade do adversário, ainda quando este último nenhuma justificativa possa ter; a segunda é a em que o ofendido, ou aquele que tal se julga, impõe ao outro condições humilhantes e lhe faz sentir o peso de um perdão que irrita, em vez de acalmar; se estende a mão ao ofensor, não o faz com benevolência, mas com ostentação, a fim de poder dizer a toda gente: vede como sou generoso! Nessas circunstâncias, é impossível uma reconciliação sincera de parte a parte. Não, não há aí generosidade; há apenas uma forma de satisfazer ao orgulho. Em toda contenda, aquele que se mostra mais conciliador, que demonstra mais desinteresse, caridade e verdadeira grandeza dalma granjeará sempre a simpatia das pessoas imparciais.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, itens 1 a 4.)

🌿🌸🌿

Recomeçar


Se algum projeto que elaboraste redundou em fracasso, não te aborreças nem o abandones por isso.

O aparente fracasso é a forma pela qual a Divindade te ensina a corrigir a maneira de atuar, facultando-te repetir a experiência com mais sabedoria.

Quem se recusa a reencetar o trabalho, porque foi mal sucedido antes, não merece desfrutar o êxito dos resultados.

A arte de recomeçar é medida de engrandecimento para quem aspira mais altos cometimentos.

Ninguém logra respostas felizes, sem as
tentativas do insucesso.

A vida é constituída de lições que se repetem até fixarem-se corretamente.
🌸🌿🌸
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida Feliz
🌸🌿🌸

Sustentação 


Por maior que seja a prova, não te afastes de Deus.

Pode a estrada ser fria, no entanto, Deus te aquece.

Sentes que há sombra em torno, Deus, porém, te ilumina.

Se te notas sem força, eis que Deus te sustenta.

Nos piores conflitos, Deus se te faz descanso.

Não desista do Bem.

Deus não te faltará.
🌸🌿🌸
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tocando o barco
🌸🌿🌸

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

Na ausência do amor


Mas aquele que aborrece a seu irmão está em trevas e anda em trevas e não sabe para onde deva ir, porque as trevas lhe cegaram os olhos.”
 — JOÃO (1 João, 2.11)

 Se não sabes cultivar a verdadeira fraternidade, serás atacado fatalmente pelo pessimismo, tanto quanto a terra seca sofrerá o acúmulo de pó.

 Tudo incomoda àquele que se recolhe à intransigência.

 Os companheiros que fogem às tarefas do amor são profundamente tristes pelo fel de intolerância com que se alimentam.

Convidados ao esforço de equipe, asseveram que os homens respiram em bancarrota moral.

 Trazidos ao culto da fé, supõem reconhecer, em toda parte, a maldade e a desilusão.

Chamados à caridade, consideram nos irmãos de sofrimento inimigos prováveis, afastando-se irritadiços.

Impelidos a essa ou àquela manifestação de contentamento, recuam, desencantados, crendo surpreender maldade e lama nas menores exteriorizações de beleza festiva.

Caminham no mundo entre a amargura e a desconfiança.

Não há carinho que lhes baste. Vampirizam criaturas por onde estagiam, chorando, reclamando, lamentando…

Não possuem rumo certo. Declaram-se expulsos da sociedade e da família.

 É que, incapazes do amor ao próximo, jornadeiam pela Terra, sob o pesado nevoeiro do egoísmo que nos detém tão somente no círculo estreito de nossas necessidades, sem qualquer expressão de respeito para com as necessidades alheias.

 Afirmam-se incompreendidos, porque não desejam compreender.

 Ausentes do amor, ressecam a máquina da vida, perdendo a visão espiritual.

 Impermeáveis ao bem, fazem-se representantes do mal.

Se o pessimismo começa a abeirar-se de teu espírito, recolhe-te à oração e pede ao Senhor te multiplique as forças na resistência, ante o assalto das trevas.

 Aprendamos a viver com todos, tolerando para que sejamos tolerados, ajudando para que sejamos ajudados, e o amor nos fará viver, prestimosos e otimistas, no clima luminoso em que a luta e o trabalho são bênçãos de esperança.
🌿🌺🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fonte viva
🌿🌺🌿

06 de janeiro

Nunca sinta inveja dos avanços e conquistas espirituais das outras pessoas. 

Entenda que você também é capaz de fazer o mesmo. 

Mas você tem que dar o primeiro passo e não ficar somente lamentando o que a vida lhe destina. 

Todas as almas podem alcançar as alturas. 

Cada alma pode entrar em contato direto coMigo.

 Cada alma, se desejar e aceitar o fato, pode falar e andar coMigo. 

Você deve acreditar que isso é possível e você deve querer realizar isso; assim você certamente conseguirá.

 Não são necessárias muitas vidas.

 Não é preciso nem muito tempo. 

Você pode mudar num piscar de olhos se você assim o desejar. 

Num momento você pode estar caminhando numa velha trilha, e no momento seguinte, num novo e glorioso caminho. 

Isso pode acontecer num instante, sem esforço de sua parte, somente com um profundo desejo, determinação, fé e crença absolutas. 

Por que não tentar e deixar Minha paz e Meu amor preencherem e envolverem você?!
🌿🌺🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌺🌿



🌿🌺🌿

Mensagem do ESE:

Salvação dos ricos

Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará a outro, ou se prenderá a um e desprezará o outro. Não podeis servir simultaneamente a Deus e a Mamon. (S. LUCAS, cap. XVI, v. 13.)

Então, aproximou-se dele um mancebo e disse: Bom mestre, que bem devo fazer para adquirir a vida eterna? — Respondeu Jesus: Por que me chamas bom? Bom, só Deus o é. Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. — Que mandamentos? retrucou o mancebo. Disse Jesus: Não matarás; não cometerás adultério; não furtarás; não darás testemunho falso. — Honra a teu pai e a tua mãe e ama a teu próximo como a ti mesmo.

O moço lhe replicou: Tenho guardado todos esses mandamentos desde que cheguei à mocidade. Que é o que ainda me falta? — Disse Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me.

Ouvindo essas palavras, o moço se foi todo tristonho, porque possuía grandes haveres. — Jesus disse então a seus discípulos: Digo-vos em verdade que bem difícil é que um rico entre no reino dos céus. — Ainda uma vez vos digo: É mais fácil que um camelo passe pelo buraco de uma agulha, do que entrar um rico no reino dos céus. (S. MATEUS, cap. XIX, vv. 16 a 24. — S. LUCAS, cap. XVIII, vv. 18 a 25. — S. MARCOS, cap. X, vv. 17 a 25.)

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, itens 1 e 2.)

🌿🌺🌿 

A Felicidade na Terra


É possível ser feliz na Terra?

Nos momentos em que projetamos nossos sonhos para o futuro, em que planejamos o porvir, em que buscamos imaginar como estará nossa vida no amanhã, já nos fizemos esta pergunta?

Será possível conquistar a felicidade na Terra?

A máxima do livro bíblico Eclesiastes é bastante objetiva, quando afirma que a felicidade não é deste mundo. Com efeito, nem a fortuna, nem o poder, nem mesmo a juventude florescente, são as condições essenciais da felicidade.

E, ainda mais, podemos afirmar que nem mesmo a reunião dessas três condições, tão desejadas, conseguiriam trazer ao homem o verdadeiro sentimento de ser feliz.

É natural que esta seja a verdade, pois que a Humanidade ainda está na infância de sua evolução e, por essa razão, a felicidade completa, absoluta se encontra distante de nossas possibilidades.

Estamos no planeta das expiações, dessas oportunidades benditas de resgatar equívocos do passado...

Estamos no planeta das provas, das situações e experiências que visam verificar o aprendizado que viemos realizando ao longo das existências...

Estamos no planeta do sofrimento, da lapidação aplicada ao diamante bruto, para que esse possa fulgir como estrela.
Assim, a felicidade constante, plena, aguarda-nos no futuro, como consequência natural de nosso esforço em ultrapassar todas as fases do desenvolvimento.

Mas que isso não nos traga desânimo! É possível sim, melhorar as condições de nossas vidas. É possível multiplicar os momentos de alegria que temos. É possível sermos mais felizes do que já somos!

Para isso, estão em nossas mãos os ensinamentos do Cristo, com Suas consolações e esperanças.

Para isso, estão conosco as lições inesquecíveis do Mestre, mostrando-nos que o amor ao próximo nos faz mais felizes, mais completos.

A felicidade plena, realmente, não é deste mundo ainda, mas o entendimento dentro de nossas famílias é possível. O perdão a alguém que nos prejudicou é suave alívio. Amar profundamente ao pai, à mãe, ao filho, já se faz real em nossos dias.

Portanto amemos, pois o sentimento de amar alguém irriga nossos campos íntimos com a felicidade.

Vivamos o bem, porque a consciência tranquila, a consciência em paz, será a grande responsável pela conquista da felicidade futura.

Sobre a felicidade que podemos alcançar na Terra, os Espíritos superiores nos dizem que, na vida material, ser feliz é ter a posse do necessário. E, que na vida espiritual, a felicidade está na consciência tranquila e na fé no futuro.

É essa fé que nos faz ver os objetivos distantes, como alcançáveis.

É essa fé que remove montanhas, mostrando-nos que, atrás delas, espera-nos o nascer do sol de uma felicidade sem fim.
🌿🌺🌿
Redação do Momento Espírita com base
no cap. V, item 20, do livro O Evangelho
segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, ed. Feb.
FORMATAÇÃO E PESQUISA: 
MILTER -05-01-2020
🌿🌺🌿

quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Rogativa do outro


 Sei que te feri sem querer, em meu gesto impensado.

 Pretendias apoio e falhei, quando mais necessitavas de arrimo. Aguardavas alegria e consolo, através de meus lábios, e esmaguei-te a esperança…

 Entretanto, volto a ver-te e rogo humildemente para que me perdoes.

 Ouviste-me a palavra correta e julgaste-me em plena luz sem perceber o espinheiro de sombra encravado em minh'alma. Reparaste-me o traje festivo, mas não viste as chagas de desencanto e fraqueza que ainda trago no coração.

Às vezes, encorajo muitos daqueles que me procuram, fatigados de pranto, não por méritos que não tenho e sim esparzindo os tesouros de amor dos Espíritos generosos que me sustentam, contudo, justamente na hora em que me buscaste, chorava sem lágrimas, nas últimas raias da solidão. Talvez por isso não encontrei comigo senão frieza para ofertar-te.

Revela-me o desespero quando me pedias brandura e desculpa-me o haver-te dado reprovação, quando esperavas entendimento.

Deixa, porém, que eu te abrace de novo e, então, lerás em meus olhos, estas breves palavras que me pararam na boca: perdoa-me a falta e tem dó de mim.
🌾🌸🌾
Meimei
(Psicografia de F. C. Xavier)
Obra: Ideal espírita
🌾🌸🌾 

05 de janeiro

Você está disposto a mudar? 

Pare um pouco e, na quietude, seja muito honesto consigo mesmo. 

Você se sente complacente e satisfeito com você mesmo? 

Ou você acha que os outros precisam mudar mas que sua vida está boa? 

Se esta é a sua atitude, já é tempo de fazer uma boa faxina e virar do avesso sua maneira de pensar, toda a sua vida, na verdade e rever seu conteúdo. 

Depois que você tiver tirado tudo para fora, só guarde outra vez aquilo que for de melhor e que você tenha absoluta necessidade. 

Quanto mais vazio você estiver, melhor, porque então você terá espaço para ser preenchido com o novo. 

É quando você não tem nada e se sente completamente vazio que Eu posso me aproximar. 

Não se desespere se você se sentir despojado de tudo. 

Chame por Mim e Eu lhe darei o reino. 

Eu não nego nada às almas que procuram Minha ajuda e orientação com verdadeira humildade e amor.
🌾🌸🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌸🌾



🌾🌸🌾

Mensagem do ESE:

O jugo leve

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.”

Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, itens 1 e 2.)

🌾🌸🌾

Passando pela Terra


Sempre útil não te esqueceres de que te encontras em Estágio Educativo na Terra.
*
Jornadeando nas trilhas da evolução, não é o tempo que passa por ti, mas, inversamente, és a criatura que passa pelo tempo.
*
Conserva a esperança em teus apetrechos de viagem.
*
Caminha trabalhando e fazendo o bem que puderes.
*
Aceita os companheiros do caminho, qual se mostram, sem exigir-lhes a perfeição da qual todos nos vemos ainda muito distantes.
*
Suporta as falhas do próximo com paciência, reconhecendo que nós, os espíritos ainda vinculados à Terra, não nos achamos isentos de imperfeições.
*
Levanta os caídos e ampara os que tropecem.
*
Não te lamentes.
*
Habitua-te a facear dificuldades e problemas, de ânimo firme, assimilando-lhes o ensino de que se façam portadores.
*
Não te detenhas no passado, embora o passado deva ser uma lição inesquecível no arquivo da experiência.
*
Desculpa, sem condições, quaisquer ofensas, sejam quais sejam, para que consigas avançar, estrada afora, livre do mal.
*
Auxilia aos outros, quanto estiver ao teu alcance, e repete semelhante benefício, tantas vezes quantas isso te for solicitado.
*
Não te sirvam de estorvo ao trabalho evolutivo as calamidades e provas em que te vejas, já que te reconheces passando pela Terra, a caminho da Vida Maior.
*
Louva, agradece, abençoa e serve sempre.
*
E não nos esqueçamos de que as nossas realizações constituem a nossa própria bagagem, onde estivermos, e nem olvidemos que das parcelas de tudo aquilo que doamos ou fazemos na Terra, teremos a justa equação na Vida Espiritual.
🌾🌸🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Calma
🌾🌸🌾

Isso é da lei de Deus


Tolera, construindo
Todo o bem que puderes.

Não exijas dos outros
Dons que ainda te faltam.

Erros nos companheiros
Poderiam ser nossos.

Aceita as provações
Por exames de fé.

Trarás contigo a paz
Que fizeres nos outros.

Temos sempre o que damos.
Isso é da Lei de Deus.
🌾🌸🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tocando o barco
🌾🌸🌾

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Desejo e destino


 Muita vez, solicitas orientação para a vida espiritual.

Entretanto medita:

 Desejando — sentes.

Sentindo — pensas.

 Pensando — comunicas.

Comunicando-te — realizas.

Realizando — semeias.

Semeando — colherás.

 Hoje, possuímos o que plantamos.

 No futuro, teremos o que estamos fazendo.

 Assim criamos o próprio destino, usando as bênçãos de Deus, através das quais receberemos da Sabedoria da Vida os resultados ou frutos de nossas próprias obras. 
🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Pronto Socorro 
🌱🌺🌱

04 de janeiro

O que significa para você viver pela fé? 

Em que reside a sua segurança?

 Nas pessoas? 

Na sua conta bancária?

 Ou ela está firmemente enraizada em Mim, o Senhor seu Deus, a divindade dentro de você? 

Reflita sobre isso e você saberá sem sombra de dúvida exatamente onde residem sua fé e sua segurança.

 Você é capaz de dar um grande passo em sua vida com alegria e destemor, sem nenhum apoio? 

Quando você sabe que uma coisa está certa, você é capaz de fazê-la sem hesitação? 

Você consegue colocar sua mão na Minha com confiança e dizer "O que é Seu será feito" de todo coração e alma, e dar o passo para o desconhecido, pronto para aceitar o que vier? 

A única maneira de aumentar a fé é dando, primeiro, passos pequenos e hesitantes e, depois, passos maiores até que sua fé esteja tão forte que você possa dar enormes saltos para o desconhecido porque sabe que EU ESTOU sempre com você.
🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱



🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Preservar-se da avareza

Então, no meia do turba, um homem lhe disse: Mestre, dize a meu irmão que divida comigo a herança que nos tocou. — Jesus lhe disse: Ó homem! quem me designou para vos julgar, ou para fazer as vossas partilhas? — E acrescentou: Tende o cuidado de preservar-vos de toda a avareza, seja qual for a abundância em que o homem se encontre, sua vida não depende dos bens que ele possua.

Disse-lhes a seguir esta parábola: Havia um rico homem cujas terras tinham produzido extraordinariamente — e que se entretinha a pensar consigo mesmo, assim: Que hei de fazer, pois já não tenho lugar onde possa encerrar tudo o que vou colher? — Aqui está, disse, o que farei: Demolirei os meus celeiros e construirei outros maiores, onde porei toda a minha colheita e todos os meus bens. — E direi a minha alma: Minha alma, tens de reserva muitos bens para longos anos; repousa, come, bebe, goza. Mas, Deus, ao mesmo tempo, disse ao homem: Que insensato és! Esta noite mesmo tomar-te-ão a alma; para que servirá o que acumulaste?

É o que acontece àquele que acumula tesouros para si próprio e que não é rico diante de Deus.

(S. LUCAS, cap. XII, vv. 13 a 21.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 3.)

🌱🌺🌱

TEMPO DE LUZ


"Geralmente, todos temos, na Terra ou no Mais Além, certas quotas de tempo específico.

Tempo de lições.
Tempo de mais atividade.
Tempo de repouso.
Tempo de meditação.
Tempo de provas...
🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tempo de luz
🌱🌺🌱 

O ponto difícil


Quase todos os núcleos domésticos conhecem de sobra o ponto nevrálgico da vida familiar.

Muita vez, quando o instituto consanguíneo se revela inatacável em sua dignidade, ei-lo que surge, estendendo incompreensão e pesar, discórdia e desespero.

Aqui, é um filho do ambiente enobrecido pela cultura espiritual, entregando-se a comportamento infeliz para infortúnio dos seus;

ali, é a jovem rebelde criando problemas com que ateia no lar as labaredas da inquietação;

acolá, é o parente que a expiação assinala com o estigma de moléstias difíceis, no círculo de irmãos robustos;

e, mais além, é o pai repentinamente esquecido dos deveres que lhe marcam a vida, atraindo em desfavor dos rebentos preocupados, incessantes flagelações.

A ciência materialista descobriu a palavra “atavismo” para acobertar o problema sem abordar-lhe a liquidação, mas sabemos, ante os princípios reencarnacionistas, que nesses corações infelizes e atormentados, encontramos na Terra os instrumentos de nossa regeneração clara e simples.

Pelo berço que a vida entretece, junto de nós recolheremos não apenas as doces afeições de que a nossa esperança se nutre, a caminho das Esferas superiores, mas também os desafetos profundos que deixamos na retaguarda por algemas de ódio que é preciso converter em laços de paz e amor.

Aprendamos a receber no ponto difícil da comunidade familiar a provação que se nos faz necessária ao próprio burilamento.

E, amparando aos companheiros que caem, auxiliando aos que a irresponsabilidade ensandece e, protegendo aqueles que a enfermidade domina, estaremos colaborando em favor de nós mesmos, no justo resgate de que não prescindimos, na própria libertação.
🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tocando o barco
🌱🌺🌱

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Rancor: lixo moral



Quem guarda rancor, coleciona lixo moral e, consequentemente, termina enfermando.

O mal que te façam não deve merecer o teu sacrifício. Se alguém deseja ver-te infeliz, age de forma contrária, vivendo com alegria.

Se outrem planeja perturbar-te, insiste na posição de harmonia.

Se aquele que se tornou teu adversário trabalha pela tua desdita, continua em paz.

Para quem procura infelicitar os outros, a maior dor é vê-los imperturbáveis.

Sê inteligente, e não te desgastes à toa.
🪴🌵🪴
Joanna de Ângelis  
Divaldo Franco
Obra: Vida Feliz
🪴🌵🪴

03 de janeiro

Sempre que você amar, ame de todo coração e nunca tenha medo de mostrar o seu amor.

 Deixe que seu amor seja como um livro aberto que pode ser lido por todas as almas. 

É a coisa mais maravilhosa do mundo, por isso deixe esse amor divino interior fluir livremente.

 O amor não é cego: ele vê o que há de melhor na pessoa amada e assim faz emergir o que há de melhor. 

Não fique escolhendo a dedo aqueles a quem você vai amar.

 Apenas deixe seu coração aberto e mantenha o amor fluindo igualmente para todas as almas. 

Assim você estará amando com o Meu amor divino. 

Ele é como o sol e brilha igualmente para todos. 

O fluxo do amor nunca deve ser aberto e fechado como uma torneira. 

O amor não deve ser exclusivo, nem possessivo. 

Quanto mais você estiver desejoso de compartilhá-lo, maior ele se tornará. 

Agarre-se a ele e você perderá. 

Deixe-o livre e ele retornará a você multiplicado e se tornará urna alegria e uma bênção para todos que dele compartilharem.
🪴🌵🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌵🪴

 




🪴🌵🪴

MENSAGEM DO ESE:

Qualidades da prece

Quando orardes, não vos assemelheis aos hipócritas, que, afetadamente, oram de pé nas sinagogas e nos cantos das ruas para serem vistos pelos homens. — Digo-vos, em verdade, que eles já receberam sua recompensa. — Quando quiserdes orar, entrai para o vosso quarto e, fechada a porta, orai a vosso Pai em secreto; e vosso Pai, que vê o que se passa em secreto, vos dará a recompensa.

Não cuideis de pedir muito nas vossas preces, como fazem os pagãos, os quais imaginam que pela multiplicidade das palavras é que serão atendidos. Não vos torneis semelhantes a eles, porque vosso Pai sabe do que é que tendes necessidade, antes que lho peçais. (S. MATEUS, cap. VI, vv., 5 a 8.)

Quando vos aprestardes para orar, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, a fim de que vosso Pai, que está nos céus, também vos perdoe os vossos pecados. — Se não perdoardes, vosso Pai, que está nos céus, também não vos perdoará os pecados. (S. MARCOS, cap. XI, vv. 25 e 26.)

Também disse esta parábola a alguns que punham a sua confiança em si mesmos, como sendo justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo para orar; um era fariseu, publicano o outro. — O fariseu, conservando-se de pé, orava assim, consigo mesmo: Meu Deus, rendo-vos graças por não ser como os outros homens, que são ladrões, injustos e adúlteros, nem mesmo como esse publicano. Jejuo duas vezes na semana; dou o dízimo de tudo o que possuo.
O publicano, ao contrário, conservando-se afastado, não ousava, sequer, erguer os olhos ao céu; mas, batia no peito, dizendo: Meu Deus, tem piedade de mim, que sou um pecador.

Declaro-vos que este voltou para a sua casa, justificado, e o outro não; porquanto, aquele que se eleva será rebaixado e aquele que se humilha será elevado. (S. LUCAS, cap. XVIII, vv. 9 a 14.)

Jesus definiu claramente as qualidades da prece. Quando orardes, diz ele, não vos ponhais em evidência; antes, orai em secreto. Não afeteis orar muito, pois não é pela multiplicidade das palavras que sereis escutados, mas pela sinceridade delas. Antes de orardes, se tiverdes qualquer coisa contra alguém, perdoai-lhe, visto que a prece não pode ser agradável a Deus, se não parte de um coração purificado de todo sentimento contrário à caridade.

Orai, enfim, com humildade, como o publicano, e não com orgulho, como o fariseu. Examinai os vossos defeitos, não as vossas qualidades e, se vos comparardes aos outros, procurai o que há em vós de mau.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 1 a 4.)

🪴🌵🪴

Recados do Caminho


Não te lastimes.
Age.
Tens o tempo ao dispor.
*
Não reproves.
Destaca o melhor do que vejas.
*
Não grites.
Baixa a voz, se queres que te escutem.
*
Não desprezes.
Socorre, caso intentes ser útil.
*
Não te irrites.
Aguarda o alheio entendimento.
*
Não desanimes.
Ama, se pretendes vencer.
🪴🌵🪴
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Tocando o barco
🪴🌵🪴

Provação


Conta as bênçãos da vida
Que te guardam as horas.

Consegues discernir
O bem perante o mal.

Trazes o que precisas
Para servir aos outros.

Que seria de ti,
Se não sofresses algo?

Sem que a dor te visite,
Estarias na sombra.

A provação é o guia
Que te conduz a Deus.
🪴🌵🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Tocando o barco
🪴🌵🪴