quarta-feira, 25 de maio de 2022

EVANGELHO NO LAR



(...)

Se almejamos o crescimento, a espiritualização tão necessária e a paz sonhada, busquemos, pelo nosso exemplo e vivência, constituir um lar espiritual.

Já sabemos, pelo Espiritismo, que dentro das paredes de uma casa reúnem-se pessoas para conviverem com o fim primordial de progredir.

 Quando esses seres buscam o entendimento, o amor e a compreensão recíproca, tudo se transforma num verdadeiro e doce lar, por reunir almas que se buscam no aperfeiçoamento, na bondade e na elevação de sentimentos.

Quando o reduto doméstico abre as portas para a claridade do Evangelho no Lar, a vida se modifica, transformando-se em fonte de pensamentos novos e sadios, de energias salutares e bênçãos. 

Por isso, recomenda-se, pelo menos uma vez por semana, esse culto da fraternidade e do diálogo à luz do Evangelho. 

Em contato com a sublimidade dos ensinamentos do Mestre, não há quem não se comova e renove o coração e a alma nesse amor que gera a felicidade da vida em família.

🌺🌵🌺
Rodrigues de Camargo
Prefácio
Obra:  Amor e Vida em Família (Antologia Espírita e Popular)
Geziel Andrade

🌺🌵🌺

Como fazer o culto do Evangelho de Jesus, no lar:


🌺🌵🌺

25 de maio


Você pode verdadeiramente afirmar que ama seus semelhantes, que se preocupa com eles e os considera como sua família? 

Ou você somente os tolera e encontra dificuldades em conviver com eles?

 Você não pode dizer que Me ama se não amar seus semelhantes, porque os relacionamentos são tão entrelaçados que chegam a se confundir. 

Você perde tempo escolhendo a quem amar? 

Não deveria existir qualquer discriminação no amor porque o amor divino acolhe a todos igualmente. amor divino entende que todos são feitos à Minha imagem e semelhança, não importando diferenças de cor, raça, sexo, crença ou religião.

 Você terá que atingir o ponto onde você poderá enxergar e entender a unidade de toda a vida, onde você saberá o real significado da família humana e Me reconhecerá como a fonte de tudo.

🌺🌵🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌵🌺










🌺🌵🌺

MENSAGEM DO ESE:

Deixar aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos

Disse a outro: Segue-me; e o outro respondeu: Senhor, consente que, primeiro, eu vá enterrar meu pai. — Jesus lhe retrucou: Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos; quanto a ti, vai anunciar o reino de Deus. (S. LUCAS, cap. IX, vv. 59 e 60.)

Que podem significar estas palavras: “Deixa aos mortos o cuidado de enterrar seus mortos”? As considerações precedentes mostram, em primeiro lugar, que, nas circunstâncias em que foram proferidas, não podiam conter censura àquele que considerava um dever de piedade filial ir sepultar seu pai. Tem, no entanto, um sentido profundo, que só o conhecimento mais completo da vida espiritual podia tornar perceptível.

A vida espiritual é, com efeito, a verdadeira vida, é a vida normal do Espírito, sendo-lhe transitória e passageira a existência terrestre, espécie de morte, se comparada ao esplendor e à atividade da outra. O corpo não passa de simples vestimenta grosseira que temporariamente cobre o Espírito, verdadeiro grilhão que o prende à gleba terrena, do qual se sente ele feliz em libertar-se. O respeito que aos mortos se consagra não é a matéria que o inspira; é, pela lembrança, o Espírito ausente quem o infunde. Ele é análogo àquele que se vota aos objetos que lhe pertenceram, que ele tocou e que as pessoas que lhe são afeiçoadas guardam como relíquias. Era isso o que aquele homem não podia por si mesmo compreender. Jesus lho ensina, dizendo: Não te preocupes com o corpo, pensa antes no Espírito; vai ensinar o reino de Deus; vai dizer aos homens que a pátria deles não é a Terra, mas o céu, porquanto somente lá transcorre a verdadeira vida.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIII, itens 7 e 8.)

🌺🌵🌺

NÃO DESISTAS DE TI


Se recaíste no erro, não desistas de Ti.

Procura ser mais forte.

Ninguém se renova intimamente, sem sedimentar convicções.

Resiste com mais empenho ao assédio da tentação.

Pensa, cotidianamente, na transitoriedade das coisas às quais ainda te prendes.

Todo prazer é fugaz.

Por um minuto de ilusória ventura, não vale a pena conviver com o remorso por tempo indefinido.

Ore com mais empenho, pedindo maior suplemento de forças ao Alto.

Recomeça, exaustivamente, no propósito de acertar.

Mesmo quando se trate de descondicionar-te do mal a que te habituaste, a Lei Divina não comete violência
.
A taça transbordante de vinho se transubstanciará em fel aos teus lábios.

Ninguém se opõe aos alvitres da consciência sem que, inevitavelmente, se frustre.

🌺🌵🌺
Obra: Dias Melhores 
 Irmão José
Divaldo Franco
🌺🌵🌺

Prece antes e depois


Antes de observar a presença do mal, roga ao Senhor para que os seus olhos se habituem à fixação do Bem, a fim de que depois não se te converta a oração em requerimento desesperado.

Antes de assinalar a frase caluniosa ou irrefletida, pede ao Senhor para que teus ouvidos saibam escutar para o auxílio fraterno, a fim de que depois não se te transforme a prece em apelo sombrio.

Antes de caminhar em direção do poço em que se adensam as águas turvas da crueldade, implora ao Senhor para que os seus pés se mantenham na movimentação do trabalho digno, a fim de que depois não se te transfigure a petição em grito blasfematório.

Antes de considerar a ofensa do próximo, solicita ao Senhor te ilumine o coração para que saibas exercer a caridade genuína do entendimento e do perdão sem reservas, a fim de que depois não se te expresse a rogativa por labéu de remorso e maldição.

Todos fazemos preces, depois que o sofrimento nos convoca à expiação regenerativa, quando o processo de nossas defecções morais já coagulou em torno de nosso espírito o cáustico da aflição com que havemos de purificar os tecidos da própria alma.

Todavia , quão raras vezes oramos antes da luta, vacinando o sentimento contra a sombra da tentação!...

Saibamos louvar a Bondade e a Sabedoria de Deus, em todos os passos da vida, rendendo graças pela flor e pelo espinho, pela facilidade e pelo obstáculo, pela alegria e pela dor, pela fartura e pela carência.

Agradecendo ao Céu as lições diminutas de cada instante da marcha, aprenderemos a tecer com as pequeninas vitórias de cada dia o triunfo sublime que, na grande angústia, erguer-nos-á para a alegria soberana capaz de levantar-nos para sempre à plena luz da imortalidade.

🌺🌵🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos marcadas
🌺🌵🌺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.