segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Doenças do Comportamento


A vida mental responde pelas atitudes comportamentais, expressando-se em forma de saúde ou doença conforme o teor vibratório de que se revista.

O bombardeio de petardos contínuos, portadores de alta carga destrutiva, agindo sobre os tecidos sutis da alma, desarticula as engrenagens do perispírito que reflete, no corpo e na emoção, as enfermidades de etiologia difícil de ser detectada pelos métodos comuns.

À exceção dos severos problemas de saúde defluentes das reencarnações passadas, como as viroses e psicoses profundas, as mutilações e deficiências traumatizantes, as baciloses e idiotices irreversíveis que se gravaram como necessidade provacional ou expiatória, grande parte dos males que pesam na economia da área do equilíbrio fisiopsíquico decorre da ação da mente desgovernada, sujeita à indisciplina de conduta e, sobretudo, rebelde, fixada aos caprichos das paixões mais primitivas.

É natural e justo que a descarga mental desagregadora lançada contra alguém, primeiramente atinja os equipamentos que lhe sustentam a onda emissora.

Acumulando cargas deletérias, desconjuntam-se os delicados tecidos sustentados pela energia, ocasionando os desastres no campo da inarmonia propiciadora de distúrbios variados e contaminações compreensíveis.

A ação imunológica do organismo desaparece sob a contínua descarga das forças perniciosas, abrindo espaço para as calamidades físicas e psicológicas.

*****
Relacionemos algumas ocorrências.

A impetuosidade bloqueia a razão e desarticula o sistema nervoso central.

A queixa e o azedume emitem ondas pessimistas que sobrecarregam os sistemas de comunicação, produzindo envenenamento mental.

A ira obnubila o discernimento e produz disfunções gastrintestinais pelos tóxicos que lança na organização biológica.

A mágoa enlouquece, em razão de produzir fixações que se transformam em monoideísmo avassalador.

A insatisfação perturba o senso de observação e afeta o ritmo circulatório, promovendo quadros depressivos, ou excitantes e prejudiciais.

O ciúme enceguece e desencadeia disritmias emocionais pela tensão que domina os neurônios condutores do pensamento.

A maledicência incorpora a calúnia e ambas desorganizam a escala de valores, aumentando os estímulos no aparelho endocrínico que se exaure.

A ansiedade e o medo desestruturam o edifício celular dando margem a distonias complexas.

A vingança, sob qualquer aspecto agasalhada, corrói os sentimentos, qual ácido destruidor, abrindo brechas para a amargura, o suicídio, a alucinação…

Não nos referimos aos componentes obsessivos, por desnecessário, que tais atitudes facultam por sintonia.

Vários tipos de cânceres, alergias e infecções na esfera física, e neuroses, esquizofrenias e psicoses na faixa psíquica, tem as suas gêneses no comportamento mental e nos seus efeitos morais.

A ação dos medicamentos e de várias psicoterapias, por não alcançarem os centros mentais geradores do mau comportamento, torna-se inócua, além de constituir sobrecarga nos órgãos encarregados dos fenômenos de assimilação e de eliminação…

*****

Compreensível, portanto, que as construções positivas do bem e o cultivo de virtudes evangélicas produzam quadros de saúde e de bem-estar pelos estímulos e recursos que oferecem à organização fisiopsíquica do homem.

*****
Mantém-te equilibrado a qualquer preço, para que não pagues o preço da culpa.

Não sejas aquele que se faz o mau exemplo.

Sê discreto e aprende a superar-te.

Vence os pequenos problemas e percalços com dignidade, a fim de superar os grandes desafios da vida com honradez.

Podes o que queres.

Resolve-te, em definitivo, por ser cristão, não te permitindo o que nos outros censuras, sem desculpismos nem uso de medidas infelizes com as quais esperas do próximo aquilo que ainda não podes ser.

💐🌿💐
Joanna de Ângelis
Obra: Seara do Bem
 Divaldo Pereira Franco
 [Organizado por] Washington Luiz N. Fernandes. Aspectos psiquiátricos e espirituais nos transtornos emocionais. Salvador: Livraria Espírita Alvorada Editora, 17 ed., 2013.

💐🌿💐

06 de fevereiro

Seja guiado em tudo que você faz e diz.

Aprenda a ser bem paciente e saiba esperar pelo momento certo.

Confie que tudo dará certo se você esperar por Mim e não se precipitar sem um guia.

Muito está para acontecer, mas no momento certo.

Tudo está se acelerando, mas irá acontecer um processo de desdobramento de acordo com a perfeita harmonia e ritmo do Meu plano.

Nada está fora do ritmo, por isso trabalhe a favor do plano e não contra ele.

Se você tentar trabalhar contra, você simplesmente ficará exaurido, sem nada conseguir, será como nadar contra a correnteza; ou você ficará estacionado mesmo nadando com todas as suas forças.

Ou você será levado para trás pela força da maré.

Evite trabalhar contra algo que é inevitável; aprenda, de uma vez, a seguir o plano com absoluta calma e certeza que você está fazendo a coisa certa na hora certa.

💐🌿💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌿💐





💐🌿💐

MENSAGEM DO ESE:

Caracteres da Perfeição

1 – Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem ao que vos tem ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam. Para serdes filhos de vosso Pai que está nos Céus; o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque se vós não amais senão os que vos amam, que recompensas haveis de ter? Não faz os publicanos também o mesmo? E se vós saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios? Sede vós logo perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito. (Mateus, V: 44 e 46-48).

2 – Desde que Deus possui a perfeição infinita em todas as coisas, esta máxima: “Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito”, tomada ao pé da letra, faria supor a possibilidade de atingirmos a perfeição absoluta. Se fosse dado à criatura ser tão perfeita quanto o seu próprio Criador, ela o igualaria, o que é inadmissível. Mas os homens aos quais Jesus se dirigia não teriam compreendido essa questão. Ele se limitou, portanto, a lhes apresentar um modelo e dizer que se esforçassem para atingi-lo.

Devemos, pois, entender, por essas palavras, a perfeição relativa de que a humanidade é suscetível, e que mais pode aproximá-la da Divindade. Mas em que consiste essa perfeição? Jesus mesmo o disse: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos têm ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam”. Com isso, mostra que a essência da perfeição é a caridade, na sua mais ampla acepção, porque ela implica a prática de todas as outras virtudes.

Com efeito, se observarmos o resultado de todos os vícios, e mesmo dos simples defeitos, reconheceremos que não há nenhum que não altere mais ou menos o sentimento de caridade, porque todos nascem do egoísmo e do orgulho, que são a sua negação. Porque tudo o que excita exageradamente o sentimento da personalidade destrói ou, quando nada, enfraquece os princípios da verdadeira caridade, que são: a benevolência, a indulgência, o sacrifício e o devotamento. O amor do próximo, estendido até o amor dos inimigos, não podendo aliar-se com nenhum defeito contrário à caridade, é sempre, por isso mesmo, o indício de uma superioridade moral maior ou menor. Do que resulta que o grau de perfeição está na razão direta da extensão do amor ao próximo. Eis por que Jesus, depois de haver dado a seus discípulos as regras da caridade, no que ela tem de mais sublime, lhes disse: “Sede logo perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito”.

💐🌿💐
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🌿💐

Que fazes? Que produzes?


[Meu amigo.] A vida nunca deixará sem contas o tempo que nos empresta.

A fonte oculta no campo desamparado é uma bênção para o chão ressequido.

A árvore é doadora constante de utilidades e benefícios.

A cova minúscula é berço da sementeira.

A erva tênue faz a provisão do celeiro.

A abelha pequenina fabrica mel que alivia o doente.

O barro humilde, ao calor da cerâmica, se transforma em sustentáculo da habitação.

Nos estábulos e nos redis, há milhões de vidas inferiores, extinguindo-se em dádivas permanentes ao conforto da Humanidade, produzindo leite e lã para que povos inteiros se alimentem, se agasalhem e desenvolvam.

E nós, que desfrutamos a riqueza do tempo, que fazemos da sublime oportunidade de criar o bem?

Ainda que fujamos para os derradeiros ângulos do Planeta, um dia chegará em que a Verdade Divina se dirigirá a nós outros, indagando:

— Que produzes? Que fazes da saúde, do corpo, da inteligência, dos recursos variados que a vida te deu?

Lembremo-nos de que na própria crucificação, o Mestre Divino produziu a Ressurreição por mensagem de imortalidade ao mundo de todos os séculos.

Não te esqueças, meu amigo, de que a felicidade é uma equação de rendimento do esforço da criatura, na improvisação do bem e na extensão dele e não olvides que, provavelmente, não vem longe o minuto em que prestarás contas de teu aproveitamento nas bênçãos de trabalho e paz, alegria e luz, que vens atravessando na condição de usufrutuário da Terra.

💐🌿💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Taça de luz
💐🌿💐

PAZ EM CASA


Não te esqueças de que a paz no reduto doméstico, em grande parte, depende do que fazes para preservá-la.

Não relegues aos outros as tarefas que são tuas.

Dispõe-te a auxiliar, sem reclamares, a quem não consegue cumprir com o dever.

Busca não comentar com os teus familiares assuntos que não sejam edificantes.

Estampa invariável sorriso de cordialidade em tua face.

Jamais eleves o tom da voz.

Não deixes roupas e objetos espalhados pelo chão.

Existem pessoas que mais bem cuidam do quintal do que das flores humanas que o Senhor lhes concedeu cultivar no jardim do coração.

💐🌿💐
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: "Pai, Perdoa-lhes!"
💐🌿💐

Eles não sabem


Não pares de trabalhar e servir porque essa ou aquela desilusão te amargou os sentimentos.

Os ingratos são portadores de moléstias da memória.

Os agressores carregam brasas no pensamento.

Os delinquentes são enfermos dos mais infelizes.

Quando semelhantes companheiros te surgirem na vida, perdoa sempre. Eles não sabem quantas nuvens de dor estão amontoando sobre a própria cabeça.

💐🌿💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Livro de respostas
💐🌿💐

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.