segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Despedida como tantas


Esta história não é minha,
É do Juquinha Avelar,
Que me pediu letra e nome,
Quando a pudesse contar.

Ele disse: — Há quem indague,
Na vida em que me aprofundo,
O que foi que vi, de perto,
Quando cheguei no “outro mundo”.

Por isso, ninguém se espante,
Nem se fira na surpresa,
Se minha fala aborrece,
Pois, converso com franqueza.

 Meu grande choque, a princípio,
Foi enxergar, ao meu lado,
Meu corpo frio e sem vida,
Lembrando um tronco lascado.

Nada sabia da morte…
Sentia enorme canseira…
E o meu susto foi tão grande
Que caí numa cadeira.

Havia gente na sala,
Conversando, à revelia…
Gemi, pedindo socorro,
No entanto, ninguém me ouvia.

Vi minha velha num quarto,
Magrinha, quase esqueletos
Chorava, desconsolada,
Toda vestida de preto.

Os meus dois filhos presentes,
Antoniquinho e Cesário,
Segredavam, de um a outro,
Sobre assuntos de inventário.

Antoniquinho explicava
Que exigia toda a gleba,
Com casa e benfeitorias
Do Sítio da Jurubeba.

 Mas Cesário acrescentava
Que não cederia tudo,
Que todo caso de herança
Precisa de muito estudo.

Eles dois continuavam
Fechados na discussão,
Nem se lembravam de mim,
Entre a cadeira e o caixão.

Acompanhando, de perto,
Os lances daquela briga,
Sentia arrocho no peito
E muita dor de barriga.

Notando a falta de apreço
Que vinha de minha gente,
Sofri aflição de novo,
Tornei a ficar doente.

Dona Cocota afirmava,
Sempre agarrada à mentira,
Que eu furtara muita terra
No Roçado da Traíra.

Por fim, me vi agitado,
Naquela sala de espera,
Cansado de tanto ouvir
O que era e o que não era.

Quase louco me apeguei
À força que vem da prece,
Rogava socorro ao Cristo,
Viesse de onde viesse.

Aí, um guarda surgiu,
Mostrando sinais de luz;
Entendi que era a resposta
Do meu pedido a Jesus.

Desviei minha atenção
Para as visitas, em casa,
Aí senti que a vergonha
Punha meu rosto na brasa.

Todo o assunto, em andamento
Era simples zombaria;
Cochichando, a meu respeito,
O grupo falava e ria.

 O amigo Tonico Sales,
Apontando-me a carcaça,
Comentava que eu morrera
De tanto beber cachaça.

O Adão dizia que eu
Andava sempre na “chuva”,
Mas carregava nas costas
Muito choro de viúva.

O guarda puxou-me o braço
Para eu deixar o velório,
Mas eu disse ter receio
Do inferno e do purgatório.

Ele, porém, me explicou,
Alegre e calmo, sorrindo:
— Avelar, do purgatório,
Você hoje está saindo.

 Então, procurei a rua
E larguei os gritos meus:
— Adeus, Terra!… Adeus, meu povo!…
Purgatório, adeus, adeus!…

🌸🌾🌸
Manoel Serrador
Chico Xavier
Obra: Estrelas no chão
🌸🌾🌸

15 de janeiro

Por que não relaxar?

Desligue-se e entregue-se a Mim, pois quanto mais pressão e aceleração houver em sua vida, menos você conseguirá produzir.

Permita-se fluir com a natureza, com a maré, e faça o que tem que ser feito com simplicidade, natural e alegremente.

Por que não aproveitar a vida em vez de vivê-la com uma determinação sombria, forçando-se a fazer coisas aqui e ali sem qualquer alegria ou amor?

A vida é maravilhosa quando se está em harmonia com ela e não há resistências inúteis.

Por que complicar as coisas para você mesmo?

Faça deste dia de hoje um dia especial e só veja o que há de melhor em tudo.

Agradeça por tudo.

Aproveite tudo como deve ser aproveitado.

Eu quero que você aproveite a vida.

Comece olhando a beleza da natureza à sua volta e você perceberá que uma coisa linda leva à próxima, até que toda a sua vida estará repleta de encantamento e alegria.

🌸🌾🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌾🌸




🌸🌾🌸

MENSAGEM DO ESE:

Há muitas moradas na casa de meu pai

Não se turbe o vosso coração. — Credes em Deus, crede também em mim. Há muitas moradas na casa de meu Pai; se assim não fosse, já eu vo-lo teria dito, pois me vou para vos preparar o lugar. — Depois que me tenha ido e que vos houver preparado o lugar, voltarei e vos retirarei para mim, a fim de que onde eu estiver, também vós aí estejais. (S. JOÃO, cap. XIV, vv. 1 a 3.)

A casa do Pai é o Universo. As diferentes moradas são os mundos que circulam no espaço infinito e oferecem, aos Espíritos que neles encarnam, moradas correspondentes ao adiantamento dos mesmos Espíritos.
Independente da diversidade dos mundos, essas palavras de Jesus também podem referir-se ao estado venturoso ou desgraçado do Espírito na erraticidade. Conforme se ache este mais ou menos depurado e desprendido dos laços materiais, variarão ao infinito o meio em que ele se encontre, o aspecto das coisas, as sensações que experimente, as percepções que tenha.

Enquanto uns não se podem afastar da esfera onde viveram, outros se elevam e percorrem o espaço e os mundos; enquanto alguns Espíritos culpados erram nas trevas, os bem-aventurados gozam de resplendente claridade e do espetáculo sublime do Infinito; finalmente, enquanto o mau, atormentado de remorsos e pesares, muitas vezes insulado, sem consolação, separado dos que constituíam objeto de suas afeições, pena sob o guante dos sofrimentos morais, o justo, em convívio com aqueles a quem ama, frui as delícias de uma felicidade indizível. Também nisso, portanto, há muitas moradas, embora não circunscritas, nem localizadas.

🌸🌾🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. III, itens 1 e 2.)
🌸🌾🌸

Caindo, levanta-te


Alguém te desacredita?
Continua confiante.

Muitos te recriminam?
Prossegue trabalhando.

Há quem não te respeite?
O tempo responderá por ti.

Surge quem te persegue?
Entrega-te a Deus.

Caluniaram-te?
Cala, perdoa e espera.

Dúvidas sobre o teu caráter?
Contentar a todos é impossível.

Humilhações?
Não somos melhores do que o Cristo que pereceu apupado pela multidão.

Qualquer que seja a pedra de tropeço colocada na tua trajetória, não receies a queda…

Caindo, levanta-te.

É no instante mais difícil que podes provar a tua lealdade a Deus.

🌸🌾🌸
Albino Teixeira
Carlos Baccelli
Obra: Esperança e vida
🌸🌾🌸

DE TUDO, UM POUCO...


QUE VOCÊ TENHA, DE TUDO, UM POUCO...
-
SENSIBILIDADE
Para não ficar indiferente diante das belezas da vida.
-
CORAGEM
Para colocar a timidez de lado e poder realizar o que tem vontade.
-
SOLIDARIEDADE
Para não ficar neutro diante do sofrimento da humanidade.
-
BONDADE
Para não desviar os olhos de quem te pede uma ajuda.
-
TRANQUILIDADE
Para quando chegar ao fim do dia, poder deitar e dormir o sono dos anjos.
-
ALEGRIA
Para você distribuí-la, colocando um sorriso no rosto de alguém.
-
HUMILDADE
Para você reconhecer aquilo que você não é.
-
AMOR PRÓPRIO
Para você perceber suas qualidades e gostar do que vê por dentro.
-
Para te guiar, te sustentar e te manter de pé.
-
SINCERIDADE
Para você ser verdadeiro, gostar de você mesmo e viver melhor.
-
FELICIDADE
Para você descobri-la dentro de você e doá-la a quem precisar.
-
AMIZADE
Para você descobrir que, quem tem um amigo, tem um tesouro.
-
ESPERANÇA
Para fazer você acreditar na vida e se sentir uma eterna criança.
-
SABEDORIA
Para entender que só o Bem existe, o resto é ilusão.
-
DESEJOS
Para alimentar o seu corpo, dando prazer ao seu espírito.
-
SONHOS
Para poder, todos os dias, alimentar a sua alma.
-
AMOR
Para você ter alguém para amar e sentir-se amado.
-
Para você desejar tocar uma estrela, sorrir pra lua.

Sentir que a vida é bela, andando pela rua.

Para você descobrir que existe um sol dentro de você.

Para você se sentir feliz a cada amanhecer

e saber que o Amor é a razão maior... para viver.

Mas se você não tiver um amor,

que nunca deixe morrer em você,

a procura... o desejo de o encontrar.

Tenha de tudo, um pouco... e Seja feliz!

🌸🌾🌸
Blandinne
🌸🌾🌸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.