sábado, 30 de março de 2024

O perdão na ótica de Chico Xavier



86 – O primeiro beneficiário do perdão é justamente aquele que o exercita.

Perdoar realmente é muito difícil. Quem consegue fazê-lo demonstra, sem dúvida, que caminhou bastante na senda evolutiva, ao ponto de já entesourar esse belo laurel no âmago de sua alma.

Sobre isso, ouça-se o que Chico tem a dizer, através da pena de Carlos A. Baccelli*:

“No meu ponto de vista, a virtude mais difícil de ser posta em prática é a do perdão; perdoar exige um esforço de autossuperação muito grande... Emmanuel me diz que quem aprende a perdoar tem caminho livre pela frente. Creio que, por este motivo, a derradeira lição de Jesus para a Humanidade foi a do perdão!... Ele a deixou por último, esperando o momento em que pudesse exemplificá-la... É claro que Ele se referira ao perdão em diversas oportunidades, mas, na hora da cruz, padecendo toda espécie de humilhação, o ensinamento de perdão foi gravado a fogo na consciência da Humanidade... Ninguém sofreu e perdoou como Ele!... O Espírito que adquirir a virtude do perdão não achará dificuldade em mais nada; haja o que houver, aconteça o que acontecer, ele saberá administrar a sua vida...

🌸🌴🌸
Obra: A Volta de Allan Kardec
Weimar Muniz de Oliveira
(*) O Evangelho de Chico Xavier. Carlos A. Baccelli. Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier.
🌸🌴🌸

30 de março

Nada acontece sem uma razão.

Há um padrão e um plano perfeitos orientando a unidade desta vida e você, sendo parte desta unidade, é também parte do padrão e do plano perfeitos.

Quando coisas estranhas acontecem em sua vida e você se pergunta o porquê, recolha-se e medite na maneira como tudo se encaixa, e você encontrará uma razão para tudo.

As razões podem ser inesperadas, mas aceite-as mesmo assim, aprenda com elas e não lute contra elas.

A vida deve ser vivida sem esforço. Uma flor não precisa se esforçar para desabrochar sob os raios de sol, portanto, por que você precisaria se esforçar para se abrir sob os raios do Meu amor infinito?

Se você se esforçar é por sua própria vontade e nada tem a ver com o padrão e o plano que tracei para você.

Simplicidade é Minha principal característica, portanto faça a vida simples. Mantenha-se em constante contato coMigo e observe-se desabrochando em Meu amor.

🌸🌴🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌴🌸






🌸🌴🌸

MENSAGEM DO ESE:

Desigualdade das riquezas

A desigualdade das riquezas é um dos problemas que inutilmente se procurará resolver, desde que se considere apenas a vida atual. A primeira questão que se apresenta é esta: Por que não são igualmente ricos todos os homens? Não o são por uma razão muito simples: por não serem igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem sóbrios e previdentes para conservar. É, alias, ponto matematicamente demonstrado que a riqueza, repartida com igualdade, a cada um daria uma parcela mínima e insuficiente; que, supondo efetuada essa repartição, o equilíbrio em pouco tempo estaria desfeito, pela diversidade dos caracteres e das aptidões; que, supondo-a possível e durável, tendo cada um somente com que viver, o resultado seria o aniquilamento de todos os grandes trabalhos que concorrem para o progresso e para o bem-estar da Humanidade; que, admitido desse ela a cada um o necessário, já não haveria o aguilhão que impele os homens às grandes descobertas e aos empreendimentos úteis. Se Deus a concentra em certos pontos, é para que daí se expanda em quantidade suficiente, de acordo com as necessidades.

Admitido isso, pergunta-se por que Deus a concede a pessoas incapazes de fazê-la frutificar para o bem de todos. Ainda aí está uma prova da sabedoria e da bondade de Deus. Dando-lhe o livre-arbítrio, quis ele que o homem chegasse, por experiência própria, a distinguir o bem do mal e que a prática do primeiro resultasse de seus esforços e da sua vontade. Não deve o homem ser conduzido fatalmente ao bem, nem ao mal, sem o que não mais fora senão instrumento passivo e irresponsável como os animais. A riqueza é um meio de o experimentar moralmente. Mas, como, ao mesmo tempo, é poderoso meio de ação para o progresso, não quer Deus que ela permaneça longo tempo improdutiva, pelo que incessantemente a desloca. Cada um tem de possuí-la, para se exercitar em utilizá-la e demonstrar que uso sabe fazer dela. Sendo, no entanto, materialmente impossível que todos a possuam ao mesmo tempo, e acontecendo, além disso, que, se todos a possuíssem, ninguém trabalharia, com o que o melhoramento do planeta ficaria comprometido, cada um a possui por sua vez. Assim, um que não na tem hoje, já a teve ou terá noutra existência; outro, que agora a tem, talvez não na tenha amanhã. Há ricos e pobres, porque sendo Deus justo, como é, a cada um prescreve trabalhar a seu turno. A pobreza é, para os que a sofrem, a prova da paciência e da resignação; a riqueza é, para os outros, a prova da caridade e da abnegação.

Deploram-se, com razão, o péssimo uso que alguns fazem das suas riquezas, as ignóbeis paixões que a cobiça provoca, e pergunta-se: Deus será justo, dando-as a tais criaturas? E exato que, se o homem só tivesse uma única existência, nada justificaria semelhante repartição dos bens da Terra; se, entretanto, não tivermos em vista apenas a vida atual e, ao contrário, considerarmos o conjunto das existências, veremos que tudo se equilibra com justiça. Carece, pois, o pobre de motivo assim para acusar a Providência, como para invejar os ricos e estes para se glorificarem do que possuem. Se abusam, não será com decretos ou leis suntuárias que se remediará o mal. As leis podem, de momento, mudar o exterior, mas não logram mudar o coração; daí vem serem elas de duração efêmera e quase sempre seguidas de uma
reação mais desenfreada. A origem do mal reside no egoísmo e no orgulho: os abusos de toda espécie cessarão quando os homens se regerem pela lei da caridade.

🌸🌴🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVI, item 8.)
🌸🌴🌸

Não se agaste


O que não possas concluir agora, não te seja motivo de agastamento.

Faze o possível em esforço e dedicação, no entanto, evita o aborrecimento que o aparente fracasso produz.

Quando alguma ação ultrapassa a tua capacidade de executa-la ou a circunstância não te permita fazê-la, cabe-te o dever da serenidade.

Quem faz o que lhe está ao alcance, realiza o máximo.

E o que não possas concluir agora, terminarás amanhã, se porfiares fiel ao compromisso.

🌸🌴🌸
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Vida feliz
🌸🌴🌸

Um comentário:

  1. Leio todos os dias antes de sair de casa todas as mensagens,elas são meu alimento espiritual diário. Minha alma fica jubilosa e meu espírito vivificado,pois cada mensagem me ensina o caminho da transformação de um viver melhor,sendo assim,me torno a cada dia uma pessoa mais serviçal ao próximo.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.