quinta-feira, 28 de março de 2024

Quem lê, atenda



Assim como as criaturas, em geral, converteram as produções sagradas da Terra em objeto de perversão dos sentidos, movimento análogo se verifica no mundo, com referência aos frutos do pensamento.


 Frequentemente as mais santas leituras são tomadas à conta de tempero emotivo, destinado às sensações renovadas que condigam com o recreio pernicioso ou com a indiferença pelas obrigações mais justas.

 Raríssimos são os leitores que buscam a realidade da vida. O próprio Evangelho tem sido para os imprevidentes e levianos vasto campo de observações pouco dignas.

 Quantos olhos passam por ele, apressados e inquietos, anotando deficiências da letra ou catalogando possíveis equívocos, a fim de espalharem sensacionalismo e perturbação?

 Alinham, com avidez, as contradições aparentes e tocam a malbaratar, com enorme desprezo pelo trabalho alheio, as plantas tenras e dadivosas da fé renovadora.

A recomendação de Jesus, no entanto, é infinitamente expressiva.

 É razoável que a leitura do homem ignorante e animalizado represente conjunto de ignominiosas brincadeiras, mas o espírito de religiosidade precisa penetrar a leitura séria, com real atitude de elevação.

O problema do discípulo do Evangelho não é o de ler para alcançar novidades emotivas ou conhecer a Escritura para transformá-la em arena de esgrima intelectual, mas, o de ler para atender a Deus, cumprindo-lhe a Divina Vontade.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Vinha de luz
🌱🌺🌱

28 de março

EU SOU Espírito.

EU ESTOU em todos os lugares.

EU ESTOU em tudo.

Não há um só ponto onde EU não esteja.

Quando você compreender e aceitar este fato, você saberá que o reino do céu está em você e que você pode cessar sua busca e se recolher ao seu interior.

Lá você encontrará tudo que vem buscando.

Poucas almas hoje em dia fazem isso!

Elas estão muito ocupadas procurando respostas em todos os lugares, menos dentro de si mesmas.

Quando você puder aceitar que EU ESTOU em você, nunca mais você se sentirá só, nunca mais você terá que procurar no exterior pelas respostas aos seus problemas.

Mas quando surgir algo que necessita de resposta, procure a paz e quietude interiores, faça suas perguntas e coloque seus problemas a Mim, e Eu lhe darei as respostas.

Você, então, terá que aprender a Me obedecer e seguir exatamente as instruções que Eu revelei ao seu interior.

Você terá que aprender a viver de acordo com a Minha palavra e não somente ouvi-la.

🌱🌺🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🌺🌱






🌱🌺🌱

MENSAGEM DO ESE:

Cuidar do corpo e do espírito

Consistirá na maceração do corpo a perfeição moral? Para resolver essa questão, apoiar-me-ei em princípios elementares e começarei por demonstrar a necessidade de cuidar-se do corpo que, segundo as alternativas de saúde e de enfermidade, influi de maneira muito importante sobre a alma, que cumpre se considere cativa da carne. Para que essa prisioneira viva, se expanda e chegue mesmo a conceber as ilusões da liberdade, tem o corpo de estar são, disposto, forte. Façamos uma comparação: Eis se acham ambos em perfeito estado; que devem fazer para manter o equilíbrio entre as suas aptidões e as suas necessidades tão diferentes? Inevitável parece a luta entre os dois e difícil achar-se o segredo de como chegarem a equilíbrio.

Dois sistemas se defrontam: o dos ascetas, que tem por base o aniquilamento do corpo, e o dos materialistas, que se baseia no rebaixamento da alma. Duas violências quase tão insensatas uma quanto a outra. Ao lado desses dois grandes partidos, formiga a numerosa tribo dos indiferentes que, sem convicção e sem paixão, são mornos no amar e econômicos no gozar. Onde, então, a sabedoria? Onde, então, a ciência de viver? Em parte alguma; e o grande problema ficaria sem solução, se o Espiritismo não viesse em auxílio dos pesquisadores, demonstrando-lhes as relações que existem entre o corpo e a alma e dizendo-lhes que, por se acharem em dependência mútua, importa cuidar de ambos. Amai, pois, a vossa alma, porém, cuidai igualmente do vosso corpo, instrumento daquela. Desatender as necessidades que a própria Natureza indica, é desatender a lei de Deus. Não castigueis o corpo pelas faltas que o vosso livre-arbítrio o induziu a cometer e pelas quais é ele tão responsável quanto o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa. Sereis, porventura, mais perfeitos se, martirizando o corpo, não vos tornardes menos egoístas, nem menos orgulhosos e mais caritativos para com o vosso próximo? Não, a perfeição não está nisso: está toda nas reformas por que fizerdes passar o vosso Espírito. Dobrai-o, submetei-o, humilhai-o, mortificai-o: esse o meio de o tornardes dócil à vontade de Deus e o único de alcançardes a perfeição.

🌱🌺🌱
Jorge, Espírito Protetor. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XVII, item 11.)
🌱🌺🌱

Para Frente


Por mais sofras jamais desanimes.

O problema aparece carregando a lição.

Surge a crise revelando a verdade.

Provações no caminho somam experiência.

Deus sabe o que precisas para seres feliz.

Segue à frente e não temas escorando-te em Deus.

🌱🌺🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Busca e acharás
🌱🌺🌱

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.