quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

O capital dos minutos


No tamanho da Terra, em toda parte, surge a erva daninha.

Aqui, chama-se tiririca, além é joio imprestável, mais adiante guarda o nome de escalracho destruidor.

No fundo, é sempre mato inculto, impedindo a germinação da boa semente e consumindo a vitalidade do solo.

Extensos tratos de gleba proveitosa permanecem dominados por essa relva improdutiva e renascente, onde tanta árvore generosa poderia crescer e produzir para a alegria e segurança de todos.

Referimo-nos a esse elemento invasor para lembrar o vosso valioso capital dos minutos.

Quanta felicidade poderemos plantar com a benção de meia hora? Quanto estudo nobre investir-nos-á na posse de elevados conhecimentos com apenas alguns instantes de leitura e reflexão?

Dez minutos na conversação digna ou na visita confortadora podem operar a renovação de muitos destinos. Um quarto de hora na assistência aos enfermos ou no trabalho gratuito em favor do próximo consegue prodígios na vitória do bem.

Entretanto, contra a plantação de semelhantes recursos nas leiras do tempo, encontramos a tiririca da maledicência, o joio do azedume verbal e o escalracho das críticas ociosas fantasiadas de interesse pela salvação apressada dos outros...

No fundo, porém, é sempre a conversa inútil que aniquila as mais nobres oportunidades de serviço e progresso.

Não olvidemos o capital dos minutos, a riqueza capaz de comprar-nos a sublimação para a vida eterna, se atendermos à edificação da verdadeira fraternidade.

E com os talentos do amor e da fé, procuremos servir sem repouso, recordando a afirmação do Mestre Divino:

“Meu Pai trabalha até hoje e eu trabalho também”.

🌺🪴🌺
Autor: Scheilla
Psicografia de Chico Xavier
🌺🪴🌺

10 de janeiro

Aprenda a procurar pelas respostas em seu interior.

Recolha-se na quietude e encontre as respostas no silêncio.

Não desanime se elas não vierem imediatamente.

Simplesmente espere por Mim e saiba que Minha sincronicidade é perfeita e está em perfeita harmonia com o ritmo de toda a criação.

Quando a vida não está correndo bem, é muito fácil largar tudo e tentar fugir, em vez de encarar suas responsabilidades, permitindo que quietude e confiança sejam sua força.

Procure a Minha vontade antes de tudo mais.

Quando você realmente Me amar, você terá vontade de realizar os Meus desejos, porque o amor quer fazer tudo pelo Amado.

Portanto, quando você escutar Minha serena e pequena voz bem dentro de você, faça tudo o que Eu lhe pedir por amor a Mim.

Saiba que Eu nunca o abandonarei nem renunciarei a você.

Saiba que somente o melhor surgirá do que você fizer por Mim.

🌺🪴🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🪴🌺

Como realizar o CULTO DO EVANGELHO NO LAR:


🌺🪴🌺





🌺🪴🌺

MENSAGEM DO ESE:

Moisés

Não penseis que eu tenha vindo destruir a lei ou os profetas: não os vim destruir, mas cumpri-los: — porquanto, em verdade vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se acha na lei esteja perfeitamente cumprido, enquanto reste um único iota e um único ponto. (S. MATEUS, cap. V, vv. 17 e 18.)

Na lei mosaica, há duas partes distintas: a lei de Deus, promulgada no monte Sinai, e a lei civil ou disciplinar, decretada por Moisés. Uma é invariável; a outra, apropriada aos costumes e ao caráter do povo, se modifica com o tempo.

A lei de Deus está formulada nos dez
mandamentos seguintes:

I. Eu sou o Senhor, vosso Deus, que vos tirei do Egito, da casa da servidão. Não tereis, diante de mim, outros deuses estrangeiros. — Não fareis imagem esculpida, nem figura alguma do que está em cima do céu, nem embaixo na Terra, nem do que quer que esteja nas águas sob a terra. Não os adorareis e não lhes prestareis culto soberano.

II. Não pronunciareis em vão o nome do Senhor, vosso Deus.

III. Lembrai-vos de santificar o dia do sábado.

IV. Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.

V. Não mateis.

VI. Não cometais adultério.

VII. Não roubeis.

VIII. Não presteis testemunho falso contra o vosso próximo.

IX. Não desejeis a mulher do vosso próximo.

X. Não cobiceis a casa do vosso próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu asno, nem qualquer das coisas que lhe pertençam.

É de todos os tempos e de todos os países essa lei e tem, por isso mesmo, caráter divino. Todas as outras são leis que Moisés decretou, obrigado que se via a conter, pelo temor, um povo de seu natural turbulento e indisciplinado, no qual tinha ele de combater arraigados abusos e preconceitos, adquiridos durante a escravidão do Egito.

Para imprimir autoridade às suas leis, houve de lhes atribuir origem divina, conforme o fizeram todos os legisladores dos povos primitivos. A autoridade do homem precisava apoiar-se na autoridade de Deus; mas, só a idéia de um Deus terrível podia impressionar criaturas ignorantes, em as quais ainda pouco desenvolvidos se encontravam o senso moral e o sentimento de uma justiça reta. É evidente que aquele que incluíra, entre os seus mandamentos, este: “Não matareis; não causareis dano ao vosso próximo”, não poderia contradizer-se, fazendo da exterminação um dever. As leis mosaicas, propriamente ditas, revestiam, pois, um caráter essencialmente transitório.

🌺🪴🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. I, itens 1 e 2.)
🌺🪴🌺

DECISÃO DE MÁGOA


Procura nada decidir sob o clima do sentimento de mágoa, porque, certamente, irás te arrepender da decisão que assim tiveres tomado, obedecendo a semelhante impulso.

Oriunda do ressentimento, o qual não consegues superar em tua capacidade de compreender atitudes que consideras de ingratidão, a mágoa sempre te induzirá a raciocinar no campo do revide.

Não te consintas, pois, em benefício de tua paz interior, nada decidir levado pelas tuas contrariedades de espírito, em face desta ou daquela escolha de quem, porventura, venha a te desapontar.

Na esteira das Vidas Sucessivas, muita necessidade de capitulação surge justamente da necessidade que alguém experimenta de voltar atrás, na tentativa de anular decisões precipitadas que tomou, inclusive, com prejuízo de tarefas espirituais de relevância.

Asserena-te antes de agir, porque, em muitas ocasiões, depois que agires, o arrependimento virá somente após todo o estrago já haver sido feito.

🌺🪴🌺
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: "Amai-vos uns aos outros"
🌺🪴🌺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.