terça-feira, 11 de julho de 2023

Teus Filhos



Se conflitos inquietantes te envenenam a alma, obstando-te a harmonia conjugal, as leis da vida não te impedem a separação do companheiro ou da companheira, com quem a convivência se te fez impraticável, embora, com isso, estejas debitando ao futuro a solução de graves compromissos em tua vida de espírito... Entretanto, pensa nos filhos. Almas queridas que viajaram das estâncias do passado, pelas vias da reencarnação, desembarcaram no presente, através dos teus braços, suplicando-te auxílio e renovação.
*
Quem são eles?
Habitualmente, são aqueles mesmos companheiros de alegria e sofrimento, culpa e resgate, nas existências passadas, em cujo clima resvalaste em problemas difíceis de resolver. Ontem, associados de trabalho e ideal, são hoje os continuadores de tua ação ou intérpretes de tuas obras.
*
Quase sempre, renascemos na Terra à maneira das vergônteas de uma raiz, e, em nosso caso, a raiz é o conjunto de débitos e aspirações em que se nos desdobram os dias terrestre, objetivando nossa ascensão espiritual.
*
Os filhos não te pedem apenas dinheiro ou reconforto no plano físico, Solicitam-te igualmente assistência e rumo, apoio e orientação.
*
Se te uniste com alguém no tálamo doméstico, semelhante comunhão encerra também todos aqueles que acolhes na condição de herdeiros do teu nome, a te rogarem proteção e entendimento, a fim de que não lhes faleçam o dom de servir e a alegria de viver.
*
Em verdade, repetimos, as leis da vida não te impedem o divórcio, porque situações calamitosas existem no mundo nas quais a alma encarnada se vê sob ameaça de naufrágio nas pesadas correntes do suicídio ou criminalidade e o Senhor não faz a apologia da violência. Apesar disso, considera a extensão dos teus compromissos, porquanto não te reunirias com alguém no âmago do recinto caseiro para a criação da família ou para sustentação de tarefas específicas, sem razões justas nos princípios de causa e efeito, evolução e aperfeiçoamento.
*
Sejam, pois, quais forem as circunstâncias constrangedoras que te afligem no lar, reflete, acima de tudo, em teus filhos, que precisam de ti. A tua união inclui particularmente cada um deles; e eles que necessitam hoje de tua bênção, se buscas esquecer-te a fim de abençoá-los, amanhã também te abençoarão.

🌸🪴🌸
Emmanuel
Francisco Cândido Xavier
Obra:
Vida em vida
🌸🪴🌸

11 de julho

O que significa a vida para você?

Você a aproveita plenamente?

Você espera somente o melhor dela?

Você aceita que a vida é infinita, que não tem começo nem fim?

Este conhecimento o entusiasma e anima, ou o horroriza e deprime?

A sua atitude em relação à vida neste momento é muito importante, porque muitos prodígios estão acontecendo e é necessário que você caminhe com os acontecimentos e não em direção contrária.

Este é um momento de desdobramento e não de luta e resistência.

Portanto, aquiete-se, admire prodígio após prodígio acontecer em total perfeição e dê graças eternas.

Agradeça por estar vivo e por fazer parte do que está acontecendo.

Agradeça pelas rápidas mudanças e mude com elas.

Tudo é pelo melhor; não tenha medo de se alegrar, mas siga em frente alegremente.

Sinta-se parte de todo um processo de mudanças, de unidade e de novidade.

🌸🪴🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🪴🌸










🌸🪴🌸

MENSAGEM DO ESE:

Candeia sob o alqueire. Porque fala Jesus por parábolas (II)

Se, pois, em sua previdente sabedoria, a Providência só gradualmente revela as verdades, é claro que as desvenda à proporção que a Humanidade se vai mostrando amadurecida para as receber. Ela as mantém de reserva e não sob o alqueire. Os homens, porém, que entram a possuí-las, quase sempre as ocultam do vulgo com o intento de o dominarem.

São esses os que, verdadeiramente, colocam a luz debaixo do alqueire. É por isso que todas as religiões têm tido seus mistérios, cujo exame proíbem. Mas, ao passo que essas religiões iam ficando para trás, a Ciência e a inteligência avançaram e romperam o véu misterioso. Havendo-se tornado adulto, o vulgo entendeu de penetrar o fundo das coisas e eliminou de sua fé o que era contrário à observação.

Não podem existir mistérios absolutos e Jesus está com a razão quando diz que nada há secreto que não venha a ser conhecido. Tudo o que se acha oculto será descoberto um dia e o que o homem ainda não pode compreender lhe será sucessivamente desvendado, em mundos mais adiantados, quando se houver purificado. Aqui na Terra, ele ainda se encontra em pleno nevoeiro.
Pergunta-se: que proveito podia o povo tirar dessa multidão de parábolas, cujo sentido se lhe conservava impenetrável? É de notar-se que Jesus somente se exprimiu por parábolas sobre as partes de certo modo abstratas da sua doutrina. Mas, tendo feito da caridade para com o próximo e da humildade condições básicas da salvação, tudo o que disse a esse respeito é inteiramente claro, explícito e sem ambigüidade alguma. Assim devia ser, porque era a regra de conduta, regra que todos tinham de compreender para poderem observá-la.

Era o essencial para a multidão ignorante, à qual ele se limitava a dizer: “Eis o que é preciso se faça para ganhar o reino dos céus.” Sobre as outras partes, apenas aos discípulos desenvolvia o seu pensamento. Por serem eles mais adiantados, moral e intelectualmente, Jesus pôde iniciá-los no conhecimento de verdades mais abstratas. Daí o haver dito: Aos que já têm, ainda mais se dará.

Entretanto, mesmo com os apóstolos, conservou-se impreciso acerca de muitos pontos, cuja completa inteligência ficava reservada a ulteriores tempos. Foram esses pontos que deram ensejo a tão diversas interpretações, até que a Ciência, de um lado, e o Espiritismo, de outro, revelassem as novas leis da Natureza, que lhes tornaram perceptível o verdadeiro sentido.

O Espiritismo, hoje, projeta luz sobre uma imensidade de pontos obscuros; não a lança, porém, inconsideradamente. Com admirável prudência se conduzem os Espíritos, ao darem suas instruções. Só gradual e sucessivamente consideraram as diversas partes já conhecidas da Doutrina, deixando as outras partes para serem reveladas à medida que se for tornando oportuno fazê-las sair da obscuridade. Se a houvessem apresentado completa desde o primeiro momento, somente a reduzido número de pessoas se teria ela mostrado acessível; houvera mesmo assustado as que não se achassem preparadas para recebê-la, do que resultaria ficar prejudicada a sua propagação. Se, pois, os Espíritos ainda não dizem tudo ostensivamente, não é porque haja na Doutrina mistérios em que só alguns privilegiados possam penetrar, nem porque eles coloquem a lâmpada debaixo do alqueire; é porque cada coisa tem de vir no momento oportuno.

Eles dão a cada idéia tempo para amadurecer e propagar-se, antes que apresentem outra, e aos acontecimentos o de preparar a aceitação dessa outra.

🌸🪴🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXIV, itens 5 a 7.)
🌸🪴🌸

Fortaleza


Como podes saber se verdadeiramente és forte, sem as comprovações usuais do dia a dia?

Já testaste a tua fortaleza na presença da angústia?

Não! Pois faça isso! Nunca deixes a tua tristeza atingir os outros. Pelo menos, esforça-te para substituí-la pela alegria, através do trabalho.

Caso ainda não consigas, continua tentando.

Já te sentiste magoado alguma vez?

Certamente que sim!...

Pois bem: quanto mais tempo permaneceres nesse estado, mais distante ficarás da liberdade e menos possibilidade de te tornares livre.

Comprova a tua fortaleza, não permitindo que a ofensa te perturbe, que a maldade te escraviza ao ofensor, que a calúnia te torture o coração, que as dificuldades te separem da alegria e que o trabalho te seja uma provação.

Não fiques com as mãos nos bolsos, quando elas poderão aumentar a tua fortaleza.

Toda inquietação é oriunda da dúvida e toda dúvida causa aflições.

Podes testar o que és, todos os dias, para sentires o que precisas de ser no amanhã... E quando encontrares em ti alguma fraqueza, não queiras te disciplinar apontando defeitos alheios. Cada qual deve cuidar das próprias necessidades.

A fortaleza da alma vem de dentro, é certo, mas se firma por fora. Engrandece-te no íntimo, mostrando essa grandeza no exterior.

Não deves esmorecer-te, porque não atingiste o equilíbrio das tuas emoções. Continua educando-te, em todos os momentos possíveis e receberás ajuda para venceres os conflitos.

Quem para, morre e quem morre está parado em se comparando com o esticado processo evolutivo.

Convidamos a todos a observarem que não estamos exigindo esforços impossíveis de ninguém, nem vivendo somente de teorias. Somos também carentes do que falamos. É somente um convite simples a todos os companheiros de jornada, para darmos as mãos em nome de Jesus e tentarmos, com todas as nossas forças, viver os conceitos elevados.

🌸🪴🌸
Carlos
João Nunes Maia
🌸🪴🌸

Antes de condenar


Conta o escritor Stephen Covey um fato ocorrido com ele numa manhã de domingo, no metrô de Nova York.

As pessoas estavam lendo jornais, divagando, descansando com os olhos semicerrados.
Era uma cena calma e tranquila.

Então, um homem entrou no vagão com os filhos.
As crianças faziam algazarra e se comportavam mal.
O clima mudou de repente.

O homem se sentou ao lado de Stephen e fechou os olhos, aparentemente ignorando a situação.

As crianças corriam de um lado para o outro, atiravam objetos, puxavam os jornais dos passageiros, incomodando a todos.

Mesmo assim o pai não fazia nada.

Para Stephen era quase impossível evitar a irritação.
Ele não conseguia acreditar que aquele homem pudesse ser tão insensível a ponto de deixar que seus filhos incomodassem os outros daquele jeito, sem tomar uma atitude.

Ele podia perceber facilmente que as pessoas estavam irritadas.

A certa altura, enquanto ainda conseguia manter o controle, Stephen virou-se para o homem e disse:

Senhor, seus filhos estão perturbando demais.
Será que não poderia dar um jeito neles?

O homem olhou para Stephen, como se estivesse tomando consciência da situação naquele exato momento, e disse calmamente:

Creio que o senhor tem razão.
Acho que eu deveria fazer alguma coisa.
Acabamos de sair do hospital, onde a mãe deles morreu há uma hora.
.
Eu não sei o que pensar, e parece que eles também não sabem como lidar com isso.

* * *
Quantas vezes nós vemos, sentimos e agimos de maneira oposta à que deveríamos, por não perceber a realidade que está por trás da cena.

No mundo conturbado em que vivemos, pensando quase exclusivamente em nós próprios, muitas dores e gemidos ocultos passam despercebidos, e perdemos a oportunidade de ajudar, de estender a mão.

Por isso, é importante que cultivemos a sensibilidade para perceber a dor oculta e amenizar a aridez da vida ao nosso redor.

Geralmente o que fazemos é condenar, sem a mínima análise da realidade de quem está passando por árduas dificuldades.

No entanto, é tão bom quando alguém percebe nossas dores e sofrimentos que não ousamos expressar.
.
É tão agradável quando alguém nota que estamos atravessando momentos difíceis e nos oferece apoio.
.
É tão confortador encontrar alguém que leia em nossos olhos a tristeza que levamos na alma dilacerada, e nos acene com palavras de otimismo e esperança.
.
As pessoas têm maneiras diferentes de enfrentar o sofrimento.
Umas se desesperam, outras ficam apáticas, muitas se tornam agressivas, algumas fogem.
.
Por tudo isso, não devemos julgar a situação pelas aparências, porque podemos nos enganar.

No caso relatado, após saber o que realmente estava acontecendo com aquele pai e seus filhos, o coração de Stephen se encheu de compaixão.

Sinto muito, disse ele.
Gostaria de falar sobre isso? Posso ajudar?

Seus sentimentos mudaram.
E mudaram porque ele soube da verdade que a aparente indiferença de um pai ocultava.
Simplesmente porque não sabia como lidar com o próprio sofrimento e o dos seus filhos.

Pensemos nisso!

🌸🪴🌸
Redação do Momento Espírita, com base no item De dentro para fora, do livro Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey
🌸🪴🌸

Oportunidades


Alguém disse a ele que o via na condição de um homem carregado de influências menos felizes…

Entretanto, disse-lhe o mentor:

— Filho meu, que me diz de um ônibus ou de um carro vazios, de uma casa ou de um templo vazios? O Senhor sabe quando a criatura se vê ameaçada pela carga que carrega e providencia meios de aliviá-la, qual ocorre com o caminhão superlotado que a autoridade do trânsito observa e reajusta.

E sorrindo:

— Agradeçamos a Deus pelo fato de estar você carregado pela oportunidade de auxiliar.

Dizem que uma estrela, suportando vasta região de trevas no espaço pediu à chama da vela para que a substituísse numa sala escura.

🌸🪴🌸
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Endereços da paz
🌸🪴🌸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.