Quando tudo te pareça frustração e impedimento;
*
no instante em que a solidão te obrigue a pensar e repensar;
em observando os recursos necessários à própria subsistência cada vez mais distantes;
no momento em que os melhores amigos te considerem incapaz para o serviço a fazer;
na travessia de graves desgostos;
nas épocas de crise, quando a provação te procure para demoradas visitas;
ouvindo os pregoeiros do pessimismo e do desalento;
diante das ocorrências complicadas e dolorosas, quando o desânimo te ameace;
ou na ocasião em que todas as circunstâncias surjam conjugadas como que favorecendo a ignorância e o desequilíbrio;
*
guarda a certeza de que estás atingindo a hora de luz em que desfrutas a oportunidade de revelar a força de tua fé e o ensejo bendito em que podes, com a bênção de Deus, esquecer o mal e fazer o Bem.
🌺🪴🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Algo a mais
🌺🪴🌺
29 de agosto
Você tem que cumprir a sua própria tarefa nesta vida espiritual.
EU ESTOU sempre aqui para ajudar aquelas almas que ajudam a si mesmas, mas você tem que dar o primeiro passo.
Você nunca aprenderá as lições se outras pessoas as fizerem por você.
Você não pode educar uma criança fazendo tudo por ela; ela tem que fazer as coisas sozinha.
Não importa se seus movimentos são vagarosos ou desajeitados, você tem que ficar de lado e ser muito paciente.
Com muita paciência e muito amor Eu tenho que ficar de lado e observar você fazer seu próprio trabalho, cometer seus próprios erros.
Mas lembre-se sempre, você se beneficiará desses erros; nada é em vão.
O tempo todo você está aprendendo novas lições e avançando no caminho espiritual.
Cada passo, por menor que seja, o leva para mais perto de sua meta, a realização de sua unidade coMigo; até que, finalmente, você vai perceber que não existe separação, tudo é um e você é parte desta gloriosa vida una.
🌺🪴🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🪴🌺
🌺🪴🌺
Mensagem do ESE:
Injúrias e violências
Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra. (S. MATEUS, cap. V, v. 4.)
Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus. (Id., v. 9.)
Sabeis que foi dito aos antigos: Não matareis e quem quer que mate merecerá condenação pelo juízo. — Eu, porém, vos digo que quem quer que se puser em cólera contra seu irmão merecerá condenado no juízo; que aquele que disser a seu irmão: Raca, merecerá condenado pelo conselho; e que aquele que lhe disser: És louco, merecerá condenado ao fogo do inferno. (Id., vv. 21 e 22.)
Por estas máximas, Jesus faz da brandura, da moderação, da mansuetude, da afabilidade e da paciência, uma lei. Condena, por conseguinte, a violência, a cólera e até toda expressão descortês de que alguém possa usar para com seus semelhantes. Raca, entre os hebreus, era um termo desdenhoso que significava homem que não vale nada, e se pronunciava cuspindo e virando para o lado a cabeça. Vai mesmo mais longe, pois que ameaça com o fogo do inferno aquele que disser a seu irmão: És louco.
Evidente se torna que aqui, como em todas as circunstâncias, a intenção agrava ou atenua a falta; mas, em que pode uma simples palavra revestir-se de tanta gravidade que mereça tão severa reprovação? É que toda palavra ofensiva exprime um sentimento contrário à lei do amor e da caridade que deve presidir às relações entre os homens e manter entre eles a concórdia e a união; é que constitui um golpe desferido na benevolência recíproca e na fraternidade que entretém o ódio e a animosidade; é, enfim, que, depois da humildade para com Deus, a caridade para com o próximo é a lei primeira de todo cristão.
Mas, que queria Jesus dizer por estas palavras: “Bem-aventurados os que são brandos, porque possuirão a Terra”, tendo recomendado aos homens que renunciassem aos bens deste mundo e havendo-lhes prometido os do céu?
Enquanto aguarda os bens do céu, tem o homem necessidade dos da Terra para viver. Apenas, o que ele lhe recomenda é que não ligue a estes últimos mais importância do que aos primeiros.
Por aquelas palavras quis dizer que até agora os bens da Terra são açambarcados pelos violentos, em prejuízo dos que são brandos e pacíficos; que a estes falta muitas vezes o necessário, ao passo que outros têm o supérfluo. Promete que justiça lhes será feita, assim na Terra como no céu, porque serão chamados filhos de Deus. Quando a Humanidade se submeter à lei de amor e de caridade, deixará de haver egoísmo; o fraco e o pacífico já não serão explorados, nem esmagados pelo forte e pelo violento. Tal a condição da Terra, quando, de acordo com a lei do progresso e a promessa de Jesus, se houver tornado mundo ditoso, por efeito do afastamento dos maus.
🌺🪴🌺
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, itens 1 a 5.)
🌺🪴🌺
Prece antes e depois
Antes de observar a presença do mal, roga ao Senhor para que os seus olhos se habituem à fixação do Bem, a fim de que depois não se te converta a oração em requerimento desesperado.
Antes de assinalar a frase caluniosa ou irrefletida, pede ao Senhor para que teus ouvidos saibam escutar para o auxílio fraterno, a fim de que depois não se te transforme a prece em apelo sombrio.
Antes de caminhar em direção do poço em que se adensam as águas turvas da crueldade, implora ao Senhor para que os seus pés se mantenham na movimentação do trabalho digno, a fim de que depois não se te transfigure a petição em grito blasfematório.
Antes de considerar a ofensa do próximo, solicita ao Senhor te ilumine o coração para que saibas exercer a caridade genuína do entendimento e do perdão sem reservas, a fim de que depois não se te expresse a rogativa por labéu de remorso e maldição.
Todos fazemos preces, depois que o sofrimento nos convoca à expiação regenerativa, quando o processo de nossas defecções morais já coagulou em torno de nosso espírito o cáustico da aflição com que havemos de purificar os tecidos da própria alma.
Todavia , quão raras vezes oramos antes da luta, vacinando o sentimento contra a sombra da tentação!...
Saibamos louvar a Bondade e a Sabedoria de Deus, em todos os passos da vida, rendendo graças pela flor e pelo espinho, pela facilidade e pelo obstáculo, pela alegria e pela dor, pela fartura e pela carência.
Agradecendo ao Céu as lições diminutas de cada instante da marcha, aprenderemos a tecer com as pequeninas vitórias de cada dia o triunfo sublime que, na grande angústia, erguer-nos-á para a alegria soberana capaz de levantar-nos para sempre à plena luz da imortalidade.
🌺🪴🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Mãos marcadas
🌺🪴🌺
Bom dia. Obrigado novamente pela mensagem.
ResponderExcluirBom dia! ótima leitura para iniciar o dia, obrigada pelo trabalho diário, que estas mensagens continuem chegando a aqueles que a procuram e precisam delas.
ResponderExcluirMais uma vez meu obrigado pelas mensagens de hoje!
ResponderExcluirGratidão pela msg!
ResponderExcluirMuito obrigado pelas mensagens.
ResponderExcluirÉ sempre reconfortante fazer a leitura diária de todas essas palavras. gratidão!
ResponderExcluir