quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023

Lentes de Contato das Lágrimas



Certa mãe, desencarnada, lamentava, nas regiões da Vida Espiritual, junto ao Benfeitor atento:

-Bondoso amigo, o que será agora dos quatros filhos que deixei na Terra?!

Eles ainda contavam muito comigo.

Os meus filhos não são ruins, mas não têm juízo.
Quem, doravante, lhes apontará o caminho a ser percorrido?!
Tenho receio de que venham a se comprometer...

Reconheço que eu os superprotegia, no entanto o que poderia ser feito, se não desejavam estudar e trabalhar?
Era minha obrigação de mãe não permitir que passassem necessidade.
Desde que meu marido saiu de casa, eu procurava fazer de tudo para que não sentissem tanto a falta do pai...
O problema deles é que eles não enxergam, não veem que estão errados.
Quem poderá agora, em meu lugar, lhes abrir os olhos?
Após consentir que a amargurada mãe externasse toda a sua justificável preocupação, com os quatro filhos maiores que fora compelida a deixar na Terra, o espírito iluminado respondeu:

- Minha irmã, não se preocupe.
Caso não consigam enxergar com nitidez o caminho, a fim de ampliar-lhes a visão, a Vida cuidará de lhes adaptar aos olhos duas lentes de contato que haverão, com certeza, de corrigir-lhes qualquer estrabismo...

Ante a surpresa materna pelo inusitado da resposta, o Benfeitor concluiu:

- Estamos nos referindo às lentes de contato das lágrimas!
Não há ninguém que, com o concurso delas, não se cure da cegueira causada pela sua própria ignorância e insensatez.

🌿🌾🌿
Ramiro Gama
Carlos Baccelli
Obra: Lindos casos de além-túmulo
🌿🌾🌿

23 de fevereiro

Quanto mais você receber, mais você terá que doar.

Não guarde nada para si, mas doe, doe e não pare de doar, assim fazendo espaço para o que lhe é doado.

Quanto mais alerta você estiver para as mudanças que estão acontecendo, mais aberto você estará para elas e mais rapidamente elas poderão se realizar.

Elas se tornarão parte de você e você se tornará parte delas.

O solo já foi preparado e as sementes já foram plantadas.

Agora é o tempo de crescimento, de expansão, de florada e é isto que está acontecendo.

Guarde a maravilha e a beleza de tudo isso!

Veja cada vez mais almas despertando e percebendo o que está acontecendo.

Há um tremendo impulso para diante.

Os caminhos do Espírito estão começando a se tornar realidade para muitos.

Viva pelo Espírito, ande pelos caminhos do Espírito e torne-se um com toda a vida.

🌿🌾🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌾🌿





🌿🌾🌿

MENSAGEM DO ESE:

Os últimos serão os primeiros

O obreiro da última hora tem direito ao salário, mas é preciso que a sua boa-vontade o haja conservado à disposição daquele que o tinha de empregar e que o seu retardamento não seja fruto da preguiça ou da má-vontade. Tem ele direito ao salário, porque desde a alvorada esperava com impaciência aquele que por fim o chamaria para o trabalho. Laborioso, apenas lhe faltava o labor.

Se, porém, se houvesse negado ao trabalho a qualquer hora do dia; se houvesse dito: “tenhamos paciência, o repouso me é agradável; quando soar a última hora é que será tempo de pensar no salário do dia; que necessidade tenho de me incomodar por um patrão a quem não conheço e não estimo! quanto mais tarde, melhor”; esse tal, meus amigos, não teria tido o salário do obreiro, mas o da preguiça.

Que dizer, então, daquele que, em vez de apenas se conservar inativo, haja empregado as horas destinadas ao labor do dia em praticar atos culposos; que haja blasfemado de Deus, derramado o sangue de seus irmãos, lançado a perturbação nas famílias, arruinado os que nele confiaram, abusado da inocência, que, enfim, se haja cevado em todas as ignominias da Humanidade? Que será desse?

Bastar-lhe-á dizer à última hora: Senhor, empreguei mal o meu tempo; toma-me até ao fim do dia, para que eu execute um pouco, embora bem pouco, da minha tarefa, e dá-me o salário do trabalhador de boa vontade? Não, não; o Senhor lhe dirá: “Não tenho presentemente trabalho para te dar; malbarataste o teu tempo; esqueceste o que havias aprendido; já não sabes trabalhar na minha vinha.

Recomeça, portanto, a aprender e, quando te achares mais bem disposto, vem ter comigo e eu te franquearei o meu vasto campo, onde poderás trabalhar a qualquer hora do dia.

Bons espíritas, meus bem-amados, sois todos obreiros da última hora. Bem orgulhoso seria aquele que dissesse: Comecei o trabalho ao alvorecer do dia e só o terminarei ao anoitecer. Todos viestes quando fostes chamados, um pouco mais cedo, um pouco mais tarde, para a encarnação cujos grilhões arrastais; mas há quantos séculos e séculos o Senhor vos chamava para a sua vinha, sem que quisésseis penetrar nela! Eis-vos no momento de embolsar o salário; empregai bem a hora que vos resta e não esqueçais nunca que a vossa existência, por longa que vos pareça, mais não é do que um instante fugitivo na imensidade dos tempos que formam para vós a eternidade.

🌿🌾🌿
— Constantino, Espírito Protetor. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XX, item 2.)
🌿🌾🌿

PRÓ OU CONTRA


“Quem não é comigo é contra mim.”
Jesus (Lucas, 11:23)

Entre o bem e o mal não existe neutralidade.

De igual modo, não há miscibilidade ou transição entre a verdade e a mentira.

Escondemo-nos na sombra ou revelamo-nos na luz.

Quem não edifica o bem, só por essa omissão já está forjando o mal, em forma de negligência.

Quem foge à realidade cairá inevitavelmente no engano de consequências imprevisíveis.

Importa considerar, entretanto, a relatividade das posições individuais, nos quadros da vida coletiva, para não encarcerarmos a própria conduta em opiniões inamovíveis.

Desse modo, busquemos sempre, acima de tudo, a verdade fundamental que dimana do Criador, e o bem maior, relativo ao interesse espiritual de todas as criaturas.

Partindo desse princípio basilar, sentiremos a realidade do esclarecimento justo do Senhor:

- “Quem não é comigo é contra mim.”

A necessidade mais imperiosa de nossas almas é sempre aquela do culto incessante à caridade pura, sem condições de qualquer natureza. Quem estiver fora dessa orientação, respira à distância do apostolado com Jesus.

Para assegurar-nos a firme atitude na senda reta, trazemos dentro de nós a consciência, à feição de porta-voz do roteiro exato.

Nos mínimos sucessos de cada dia, define-te, pois, com clareza, para que te não abandones à neblina dos vales de indecisão.

Estacionamento no mal, ou ascensão para o bem.

Com Jesus ou distante dele.

Isto significa que estarás ao lado do Cristo, desprezando agora as supostas facilidades que gerarão depois as dificuldades reais, ou abraçando, hoje, a cruz do caminho que, amanhã, conferir-te-á o galardão do imarcescível triunfo.

🌿🌾🌿
Emmanuel
por Waldo Vieira
Livro: O Espírito da Verdade – Estudos e Dissertações em Torno
de “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, de Allan Kardec
Francisco Cândido Xavier, Waldo Vieira, por Espíritos Diversos
FEB – Federação Espírita Brasileira
🌿🌾🌿

Pessoas queridas


Claro que já compreendes que a pessoa querida é um mundo a parte, muitas vezes, com sentimentos e raciocínios muito diversos dos teus.

Entendamos a situação de cada individualidade, dentro do contexto de necessidades e provas de que se faça portadora e respeitemo-la na problemática que apresente.

Incentivemos os familiares queridos a fazerem o melhor de si mesmos, sem, no entanto, desconsiderar-lhes a vocação para as tarefas mais simples.

Atendemos ao imperativo do diálogo construtivo em que as nossas sugestões de melhoria possam ser plenamente enunciadas.

Se os nossos roteiros mais nobres não forem atendidos, desde que estejamos tratando com criaturas a quem as leis humanas já conferiram os direitos da maioridade, seria violência de nossa parte encarcerá-las em nossos pontos de vista.

Planejamos a ventura conjugal para nossos filhos, enquanto na Terra, entretanto, na hipótese de haverem nascido para uniões de resgate difícil, seria perigoso compeli-los à fuga do caminho a percorrer.

Estimaríamos honorificar descendentes amados com os títulos acadêmicos do mais alto porte, todavia muitos terão vindo até nós, quando no Plano Físico, para os mais rudes encargos, cabendo-nos respeitá-los.

Se almas queridas jazem caídas no erro, quando terão vindo ao mundo com a promessa de superar induções à queda, não as reprovemos ou condenemos de modo algum e sim saibamos deixar-lhes o caminho livre, tanto quanto possível, para fazerem da vida que lhes é própria o que melhor lhes pareça.

Não obrigues ninguém a viver, conforme os teus padrões de comportamento, de vez que não suportarias imposições alheias em teu modo de ser.

Em suma:

conserva serenidade ante as escolhas do próximo e vive a própria vida, deixando aos outros a liberdade de viver a existência que Deus lhes concedeu.

🌿🌾🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Calma
🌿🌾🌿

2 comentários:

  1. Deus nos dê sabedoria para podermos caminhar com vigilância, ajudando o próximo, porém sabendo respeitar os nossos limites e as decisões de cada um. Com fé e amor vamos caminhar.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.