domingo, 22 de julho de 2018

MUDE PARA VENCER



Não resista à necessidade de estabelecer mudanças em sua vida. Quanto mais você resistir a elas, maior será a carga do sofrimento. Evite dores desnecessárias rendendo-se à necessidade do progresso que bateu à sua porta

Observe a natureza e note que tudo sempre está em processo de renovação constante. A própria água viaja em ciclos constantes, cumprindo as suas abençoadas funções em todos os níveis em que estagia. Se a lagarta se recusasse à própria transformação, jamais veríamos a beleza das borboletas bailando sobre os jardins.

Nossa vida também caminha por meio de ciclos que se renovam de tempos em tempos. É a maneira pela qual a sabedoria divina promove a nossa evolução. Esteja desperto para perceber quando um ciclo está se encerrando para que um novo tenha início. Abra sua mente, aceite novas idéias, questione seus velhos conceitos, pode ser que algumas verdades de outrora já não sejam tão verdadeiras hoje.

Algumas pessoas ainda preferem tragédias a mudanças. Deixe a sua zona de comodidade e adote novos hábitos positivos. Dê o primeiro passo, ainda que pequeno. O importante é não ficar parado deixando que a situação se complique. O melhor tempo para agir se chama "hoje". E a melhor para realizar se chama "agora".

Neste exato instante, você pode:

• fazer uma oração para retomar seu diálogo com Deus;

• ler uma página edificante para arejar sua mente com novas idéias;

• pedir desculpas ao familiar por algum equívoco cometido;

• dar uma volta no quarteirão de sua casa para começar a exercitar o corpo;

• lembrar-se de uma ocorrência feliz da sua vida;

• sorrir para os colegas de trabalho;

• investir na sua reciclagem profissional;

• mudar a posição dos móveis de sua casa;

• fazer novas amizades;

• aprender mais sobre internet, computador;

• socorrer alguém em aflição;

• interessar-se por um outro idioma;

• parar com a crítica.

Enfim, não espere que o sofrimento seja o oficial de justiça a lhe trazer a intimação compulsória das mudanças que você deixou para mais tarde. Quem deixa a mudança para mais tarde deixa também a felicidade para depois.
******************************
José C. De Lucca 




MENSAGEM DO ESE:
Se fosse um homem de bem, teria morrido

Falando de um homem mau, que escapa de um perigo, costumais dizer: “Se fosse um homem bom, teria morrido.” Pois bem, assim falando, dizeis uma verdade, pois, com efeito, muito amiúde sucede dar Deus a um Espírito de progresso ainda incipiente prova mais longa, do que a um bom que, por prêmio do seu mérito, receberá a graça de ter tão curta quanto possível a sua provação. Por conseguinte, quando vos utilizais daquele axioma, não suspeitais de que proferis uma blasfêmia.
Se morre um homem de bem, cujo vizinho é mau homem, logo observais: “Antes fosse este.” Enunciais uma enormidade, porquanto aquele que parte concluiu a sua tarefa e o que fica talvez não haja principiado a sua. Por que, então, haveríeis de querer que ao mau faltasse tempo para terminá-la e que o outro permanecesse preso à gleba terrestre? Que diríeis se um prisioneiro, que cumpriu a sentença contra ele pronunciada, fosse conservado no cárcere, ao mesmo tempo que restituíssem à liberdade um que a esta não tivesse direito? Ficai sabendo que a verdadeira liberdade, para o Espírito, consiste no rompimento dos laços que o prendem ao corpo e que, enquanto vos achardes na Terra, estareis em cativeiro. 

Habituai-vos a não censurar o que não podeis compreender e crede que Deus é justo em todas as coisas. Muitas vezes, o que vos parece um mal é um bem. Tão limitadas, no entanto, são as vossas faculdades, que o conjunto do grande todo não o apreendem os vossos sentidos obtusos. Esforçai-vos por sair, pelo pensamento, da vossa acanhada esfera e, à medida que vos elevardes, diminuirá para vós a importância da vida material que, nesse caso, se vos apresentará como simples incidente, no curso infinito da vossa existência espiritual, única existência verdadeira.

 — Fénelon. (Sens, 1861.)

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 22.)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.