quinta-feira, 17 de março de 2022

Mudanças e problemas



Aflição que devemos analisar intimamente, a fim de se lhe evitar os perniciosos efeitos: a inquietação diante de mudanças necessárias à vida.

Anotemos a lei da renovação, nos fundamentos da natureza.

Não fosse o abandono no claustro da terra e a semente não se converteria no vegetal que enriquece o campo.

Não emurchecesse a flor e o fruto não surgiria. Afastemos do raciocínio a ideia de que os eventos menos felizes sejam sempre tribulações para resgate de dívidas do passado ou do presente, quando semelhantes tribulações em maioria são provas beneméritas análogas àquelas da escola, em cujo currículo de lições as disciplinas são medidas indispensáveis para que a ignorância dê lugar à instrução.


Registremos a expressão “às vezes”, para apresentar certas ocorrências, de modo a observar que nem sempre o chamado sofrimento expiatório é o preço do progresso e da sublimação espiritual.

Sem o fracasso em determinadas empresas, não ganharíamos experiência para movimentar empreendimentos maiores;

sem as advertências da enfermidade, em muitos casos, não saberíamos como preservar a saúde;

sem a perda de recursos materiais, comumente ignoramos os valores do espírito;

sem a solidão de quando em quando, ser-nos-ia muito difícil prestigiar o tesouro das afeições;

e, muitas vezes, sem a falta de uma pessoa querida, não se consegue descobrir aqueles outros entes queridos que nos aguardam a amizade e a compreensão a fim de ampliarem a nossa própria alegria.

Quando a mudança te procure, impelindo-te a aceitar novos climas de trabalho e novos campos de vivência, não recalcitres contra os ditames da vida que, com isso, te requisitam a processos de melhoria e burilamento, progresso e promoção.

Problemas, em si, constituem alavancas de elevação e bases de ensino renovador. Nenhum ser avançará sem eles nas trilhas evolutivas.

E se nos queixamos, em muitas circunstâncias, de lutas e crises em excesso, nas faixas da experiência humana, é que, na Terra, habitualmente, sessenta por cem de nossos problemas se referem a questões que dizem respeito às áreas das experiências dos outros ou se reportam unicamente a conflitos-fantasmas que se nos erguem da imaginação naquilo que, em verdade, nunca aconteceu.
🌵💐🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de ouro
🌵💐🌵

17 de março

Seu conhecimento e sua sabedoria devem surgir gradualmente de seu interior. 

A vida é um constante desabrochar. 

Quando criança você teve que aprender lições fundamentais: quando você estendia a mão para o fogo lhe diziam que era quente e que ia lhe queimar.

 Se você não obedecia e fazia do seu jeito, e punha a mão no fogo se queimava e sentia dor.

 No entanto você aprendia que não deveria fazer isso outra vez. 

Nesta vida espiritual, você precisa aprender certas lições fundamentais e se elas não forem assimiladas e seguidas, você terá que arcar com as consequências.

 Algumas pessoas aprendem rapidamente e estão prontas a passar para lições mais difíceis, até que elas descobrem que estão tão sintonizadas que não têm mais lições para aprender: elas fluem em perfeita harmonia e unidade com tudo.

 Este é o mais alto estado de consciência que alguém pode alcançar.
🌵💐🌵
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌵💐🌵



🌵💐🌵

Mensagem do ESE:

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará.

1. Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto quem pede recebe e quem procura acha, e àquele que bata à porta, abrir-se-á.

Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão? — Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? — Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem? (S. Mateus, 7:7 a 11.)

Evangelho segundo o Espiritismo > Capítulo XXV —

🌵💐🌵

Oração do servo imperfeito


Senhor!...

Dura é a pedra, entretanto, com a tua sabedoria, temos-la empregada em obras de segurança.

Violento é o fogo, todavia, sob a tua inspiração, foi ele posto em disciplina, em auxílio da inteligência.

Agressiva é a lâmina, no entanto, ao influxo de teu amparo, vemos-la piedosa, na caridade da cirurgia.

Enfermiço é o pântano, contudo, sob tua benevolência, encontramos-lo convertido em celeiro de flores.

Eu também trago comigo a dureza da pedra, a violência do fogo, a agressividade da lâmina e enfermidade do charco, mas com a tua bênção de amor, posso desfrutar o privilégio de cooperar na construção do teu reino!...

Para isso, porém, Senhor, concede-me, por acréscimo de misericórdia, a felicidade de trabalhar e ensinar-me a receber o dom de servir.
🌵💐🌵
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Caminho espírita
🌵💐🌵

FAZER FORÇA


Ninguém pode medir o poder de destruição que a cólera exerce sobre os recursos da vida.

E, nas épocas de transição quando se requisitam mais amplos recursos de tolerância entre aqueles que se complementam uns aos outros, na vida comunitária, uma atitude nomeada pelo espírito popular como seja “fazer força” é constantemente chamada a expressar-se, em quase todos os momentos, a fim de que os processos de irritação não se encaminhem para a delinquência .

Preservando a paz e a segurança, não nos bastará recomendá-las, mas sim empenhar-nos, sinceramente, na sustentação delas.

Trazes contigo um problema a exigir solução; entretanto, já sabes que é preciso “fazer força” para resolvê-los sem preocupações para os que te rodeiam, sob pena de ampliar-lhe as áreas de conflito.

Adquiriste certa enfermidade que te exaure as energias; contudo, é aconselhável te limites ao tratamento discreto, sem que te desmanches na queixa de modo a que não agraves sintomas na imaginação dos que te ouvem, com possibilidades de te agravarem a situação.

Tens o lar em desajuste, reunindo espíritos antagônicos, corporificados em resgates de existências anteriores, mas o quadro geral das próprias lutas te pede devotamento máximo à serenidade e à paciência, de maneira que os entraves domésticos não se te convertam em martírio.

Sofreste prejuízos pela invigilância ou incorreção de amigos em cuja afetividade se te instalava a confiança, porém, é necessário saber sofrê-los sem exceder-te em reclamações e críticas que acabariam atraindo forças negativas capazes de arrasar-te as melhores possibilidades de recuperação.

Fazer força para colaborar na tranquilidade dos outros é hoje um imperativo a observar criteriosamente em favor de nós mesmos.

Em verdade, ocorrências infelizes surgem atualmente, por toda a parte; no entanto, precisamos refletir até que ponto teremos cooperado no colapso da resistência de quantos resvalam em desequilíbrio.

Seja onde for e seja com quem estivermos, precisamos “fazer força” para que azedume e nervosismo, cólera e aspereza, não apareçam nos grupos de trabalho que, porventura, integremos, porque se nos propomos a viver no Mundo Melhor de Amanhã, é lógico nos disponhamos a “fazer força” para construí-lo.
🌵💐🌵
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Momentos de ouro
🌵💐🌵

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.