domingo, 3 de dezembro de 2023

Faxina de todo dia


Toda casa bem cuidada espera uma boa faxina pela manhã.

Tomemos essa referência para a casa da alma e atentemos para alguns conselhos importantes:

Comecemos o dia buscando esquecer as ocorrências infelizes da véspera.

A faxina começa por aí.

A casa necessita desse tipo de cuidado.

Retirar resíduos dos eventos ruins do dia anterior.

Se a imagem de alguém, que nos machucou, permanece em nossa mente, inquietando-nos, envolvamos essa pessoa no bálsamo de uma prece.

Uma chaga no corpo exige esse tipo de recurso cicatrizante.

Joguemos no cesto do esquecimento boatos e injúrias recebidas ou ouvidas.

A moradia claramente limpa reclama a presença do esgoto.

Então, tudo aquilo que nos faz mal deverá ser dirigido para lá.

Evitemos iniciar assuntos que façam alusão à delinquência, à criminalidade e a notícias deprimentes.

Ninguém lava as mãos num vaso de lama.

Sirvamo-nos do calor do trabalho para dissipar tentações.

A ocupação nobre nos salva da hora vazia, perigosa para a alma imatura e seus muitos vícios morais em tratamento.

Não permitamos, pela inatividade, que se criem teias de aranha em nossas horas.

Busquemos eliminá-las com o espanador de ações úteis.

Evitemos comentários deprimentes.

Resguardemos o coração nas fontes superiores, pensemos no bem e procuremos falar e agir para o bem.

Servir ao bem dos outros é a melhor forma de atividade preventiva contra enfermidades, evitando acúmulo de lixo tóxico em nossa casa mental.

Que possamos promover diariamente esta faxina preventiva, antes da instalação de focos de fungos ou de sujeiras de difícil limpeza no coração.

Recebamos cada novo dia com gratidão, dando a tudo e a todos uma nova chance, lembrando que nosso maior compromisso é conosco mesmo.

Uma casa mental bem cuidada dura mais.

Uma casa mental tratada com capricho, esmero, consegue receber melhor as visitas e fazê-las se sentirem bem.

Uma casa mental agradável proporciona alegria de viver, amor à vida, estímulo constante, e nos protege contra as investidas sorrateiras do desânimo, da descrença e do desamor.

O trabalho da faxina da alma não é difícil como parece e traz benefícios imediatos.

Por outro lado, o acúmulo de detritos, o descuido, a indiferença, só nos trazem arrependimento e dores desnecessárias.

Dessa maneira, estabeleçamos como regra começar o dia com uma prece.

E terminá-lo também com uma prece.

Não consideremos isso como um ritual, mas como uma disciplina de higiene.

Da mesma forma que mantemos a disciplina com a higiene do corpo, com o banho diário, a escovação dos dentes após as refeições, estabeleçamos disciplina para nossa alma.

Mantenhamos, através da oração, o contato com a Espiritualidade superior e perceberemos a faxina sendo feita, as boas intuições que começam a surgir.

Perceberemos que podemos contar com esse grande instrumento sempre que desejarmos.

A faxina de todo dia é o cuidado da alma.

Se desejamos viver melhor, pensemos um tanto mais sobre isso.

💐🌺💐
Redação do Momento Espírita, com base no cap. Anotações preventivas, do livro Busca e Acharás, pelos Espíritos Emmanuel e André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier.
💐🌺💐

03 de dezembro

Você é parte do todo e cada alma tem o seu papel para desempenhar no todo.

Portanto, não sejam críticos e intolerantes um com o outro, mas percebam que não tem dois que sejam iguais e que é preciso muitas partes diferentes para compor um todo perfeito.

Você já viu um relógio desmontado?

Muitas partes diferentes compõem o relógio e, quando você olha para elas desencaixadas, fica imaginando como é que podem se juntar para formar uma máquina tão perfeita.

Mas, quando alguém que entende de relógios pega cada peça e a coloca no lugar certo, você vê que não só o relógio funciona, como diz a hora correta.

Enquanto cada pecinha ficar no seu lugar certo, fazendo seu trabalho, tudo funcionará suavemente.

Agora você entende porque Eu fico insistindo para que você encontre seu lugar certo no vasto esquema da vida, e quando você o tiver encontrado, dê o melhor de si?

💐🌺💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌺💐

 




💐🌺💐

Mensagem do ESE:

A parentela corporal e a parentela espiritual

Os laços do sangue não criam forçosamente os liames entre os Espíritos. O corpo procede do corpo, mas o Espírito não procede do Espírito, porquanto o Espírito já existia antes da formação do corpo. Não é o pai quem cria o Espírito de seu filho; ele mais não faz do que lhe fornecer o invólucro corpóreo, cumprindo-lhe, no entanto, auxiliar o desenvolvimento intelectual e moral do filho, para fazê-lo progredir.

Os que encarnam numa família, sobretudo como parentes próximos, são, as mais das vezes, Espíritos simpáticos, ligados por anteriores relações, que se expressam por uma afeição recíproca na vida terrena. Mas, também pode acontecer sejam completamente estranhos uns aos outros esses Espíritos, afastados entre si por antipatias igualmente anteriores, que se traduzem na Terra por um mútuo antagonismo, que aí lhes serve de provação. Não são os da consangüinidade os verdadeiros laços de família e sim os da simpatia e da comunhão de idéias, os quais prendem os Espíritos antes, durante e depois de suas encarnações. Segue-se que dois seres nascidos de pais diferentes podem ser mais irmãos pelo Espírito, do que se o fossem pelo sangue. Podem então atrair-se, buscar-se, sentir prazer quando juntos, ao passo que dois irmãos consangüíneos podem repelir-se, conforme se observa todos os dias: problema moral que só o Espiritismo podia resolver pela pluralidade das existências. (Cap. IV, nº 13.)

Há, pois, duas espécies de famílias: as famílias pelos laços espirituais e as famílias pelos laços corporais. Duráveis, as primeiras se fortalecem pela purificação e se perpetuam no mundo dos Espíritos, através das várias migrações da alma; as segundas, frágeis como a matéria, se extinguem com o tempo e muitas vezes se dissolvem moralmente, já na existência atual. Foi o que Jesus quis tornar compreensível, dizendo de seus discípulos: Aqui estão minha mãe e meus irmãos, isto é, minha família pelos laços do Espírito, pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus é meu irmão, minha irmã e minha mãe.

A hostilidade que lhe moviam seus irmãos se acha claramente expressa em a narração de São Marcos, que diz terem eles o propósito de se apoderarem do Mestre, sob o pretexto de que este perdera o espírito. Informado da chegada deles, conhecendo os sentimentos que nutriam a seu respeito, era natural que Jesus dissesse, referindo-se a seus discípulos, do ponto de vista espiritual: “Eis aqui meus verdadeiros irmãos.” Embora na companhia daqueles estivesse sua mãe, ele generaliza o ensino que de maneira alguma implica haja pretendido declarar que sua mãe segundo o corpo nada lhe era como Espírito, que só indiferença lhe merecia. Provou suficientemente o contrário em várias outras circunstâncias.

💐🌺💐
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, item 8.)
💐🌺💐

Centre-se no Essencial


Em meio às confusões de uma crise, centre-se no essencial.

Cuidado para que as preocupações com o supérfluo não lhe toldem a razão para a visão do capital.

O maior pecado, o único verdadeiro pecado é não enxergar com precisão, é distorcer a percepção, é perder o senso das proporções, é inverter a ordem das prioridades.

A chave para as perturbações destrutivas dos inimigos invisíveis é desviar o foco do que interessa para assuntos secundários, levando-se à negligência com o que realmente importa.

Limpe sua alma dos melindres bobos, das ofensas pessoais, das disputas de ego.

Concentre-se em seus objetivos.

Polarize sua atenção em grandes princípios, em metas transcendentes, que vão além das discussões mesquinhas do circunstancial.

Agindo assim, poderá, realmente, atingir a verdadeira sabedoria, e, com isso, assumir grandes responsabilidades.

💐🌺💐
Anacleto
Médium: Benjamin Teixeira
Obra: Reflexão matinal
💐🌺💐

Um comentário:

  1. Faço a leitura sempre que possível da página pela manhã. Mensagens edificantes ❤️ obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.