Não há tratamento mais eficaz contra a obsessão que o do trabalho no Bem por parte do obsidiado.
Nem a intervenção do passe ou da desobsessão clássica em reuniões mediúnicas é tão eficiente.
A propósito, lembro-me, uma vez mais, da palavra abalizada de Chico Xavier, orientando um confrade que se sentia incomodado por insidiosa perseguição espiritual.
– “O obsessor – explicou – não nos quer trabalhando; ao contrário, deseja ver-nos desanimados, a fim de que possa aprofundar, através de nossa própria inércia, os seus vínculos mentais conosco, ampliando o seu domínio... O espírito obsessor não acompanha quem vai para a tarefa e enfrenta o cansaço, a tristeza. Ele nos quer trancados no quarto, de preferência deitados na cama, dormindo o dia inteiro... O obsessor que nos acompanha nos serviços de caridade, com base em nosso esforço de renovação, acaba por se modificar. Agora, vejamos, é justamente o que a vítima de obsessão habitualmente não quer fazer: trabalhar! Quer resolver tudo pela lei do menor esforço... Ora, a prece auxilia e o passe também, mas, se a pessoa não se dispõe a sair de si mesma, fica muito difícil. De que vale doutrinar o espírito, se o obsidiado não se doutrina? Aquele espírito sai e vem outro, às vezes muito pior. Quem se sente espiritualmente incomodado deve ir para o centro e não enjeitar serviço... Peça lá qualquer coisa para fazer, em que possa ser útil. Varrer o chão, lavar o vaso santário, mexer latão de sopa, costurar, ajudar deficientes...”
Fez significativa pausa e continuou:
– “Se não preenchesse o meu tempo, eu não sei o que seria de mim! Nós não estamos preparados para perceber o que se passa ao nosso derredor; o Mundo Espiritual começa aqui mesmo, à nossa volta... Os espíritos que procuram nos vampirizar estão à espreita – nem sempre é ódio de vidas passadas, não! É necessidade. Há muito espírito que nos vampiriza por necessidade: não consegue viver sem o ‘calor’ dos que ainda se encontram no corpo; querem continuar comendo e bebendo como nós e sentindo os mesmos prazeres e sensações... Agora, a pessoa não quer sair de casa, não quer ir ao centro, prefere ir à farmácia e comprar um remédio para dormir – ela vai fazer o que o espírito quer que faça! Vira doença... A obsessão já é uma doença, e muito grave, mas pode adoecer o corpo também. Eu já vi muita gente desencarnar com o espírito obsessor imantado em seu corpo espiritual! Nem dentro de casa, a pessoa, muitas vezes, quer trabalhar: é do quarto para a sala e da sala para o quarto – da cama para o sofá e do sofá para a cama! Precisamos vencer o nosso comodismo espiritual, que é de séculos e séculos. É para isto que o Espiritismo está no mundo: para nos ensinar o melhor aproveitamento do tempo na encarnação! De que nos adianta viver muitas vidas se, dentro de nós, o tempo não corre? Para que a imortalidade, se não sabemos o que fazer de nós mesmos? A gente está acostumado a tratar o obsessor como algoz, mas o obsessor também é vítima... O único remédio que surte efeito contra a obsessão é o do trabalho no Bem. O resto é paliativo!”
🌾🌺🌾
Carlos A. Baccelli,
pelo Espírito Spartaco Ghilardi
Obra: Ao Médium Principiante
LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo
🌾🌺🌾
08 de novembro
Por que aceitar limitações em sua vida?
Sinta sua consciência se expandindo dia a dia.
Espere que o novo se desdobre em você e à sua frente e, se para isso for necessário mudar, esteja disposto a fazer as mudanças sem hesitação.
Para mudar de programa no rádio só é preciso mexer num botão até achar uma nova estação.
Daí é preciso sintonizar cuidadosamente até que a recepção fique clara e não haja distorções para atrapalhar o programa.
Quando seu desejo de deixar o que é velho para trás for suficientemente forte, você não deixará pedra sobre pedra até conseguir o que quer.
Você mexerá em todos os botões até conseguir se sintonizar com o novo e poder receber a transmissão em som alto e forte.
Quando a transmissão estiver clara, você terá que se aquietar e escutar; e quando você tiver absorvido o que está sendo transmitido, você tomará a iniciativa de fazer algo a respeito. Por que esperar mais um dia?
Sintonize-se agora.
🌾🌺🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌺🌾
🌾🌺🌾
MENSAGEM DO ESE:
A cólera
O orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece.
Que sucede então?
— Entregais-vos à cólera.
Pesquisai a origem desses acessos de demência passageira que vos assemelham ao bruto, fazendo-vos perder o sangue-frio e a razão; pesquisai e, quase sempre, deparareis com o orgulho ferido. Que é o que vos faz repelir, coléricos, os mais ponderados conselhos, senão o orgulho ferido por uma contradição? Até mesmo as impaciências, que se originam de contrariedades muitas vezes pueris, decorrem da importância que cada um liga à sua personalidade, diante da qual entende que todos se devem dobrar.
Em seu frenesi, o homem colérico a tudo se atira: à natureza bruta, aos objetos inanimados, quebrando-os porque lhe não obedecem. Ah! se nesses momentos pudesse ele observar-se a sangue-frio, ou teria medo de si próprio, ou bem ridículo se acharia! Imagine ele por aí que impressão produzirá nos outros. Quando não fosse pelo respeito que deve a si mesmo, cumpria-lhe esforçar-se por vencer um pendor que o torna objeto de piedade.
Se ponderasse que a cólera a nada remedeia, que lhe altera a saúde e compromete até a vida, reconheceria ser ele próprio a sua primeira vítima.
Mas, outra consideração, sobretudo, devera contê-lo, a de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tem coração, não lhe será motivo de remorso fazer que sofram os entes a quem mais ama? E que pesar mortal se, num acesso de fúria, praticasse um ato que houvesse de deplorar toda a sua vida!
Em suma, a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede se faça muito bem e pode levar à prática de muito mal. Isto deve bastar para induzir o homem a esforçar-se pela dominar. O espírita, ao demais, é concitado a isso por outro motivo: o de que a cólera é contrária à caridade e à humildade cristãs.
🌾🌺🌾
— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 9.)
🌾🌺🌾
É impossível juntar todas as penas espalhadas pelo vento
Vocês estão sempre prontos para dizer coisas más e não pensam duas vezes antes de pregar mentiras.
Estão sempre acusando os seus irmãos e espalhando calúnias a respeito deles.
Salmos 50.19 e 20
Conta-se que certo irmão sofreu tamanha calúnia que o prostrou mortalmente ferido. O caluniador havia feito um grande estrago em sua vida.
Constrangido por outros a ir ao homem de Deus que estava à beira da morte e pedir perdão pelos seus atos, o caluniador foi até lá com um tremendo peso na consciência.
Ao chegar à presença daquele homem, rogou-lhe desculpas e perdão e ouviu a seguinte resposta: “Eu o perdoo de todas as suas palavras contra mim mas, há duas coisas que desejo que você faça. Será que poderá realizá-las?”
Amargurado, o caluniador respondeu: “Farei o possível para cumprir seus últimos desejos”.
Então o moribundo homem fez um maior esforço e solicitou: “Pegue este travesseiro que está embaixo da minha cabeça, vá até aquele monte em frente ä minha casa e solte todas as plumas ao vento; espalhe bem e por toda a parte, depois, traga-me o saco vazio”
Mais que depressa o caluniador dispôs-se a cumprir o pedido. Não foi difícil soltar aquelas penas de travesseiro ao vento, pelo que, logo ele estava de volta.
Ao receber o saco de pano de volta, o moribundo fez então o segundo pedido: “Muito bem. Agora, pegue este saco vazio, volte lá onde você espalhou as plumas e apanhe uma por uma, pena por pena, encha este travesseiro de novo e me traga de volta!”
Com um terrível sentimento, o difamador replicou: “Mas isto é impossível! Eu não poderei juntar todas as penas. O ventou espalhou por muitos lugares...”
E então o irmão proferiu suas últimas palavras:
“Eu te perdoo de todas as suas palavras contra mim, mas você jamais poderá consertar o estrago que fez à minha vida e à minha imagem diante de todos”.
🌾🌺🌾
Desconheço o autor
🌾🌺🌾
Que nosso dia de luz é paz
ResponderExcluirBom dia. Sábias palavras. Obrigado mais uma vez
ResponderExcluirObrigada pelas mensagens 🌹
ResponderExcluir