sábado, 9 de novembro de 2024

Sabedoria relativa


(...)

Por mais extraordinária seja a ciência, a filosofia e a religiosidade humana, jamais perderá a característica de “humana”, pois acima da nossa inteligência, há a sabedoria infinita e o amor supremo de Deus, a governar os destinos de todos os espíritos que evoluem na Criação Infinita.

É preciso reconhecer que a sabedoria absoluta do Criador ofusca a nossa pequena sabedoria relativa.

Nesse sentido, é preciso não se encantar com as propostas utilitaristas do mundo, que procuram resolver problemas materiais, negando, por vezes, as realidades espirituais que estão nas causas dos problemas.

🪴💐🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Comentários: Haroldo Dutra Dias
Obra: 7 Minutos Com Emmanuel – Volume1
🪴💐🪴

09 de novembro

Que a sua fé seja forte e firme.

A fé tem que ser vivida e demonstrada, não falada.

Torna-se cada vez mais forte quando usada constantemente.

Não é algo que se possa tirar da prateleira de vez em quando, usá-la e recolocá-la no lugar para o próximo que precisar.

A medida que você aprender a viver pela fé, você aprenderá a Me ver em todos e em tudo que está acontecendo, e você perceberá que não há um lugar onde Eu não esteja.

É uma conscientização interior perceber que tudo que há de melhor na vida vem de dentro.

Quando você perceber que você contém tudo dentro de você, sua busca terminará.

Você não mais terá que se esforçar para atingir o impossível, e na quietude e confiança encontrará um depósito transbordante de tesouros incontáveis.

Agora é o tempo de viver pela fé, não amanhã ou algum dia quando você estiver se sentindo mais forte e confiante.

Ponha isto em prática agora mesmo e veja como funciona maravilhosamente.

🪴💐🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴💐🪴





🪴💐🪴

MENSAGEM DO ESE:

A indulgência (II)

Sede indulgentes com as faltas alheias, quaisquer que elas sejam; não julgueis com severidade senão as vossas próprias ações e o Senhor usará de indulgência para convosco, como de indulgência houverdes usado para com os outros.

Sustentai os fortes: animai-os à perseverança. Fortalecei os fracos, mostrando-lhes a bondade de Deus, que leva em conta o menor arrependimento; mostrai a todos o anjo da penitência estendendo suas brancas asas sobre as faltas dos humanos e velando-as assim aos olhares daquele que não pode tolerar o que é impuro. Compreendei todos a misericórdia infinita de vosso Pai e não esqueçais nunca de lhe dizer, pelos pensamentos, mas, sobretudo, pelos atos: “Perdoai as nossas ofensas, como perdoamos aos que nos hão ofendido.” Compreendei bem o valor destas sublimes palavras, nas quais não somente a letra é admirável, mas principalmente o ensino que ela veste.

Que é o que pedis ao Senhor, quando implorais para vós o seu perdão? Será unicamente o olvido das vossas ofensas? Olvido que vos deixaria no nada, porquanto, se Deus se limitasse a esquecer as vossas faltas, Ele não puniria, é exato, mas tampouco recompensaria. A recompensa não pode constituir prêmio do bem que não foi feito, nem, ainda menos, do mal que se haja praticado, embora esse mal fosse esquecido. Pedindo-lhe que perdoe os vossos desvios, o que lhe pedis é o favor de suas graças, para não reincidirdes neles, é a força de que necessitais para enveredar por outras sendas, as da submissão e do amor, nas quais podereis juntar ao arrependimento a reparação.

Quando perdoardes aos vossos irmãos, não vos contenteis com o estender o véu do esquecimento sobre suas faltas, porquanto, as mais das vezes, muito transparente é esse véu para os olhares vossos. Levai-lhes simultaneamente, com o perdão, o amor; fazei por eles o que pediríeis fizesse o vosso Pai celestial por vós. Substitui a cólera que conspurca, pelo amor que purifica. Pregai, exemplificando, essa caridade ativa, infatigável, que Jesus vos ensinou; pregai-a, como ele o fez durante todo o tempo em que esteve na Terra, visível aos olhos corporais e como ainda a prega incessantemente, desde que se tornou visível tão-somente aos olhos do Espírito. Segui esse modelo divino; caminhai em suas pegadas; elas vos conduzirão ao refúgio onde encontrareis o repouso após a luta. Como ele, carregai todos vós as vossas cruzes e subi penosamente, mas com coragem, o vosso calvário, em cujo cimo está a glorificação.

🪴💐🪴
— João, bispo de Bordéus. (1862.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. X, item 17.)
🪴💐🪴

Conversa de gente moça


Paz e amor na reunião,
Coração calmo e contente…
Isto me faz escrever
À mocidade presente.
*
Irmãos, a vocês aí,
Que formam na juventude,
Desejo possam fazer
Tudo aquilo que não pude.
*
Não acreditem na morte
Em que o pijama se estraga,
A vida — bênção de Deus —
É luz que nunca se apaga.
*
Conservem saúde e força
Na paz do trabalho são…
Todo destino começa
Por dentro do coração.
*
Futuro? Pensem agora
Na ideia melhor que há…
Aquilo que a gente planta
É aquilo que surgirá.
*
Assunto de casamento,
Anotem como se cria,
O lar não pode nascer
Em jogo de loteria.
*
Tóxico é tempo perdido,
Guardem juízo apurado;
Dinheiro gasto em bolinha
É furto ao necessitado.
*
O esquenta não auxilia
Mesmo nas horas de festa;
Há muita pinga enfeitada
Mas para a vida não presta.
*
Quanto ao mais, busquem Jesus
E esqueçam exemplos meus!…
Mocidade para o bem
É a senda que leva a Deus.

🪴💐🪴
Jair Presente
Chico Xavier
Obra: Loja de alegria
🪴💐🪴

2 comentários:

  1. Bom dia. Que tenhamos fé e nunca desistamos de viver a vida como um todo. Viver mais, amar mais perdoar mais. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. Que conteúdo leve, pacífico, edificante e agregador! Parabéns aos administradores da página! ❤️

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.