Não esperes o dia de amanhã para inventariar as causas da aflição que a existência te reserva.
Estamos em plena eternidade e a vida, com a justiça por fundamento, diariamente reprova nossos erros e nos premia as boas ações.
Examina a paisagem de tua luta habitual e não percas a oportunidade do reajuste.
Se ofendeste o companheiro que te partilha as experiências, retifica, ainda hoje, o teu gesto infeliz.
Se deste ouvidos à suspeita delituosa, confia-te à meditação e não te enveredes no cipoal da desconfiança indébita.
Se puseste os teus olhos sobre o mal, auxilia a tua própria retentiva a esquecer as imagens perturbadoras que não deverias procurar nem reter.
Se falaste sem propósito, ferindo ou prejudicando alguém, retrocede e regenera as chagas que o teu verbo impensado terá imposto aos que te consagraram atenção.
Se a ociosidade tem sido a tua companheira, abandona-a ao círculo de sombras em que se compraz e busca o serviço sem delongas, para que a vida não te considere peça inútil em suas divinas engrenagens.
Estabelece causas nobres de alegria e bom ânimo, paz e otimismo, aprendendo, amando e servindo, porque o sofrimento nos surpreende na estrada com tanta duração e com tanta intensidade, conforme tenha sido o nosso esquecimento do dever que o Pai nos designou a cumprir.
Ninguém precisa morrer na carne para encontrar a correção ou a recompensa do Além. A Terra é nosso lar sublime, em plena imensidade, e, dentro dela, a vida nos liberta ou nos agrilhoa, nos reconforta ou nos dilacera, de conformidade com a escolha que traçamos para nós mesmos.
🍄🍃🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Escrínio de Luz
🍄🍃🍄
11 de junho
É na quietude que tudo se aclara.
É na quietude que tudo se torna paz e você pode Me encontrar.
EU ESTOU sempre aqui, mas você permanecerá cego para este fato extraordinário até que consiga aquietar-se e Me buscar no silêncio, e isso você pode fazer a qualquer hora.
Quanto mais você praticar, mais natural isso se tornará, até chegar o momento em que será tão natural quanto respirar.
Você não precisa largar tudo depressa para ficar só e poder Me encontrar.
Você será capaz de Me encontrar a todo momento e em tudo que fizer.
Não importa a confusão, o caos ao seu redor ou qualquer que seja o barulho exterior.
Você pode mergulhar no silêncio e paz interiores para Me encontrar.
Quando você tiver Me encontrado, a luz da verdade brilhará sobre todas as situações, pois onde EU ESTOU não há escuridão; não há problemas.
Só há paz.
🍄🍃🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🍃🍄
🍄🍃🍄
MENSAGEM DO ESE:
Preservar-se da avareza.
3. Então, no meio da turba, um homem lhe disse: Mestre, dize a meu irmão que divida comigo a herança que nos tocou. — Jesus lhe disse: Ó homem! quem me designou para vos julgar, ou para fazer as vossas partilhas? — E acrescentou: Tende o cuidado de preservar-vos de toda a avareza, porquanto, seja qual for a abundância em que o homem se encontre, sua vida não depende dos bens que ele possua.
Disse-lhes a seguir esta parábola: Havia um rico homem cujas terras tinham produzido extraordinariamente; — e que se entretinha a pensar consigo mesmo, assim: Que hei de fazer, pois já não tenho lugar onde possa encerrar tudo o que vou colher? — Aqui está, disse, o que farei: Demolirei os meus celeiros e construirei outros maiores, onde porei toda a minha colheita e todos os meus bens; — e direi a minha alma: Minha alma, tens de reserva muitos bens para longos anos; repousa, come, bebe, goza. — Mas, Deus, ao mesmo tempo, disse ao homem: Que insensato és! Esta noite mesmo tomar-te-ão a alma; para que servirá o que acumulaste?
É o que acontece àquele que acumula tesouros para si próprio e que não é rico diante de Deus. (São Lucas, capítulo XII, vv. 13 a 21.)
🍄🍃🍄
O Evangelho Segundo o Espiritismo
🍄🍃🍄
Mensagens ocultas
Todos precisamos de reconforto nos dias de aflição.
Isso é justo.
Importa, entretanto, observar que a Divina Providência não nos envia dificuldades sem motivo.
Entendendo-se que o Senhor não nos relega às próprias fraquezas e nem permite venhamos a carregar cruzes incompatíveis com as forças que nos caracterizam, fujamos de buscar a consolação por flor estéril.
Aproveitemos a bonança que surge em nós habitualmente após a tormenta íntima, para fixarmos o valor que a experiência nos oferece.
Não nos propomos a louvar situações embaraçosas e nem a elogiar os fabricantes de problemas, mas é preciso reconhecer as vantagens ocultas decorrentes das provações que nos visitam.
Quem conseguiria configurar o abismo a que seríamos arrastados pelos caprichos, aos quais muitas vezes nos entregamos, confiantemente, se a desilusão não viesse despertar-nos?
Quem poderia medir os espinheirais de discórdia em que chafurdaríamos o espírito, na equipe de trabalho a que pertencemos, se lutas e lágrimas sofridas em comum não nos ensinassem o benefício do entendimento e da união?
Ingratidão, em muitas circunstâncias, é o nome da bênção com que a Infinita Bondade de Deus nos afasta de ambientes determinados, a fim de que a cegueira não nos induza ao desequilíbrio.
Obstáculo, no dicionário da realidade, em muitas ocasiões expressa apoio invisível para que não descambemos na direção das trevas.
Nossas provas nossas bênçãos.
Reflete nos males maiores que nos alcançariam fatalmente amanhã, se não fosse o socorro providencial dos males menores de hoje, e reconhecerás que todo contratempo aceito com paciência e serenidade é sempre toque do amor de Deus, alertando-nos o coração e guiando-nos o caminho.
🍄🍃🍄
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Rumo certo
🍄🍃🍄
Opiniões contraditórias - AVAREZA E OBSESSÃO
Num grupo de companheiros, dialogávamos sobre os problemas da sovinice. As opiniões eram contraditórias. Depois de muita argumentação em desencontro, um amigo expôs a avareza como sendo uma enfermidade da mente, que deve ser tratada com os princípios religiosos, notadamente os princípios espíritas, que são verdadeiros medicamentos para a alma. Com essa ideia a prevalecer, fomos à prece e ao estudo.
O Evangelho Segundo o Espiritismo nos deu para meditar o item 3 do capítulo XVI — “Preservar-se da avareza”. E depois de novos comentários sobre o tema, o nosso Cornélio Pires deixou-nos o soneto Avareza e Obsessão.
O sovina Chichico da Planura
Foi à sessão no Ingá, pedindo ao Guia:
— “Não me deixes, irmão, nesta agonia,
Carrego obsessão, treva, loucura…”
O Guia esclareceu, em voz segura:
— “Meu amigo, a melhora principia
Em gastar para o bem. Serve e auxilia.
Caridade é socorro, amparo e cura…”
Mas Chichico, escutando esse conselho,
Levantou-se, tossiu, ficou vermelho
E gritou para a médium Nhã Lilica:
— “Custei muito a ganhar o meu dinheiro.
Não quero falação de zombeteiro.
Este Espírito mau nunca foi guia.”
🍄🍃🍄
Cornélio Pires
Chico Xavier
Obra: Amanhece
🍄🍃🍄
Que texto inspirador! Obrigada pela postagem.
ResponderExcluir