sábado, 11 de outubro de 2025

Obediência e vida



Todas as obras da Criação se revestem de grandeza, pela obediência com que se vinculam à Vida Cósmica.

Ninguém concebe férias para o sol, a fim de que se refaça de imaginária fadiga.

Pessoa alguma espera que o mar se derrame, engolindo cidades, a não ser nos raros momentos que a História registra.

Seria ilógico pensar numa fonte que se voltasse para a retaguarda, resolvendo encerrar-se num poço.

 Todo progresso no mundo se baseia em evolução e sequência.

Realmente a liberdade autêntica existe, no entanto, essa liberdade tem o tamanho dos deveres cumpridos.

 Sem ordem e sem limites, sem dimensões e sem horários, a vida na Terra seria apenas o caos.

🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz e vida
🌺🌿🌺

11 de outubro

O fruto do Espírito é a alegria, portanto, deixe que mais alegria, divertimento e risos façam parte de sua vida.

Para que a vida seja plenamente aproveitada é necessário haver equilíbrio e moderação em tudo.

Você pode gostar do seu trabalho e achar que não precisa mudar, mas, de vez em quando, deve tirar um tempinho e fazer algo completamente diferente para mudar seu ritmo de vida.

Assim você vai descobrir que, ao voltar ao normal, vai estar completamente refrescado e cheio de alegria.

A vida nunca deve ser um fardo.
Você não está aqui para se curvar sob o peso do mundo.

Você está aqui para aproveitar com alegria cada momento da vida e, por você estar vivendo uma vida equilibrada, há um constante doar e receber.

🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺





🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

Provas voluntárias. O verdadeiro cilício

Perguntais se é licito ao homem abrandar suas próprias provas. Essa questão eqüivale a esta outra: É lícito, àquele que se afoga, cuidar de salvar-se? Àquele em quem um espinho entrou, retirá-lo? Ao que está doente, chamar o médico? As provas têm por fim exercitar a inteligência, tanto quanto a paciência e a resignação. Pode dar-se que um homem nasça em posição penosa e difícil, precisamente para se ver obrigado a procurar meios de vencer as dificuldades. O mérito consiste em sofrer, sem murmurar, as conseqüências dos males que lhe não seja possível evitar, em perseverar na luta, em se não desesperar, se não é bem-sucedido; nunca, porém, numa negligência que seria mais preguiça do que virtude.

Essa questão dá lugar naturalmente a outra. Pois, se Jesus disse: “Bem-aventurados os aflitos”, haverá mérito em procurar, alguém, aflições que lhe agravem as provas, por meio de sofrimentos voluntários? A isso responderei muito positivamente: sim, há grande mérito quando os sofrimentos e as privações objetivam o bem do próximo, porquanto é a caridade pelo sacrifício; não, quando os sofrimentos e as privações somente objetivam o bem daquele que a si mesmo as inflige, porque aí só há egoísmo por fanatismo.

Grande distinção cumpre aqui se faça: pelo que vos respeita pessoalmente, contentai-vos com as provas que Deus vos manda e não lhes aumenteis o volume, já de si por vezes tão pesado; aceitá-las sem queixumes e com fé, eis tudo o que de vós exige ele. Não enfraqueçais o vosso corpo com privações inúteis e macerações sem objetivo, pois que necessitais de todas as vossas forças para cumprirdes a vossa missão de trabalhar na Terra. Torturar e martirizar voluntariamente o vosso corpo é contravir a lei de Deus, que vos dá meios de o sustentar e fortalecer. Enfraquece-lo sem necessidade é um verdadeiro suicídio. Usai, mas não abuseis, tal a lei. O abuso das melhores coisas tem a sua punição nas inevitáveis conseqüências que acarreta.

Muito diverso é o que ocorre, quando o homem impõe a si próprio sofrimentos para o alívio do seu próximo. Se suportardes o frio e a fome para aquecer e alimentar alguém que precise ser aquecido e alimentado e se o vosso corpo disso se ressente, fazeis um sacrifício que Deus abençoa. Vós que deixais os vossos aposentos perfumados para irdes à mansarda infecta levar a consolação; vós que sujais as mãos delicadas pensando chagas; vós que vos privais do sono para velar à cabeceira de um doente que apenas é vosso irmão em Deus; vós, enfim, que despendeis a vossa saúde na prática das boas obras, tendes em tudo isso o vosso cilício, verdadeiro e abençoado cilício, visto que os gozos do mundo não vos secaram o coração, que não adormecestes no seio das volúpias enervantes da riqueza, antes vos constituístes anjos consoladores dos pobres deserdados.

Vós, porém, que vos retirais do mundo, para lhe evitar as seduções e viver no insulamento, que utilidade tendes na Terra? Onde a vossa coragem nas provações, uma vez que fugis à luta e desertais do combate? Se quereis um cilício, aplicai-o às vossas almas e não aos vossos corpos; mortificai o vosso Espírito e não a vossa carne; fustigai o vosso orgulho, recebei sem murmurar as humilhações; flagiciai o vosso amor-próprio; enrijai-vos contra a dor da injúria e da calúnia, mais pungente do que a dor física. Aí tendes o verdadeiro cilício cujas feridas vos serão contadas, porque atestarão a vossa coragem e a vossa submissão à vontade de Deus.

🌺🌿🌺
- Um anjo guardião. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 26.)
🌺🌿🌺

Saúde e alimentação


A saúde do corpo que ocupas está diretamente relacionada com teus hábitos alimentares.

Não cometas excessos à mesa.

Quanto mais leve a alimentação, menos o corpo pesará sobre o espírito.

Todo e qualquer alimento industrializado torna-se, ao longo do tempo, inconveniente ao organismo.

As toxinas, oriundas da química na elaboração dos alimentos em conserva, são lesivas às células.

Tanto quanto possível, alimenta-te de frutas, legumes e cereais, evitando condimentos, açúcares e gorduras.

Quanto à ingestão de carne, sabe que, com isto, o teu corpo sofrerá mais do que o teu espírito.

Bebe, pelo menos, de dois a três litros de água pura por dia.

A saúde não é apenas um problema de natureza cármica.

A tua qualidade de vida no corpo físico, mormente em idade mais avançada, também depende dos hábitos alimentares que cultives.

🌺🌿🌺
Livro: Teu Lar
Carlos A. Baccelli
pelo Espírito Irmão José
🌺🌿🌺

2 comentários:

  1. O fruto do espírito é a alegria.
    Quando falamos em Jesus, as grande maioria das pessoas imaginam Ele sempre sério, um 'cara' que não brinca, que pouco sorri, um 'cara' meio mal humorado.
    Enganam se.
    De humor refinado e alegria constante, Ele apronta as suas.
    Jesus é um cara muito legal.
    O Espírita pode sorrir, pode brincar, pode e deve ser alegre assim como o Jesus O é.

    ResponderExcluir
  2. Gratidão aos organizadores do Blog! Todos os dias venho aqui me abastecer dessas lindas mensagens e repasso para, quem sabe, tocar alguém .

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.