segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

PIEDADE DO VERBO



Não olvides aquela piedade ao alcance de todos, grande e nobre em todos os lances da vida!...
*
Ampara sem ferir e socorre sem humilhar.
*
Erguida nos alicerces do perdão claro e simples, ainda mesmo nas horas graves, a piedade é paz e compreensão.

Referimo-nos à piedade do verbo, sem a qual o ouro e o pão da beneficência amargam mais que o fel.
*
Não te esqueças da palavra que reergue e abençoa e que, sendo amparo e renovação, brilha no mundo à maneira de luz solar.
*
Fácil será sempre distinguir os fracassos e os erros, as mazelas e as deserções.
*
Fácil será destacar chagas e cicatrizes, indicando-lhes medicação adequada...
*
Entretanto, o amor que vem do Alto, levantando almas e vidas, usa o verbo mágico do entendimento que reconforta e restaura.
*
Grande serás no mundo, repartindo as sobras da mesa e os recursos da bolsa, em favor daqueles que te partilham a marcha humana, no entanto, será bem aventurado pela palavra consoladora com que operes a ressurreição das esperanças semimortas.
*
Em casa ou na via pública, à frente dos homens ou diante da natureza, não condenes onde não possas auxiliar.
*
Cala a frase impensada, adoça a inflexão de tua voz e conversa auxiliando.
*
Muitos semeiam moedas e distribuem alimento, diminuindo o tiranizante poder da penúria.

Muitos espalham o alfabeto e a instrução, reduzindo a influência da ignorância.

Entretanto, somente pelo verbo compassivo, é que a caridade se faz amor e que a cultura se converte em educação, ante a misericórdia e a justiça de Deus.
💐🌱💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Nós
💐🌱💐

14 de fevereiro

O amor está no ar. 

Sinta seu calor, sua alegria e a liberdade que ele traz.

O amor é um estado de espírito interior.

 Não é preciso falar sobre ele, porque ele se expressa de mil e uma pequenas maneiras. 

O amor está em todo lugar, mas você tem que estar alerta para poder apreciá-lo plenamente. 

O ar que você respira está em todo lugar, mas você nem se apercebe disso e do fato que é o ar que o mantém vivo. 

Não deixe nada passar despercebido para que você não perca a alegria e o brilho da vida. 

O amor começa pequeno e depois cresce mais e mais. 

Quando você ama verdadeiramente uma pessoa e ela também o ama, a fé e a confiança são recíprocas.

 Mantenha esse amor fluindo e não deixe que nada interfira. 

Deixe Meu amor divino fluir através de tudo e conheça a paz que ultrapassa toda compreensão.
💐🌱💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌱💐








🌱💐🌱

MENSAGEM DO ESE:

Ajuda-te a ti mesmo, que o céu te ajudará (II)

Se Deus houvesse isentado do trabalho do corpo o homem, seus membros se teriam atrofiado; se o houvesse isentado do trabalho da inteligência, seu espírito teria permanecido na infância, no estado de instinto animal. Por isso é que lhe fez do trabalho uma necessidade e lhe disse: Procura e acharás; trabalha e produzirás. Dessa maneira serás filho das tuas obras, terás delas o mérito e serás recompensado de acordo com o que hajas feito.

Em virtude desse princípio é que os Espíritos não acorrem a poupar o homem ao trabalho das pesquisas, trazendo-lhe, já feitas e prontas a ser utilizadas, descobertas e invenções, de modo a não ter ele mais do que tomar o que lhe ponham nas mãos, sem o incômodo, sequer, de abaixar-se para apanhar, nem mesmo o de pensar. Se assim fosse, o mais preguiçoso poderia enriquecer-se e o mais ignorante tornar-se sábio à custa de nada e ambos se atribuírem o mérito do que não fizeram. Não, os Espíritos não vêm isentar o homem da lei do trabalho: vêm unicamente mostrar-lhe a meta que lhe cumpre atingir e o caminho que a ela conduz, dizendo-lhe: Anda e chegarás.

Toparás com pedras; olha e afasta-as tu mesmo. Nós te daremos a força necessária, se a quiseres empregar. (O Livro dos Médiuns, 2ª Parte, cap. XXVI, nº 291 e seguintes.)

Do ponto de vista moral, essas palavras de Jesus significam: Pedi a luz que vos clareie o caminho e ela vos será dada; pedi forças para resistirdes ao mal e as tereis; pedi a assistência dos bons Espíritos e eles virão acompanhar-vos e, como o anjo de Tobias, vos guiarão; pedi bons conselhos e eles não vos serão jamais recusados; batei à nossa porta e ela se vos abrirá; mas, pedi sinceramente, com fé, confiança e fervor; apresentai-vos com humildade e não com arrogância, sem o que sereis abandonados às vossas próprias forças e as quedas que derdes serão o castigo do vosso orgulho. Tal o sentido das palavras: buscai e achareis; batei e abrir-se-vos-á.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXV, itens 3 a 5.)

💐🌱💐

Algumas constatações evolutivas que você já deve ter vivido mas não se conscientizado ainda


1- O outro não existe para te agradar.

2- Ninguém é culpado pelo que você está sentindo. É você que opta pelos sentimentos que tens neste momento.

3- A arte de viver sem expectativas e, sim, com perspectiva é a chave para não se frustrar.

4- Cure em você o vício da necessidade de aprovação do outro. Só assim, poderá desfrutar da ousadia e confiança natural ao seu espírito.

5- Você não tem controle de nada, por mais que acredite que tenha. Lembre-se, daqui a pouco a Terra irá reivindicar o seu corpo e deixarás esse planeta para ingressar numa nova fase de existência. Abra mão do controle, só assim terá domínio sobre si mesmo e sobre sua vida. Controle é um reflexo do medo, domínio é um reflexo do estado de ausência absoluta de tensão interna.

6- Não se deforme ou se descaracterize para tentar "caber" no espaço apertado do pensamento que o outro tem em relação a você. Isso não vai dar certo. Quando você se deforma para agradar alguém, sua luz se apaga e é apenas você que fica no escuro se sentindo perdido.

7- Não acredite no que os outros dizem para você, por mais romântico e poético que possa ser. O que importa são as atitudes e não as palavras.

8- Abandone o orgulho e o delírio de acreditar que tudo vai ser como você quer.

9- Tudo é passageiro. Como diria Charles Chaplin. De perto a vida é uma tragédia, de longe é uma comédia. Daqui a pouco você vai rir de todos os dramas que criou. Pois tudo passa.

10- Você é responsável por tudo que está acontecendo em sua vida. Seus pensamentos e sentimentos predominantes irão formatar a sua realidade; quer você queira, quer não. Portanto, se quiser mudar a sua realidade, mude seus pensamentos e sentimentos.

11- Carência emocional não é a necessidade de receber e, sim, de se dar. Só você poderá suprir suas necessidades emocionais. Projetá-las em alguém é o mesmo que pedir para que alguém se alimente para saciar a sua fome.

12 - Viva com simplicidade e com mais realidade. Só assim, quem você realmente é, vai surgir de verdade. Ria mais e não leve tudo tão a sério. Afinal de contas, a essência da vida é se descobrir e desfrutar dessa maravilhosa aventura chamada evolução.
💐🌱💐
Paz & Consciência 
💐🌱💐

VIDA E AMOR


A cena desenrolou-se há quase cinco anos.

O apelo vinha de longe. O cansaço da velha amiga se lhe desenhava no rosto. E o rosto dela se nos refletia no espelho da mente.

Era D. Maria Eugênia da Cunha, que eu conhecera menina e moça em meus últimos tempos no Rio. Lembrava-nos a afeição, rogava socorro espiritual. A jovem de outra época era agora uma viúva, pobre, residindo por favor com o filho único, recém-casado.

O chamamento lhe fluía do ser, em nossa direção: “Meu amigo, em nome de Jesus, se é possível, auxilie-me… Não aguento mais!”

Utilizando os recursos do desencarnado, quando pode ganhar distância e tempo, fomos vê-la e encontramo-la, arrasada de angústia, ante as invectivas da nora. Maria Cristina, a boneca que lhe desposara Júlio, o filho que ela preparara com tanto mimo para a vida, não considerava nem mesmo a tempestade, lá fora, e ordenava:

— E a senhora saia daqui hoje…

— Mas hoje? Com esta noite? — arrazoava a sogra, em pranto.

— Estou farta, se eu fosse velha moraria no asilo.

— Preciso ver meu filho…

— Isso é que não. Quem manda nesta casa sou eu…

— Sou mãe.

— Seja o que for, saia daqui. A senhora tem sua irmã no Leblon, tem sobrinhos em Madureira… Pode escolher.

— Maria Cristina!…

— Não dramatize.

— Afinal, você me expulsa deste modo?! Que fiz eu?

— Não vou com a sua cara.

— Minha filha, pelo amor de Deus, não me atire assim pela porta fora…

— Arranque-se daqui ou não respondo pelo que possa acontecer.

— Júlio!… Quero ver Júlio!…

— A senhora não mais envenenará meu marido com as suas conversas…

— Ah! meu Deus!…

— Não se escore em Deus para mudar de assunto. Saia agora!

— Preciso arranjar minhas coisas, minha roupa…

— Nada disso… Amanhã, a senhora telefone, que eu mando seus cacarecos…

— Não posso sair assim…

— Vamos ver quem pode mais…

 Colocando algum dinheiro nas mãos da sogra, sacudiu-a com violência e, em seguida, puxou-a até a porta e gritou:

— Vá de táxi, vá de ônibus, vá como quiser, mas desapareça!

Inútil qualquer tentame de socorro. A moça, transtornada, não assimilava qualquer apelo à misericórdia.

Num momento, D. Maria Eugênia se viu empurrada para a rua. A pobre cambaleou, arrastou-se, e, mais alguns minutos de chuva e lágrimas nos olhos, o desastre… Projetada ao longe por pesado veículo, veio a fratura mortal.

No dia seguinte, identificada pelo filho numa casa de pronto-socorro, largou-se do corpo, ao anoitecer.

Abateu-se o infortúnio sobre o casal.

Júlio e Maria Cristina passaram à condição de doentes da alma. Por mais que a mulher engenhasse a escapatória, asseverando que a sogra teimara em sair em visita à irmã, debaixo do aguaceiro, o esposo desconfiava. Desconfiava e sofria.

D. Maria Eugênia, porém, na Espiritualidade, compadeceu-se dos filhos e, conquanto enriquecida de proteção e carinho, não se sentia tranquila ao sabê-los em desentendimento e dificuldade. Repetia preces, mobilizou relações e, depois de quatro anos, venceu o problema; tornando, de novo, à Terra…

Hoje, fui ver a velha amiga renascida no Rio. Renasceu de Júlio e Maria Cristina, lembrando uma flor de luz no mesmo tronco familiar. Os pais felizes, agindo intuitivamente, deram-lhe o mesmo nome: Maria Eugênia. O jovem genitor beijava-a enternecido e a ex-nora, transfigurada em mãezinha abnegada, guardava-a sobre o próprio seio, com a ternura de quem carrega um tesouro.

Meditava nos prodígios da reencarnação, à frente do trio, quando o irmão Felisberto, que me acompanhava, falou, entre a alegria e a emoção:

— Veja, meu amigo! Não adianta brigar, condenar, ofender, perseguir… A lei de Deus é o amor e o amor vencerá sempre.
💐🌱💐
Irmão X
Chico Xavier
Obra: CURA
💐🌱💐

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.