segunda-feira, 24 de junho de 2019

ENUMERA IGUALMENTE


Quando te dispuseres a listar as inúmeras provas que tens enfrentado na existência, não te esqueças, igualmente, de enumerar as bênçãos que nela tens recebido centuplicadamente.

Os teus dias de tranquilidade são muito mais numerosos que os teus dias de aflição.

Sorris bem mais do que choras.

Acontecimentos positivos se te sucedem com maior frequência que os negativos.

Contrapondo-se a curtas fases de doença, sempre desfrutaste de longos períodos de perfeita saúde.

A tua mesa sempre foi mais farta que desprovida de pão.

Contas com mais amigos que inimigos.

Ouves, com certeza, mais palavras de incentivo que de desencorajamento.

Dentro de todas as tuas lutas, embora não sendo tão expressivas quanto gostarias que fossem, experimentas mais vitórias que fracassos.

Não há, pois, como negar que, mesmo estando presentemente em situação de sofrimento, tens muito mais a agradecer à Vida do que dela te queixares.
****************************
Irmão José (psic. Carlos Baccelli - o livro "Amai-vos uns aos outros") 





MENSAGEM DO ESE:

A nova era (II)

Um dia, Deus, em sua inesgotável caridade, permitiu que o homem visse a verdade varar as trevas. Esse dia foi o do advento do Cristo. Depois da luz viva, voltaram as trevas. Após alternativas de verdade e obscuridade, o mundo novamente se perdia. Então, semelhantemente aos profetas do Antigo Testamento, os Espíritos se puseram a falar e a vos advertir. O mundo está abalado em seus fundamentos; reboará o trovão.

 Sede firmes! 

O Espiritismo é de ordem divina, pois que se assenta nas próprias leis da Natureza, e estai certos de que tudo o que é de ordem divina tem grande e útil objetivo. O vosso mundo se perdia; a Ciência, desenvolvida à custa do que é de ordem moral, mas conduzindo-vos ao bem-estar material, redundava em proveito do espírito das trevas. Como sabeis, cristãos, o coração e o amor têm de caminhar unidos à Ciência. O reino do Cristo, ah! passados que são dezoito séculos e apesar do sangue de tantos mártires, ainda não veio. 

Cristãos, voltai para o Mestre, que vos quer salvar. Tudo é fácil àquele que crê e ama; o amor o enche de inefável alegria. Sim, meus filhos, o mundo está abalado; os bons Espíritos vo-lo dizem sobejamente; dobrai-vos à rajada que anuncia a tempestade, a fim de não serdes derribados, isto é, preparai-vos e não imiteis as virgens loucas, que foram apanhadas desprevenidas à chegada do esposo.

A revolução que se apresta é antes moral do que material. Os grandes Espíritos, mensageiros divinos, sopram a fé, para que todos vós, obreiros esclarecidos e ardorosos, façais ouvir a vossa voz humilde, porquanto sois o grão de areia; mas, sem grãos de areia, não existiriam as montanhas. 

Assim, pois, que estas palavras — “Somos pequenos” — careçam para vós de significação. A cada um a sua missão, a cada um o seu trabalho. Não constrói a formiga o edifício de sua república e imperceptíveis animálculos não elevam continentes? Começou a nova cruzada. Apóstolos da paz universal, que não de uma guerra, modernos São Bernardos, olhai e marchai para frente; a lei dos mundos é a do progresso. 

– Fénelon. (Poitiers, 1861.)

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. I, item 10.)



Um comentário:

  1. Graça e paz. Infelizmente o ser humano é sempre mais inclinado a enxergar os erros. E na maior parte das vezes os beneficios e acertos são bem maiores.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.