quarta-feira, 24 de maio de 2023

Mágoa


Síndrome alarmante, de desequilíbrio, a presença da mágoa faculta a fixação de graves enfermidades físicas e psíquicas no organismo de quem a agasalha; ferrugem perniciosa que destrói o metal em que se origina.

Normalmente se instala nos redutos do amor próprio ferido e paulatinamente se desdobra em seguro processo enfermiço, que termina por vitimar o hospedeiro.

De fácil combate, no início, pode ser expulsa mediante a oração singela e nobre, possuindo, todavia, o recurso de, em habitando os tecidos delicados do sentimento, desdobrar-se em modalidades várias, para sorrateiramente apossar-se de todos os departamentos da emotividade, engendrando cânceres morais irresistíveis. Ao seu lado, instala-se, quase sempre, a aversão, que estimula o ódio, etapa grave do processo destrutivo.

A mágoa, não obstante desgovernar aquele que a vitaliza, emite verdadeiros dardos morbíficos que atingem outras vítimas incautas, aquelas que se fizeram as causadoras conscientes ou não do seu nascimento…

Borra sólida, entorpece os canais por onde transita a esperança, impedindo-lhe o ministério consolador.

Hábil, disfarça-se, utilizando-se de argumentos bem urdidos para negar-se ao perdão ou fugir ao dever do esquecimento.

Muitas distonias orgânicas são o resultado do veneno da mágoa, que, gerando altas cargas tóxicas sobre a maquinaria mental, produz desequilíbrio no mecanismo psíquico com lamentáveis conseqüências nos aparelhos circulatório, digestivo, nervoso…

O homem é, sem dúvida, aquilo que vitaliza pelo pensamento. Suas ideias, suas aspirações constituem o campo vibratório no qual transita e em cujas fontes se nutre.

Estiolando os ideais e espalhando infundadas suspeitas, a mágoa consegue isolar o ressentido, impossibilitando a cooperação dos socorros externos, procedentes de outras pessoas.

Caça implacavelmente esses agentes inferiores, que conspiram contra a tua paz.

O teu ofensor merece tua compaixão, nunca o teu revide.

Aquele que te persegue sofre desequilíbrio que ignoras e não é justo que te afundes, com ele, no fosso da sua animosidade.

Seja qual for a dificuldade que te impulsione à mágoa, reage, mediante a renovação de propósitos, não valorizando ofensas, nem considerando ofensores.

Através do cultivo de pensamentos salutares, de desculpa e perdão, pairarás acima das viciações mentais que agasalham esses miasmas mortíferos que, infelizmente, se alastram pela Terra de hoje, pestilenciais, danosos, aniquiladores.

Se meditares na transitoriedade do mal e na perenidade do bem, não terás outra opção: amar e amar sempre impedindo que a mágoa estabeleça nas fronteiras da tua vida as balizas de sua província infeliz.

🌳🌼🌳
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Florações Evangélica
🌳🌼🌳

24 de maio

Saia de sua concha e expanda sua consciência; entenda que não existem limitações.

Muitas pessoas não conseguem enxergar além de si mesmas ou do grupo ou comunidade a que pertencem.

Elas se envolvem tanto com mesquinharias que não conseguem se expandir em nenhum sentido.

É este o ponto que necessita mudanças e mudanças rápidas.

Não se satisfaça em aceitar só o que você pode compreender, mas esteja disposto a seguir em frente e encarar o que parece ser impossível de realizar.

Assim sua capacidade será ampliada.

Deixe que ela seja ampliada ao máximo e, então, deixe que ela se amplie ainda mais.

Viva à beira de acontecimentos totalmente novos.

Não tema o novo e o desconhecido, simplesmente dê um passo por vez com absoluta fé e confiança, na certeza de que cada passo o levará para um novo céu e uma nova terra.

🌳🌼🌳
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌳🌼🌳




🌳🌼🌳

MENSAGEM DO ESE:

O suicídio e a loucura

A calma e a resignação hauridas da maneira de considerar a vida terrestre e da confiança no futuro dão ao espírito uma serenidade que é o melhor preservativo contra a loucura e o suicídio. Com efeito, é certo que a maioria dos casos de loucura se deve à comoção produzida pelas vicissitudes que o homem não tem a coragem de suportar. Ora, se encarando as coisas deste mundo da maneira por que o Espiritismo faz que ele as considere, o homem recebe com indiferença, mesmo com alegria, os reveses e as decepções que o houveram desesperado noutras circunstâncias, evidente se torna que essa força, que o coloca acima dos acontecimentos, lhe preserva de abalos a razão, os quais, se não fora isso, a conturbariam.

O mesmo ocorre com o suicídio. Postos de lado os que se dão em estado de embriaguez e de loucura, aos quais se pode chamar de inconscientes, é incontestável que tem ele sempre por causa um descontentamento, quaisquer que sejam os motivos particulares que se lhe apontem. Ora, aquele que está certo de que só é desventurado por um dia e que melhores serão os dias que hão de vir, enche-se facilmente de paciência. Só se desespera quando nenhum termo divisa para os seus sofrimentos. E que é a vida humana, com relação à eternidade, senão bem menos que um dia? Mas, para o que não crê na eternidade e julga que com a vida tudo se acaba, se os infortúnios e as aflições o acabrunham, unicamente na morte vê uma solução para as suas amarguras. Nada esperando, acha muito natural, muito lógico mesmo, abreviar pelo suicídio as suas misérias.

🌳🌼🌳
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, itens 14 e 15.)
🌳🌼🌳

PLANO DE TRABALHO


Se esse ou aquele plano de trabalho está incubado em seu pensamento, agora
é o momento de começar a realizá-lo.
*
Se desejas fazer alguma boa ação, apareceu o instante de promovê-la.
*
Este dia é um presente de Deus, em nosso auxílio; de nós depende aquilo que venhamos a fazer com ele.
*
Mostre um pouco mais de serenidade nos instantes de crise e você se
transformará no apoio providencial de muita gente.
*
Tolere um tanto mais as intrigas que, porventura, lhe assediem o campo de
ação, sem lhes oferecer qualquer importância e defenderá a sua própria felicidade, com inesperado brilhantismo.

🌳🌼🌳
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Agenda de luz
🌳🌼🌳

Entendimento


“Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” – Paulo. (Romanos, 12:2.)

Quando nos reportamos ao problema da transformação espiritual, a comunidade dos discípulos do Evangelho concorda conosco, quanto a semelhante necessidade, mas nem todos demonstram perfeita compreensão do assunto.

No fundo, todos anelam a modificação, no entanto, a maioria não aspira senão à mudança de classificação convencional.

Os menos favorecidos pelo dinheiro buscam escalar o domínio das possibilidades materiais, os detentores de tarefas humildes pleiteiam as grandes posições e, num crescendo desconcertante, quase todos pretendem a transformação indébita das oportunidades a que se ajustam, mergulhando na desordem inquietante.

A renovação indispensável não é a de plano exterior flutuante. Transformar-se-á o cristão devotado, não pelos sinais externos, e sim pelo entendimento, dotando a própria mente de nova luz, em novas concepções.

Assim como qualquer trabalho terrestre pede a sincera aplicação dos aprendizes que a ele se dedicam, o serviço de aprimoramento mental exige constância de esforço no bem e no conhecimento.

Ainda aqui, é forçoso reconhecer que a disciplina entrará com fatores decisivos.

Não te cristalizes, pois, em falsas noções que já te prejudicaram o dia de ontem.

Repara a estrutura dos teus raciocínios de agora, ante as circunstâncias que te rodeiam.

Pergunta a ti próprio quanto ganhaste no Evangelho para analisar retamente esse ou aquele acontecimento de teu caminho. Faze isto e a Bondade do Senhor te auxiliará na esclarecedora resposta a ti mesmo.

🌳🌼🌳
EMMANUEL
(do livro “Pão Nosso” – psic. Chico Xavier
🌳🌼🌳

Bem viver



Pede-me você uma regra de bem-viver para se sentir em paz, dentro do mundo agitado de hoje.

Você diz “mundo agitado” e respeito as suas expressões, embora creia que o mundo foi sempre tumultuado por desafios permanentes.

Justo notar que falamos aqui do Campo Físico, no qual se encontram muito mais os adversários do que os amigos, a fim de harmonizarem relações e podarem arestas.

Traçar diretrizes para a manutenção da tranquilidade, no Círculo dos homens, será o mesmo que transmitir o método de caminhar entre espinheiros interligados sem ferir-se.

Admito que a primeira atitude de alguém, que se proponha a viver em paz no mundo, será praticar a aceitação sem inércia.

Paciência ativa. Calma e trabalho.

Acolher as pessoas como são, sem a ideia de esculpi-las pelo nosso modo de ser, reconhecendo que essas mesmas pessoas não conseguiriam modelar-nos, à maneira delas.

Outro princípio não menos importante é aquele de não nos julgarmos donos da verdade.

Você, decerto, conhece a lenda: 
— dizem que a verdade era um imenso espelho situado nos céus; conquanto amarrado a vigas fortes, um dia caiu na Terra, quebrando-se em milhares de fragmentos, à distância uns dos outros. Cada criatura encontrou um pedaço, passou a mirar-se nele, criando teorias diversas.

Por isso, evitemos discussões estéreis.

Não menospreze o seu trabalho por mais humilde, consciente de que toda tarefa digna é degrau para cima.

Não use máscaras para a afeição, porque o amor é força básica da vida, com a qual não se brinca em tempo algum.

Não tente ser maior do que os outros, porque haverá sempre alguém maior do que nós.

Por outro lado, no entanto, não se sinta inferior diante de ninguém. Somos filhos de Deus e o Infinito Amor de Deus, através de leis sábias, estará velando por nós, onde estivermos.

E, preservando a consciência tranquila, viva na certeza de que o mundo funcionará tal qual é, sem necessidade de nossas reprimendas.

Faça o bem que puder e espere os resultados.

Não se impressione com dificuldades e obstáculos, porquanto pertencemos ao Céu, em cuja imensidão a Terra se move.

E, queiramos ou não, estamos destinados a agir hoje para o brilho e para a felicidade que nos espera no grande amanhã.

🌳🌼🌳
Augusto Cezar
Chico Xavier
Obra: Presença de luz
🌳🌼🌳

Um comentário:

Obrigada pelo comentário.