segunda-feira, 22 de maio de 2023

O ato da ingratidão


O ato da ingratidão em quaisquer situações é uma atitude infeliz que pode ser fruto de várias causas. 

Já, o sentimento de ingratidão que você sente a respeito da atitude de alguém, é um sinalizador de algo que precisa ser revisto na sua relação com essa pessoa ou mesmo na sua escala de valores.

Chorar a ingratidão do outro para com você é um ato de imaturidade. Sim, não se assuste com isso. Pouca gente tem esse conceito.

Quer dizer que o outro é ingrato comigo, não reconhece o bem que eu lhe fiz, e eu é que sou imaturo? Sim, você pode não gostar, mas é isso mesmo.

Vamos entender isso.

A gratidão é um ato somente possível da parte de quem tem a maturidade da empatia, de desenvolver a sensibilidade para com os valores e esforços alheios, alguém que aprendeu a superar sua própria inveja a ponto de poder considerar o brilho do outro, alguém com capacidade de aceitar que a vida se rege por meio da lei do merecimento e de reconhecer as coisas boas da vida agradecendo por elas existirem.

Pergunte-se: quais pessoas estão dando conta de viver desse jeito, conforme essa discrição acima?

As pessoas estão muito insatisfeitas, lutando para dar conta de si mesmos e de sua vida, Deus sabe a que preço. Esperar esse ato de gratidão atualmente pode ser algo muito fantasioso e infantil.

A vida ensina que quaisquer expectativas de nossa parte para com as pessoas que amamos ou com aquelas que convivemos esporadicamente, é uma arma emocional perigosa e que vai nos ferir. O grande macete é viver e nada esperar. O ser humano é capaz de tudo. Pessoas justiceiras são as que mais sofrem com esse assunto. Querem uma vida muito exata. Tem uma escala de valores muito rígida. Não que estejam errados. Bom seria que a gratidão fosse constante nos comportamentos. A realidade é outra.

Compreenda que o sentimento de ingratidão que te feriu serve para reavaliar esse relacionamento. Para colocar a distância exata que você deve ter dessa pessoa. Em alguns casos distância total.

Serve também para reavaliar sua escala de valores. Rever seu sentimento de expectativa e julgamento na sua convivência. Pessoas controladores pagam caro por isso. Fazem o bem com intuito de manter o comando. Em quaisquer dos dois casos, é você quem tem algo a aprender. O ingrato não está nem aí. Algumas pessoas talvez tenham sido ingratas sem consciência. Podemos ser ingratos por descuido, por falta de atenção, por estar com a mente muito assoberbada, enfim... não existe um único tipo de ingratidão, e em quaisquer uma delas o objetivo é se voltar para nós próprios e ver o que essa dor quer ensinar para nós.

Com certeza se tem um sentimento cujo fim é nos alertar sobre algo a nosso respeito, é a ingratidão.

🌸🌿🌸
Wanderley Oliveira II
https://m.facebook.com/WanderleyOliveiraBH?locale=sk_SK
🌸🌿🌸

22 de maio

Se você não deixar uma criancinha fazer as coisas sozinha, como se alimentar, andar, se vestir, escrever, desenhar, se expressar, ela nunca se desenvolverá a ponto de se tornar independente e conseguir tomar suas próprias decisões.

Você tem que lhe dar espaço e permitir que ela erre, dando-lhe tempo para que ela possa adquirir segurança sobre suas ações.

Você tem que ter paciência e ficar só observando, não importa quão tentado esteja em ajudá-la para ganhar tempo.

Abra seus olhos e perceba que a vida é como uma sala de aula numa escola, e que você está aprendendo o tempo todo.

Quantas vezes Eu não tenho que ficar amorosamente observando você de longe, vendo você se atrapalhar com a vida a fim de aprender lições importantes, lições que jamais serão esquecidas uma vez que forem aprendidas e dominadas?

Eu tenho paciência e amor infinitos.

🌸🌿🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🌿🌸





🌸🌿🌸

MENSAGEM DO ESE:

A fé religiosa. Condição da fé inabalável

Do ponto de vista religioso, a fé consiste na crença em dogmas especiais, que constituem as diferentes religiões.

Todas elas têm seus artigos de fé. Sob esse aspecto, pode a fé ser raciocinada ou cega. Nada examinando, a fé cega aceita, sem verificação, assim o verdadeiro como o falso, e a cada passo se choca com a evidência e a razão.

Levada ao excesso, produz o fanatismo. Em assentando no erro, cedo ou tarde desmorona; somente a fé que se baseia na verdade garante o futuro, porque nada tem a temer do progresso das luzes, dado que o que é verdadeiro na obscuridade, também o é à luz meridiana. Cada religião pretende ter a posse exclusiva da verdade; preconizar alguém a fé cega sobre um ponto de crença é confessar-se impotente para demonstrar que está com a razão.

Diz-se vulgarmente que a fé não se prescreve, donde resulta alegar muita gente que não lhe cabe a culpa de não ter fé. Sem dúvida, a fé não se prescreve, nem, o que ainda é mais certo, se impõe. Não; ela se adquire e ninguém há que esteja impedido de possuí-la, mesmo entre os mais refratários.

Falamos das verdades espirituais básicas e não de tal ou qual crença particular. Não é à fé que compete procurá-los; a eles é que cumpre ir-lhe, ao encontro e, se a buscarem sinceramente, não deixarão de achá-la. Tende, pois, como certo que os que dizem: “Nada de melhor desejamos do que crer, mas não o podemos”, apenas de lábios o dizem e não do íntimo, porquanto, ao dizerem isso, tapam os ouvidos. As provas, no entanto, chovem-lhes ao derredor; por que fogem de observá-las? Da parte de uns, há descaso; da de outros, o temor de serem forçados a mudar de hábitos; da parte da maioria, há o orgulho, negando-se a reconhecer a existência de uma força superior, porque teria de curvar-se diante dela.

Em certas pessoas, a fé parece de algum modo inata; uma centelha basta para desenvolvê-la. Essa facilidade de assimilar as verdades espirituais é sinal evidente de anterior progresso. Em outras pessoas, ao contrário, elas dificilmente penetram, sinal não menos evidente de naturezas retardatárias. As primeiras já creram e compreenderam; trazem, ao renascerem, a intuição do que souberam: estão com a educação feita; as segundas tudo têm de aprender: estão com a educação por fazer. Ela, entretanto, se fará e, se não ficar concluída nesta existência, ficará em outra.

A resistência do incrédulo, devemos convir, muitas vezes provém menos dele do que da maneira por que lhe apresentam as coisas. A fé necessita de uma base, base que é a inteligência perfeita daquilo em que se deve crer. E, para crer, não basta ver; é preciso, sobretudo, compreender. A fé cega já não é deste século, tanto assim que precisamente o dogma da fé cega é que produz hoje o maior número dos incrédulos, porque ela pretende impor-se, exigindo a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do homem: o raciocínio e o livre-arbítrio. É principalmente contra essa fé que se levanta o incrédulo, e dela é que se pode, com verdade, dizer que não se prescreve. Não admitindo provas, ela deixa no espírito alguma coisa de vago, que dá nascimento à dúvida. A fé raciocinada, por se apoiar nos fatos e na lógica, nenhuma obscuridade deixa.

A criatura então crê, porque tem certeza, e ninguém tem certeza senão porque compreendeu. Eis por que não se dobra. Fé inabalável só o é a que pode encarar de frente a razão, em todas as épocas da Humanidade.
A esse resultado conduz o Espiritismo, pelo que triunfa da incredulidade, sempre que não encontra oposição sistemática e interessada.

🌸🌿🌸
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, itens 6 e 7.)
🌸🌿🌸

Instante dourado


Quando a situação se te revele difícil e as forças te pareçam exaustas...

Quando a enfermidade se te instale nas energias, semelhante a uma sombra que não consegues extinguir...

Quando o desânimo te procure, sugerindo-te a desistência dos encargos que abraçaste...

Quando as dificuldades se multipliquem criando-te embaraços e lutas...

Quando as complicações surjam tamanhas que o abandono dos próprios encargos, se te afigure como sendo o caminho a seguir...

Então, haverás atingido o instante dourado para o testemunho de tua própria fé, porque servindo e agindo, em meio a cansaço e tribulação, podes guardar a certeza de que, pelas ocorrências do trabalho, Deus chegará em teu auxílio com o socorro imprevisto e com a inesperada luz.

🌸🌿🌸
Autor: Meimei
Médium: Francisco Cândido Xavier
Obra: Amizade
🌸🌿🌸

Nos Serviços de Salvação


Não peça auxílio exclusivo para as suas necessidades.
Trabalhe a benefício de todos.
*
Não busque compensação julgando-se favorito da divindade.
Valorize o serviço de seus irmãos.
*
Não perca o seu tempo em lamentações infindáveis.
Você pode despender as horas com grande utilidade para os outros e para você mesmo.
*
Não se detenha na glorificação dos próprios atos.
Há muita gente praticando o Bem nos caminhos da vida, sem oportunidade de propaganda.
*
Não fixe as cicatrizes do próximo, destacando as bênçãos que lhe cercam a estrada.
A experiência humana modifica-se de minuto a minuto.
*
Não se demore na excessiva indicação do caminho certo aos pés alheios.
Lembre-se de que você será também obrigado a marchar para os testemunhos.
*
Não espere pela cooperação estranha no trabalho salvacionista.
A expectativa inoperante no Bem avizinha-se da preguiça.
*
Não intoxique o seu corpo com as aplicações indiscriminadas de substância medicamentosa.
Equilibre seu espírito para que a causa iluminada produza efeitos felizes.
*
Não revele os defeitos alheios para acobertar as próprias faltas.
A Eterna Justiça conhece-nos a todos de perto.
*
Não gaste impensadamente os seus dias na pregação desesperada de princípios renovadores, que você mesmo tem dificuldade de abraçar.
Corrijamos em nós o que nos aborrece nos outros e Jesus fará o resto pela felicidade do mundo inteiro.

🌸🌿🌸
Bezerra de Menezes
Chico Xavier
Obra: Cartas do coração
🌸🌿🌸

Nos momentos graves


Use calma. A vida pode ser um bom estado de luta, mas o estado de
guerra nunca uma vida boa.
*
Não delibere apressadamente. As circunstâncias, filhas dos Desígnios
Superiores, modificam-nos a experiência, de minuto a minuto.

Evite lágrimas inoportunas. O pranto pode complicar os enigmas ao invés de resolvê-los.
*
Se você errou desastradamente, não se precipite no desespero. O
reerguimento é a melhor medida para aquele que cai.
*
Tenha paciência. Se você não chega a dominar-se, debalde buscará o
entendimento de quem não o compreende ainda.
*
Se a questão é excessivamente complexa, espere mais um dia
ou mais uma semana, a fim de solucioná-la. O tempo não passa em
vão.
*
A pretexto de defender alguém, não penetre o círculo barulhento. Há
pessoas que fazem muito ruído por simples questão de gosto.
*
Seja comedido nas resoluções e atitudes. Nos instantes graves,
nossa realidade espiritual é mais visível.

Em qualquer apreciação, alusiva a segundas e terceiras pessoas, tenha
cuidado. Em outras ocasiões, outras pessoas serão chamadas a fim de se
referirem a você.

Em hora alguma proclame seus méritos individuais, porque qualquer qualidade excelente é muito problemática no quadro de nossas aquisições.

Lembre-se de que a virtude não é uma voz que fala e, sim, um poder que irradia.

🌸🌿🌸
André Luiz
Chico Xavier
Agenda Cristã
🌸🌿🌸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.