quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Ano Novo


Quando o desvelado orientador chegou ao Planeta, encaminhando o aprendiz à experiência nova, o lar estava em festa, na celebração do Ano Novo.

 Músicas alegres embalavam a casa, flores festivas enfeitavam a mesa lauta. Riam-se os jovens e as crianças, enquanto os velhos bebiam vinhos de júbilo.

O devotado amigo abraçou o tutelado e falou:

— Nova existência, meu filho, é qual Ano Novo. Enche-se o coração das esperanças mais belas. Troca-se o passado pelo presente. Rejubila-se a alma na oportunidade bendita. Promessas divinas florescem no coração.

 O tempo é o tesouro infinito que o Criador concede às criaturas. Não esqueças, todavia, que a concessão de um tesouro é título de confiança e toda confiança traduz responsabilidade. Tanto prejudica a obra de Deus o avarento que restringe a circulação dos valores, como o perdulário que os dissipa, olvidando obrigações sagradas.

 O tempo, desse modo, é benfeitor carinhoso e credor imparcial simultaneamente. Na Terra, a maioria dos homens não chegou ainda a compreendê-lo.

Os ignorantes perdem-no.
Os loucos matam-no.
Os maus envenenam-no.
Os indiferentes zombam dele.
Os vaidosos confundem-no.
Os velhacos enganam-no.
Os criminosos perturbam-no.
Riem-se dele os pândegos.
Os mentirosos ridicularizam-no.
 Os tolos esquecem-no.
Os ociosos combatem-no.
Os tiranos abusam dele.
Os irônicos menosprezam-no.
Os arbitrários dominam-no.
Os revoltados acusam-no.
 Aproveitam-no os trabalhadores fiéis.

O tempo, contudo, meu filho, pertence ao Senhor e ninguém pode subverter a ordem de Deus.

É por isso que, ao fim da existência, cada um recebe conforme usou o divino patrimônio.

Vale-te, pois, da oportunidade nova, sem olvidares o dever, convicto de que ninguém falará ou agirá no mundo, em vão.

O homem precipita-se. O tempo espera. O primeiro experimenta. O segundo determina.

Se atingiste a alegria de recomeçar, alcançarás, igualmente, o dia de acertar.

 Lembra-te de que o tempo ensinará aos ignorantes.
Anulará os loucos.
 Envenenará os maus.
 Zombará dos indiferentes.
Confundirá os vaidosos.
Esclarecerá os velhacos.
Perturbará os criminosos.
Surpreenderá os pândegos.
Ridiculizará os mentirosos.
Corrigirá os tolos.
Combaterá os ociosos.
 Ferirá os tiranos.
 Menosprezará os irônicos.
Prenderá os arbitrários.
 Acusará os revoltados.
Compensará os trabalhadores fiéis.

Calou-se o venerável ancião.

 Havia risos à mesa doméstica, expectativa no candidato à reencarnação, sorrisos paternais no velhinho experiente.

O sábio abraçou novamente o discípulo e despediu-se rematando:

— Não te esqueças de que o tempo é generoso nas concessões e justo nas contas. Vai, porém, meu filho, e não temas.

Nesse instante, à maneira do homem, cheio de esperanças, que penetra o Ano Novo, o aprendiz reingressou na onda do renascimento.

🌿🌸🌿
Irmão X
(Humberto de Campos)
Chico Xavier  
Obra: Pontos e contos
🌿🌸🌿

Mensagens de Ano Novo:


🌿🌸🌿

JANEIRO

Eu vi uma tigela de comida na neve, rodeada de pegadas de muitos pássaros e animais que sabiam que ali encontrariam alimento.

Eu ouvi as palavras:

Você não pode viver só de pão. Venha a Mim para obter seu alimento e subsistência espiritual e Eu o saciarei e você poderá prosseguir refrescado, renovado e plenamente satisfeito.

🌿🌸🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌸🌿

01 de janeiro

Eleve seu coração e entre neste novo ano com a certeza que um ano maravilhoso está à sua frente.

Observe o que há de melhor surgir de todos os acontecimentos.

Eu posso lhe contar que ano glorioso este vai ser.

Mas, a não ser que você aceite o que Eu digo com o coração cheio de gratidão e espere somente o melhor porque sua fé e sua confiança estão na Minha palavra, nada irá acontecer.

Você tem que se agarrar às Minhas maravilhosas promessas e tem que acreditar.

Não é uma questão de acreditar com a sua mente. Você tem que acreditar com a intuição, com o saber interior que emana do mais alto, de Mim.

Você deve Me visualizar caminhando à sua frente, preparando o caminho e tornando possível o que parece impossível.

Somente o melhor, o perfeito é destinado àquelas almas que realmente Me amam e Me colocam sempre em primeiro lugar.

🌿🌸🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌸🌿

 


🌿🌸🌿

MENSAGEM DO ESE:

O Homem de Bem

3 – O verdadeiro homem de bem é aquele que pratica a lei de justiça, de amor e caridade, na sua maior pureza. Se interroga a sua consciência sobre os próprios atos, pergunta se não violou essa lei, se não cometeu o mal, se fez todo o bem que podia, se não deixou escapar voluntariamente uma ocasião de ser útil, se ninguém tem do que se queixar dele, enfim, se fez aos outros aquilo que queria que os outros fizessem por ele.

Tem fé em Deus, na sua bondade, na sua justiça e na sua sabedoria; sabe que nada acontece sem a sua permissão, e submete-se em todas as coisas à sua vontade.

Tem fé no futuro, e por isso coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções, são provas ou expiações, e as aceita sem murmurar.

O homem possuído pelo sentimento de caridade e de amor ao próximo faz o bem pelo bem, sem esperar recompensa, paga o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte e sacrifica sempre o seu interesse à justiça.

Encontra usa satisfação nos benefícios que distribui, nos serviços que presta, nas venturas que promove, nas lágrimas que faz secar, nas consolações que leva aos aflitos. Seu primeiro impulso é o de pensar nos outros., antes que em si mesmo, de tratar dos interesses dos outros, antes que dos seus. O egoísta, ao contrário, calcula os proveitos e as perdas de cada ação generosa.

É bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças nem de crenças, porque vê todos os homens como irmãos.

Respeita nos outros todas as convicções sinceras, e não lança o anátema aos que não pensam como ele.

Em todas as circunstâncias, a caridade é o seu guia. Considera que aquele que prejudica os outros com palavras maldosas, que fere a suscetibilidade alheia com o seu orgulho e o seu desdém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever do amor ao próximo e não merece a clemência do Senhor.

Não tem ódio nem rancor, nem desejos de vingança. A exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas, e não se lembra senão dos benefícios. Porque sabe que será perdoado, conforme houver perdoado.

É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que ele mesmo tem necessidade de indulgência, e se lembra destas palavras do Cristo: “Aquele que está sem pecado atire a primeira pedra”.

Não se compraz em procurar os defeitos dos outros, nem a pô-los em evidência. Se a necessidade o obriga a isso, procura sempre o bem que pode atenuar o mal.

Estuda as suas próprias imperfeições, e trabalha sem cessar em combatê-las. Todos os seus esforços tendem a permitir-lhe dizer, amanhã, que traz em si alguma coisa melhor do que na véspera.

Não tenta fazer valer o seu espírito, nem os seus talentos, às expensas dos outros. Pelo contrário, aproveita todas as ocasiões para fazer ressaltar a vantagens dos outros.
Não se envaidece em nada com a sua sorte, nem com os seus predicados pessoais, porque sabe que tudo quanto lhe foi dado pode ser retirado.

Usa mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe tratar-se de um depósito, do qual deverá prestar contas, e que o emprego mais prejudicial para si mesmo, que poderá lhes dar, é pô-los ao serviço da satisfação de suas paixões.

Se nas relações sociais, alguns homens se encontram na sua dependência, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus. Usa sua autoridade para erguer-lhes a moral, e não para os esmagar com o seu orgulho, e evita tudo quanto poderia tornar mais penosa a sua posição subalterna.

O subordinado, por sua vez, compreende os deveres da sua posição, e tem o escrúpulo de procurar cumpri-los conscientemente. (Ver cap.XVII, nº 9)

O homem de bem, enfim, respeita nos seus semelhantes todos os direitos que lhes são assegurados pelas leis da natureza, como desejaria que os seus fossem respeitados.

Esta não é a relação completa das qualidades que distinguem o homem de bem, mas quem quer que se esforce para possuí-las, estará no caminho que conduz às demais.

🌿🌸🌿
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
🌿🌸🌿

14 comentários:

  1. Que DEUS abençoe todos por esse trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Grata pelas mensagens de todos os dias. Você nos ajuda muito nesse processo de evolução espiritual. Deus, Jesus, Maria e a espiritualidade amiga estejam com você e com a sua família hoje, amanhã e sempre. Fraterno abraço!

    ResponderExcluir
  3. Sou grata por estas mensagens que iluminam nossos dias. Que Deus os abençoem para que continuem este lindo trabalho. OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, que o ano 2025 seja muita luz e paz em nossa caminhada terrestre. Que assim seja

    ResponderExcluir
  5. Feliz Ano Novo e muito obrigada pelas mensagens.

    ResponderExcluir
  6. FLAVIO JORGE MARQUES RODRIGUES1 de janeiro de 2025 às 11:42

    Gratidão...gratidão...

    ResponderExcluir
  7. Gratidão pelas mensagens postadas em 2024, pra mim minha leitura diária e confesso que hoje sou uma pessoa muito mais espiritualizada graças a elas. Um feliz 2025, com saúde paz e prosperidade! Gratidão!

    ResponderExcluir
  8. Muita gratidão por esse trabalho maravilhoso

    ResponderExcluir
  9. Como disse nossa irmã Nelma agradeço de coração o trabalho de vossa equipe na disseminação diária dos ensinos do Mestre Jesus iluminando nossa caminhada! Muito obrigado e feliz Ano Novo a todos!

    ResponderExcluir
  10. Feliz 2025,obrigada por essas mensagens que nos ajudam a procurar cada vêz mais lutar por nossa reforma íntima

    ResponderExcluir
  11. Adoro esse blog! Me ajuda muito. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pelas mensagens, que em 2025 o amor, a paz e a harmonia reinem em nossas vidas. Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  13. Todos os dias a primeira coisa que faço é entrar aqui para ler. Gratidão

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.