terça-feira, 23 de maio de 2023

VOCAÇÃO DOS FILHOS



A jovem sequestrada

Durante o dia fomos várias vezes interpelados em conversações avulsas, sobre o caso da jovem norte-americana sequestrada, noticiado pela imprensa, que depois teria se tornado companheira dos sequestradores. À tarde, outros amigos apareceram, de visita a Uberaba, trazendo-nos o mesmo assunto. Escutei com atenção o que se dizia, naturalmente sem conseguir opinar a respeito.

A noite, iniciada a nossa reunião pública de hábito, O Livro dos Espíritos nos ofereceu à reflexão a pergunta-resposta número 385. Após os comentários dos amigos, o nosso caro Emmanuel escreveu a página “Vocação dos Filhos”.

VOCAÇÃO DOS FILHOS

Filhos na Terra são herdeiros da vida orgânica dos pais até o ponto em que a lei das afinidades os entrelaça nos mesmos processos de vivência; entretanto, psicologicamente, cada criatura herda de si própria, segundo os princípios da reencarnação.

Refletindo nisto, acolhe os filhos que a existência te confiou na categoria de companheiros da jornada humana, necessitados de apoio sem cárcere e de orientação sem violência.

 Sobretudo, observa-lhes as inclinações, a fim de que possas auxiliá-los a descobrir o que buscam nos caminhos do mundo. Quem ama sabe dialogar.

 Terás desejado senhorear determinada profissão sem que a oportunidade te favorecesse para isso; e porque não atingiste semelhante propósito não imponhas a eles a obrigação de efetuar o que não conseguiste.

 Ouve com bondade os filhos que te nasceram do amor para que lhes aprendas a vocação genuína.

Este terá vindo para a organização da família;

 outro precisará do celibato, de modo a realizar-se em determinadas qualidades de espírito;

aquele te desfruta a companhia procurando realizações científicas que lhe premiarão a inteligência, no longo esforço talvez encetado há várias encarnações;

aquele outro te compartilha o plano familiar para o amanho da gleba, empenhando esperanças e sonhos no serviço do campo;

outro ainda te abordou a equipe doméstica tentando realizações artísticas,

e outro ainda se te incorporou à consanguinidade com o ideal de proteger a natureza e salvaguardar os animais.

Se abraças convenções e conceitos terrestres para trabalhar com segurança, agradece a Deus a felicidade de achar o lugar que te é próprio, para agir e progredir pacificamente. Mas é possível que esses mesmos conceitos e convenções se mostrem de maneira diferente à visão dos filhos que acolheste no lar.

 Em todas as situações, ouve teus filhos com afetuoso apreço. E auxilia-os a seguir pela estrada que julguem mais adequada ao que anseiam fazer, na base da consciência tranquila.  Todos estamos no endereço de Deus, entretanto cada um de nós transita em estrada diferente para chegar ao destino.  Não provoques o desespero dos filhos pela imposição das ideias que te modelam a experiência. Tempera o calor da disciplina com a bênção da brandura.  De qualquer modo e quaisquer que sejam as circunstâncias, compadece-te de teus filhos para que eles se compadeçam de ti.

🪴🌹🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Caminhos de volta
🪴🌹🪴

23 de maio

Faça tudo sempre com amor faça para a Minha honra e glória; e não se preocupe.

O que é feito com a atitude correta, é feito perfeitamente; portanto, assuma sempre a melhor atitude.

Mantenha sempre em sua mente as palavras "O trabalho é amor visível', e então você trabalhará sempre com alegria e contentamento e o trabalho não será apenas uma tarefa a ser cumprida.

Que enorme diferença uma atitude certa no trabalho faz para você e para as almas que o rodeiam!

Se você quer ter sucesso, aprenda a amar e a lidar com as situações com uma atitude certa.

Frequentemente uma tarefa se torna agradável simplesmente se você transformar sua atitude negativa em positiva.

Cada alma se harmoniza com um tipo de trabalho.

Você se harmoniza com o quê?

Existe algo que você adora fazer?

Então faça!

🪴🌹🪴
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🪴🌹🪴





🪴🌹🪴

MENSAGEM DO ESE:

Motivos de resignação (I)

Por estas palavras: Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados, Jesus aponta a compensação que hão de ter os que sofrem e a resignação que leva o padecente a bendizer do sofrimento, como prelúdio da cura.

Também podem essas palavras ser traduzidas assim: Deveis considerar-vos felizes por sofrerdes, visto que as dores deste mundo são o pagamento da dívida que as vossas passadas faltas vos fizeram contrair; suportadas pacientemente na Terra, essas dores vos poupam séculos de sofrimentos na vida futura. Deveis, pois, sentir-vos felizes por reduzir Deus a vossa dívida, permitindo que a saldeis agora, o que vos garantirá a tranqüilidade no porvir.

O homem que sofre assemelha-se a um devedor de avultada soma, a quem o credor diz: “Se me pagares hoje mesmo a centésima parte do teu débito, quitar-te-ei do restante e ficarás livre; se o não fizeres, atormentar-te-ei, até que pagues a última parcela.” Não se sentiria feliz o devedor por suportar toda espécie de privações para se libertar, pagando apenas a centésima parte do que deve? Em vez de se queixar do seu credor, não lhe ficará agradecido?

Tal o sentido das palavras: “Bem-aventurados os aflitos, pois que serão consolados.” São ditosos, porque se quitam e porque, depois de se haverem quitado, estarão livres. Se, porém, o homem, ao quitar-se de um lado, endivida-se de outro, jamais poderá alcançar a sua libertação. Ora, cada nova falta aumenta a dívida, porquanto nenhuma há, qualquer que ela seja, que não acarrete forçosa e inevitavelmente uma punição. Se não for hoje, será amanhã; se não for na vida atual, será noutra. Entre essas faltas, cumpre se coloque na primeira fiada a carência de submissão à vontade de Deus. Logo, se murmurarmos nas aflições, se não as aceitarmos com resignação e como algo que devemos ter merecido, se acusarmos a Deus de ser injusto, nova dívida contraímos, que nos faz perder o fruto que devíamos colher do sofrimento. É por isso que teremos de recomeçar, absolutamente como se, a um credor que nos atormente, pagássemos uma cota e a tomássemos de novo por empréstimo.

🪴🌹🪴
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 12.)
🪴🌹🪴

Riscos e desafios


A reencarnação é teste severo para aprendizagem superior, assinalada por incontáveis riscos e desafios constantes, que a podem pôr a perder de um para outro instante.

O véu carnal, que obscurece o discernimento da realidade maior, impede, muitas vezes, se a pessoa não é afeiçoada à reflexão, que se adote o comportamento correto diante das inúmeras pressões que confundem a razão e o sentimento, gerando muitas dificuldades.

Eis por que o hábito da meditação, da análise cuidadosa antes de determinadas decisões, senão de quase todas, tornam-se indispensáveis.

Pensar duas vezes antes de agir, como assevera o refrão popular, é atitude de equilíbrio.

🪴🌹🪴
Livro: Trilhas da Libertação
Divaldo Pereira Franco, pelo Espírito Manoel Philomeno de Miranda
🪴🌹🪴

Pandemia Depressiva


Depressão significa puxar para baixo, obrigando o Espírito a refugiar-se nas reflexões internas, a refazer observações, a percorrer novos caminhos.

Quando sintas o desânimo agravar-se no teu currículo de ações;
quando fores vítima de contínuos episódios de insônia com pensamentos conflitivos;
quando experimentes indiferença afetiva em relação às pessoas queridas;
quando o mau humor em forma de distimia passe a caracterizar-te;
quando a indisposição para qualquer atividade tornar-se frequente;
quando a irritação ou o desejo de isolamento social comecem a dominar-te, tem cuidado, pois que estás em processo depressivo.

Atenta para a renovação interior, busca o auxílio espiritual e o prazer especializado, não te
afastando do Psicoterapeuta sublime, porque estás caminhando pela noite escura, a que se refere
São João da Cruz…

Liberta-te da sombra morbosa e inunda-te da luz do sol da alegria, rumando na direção da saúde
que te aguarda.

Nasceste para conquistar o infinito, e isso depende exclusivamente de ti.

🪴🌹🪴
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Trechos do livro Entrega-te a Deus
🪴🌹🪴

No combate à ignorância


“Não situeis a lâmpada sob o alqueire” — advertiu-nos o Mestre, convocando-nos ao ministério permanente da luz.

Segundo cremos, pretendia o Cristo convidar-nos à claridade incessante para que as sombras não nos senhoreiem a vida.

É que a ignorância, por denso manto de sombras, estende-se, no mundo em quase todas as direções.

Ignorância que transforma o raciocínio em instrumento de crueldade e converte o coração em vaso de fanatismo.

Ignorância que amortalha as consciências alfabetizadas ou não, cristalizando-as em deploráveis processos de desequilíbrio e delinquência, desde a guerra que devasta nações cultas e industriosas até o círculo do homem selvagem, circunscrito ao primitivismo da própria taba.

Ignorância, à maneira de lama que tudo alaga, metamorfoseando casas erguidas ao culto divino em piras de ódio e lares simples em ribaltas de insensatez.

Diante do nevoeiro que nos empana o entendimento egresso da animalidade primeva, condoeu-se naturalmente o Senhor, exortando, aos seus tutelados para que redimam a Terra do cativeiro de sombras.

Desse modo, é justo procuremos guardar esse ou aquele recurso terrestre, quais sejam o alimento e o agasalho, mas a luz do conhecimento superior que nos vibra no espírito pede também exteriorização incansável em todas as áreas da vida para que através do sentimento e da ideia, da palavra e da ação, pelo exemplo e pela atitude, venhamos a expressá-la, por todos os meios ao nosso alcance, sob a inspiração do amor infatigável, a fim de que o trabalho e o progresso, a fraternidade e o discernimento nos livrem de todo mal.

🪴🌹🪴
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Luz e vida
🪴🌹🪴

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.