sexta-feira, 15 de março de 2024

Perdão lll



A virtude do perdão é a que mais requisita o homem que melhor se conhece.

Indulgência para com as fraquezas alheias que, em outras circunstâncias, poderiam ser suas.

Compreensão que não efetua cobranças comportamentais.

Consciência da alheia limitação, tomando os próprios limites como parâmetro.

Isenção absoluta, quando chamado a aferir esta ou aquela atitude do próximo.

Transposição de lugar com aquele que se censura.

Perdoar é mais do que esquecer; na condição de ofendido, é nivelar-se com a infelicidade de quem ofendeu.

O perdão é a mais ousada das solidariedades.

O mais humano e, ao mesmo tempo, o mais divino de todos os gestos.

É, sem ser o Cristo, igualar-se a Ele naquele exato momento em que o homem, na cruz da suprema humilhação, atinge culminâncias.

🍄🌱🍄
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra:.Os 3 passos do autoconhecimento
🍄🌱🍄

15 de março

À medida que você for caminhando rumo ao novo, esteja conscientemente alerta da Minha divina presença em todos os momentos, e mantenha sua mente em Mim.

Isso o ajudará a se manter num estado elevado de consciência que lhe permitirá seguir em frente sem qualquer dificuldade.

Coloque-Me em tudo que você faz, diz e pensa.

Compartilhe todo o seu ser contigo.

Nada tendo a esconder, você sentirá a verdadeira liberdade do Espirito.

Eu preciso de você livre para que Eu possa lhe entregar as Minhas maravilhas sem empecilhos.

Há muita coisa esperando para acontecer; o processo apenas começou.

Imagine maravilhas e belezas jamais sonhadas esperando para serem reveladas! Será como entrar num novo mundo de novas maneiras, novas leis, novas ideias.

Mantenha seu olhar para o alto. Mantenha a visão da Nova Era sempre à sua frente.

E você caminhará naturalmente em direção ela e ela se tomará parte de você.

🍄🌱🍄
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🍄🌱🍄






🍄🌱🍄


MENSAGEM DO ESE:

A cólera

O orgulho vos induz a julgar-vos mais do que sois; a não suportardes uma comparação que vos possa rebaixar; a vos considerardes, ao contrário, tão acima dos vossos irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais, que o menor paralelo vos irrita e aborrece. Que sucede então? — Entregais-vos à cólera.

Pesquisai a origem desses acessos de demência passageira que vos assemelham ao bruto, fazendo-vos perder o sangue-frio e a razão; pesquisai e, quase sempre, deparareis com o orgulho ferido. Que é o que vos faz repelir, coléricos, os mais ponderados conselhos, senão o orgulho ferido por uma contradição? Até mesmo as impaciências, que se originam de contrariedades muitas vezes pueris, decorrem da importância que cada um liga à sua personalidade, diante da qual entende que todos se devem dobrar.

Em seu frenesi, o homem colérico a tudo se atira: à natureza bruta, aos objetos inanimados, quebrando-os porque lhe não obedecem. Ah! se nesses momentos pudesse ele observar-se a sangue-frio, ou teria medo de si próprio, ou bem ridículo se acharia! Imagine ele por aí que impressão produzirá nos outros. Quando não fosse pelo respeito que deve a si mesmo, cumpria-lhe esforçar-se por vencer um pendor que o torna objeto de piedade.

Se ponderasse que a cólera a nada remedeia, que lhe altera a saúde e compromete até a vida, reconheceria ser ele próprio a sua primeira vítima. Mas, outra consideração, sobretudo, devera contê-lo, a de que torna infelizes todos os que o cercam. Se tem coração, não lhe será motivo de remorso fazer que sofram os entes a quem mais ama? E que pesar mortal se, num acesso de fúria, praticasse um ato que houvesse de deplorar toda a sua vida!

Em suma, a cólera não exclui certas qualidades do coração, mas impede se faça muito bem e pode levar à prática de muito mal. Isto deve bastar para induzir o homem a esforçar-se pela dominar. O espírita, ao demais, é concitado a isso por outro motivo: o de que a cólera é contrária à caridade e à humildade cristãs.

🍄🌱🍄
— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 9.)
🍄🌱🍄

A família


A família consanguínea é lavoura de luz da alma, dentro da qual triunfam somente aqueles que se enriquecem de paciência, renúncia e boa vontade.

De quando a quando, o amor nos congrega, em pleno campo da vida, regenerando-nos a sementeira do destino.

*
Geralmente, não se reúnem a nós os companheiros que já demandaram a esfera superior aureolados por vencedores, e sim afeiçoados menos estimáveis de outras épocas, a fim de restaurarmos o tecido da fraternidade, indispensável ao agasalho de nossa alma, na jornada para a frente.

*
Muitas vezes, na condição de pais e filhos, cônjuges ou parentes, não passamos de devedores em resgate de antigos compromissos.

*
Se és pai, não abandones teu filho aos processos evolutivos da natureza animal, qual se fora menos digno de atenção que a hortaliça de tua casa.

Os filhos são comparáveis a “tratos de terra espiritual” que devolverás, invariavelmente, à Espiritualidade na pauta da sementeira que lhes ofertes.

Se és filho, não desprezes teus pais, relegando-os ao esquecimento e subestimando-lhes os corações quando te parecem em desacordo com os teus ideais de elevação e nobreza, porque também, um dia, precisarás da alheia compreensão para que se te aperfeiçoe na individualidade a região agora menos burilada e menos atendida.

O companheiro mais idoso, em toda parte, é o espelho do teu próprio futuro.

*
Aprende a usar a bondade, em doses intensivas, ajustando-a ao entendimento e à vigilância, para que a experiência em família não se te desapareça no tempo, sem proveito para o grande caminho.

*
Quem não auxilia a alguns, não se acha habilitado ao socorro de muitos.

Quem não tolera o pequeno desgosto doméstico, sabendo sacrificar-se com espontaneidade e alegria, a benefício dos irmãos de tarefa ou de lar, debalde se erguerá por salvador de criaturas e situações que ele mesmo desconhece.

*
Cultiva o trabalho, o silêncio e a generosidade e conquistarás o respeito, sem o qual ninguém consegue ausentar-se do mundo em paz consigo mesmo.

*
Se não praticas no grupo familiar ou no esforço isolado a comunhão com Jesus, não te demores a buscar-lhe a vizinhança, a inspiração e a diretriz, no culto do Evangelho.

*
Não percas o tesouro das horas em reclamações improfícuas ou destrutivas.

*
Procura atender e auxiliar a todos em casa para que todos em casa te entendam e auxiliem na solução dos problemas do cotidiano.

*
O lar é o porto de onde a alma se retira para Além do Mundo e quem não transporta no coração o lastro da experiência cristã, dificilmente escapará de surpresas inquietantes e dolorosas.

*
Procura o Evangelho com todos ou sozinho.

Recorda que todo dia é dia de começar.

🍄🌱🍄
EMMANUEL
Chico Xavier
Obra: Nós
🍄🌱🍄

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.