segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Idosos


O tempo passa suave,
Despercebido, sem avisar.
Como um passe de mágica,
Num breve despertar,
Sentimos a tenra velhice
Querendo nos abraçar.

Ser idoso é continuar
Seguindo em frente,
Com planos pra conquistar.
Ter sempre em mente
Vontade de trabalhar.

Ser útil, criativo,
Não se queixar,
Enfrentar a velhice,
E deixar o tempo passar.

Aproveitar a experiência
Dos anos já vividos,
Em sua longa existência,
Felizes ou sofridos.

Quanto conhecimento
Retido no caminho,
Podendo ser passado
Com amor e carinho.

Valorizemos o idoso
Aprendendo a respeitar,
Porque num belo dia
A velhice vai nos achar.
***************
Paulo Mendes Corrêa



Velhice
A velhice é uma fase marcada por alterações biológicas, psicológicas e sociais significativas. Essas alterações dependem basicamente da interação entre o estilo de vida adotado pela pessoa, sua estrutura psicológica e fatores hereditários.

Apesar de haver pessoas idosas que revelam grande vitalidade, mantendo plenas suas atividades físicas e psíquicas, também observamos muitos casos em que estão presentes debilidades, naturalmente causadas pelo desgaste orgânico, fazendo com que o idoso necessite dos cuidados de outras pessoas no que diz respeito à locomoção, alimentação e hábitos de higiene. Tal condição reduz o convívio social e pode provocar constrangimento e sentimentos de incapacidade, baixa auto-estima, inutilidade e dependência, além da angústia por se aproximar o final da vida.

Nas últimas décadas, os avanços da medicina, o acesso à informação e alguns programas sociais de esclarecimento e prevenção na área da saúde, aliados à constante busca do ser humano pelo rejuvenescimento, vêm proporcionando um aumento na expectativa de vida. Essa situação, embora caracterize um avanço para a humanidade, tem agravado os problemas de ordem emocional normalmente esperados na terceira idade. A ideia culturalmente arraigada de que o idoso não tem mais condições de produzir como um jovem e possui dificuldades para se adaptar a novas situações, faz com que cada vez mais, pessoas absolutamente ativas sejam excluídas do mercado de trabalho, ficando expostas a conflitos que podem levar à depressão. Dados da OMS indicam que 10% a 15% das pessoas com depressão estão acima de 65 anos.

Nessa fase da vida, alterações psicológicas também surgem como reflexo da aposentadoria. Tal situação, quando o idoso não preenche o tempo com algo que faça com que se sinta útil, tende a provocar sentimentos de auto-desvalorização e marginalização na estrutura social.

Outra vivência difícil é a natural perda do cônjuge, causando solidão e angústia.
No final da vida, por motivos variados, muitos idosos são hospitalizados ou institucionalizados. Alguns estudos revelam que os idosos nessas situações, apresentam mais sintomas de depressão do que aqueles que vivem com seus familiares.

Todas essas alterações bio-psico-sociais podem desencadear quadros depressivos, trazendo outra preocupante situação que é o alto índice de suicídio de idosos, que tende a aumentar com a idade, principalmente com relação aos homens.
*************
Wagner Luiz Garcia Teodoro

Tipos de Idosos


“Diz-me como envelheces, dir-te-ei quem és.” (Gilberto de Mello Kujawski)

Os idosos costumam ser classificados quanto ao temperamento, em quatro tipos principais:

 
Têm auto-estima, apreciam a vida. 
São otimistas.Procuram sempre estar em atividade. 
Odeiam ficar sem fazer nada. Amam e, provavelmente, são amados.
 Embora possam ter algum distúrbio orgânico, mantêm-se sob controle. Sociáveis, trabalhadores, criativos. Dizem que costumam viver mais.
 
Angustiados, atormentados, desanimados, pessimistas. Esperando sempre o pior. 
Estão em dificuldades por algum problema
psicológico ou físico. 
Podem se sentir desprezados ou humilhados.A auto-estima está abalada. Ociosos ou não. Hipocondríacos, no geral. Melancólicos. Como diria Camilo Castelo Branco: “Era um acesso de hipocondria, uma invasão de tristeza”.
  


Pessimistas, hipocondríacos, preocupação doentia
com o funcionamento dos órgãos. 
Preocupação excessiva. Tristeza profunda.
Medo à flor da pele. Receio permanente com uma ou mais causas ou efeitos. Queixam-se amargamente da vida, das pessoas que poderiam auxiliá-los nos transes, nos momentos aflitivos. Improdutivos, estão sempre pensando em marcar uma consulta com o médico. Ou fazer exames laboratoriais.

Em qualquer situação não se queixam. Parecem não ter uma exata idéia da vida em si. Podem até se considerar muito seguros, mesmo que seja aparentemente. Insensíveis, apáticos. Pessoas que no geral não têm ódio, nem amizade por outras. Desinteressados de qualquer religião ou sistema político. Podem até se considerar felizes. Para eles a vida só é para ser vivida. Vão matando o tempo, até com um certo desprezo ou mesmo desinteresse. Não aborrecem e não gostam de ser incomodados. Tanto faz ter ou não amigos. Deixam o tempo passar. Aparentemente desprendidos, despreocupados.

Comentários:
Todos os quatro tipos de idosos relatados, com exceção dos eufóricos e ativos, embora já tenhamos encontrado otimistas sempre preocupados, precisam de uma ajuda objetiva e competente. Ter problemas não é algo que os fará mais felizes. Amigos ou parentes, que sejam generosos, de muita boa vontade, poderiam com habilidade tentar interferir na vida desses idosos, procurando a causa do seu baixo astral – influindo no plano intermediário entre o físico e o espiritual.
Procurar dialogar com eles, saber das causas que os afligem para poder minimizar os males que os assaltam. Em primeiro lugar, conquistar a confiança da pessoa. Um terapeuta competente seria a melhor solução.
Mas, em certas condições, uma pessoa amiga e devotada a fazer o bem e que tenha aptidões para isso, poderia talvez descobrir soluções.
Diminuir ou fazer cessar o sofrimento do ser humano é uma tarefa que torna a pessoa superior e com alma nobre e generosa.
Não se deve esquecer que os idosos, em parte, retornam à infância.
Precisam ser, antes de tudo, compreendidos e amados pelos seus semelhantes.
Ajudemos a quem necessita.

“A carga dos nossos prováveis males ficará mais leve”, parodiando Florian (1706-1790), em O Cego e o Paralítico.

********************************************************************************
Abrahão Grinberg – Bertha Grinberg 


O ESPÍRITO NA VELHICE

“O espírito não envelhece, torna-se experiente. A velhice do espírito é a experiência que ele vem acumulando durante os milênios.
Todavia, quando estamos reencarnados nosso corpo envelhece, isto é, apresenta os sinais do desgaste próprio das coisas materiais.
A velhice é a fase gloriosa de nossa vida. Ao relembrarmos o passado distante, vemos que vão longe os trabalhos e as canseiras e próximo vem o dia da alforria, o dia em que voltaremos para nossa colônia espiritual, de onde há tanto tempo partimos. Um misto de esperanças e de receios nos assalta: de esperança pela certeza que temos de nossa imortalidade, da continuação de nossa vida em outros planos luminosos do Universo, na companhia dos entes queridos que nos precederam na partida; e de receio por sentirmos que nos vamos defrontar com algo que nos parece desconhecido.
A nossa felicidade na velhice não consiste em termos amealhado copiosos bens materiais; ela consiste em possuirmos a tranqüilidade de consciência, a paz interior, a satisfação de nunca termos prejudicado ninguém, de termos vivido uma vida reta, moralizada, honesta; e fossem quais fossem as tempestades e as tentações que nos assaltaram em nossa jornada, sempre soubemos conservar nossa dignidade, nossa honradez e prezar nosso caráter.
Felizes, três vezes felizes os velhos que possuem uma consciência tranqüila, uma consciência que não os acuse de nada! Que ao recordarem a vida já vivida, verificam que cumpriram nobremente todos os seus deveres, mesmo no meio de circunstâncias penosas! Esse é o maior tesouro; o grande tesouro que levarão consigo para a pátria espiritual; é o tesouro que nem as traças corroem, nem os ladrões roubam.”
 ********************
 (Eliseu Rigonatti, O espiritismo aplicado, 39)



AS BÊNÇÃOS DO ANCIÃO

“A velhice é santa, pura quanto a primeira infância; por isso, aproxima-se de Deus e vê mais claro e mais longe nas profundezas do Infinito.
Ela é, em realidade, um começo de desmaterialização. A insônia, característico ordinário dessa idade, disso oferece uma prova material. A velhice assemelha-se à vigília prolongada, à vigília da eternidade, e o velho é uma espécie de sentinela avançada, na extrema fronteira da vida; já tem um pé na terra prometida e vê a outra margem, a segunda vertente do destino. Daí, essas ausências estranhas, essas distrações prolongadas, que costumamos tomar por enfraquecimento mental e que são, em realidade, explorações momentâneas no Além, isto é, fenômenos de extirpação passageira. Eis o que nem sempre se compreende. A velhice, tem-se dito muitas vezes, é a tarde da vida, é a noite. A tarde da vida, em verdade; mas há tardes belas e poentes com reflexos de apoteose.
É a noite; mas, a noite é tão bela, com o seu ornato de constelações!
Igual à noite, a velhice tem suas vias-lácteas, suas estradas brancas e luminosas, reflexo esplêndido de longa vida, cheia de virtude, de bondade, de honra! A velhice é visitada pelos Espíritos do Invisível, tem iluminações instintivas; um dom maravilhoso de adivinhação e profecia; é a mediunidade permanente, e seus oráculos são o eco da voz de Deus.
Eis por que são duplamente santas as bênçãos do ancião.
Devem-se guardar no coração os últimos transportes do ancião que morre, qual o eco longínquo de uma voz amada de Deus e respeitada pelos homens.” 
****************
(Léon Denis, O grande enigma, 9. ed., p. 209-210).


14 comentários:

  1. Maravilhoso post!!A sociedade não valoriza o idoso como ele merece! As pessoas esquecem que o tempo passa muito rápido, e passa para todos!! Devemos tratar as pessoas, da mesma forma como gostamos de ser tratados. Isso diz tudo!!

    Tenha uma ótima semana, amiga!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  2. ameiiii
    isso tudo para homenagear o idoso lindas mensagens[

    ResponderExcluir
  3. Lindas mensagens!!! cuide bem do seus idosos afinal foi através deles que viemos ao mundo!!!

    ResponderExcluir
  4. Oração do idoso

    Ivone Boechat (autora)

    Senhor,
    muito obrigada pelas pessoas
    que me empurraram pra frente
    com as ferramentas da inveja...
    Devo muito a elas,
    provei que se pode viver
    muitos e muitos anos,
    quase sozinho,
    guiado pelas velas
    que foram colocando
    no caminho
    para me enterrar...
    Peguei as mais potentes e belas,
    fiz um grande luzeiro para me iluminar.
    Senhor,
    obrigada pela minha vida,
    pelas lutas da idade,
    pelo caminho duvidoso
    e pelas vitórias também,
    obrigada pelo privilégio
    de ser chamado de idoso,
    bênção da longevidade,
    glória da maturidade,
    amém.

    Ivone Boechat
    http://sitedepoesias.com/poesias/95982

    ResponderExcluir
  5. TENHO AMIGOS IDOSOS DESDE QUEN ERA MENINA ME ACOSTUMEI COM AS PESSOAS MAIS EXPERIENTES E VIVO FELI POR TE-LOS COMIGO

    ResponderExcluir
  6. TENHO AMIGOS IDOSOS DESDE QUEN ERA MENINA ME ACOSTUMEI COM AS PESSOAS MAIS EXPERIENTES E VIVO FELI POR TE-LOS COMIGO

    ResponderExcluir
  7. Amo idosos. Pessoas que nos ensina a viver Melhor, respeitando a dignidade da Vida.

    ResponderExcluir
  8. Amo idosos. Pessoas que nos ensina a viver Melhor, respeitando a dignidade da Vida.

    ResponderExcluir
  9. EU SOU UMA APAIXONADA PELOS IDOSOS, MUITOS ENFRENTARAM MOMENTOS TERRÍVEIS PARA CUIDA DA FAMÍLIA, SÃO PESSOAS QUE FALAM A VOZ DÁ EXPERIENCIA.

    ResponderExcluir
  10. temos que respeitar o idoso porque ele nada e do que uma crianca no corpo de um idoso e a qualquer momento seremos tambem e o que acontece com ele e o que vai acontecer com nosco

    ResponderExcluir
  11. Os verdadeiros amigos que eu tenho são idosos pessoas meigas e conselheiros.

    ResponderExcluir
  12. Quando jovem, eu achava que não viveria mais de 40 anos, portanto, talvez, não iria passar pelas peripécias da velhice. hoje com mais de 60 anos sinto que não sou a mesma dos 40 e sinto que deve ser muito triste para o idoso o abandono da família.Fui criada pela minha madrinha a quem teve o mal de auzaime e não reconhecia a família mais próxima e eu doente as pessoas sugeria colocá-la num abrigo mais relutei para que isso não acontecesse porque o que eu mais temia era que ela se esquecesse de mim, então não foi fácil mas foi gratificante, além dela não se esquecer de mim ainda entendia a minha incapacidade física de não poder pegá-la nos braços, coisa que a cuidadora dela fazia.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.