terça-feira, 17 de agosto de 2021

Remorsos


O orgulho humano tem sido tirano cruel a impedir que a alma se liberte das situações mais tolas, e que alce voos aos planos da harmonia.

É comum que no cotidiano ocorram situações ásperas ou desentendimentos, que poderiam ser solucionados de uma só vez com um pedido de desculpa, com uma palavra de entendimento, mas isso não se dá.

Compreensível que em um relacionamento afetivo, seja entre amigos, irmãos, namorados ou esposos, algumas vezes ocorram estremecimentos, numa expressão mais dura, numa referência infeliz ou num tom de voz acintoso ou debochado, capazes de promover estresses entre as partes.

Bastaria um pedido de perdão, um gesto de carinho, uma expressão de arrependimento, e tudo voltaria às boas, mas isso é difícil.

Quantas vezes numa altercação são ditas palavras impensadas, que são liberadas no calor da querela, sem qualquer qualidade do coração, e que a aproximação afetuosa, uma palavra carinhosa ou uma justificativa sincera tudo resolveria.

Porém isso é raro.

O orgulho insinua em nosso íntimo que voltar atrás ou rogar escusas é covardia...

Outras vezes o orgulho não recomenda a retratação para que se não humilhe o ofensor...

Há ocasiões em que o orgulho estabelece que o que um homem diz não desdiz ou que o que uma mulher afirma está afirmado, e pronto, doa a quem doer...

E nascem os torturantes sentimentos de remorso a partir daí.

O remorso é um ácido que corrói a harmonia do coração; é o ruído que desassossega os silêncios da alma; é o grito surdo da covardia moral de quem, por não se respeitar, não respeita os demais.

O remorso, em verdade, só tem sentido quando abre espaço à expiação, ao acerto de contas, ao resgate.

Abra, então, seu coração e não agasalhe remorso para viver em paz consigo mesmo.

Perante qualquer situação que lhe possa perturbar a tranquilidade, volte atrás e peça desculpas.

Você jamais se humilhará nem será diminuído, mas será valoroso e grande perante a sua consciência, que é o que mais interessa.
🌿🌸🌿
Benedita Maria
José Raul Teixeira
Obra:
Ações Corajosas para Viver em Paz
🌿🌸🌿









🌿🌸🌿

MENSAGEM DO ESE:

Fora da Igreja não há salvação. Fora da verdade não há salvação

Enquanto a máxima — Fora da caridade não há salvação — assenta num princípio universal e abre a todos os filhos de Deus acesso à suprema felicidade, o dogma — Fora da Igreja, não há salvação — se estriba, não na fé fundamental em Deus e na imortalidade da alma, fé comum a todas as religiões, porém numa fé especial, em dogmas particulares; é exclusivo e absoluto. Longe de unir os filhos de Deus, separa-os; em vez de incitá-los ao amor de seus irmãos, alimenta e sanciona a irritação entre sectários dos diferentes cultos que reciprocamente se consideram malditos na eternidade, embora sejam parentes e amigos esses sectários. Desprezando a grande lei de igualdade perante o túmulo, ele os afasta uns dos outros, até no campo do repouso.

 A máxima — Fora da caridade não há salvação consagra o princípio da igualdade perante Deus e da liberdade de consciência. Tendo-a por norma, todos os homens são irmãos e, qualquer que seja a maneira por que adorem o Criador, eles se estendem as mãos e oram uns pelos outros. Com o dogma — Fora da Igreja não há salvação, anatematizam-se e se perseguem reciprocamente, vivem como inimigos; o pai não pede pelo filho, nem o filho pelo pai, nem o amigo pelo amigo, desde que mutuamente se consideram condenados sem remissão. É, pois, um dogma essencialmente contrário aos ensinamentos do Cristo e à lei evangélica.

Fora da verdade não há salvação equivaleria ao Fora da Igreja não há salvação e seria igualmente exclusivo, porquanto nenhuma seita existe que não pretenda ter o privilégio da verdade. Que homem se pode vangloriar de a possuir integral, quando o âmbito dos conhecimentos incessantemente se alarga e todos os dias se retificam as idéias? A verdade absoluta é patrimônio unicamente de Espíritos da categoria mais elevada e a Humanidade terrena não poderia pretender possuí-la, porque não lhe é dado saber tudo. 

Ela somente pode aspirara uma verdade relativa e proporcionada ao seu adiantamento. Se Deus houvera feito da posse da verdade absoluta condição expressa da felicidade futura, teria proferido uma sentença de proscrição geral, ao passo que a caridade, mesmo na sua mais ampla acepção, podem todos praticá-la. O Espiritismo, de acordo com o Evangelho, admitindo a salvação para todos, independente de qualquer crença, contanto que a lei de Deus seja observada, não diz: Fora do Espiritismo não há salvação; e, como não pretende ensinar ainda toda a verdade, também não diz: Fora da verdade não há salvação, pois que esta máxima separaria em lugar de unir e perpetuaria os antagonismos.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XV, itens 8 e 9.)
 
🌿🌸🌿 

A luz inextinguível


“A caridade jamais se acaba.” — PAULO (1 Coríntios, 13.8)

Permaneces no campo da experiência humana, em plena atividade transformadora.

Todas as situações de que te envaideces, comumente, são apenas ângulos necessários mas instáveis de tua luta.

A fortuna material, se não a fundamentas no trabalho edificante e contínuo, é patrimônio inseguro.

A família humana, sem laços de verdadeira afinidade espiritual, é ajuntamento de almas, em experimentação de fraternidade, da qual te afastarás, um dia, com extremas desilusões.

A eminência diretiva, quando não solidificada em alicerces robustos de justiça e sabedoria, de trabalho e consagração ao bem, é antecâmara do desencanto.

A posição social é sempre um jogo transitório.

As emoções da esfera física, em sua maior parte, apagam-se como a chama duma vela.

A mocidade do corpo denso é floração passageira.

A fama e a popularidade costumam ser processos de tortura incessante.

A tranquilidade mentirosa é introdução a tormentos morais.

A festa desequilibrante é véspera de laborioso reparo.

O abuso de qualquer natureza compele ao reajustamento apressado.

Tudo, ao redor de teus passos, na vida exterior, é obscuro e problemático.

O amor, porém, é a luz inextinguível. A caridade jamais se acaba.

O bem que praticares, em algum lugar, é teu advogado em toda parte.

Através do amor que nos eleva, o mundo se aprimora. Ama, pois, em Cristo, e alcançarás a glória eterna.
🌿🌸🌿
Emmanuel
Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.