quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Melhorar para sofrer menos


É óbvio que ninguém quer sofrer. Consideremos, entretanto, que o sofrimento ainda é inerente à nossa condição. Como? Então ele vai deixar de nos importunar? Sim, quando o merecermos. E essa conquista depende de nós mesmos.

Sofremos porque ainda somos teimosos. Exageramos nos desejos e nas desculpas, acumulamos lixo mental e guardamos ressentimentos; acomodamo-nos na inércia ou nos perdemos nas precipitações. Por outro lado, tentamos dominar outras consciências e ficamos aborrecidos com os fracassos nestas tentativas, como se fôssemos donos da verdade... Entretanto, essas situações todas apenas refletem vaidade, orgulho ferido, feroz egoísmo, medos, inseguranças ou traumas. Fruto da inexperiência; caminho de aprendizado.


A receita da felicidade, contudo, já está conosco. Jesus trouxe-a pessoalmente ao ensinar que fizéssemos ao próximo tudo o que desejamos para nós mesmos. Ou como nos mandamentos de amar a Deus e ao próximo como a si mesmo.



O que faz sofrer é a rebeldia em aceitar que somos todos iguais e que, portanto, a ninguém cabe o direito de desrespeitar a vontade e a liberdade alheias, exceto por força da lei, ainda que humana. Na verdade, que direito temos de interferir na vida alheia? Quando agimos nesse sentido, as consequências só podem mesmo ser algum tipo de sofrimento ou aflição. E, no mesmo sentido, a orientação cabe com relação a si próprio, pois abusos e desrespeitos a si mesmo também trazem efeitos que podem ser aflitivos.


Portanto, para ser mais feliz e ir, gradativamente, diminuindo os motivos de sofrimento, é melhorar-se o quanto mais. Sim, melhora no comportamento, nas ações, nos pensamentos, na convivência, no relacionamento. Dentro e fora de casa.


Agindo com equilíbrio, ou pelo menos esforçando-se para isso, onde quer que estejamos, estaremos reduzindo as causas de sofrimentos, no presente e no futuro. Quanto ao passado, aos poucos vamos reparando, pois isso também é necessário.


O caminho é pois, melhorar. Em todos os sentidos. Aprender mais, de maneira permanente; autoanalisar-se para verificar os pontos em que já podemos nos disciplinar; solidarizar-se pelas boas causas em favor de nossos irmãos de caminhada; confiar em Deus e prosseguir realizando o melhor ao nosso alcance. Com isso, seremos mais felizes!
********************
Orson Peter Carrara



Alma amiga apascenta teu espírito, não te deixando dominar pelas emoções que desestruturam o equilíbrio.

Ainda que te sinta atormentado por problemas de várias ordens, recorda que não estás sozinho, encontrando-se muitos em condições bem piores do que as que experimentas.

A tempestade de agora, ainda que castigue, irá passar, cedendo lugar ao sol e céu límpido, prenunciando recomeço.

Após muitos desastres naturais, ocorre verdadeira renovação da vida.

A lava incandescente expelida pelo vulcão altera o solo, enriquecendo-o e fomentando futura fartura nas colheitas que sucederão.

Tudo se movimenta no universo, e tudo tem uma finalidade providencial.

Se sofres agora, sorrirás amanhã.

Agasalha-te com o Evangelho do Cristo, vencendo o frio que procurará gelar teu coração.

Aguarda um pouco mais; nunca te precipites e prejulgues a vida.

Ainda que complicada e amarga em muitos momentos, a vida é a maior dádiva concedida por deus, cabendo-nos preservá-la a qualquer custo.
*******************************************
Amélia
Alberto Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.