quarta-feira, 10 de novembro de 2021

PERANTE OS INGRATOS


Pergunta 9 – É muito frequente aquele que foi beneficiado esquecer-se rapidamente do benefício recebido. Como conviver com a ingratidão?

Resposta – Não digas, quando a ingratidão te bater à porta: “Nunca mais ajudarei a ninguém!”

Não exclames, quando a impiedade dos teus beneficiários chegar ao reduto do teu lar: “Para mim, chega!”

Não reclames, quando a soberba dos teus pupilos queimar tuas mãos generosas com as brasas da maldade que carregam consigo: 
“E eu que tudo lhes dei!”

Não sofras, dizendo, quando o azorrague daqueles a quem amas te ferir o devotamento: “Arrependo-me de ter ajudado!”

Não retribuas mal por mal, pois que, assim, vitalizarás o próprio mal.

*

O bem que se faz a alguém é luz que se acende interiormente.

Gostarias, sim, de recolher gratidão, amizade, compreensão... Todos nós gostaríamos de experimentar os pomos da gratidão.

A árvore, porém, não pergunta a quem lhe colhe o fruto para onde o carrega, que pretende dele. Felicita-se por poder dar e se multiplicar através da semente que, atirada alhures, abençoa o novo solo com outras dádivas de alegria.

Imita-lhe o exemplo.

Teus frutos bons, que produzam bons frutos além...

*

A ti a alegria de fazer, doar, e nunca a ideia de colher reconhecimento ou gratidão.

Gratidão pode ser, também, pagamento.

Seja grato o teu coração, mas não esperes pelo reconhecimento de ninguém...
🪴🌷🪴
Livro: Joanna de Ângelis Responde
Divaldo Pereira Franco 
pelo Espírito Joanna de Ângelis
organizado por José Maria de Medeiros Souza
LEAL – Livraria Espírita Alvorada Editora
🪴🌷🪴







 🪴🌷🪴

MENSAGEM DO ESE:  

I – Bem Sofrer E Mal Sofrer

18 – Quando Cristo disse: “Bem-aventurados os aflitos, porque deles é o Reino dos Céus”, não se referia aos sofredores em geral, porque todos os que estão neste mundo sofrem, quer estejam num trono ou na miséria, mas ah!, poucos sofrem bem, poucos compreendem que somente as provas bem suportadas podem conduzir ao Reino de Deus. O desânimo é uma falta; Deus vos nega consolações, se não tiverdes coragem. A prece é um sustentáculo da alma, mas não é suficiente por si só: é necessário que se apóie numa fé ardente na bondade de Deus. Tendes ouvido freqüentemente que Ele não põe um fardo pesado em ombros frágeis. O fardo é proporcional às forças, como a recompensa será proporcional à resignação e à coragem. A recompensa será tanto mais esplendente, quanto mais penosa tiver sido a aflição. Mas essa recompensa deve ser merecida, e é por isso que a vida está cheia de tribulações.

O militar que não é enviado à frente de batalha não fica satisfeito, porque o repouso no acampamento não lhe proporciona nenhuma promoção. Sede como o militar, e não aspires a um repouso que enfraqueceria o vosso corpo e entorpeceria a vossa alma. 

Ficai satisfeitos, quando Deus vos envia à luta. Essa luta não é o fogo das batalhas, mas as amarguras da vida, onde muitas vezes necessitamos de mais coragem que um combate sangrento, pois aquele que enfrenta firmemente o inimigo poderá cair sob o impacto de um sofrimento moral. O homem não recebe nenhuma recompensa por essa espécie de coragem, mas Deus lhe reserva os seus louros e um lugar glorioso. Quando vos atingir um motivo de dor ou de contrariedade, tratai de elevar-vos acima das circunstâncias. E quando chegardes a dominar os impulsos da impaciência, da cólera ou do desespero, dizei, com justa satisfação: “Eu fui o mais forte”!

Bem-aventurados os aflitos, pode, portanto, ser assim traduzidos: Bem-aventurados os que têm a oportunidade de provar a sua fé, a sua firmeza, a sua perseverança e a submissão à vontade de Deus, porque eles terão centuplicado as alegrias que lhes faltam na Terra, e após o trabalho virá o repouso.

LACORDAIRE
Havre, 1863
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

🪴🌷🪴

CARIDADE DO SORRISO


Ainda que não disponhas de recursos econômicos para a prática do bem aos semelhantes;

que não te sobre tempo para uma visita regular a esta ou àquela instituição de caráter beneficente;

que te sintas impedido de caminhar ao encontro dos necessitados, devido às tuas limitações de saúde;

que insidiosa enfermidade te conserve preso ao leito, em quase total dependência daqueles que te auxiliam em tuas menores necessidades;

que tenhas sido acometido pela cegueira ou por um problema neurológico que, inclusive dentro de casa, te embarace os movimentos...

Ainda que te vejas em deplorável situação, como quem requisita auxílio emergencial para que se lhe amenizem os padecimentos na prova que faceia, nada há que te impossibilite de sorrir para aquele que podes encorajar com os teus exemplos de alegria e resignação.

O sorriso que endereças aos que te rodeiam é contagiante mensagem de esperança que tanto mais convincente se torna quanto, no entendimento comum das pessoas, sejam maiores os motivos que tenhas para chorar. 
 🪴🌷🪴
Irmão José 
Carlos Baccelli
🪴🌷🪴

Resgates


Quando encontres algum companheiro em provação, não digas, simplesmente:

— É o carma que se cumpre. Quem deve precisa pagar.

Se as Leis do Senhor te conduziram até esse alguém que sofre é que se te oferece o ensejo de resgatar antecipadamente os próprios débitos de existências passadas, pelo Câmbio do Bem Eterno.

Para isso, no Banco da Providência Divina, temos sempre aberta, em nosso favor, a Bolsa da Caridade.
🪴🌷🪴
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Livro de respostas

3 comentários:

  1. Como sempre, uma seleção de maravilhosas mensagens para a nossa edificação! Gratidão!! Deus abençoe a vida de todos nós e nos ajude na nossa caminhada...

    ResponderExcluir
  2. Gratidão!🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  3. Gratidão 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.