quinta-feira, 16 de junho de 2022

O significado do Corpus Christi para o Espiritismo


O Corpus Christi é uma data cristã, de origem Católica, que é celebrada atualmente durante o mês de junho. Bastante tradicional, a celebração em questão se refere à ressureição de Jesus Cristo logo depois da sua crucificação e, portanto, possui uma forte simbologia ligada à morte em prol de um sacrifício maior. Em termos de significado, a expressão em latim usada para dar nome à data significa “Corpo de Cristo”.

Apesar de ser uma data de origem Católica, o Corpus Christi possui uma visão dentro do espiritismo. Entretanto, ela tende a ser um pouco diferente da que a maioria das pessoas que seguem essa religião conhece. De encontro a isso, vale ressaltar que o primeiro ponto que diferencia a visão espírita da visão católica é o fato de que os seguidores da primeira doutrina não acreditam em ressureição.

Nesse sentido, vale destacar que o espiritismo na verdade crê em reencarnação. Entretanto, ela acontece através de um novo corpo e tem como seu principal objetivo promover outros aprendizados para o espírito. Portanto, para a doutrina de Allan Kardec, o significado dessa data é apenas simbólico e não possui quaisquer aspectos religiosos.

Assim, vale ressaltar ainda que o espiritismo tem uma interpretação particular sobre a ressureição de Jesus Cristo após a sua crucificação. De encontro a isso, vale ressaltar que os espíritas usam o fato citado para corroborar a sua crença de que existe uma sobrevivência para além do corpo material de uma determinada pessoa. Ou seja, o fato de que Cristo voltou à vida confirmaria que existe algo depois da morte, capaz de transpor as barreiras físicas.

Dessa forma, ainda que católicos e espíritas tenham visões bem diferentes sobre o mesmo tema, o simbolismo do Corpus Christi se faz presente em ambas as religiões, bem como o ensinamento que Jesus desejava promover com a sua ressureição.

Além disso, é possível afirmar que a ressurreição de Jesus Cristo confirma o que para os espíritas é uma realidade: a existência de uma vida espiritual. Logo, é possível destacar que na visão dessa doutrina o ensinamento que Jesus desejava transmitir aos seus discípulos nessa ocasião era o amor e o fato de que todos são capazes de e transformar através dele.

Assim, o feriado de Corpus Christi é uma excelente oportunidade de reflexão para os praticantes de qualquer doutrina religiosa que seja. Isso se deve justamente à questão do amor, que é um tema universal dentro das religiões e, por vezes, apontado como a solução para muitos problemas.

Portanto, a data em questão convida a pensar a respeito da possibilidade de deixar esse renascimento de Jesus acontecer também dentro de cada um, algo que é essencial para conseguir seguir uma vida de amor e que siga os ensinamentos religiosos de qualquer doutrina que se siga.

🌸🪴🌸 
Welhyngton Teodoro
https://amigosdechicoxavier.com 
🌸🪴🌸

Corpus Christi


Como começou a comemoração de Corpus Christi pelos católicos?

Segundo narração católica, uma garota chamada Juliana que nasceu em Liège em 1192, interna de um convento das agostinianas em Mont Cornillon, aos 17 anos começou a ter 'visões'. O Papa Urbano recebeu o segredo das visões. Uma das visões retratava um disco lunar dentro do qual havia uma parte escura. Istofoi interpretado como sendo uma ausência de uma festa eucarística no calendário litúrgico para agradecer o sacramento da Eucaristia. Então, Corpus Christi tornou-se um feriado católico cuja finalidade é para agradecer a presença "real" de Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia. A hóstia, acreditam eles, ser o próprio corpo do Cristo (Corpus Christi em latim), e o vinho o sangue.

Mas, o que é Eucaristia?

É um ritual que reproduz a última ceia, onde Jesus disse: "Este é o meu corpo . . . isto é o meu sangue . . . fazei isto em memória de mim", com o intenção de promover a comunhão (comum-união) entre os católicos e Jesus. Tal ritual acontece durante as missas quando o padre distribui o hóstia e toma um gole de vinho.

Onde começou a procissão de Corpus Christi com as ruas enfeitadas?

Os protestantes da Reforma de Lutero, negavam a presença real de Cristo na Eucaristia. Por isso, o catolicismo fortaleceu o decreto da instituição da Festa de Corpus Christi, obrigando o clero a realizar a Procissão Eucarística nas ruas das cidades, como manifestação pública da fé na presença real de Cristo na Eucaristia. Tornou-se, então, uma disputa entre católicos e protestantes, esquecendo assim o verdadeiro sentido do cristianismo. Por isso, vemos os católicos enfeitarem as ruas nesta data.

E para os espíritas, o que significa a frase: "Este é o meu corpo . . . isto é o meu sangue . . . fazei isto em memória de mim"? 

Jesus, na última refeição que fez com os apóstolos, tomou de um pão, deu graças e repartiu entre eles, dizendo ser (simbolicamente) o "seu corpo" (o corpo da sua doutrina: o pão espiritual) oferecido para eles. Da mesma maneira Jesus fez com o cálice de vinho, dizendo ser (simbolicamente) seu sangue (o sacrifício que Ele se submeteria para beneficiá-los). E pediu: "façam isto em memória de mim."
Para nós espíritas, Jesus pediu para que os apóstolos (do cristianismo), em qualquer época, de qualquer religião, compartilhassem uns com os outros o pão de sua doutrina que é o pão espiritual: O AMOR, ou melhor, o pão de cada dia, seja ele o pão de trigo, o pão do espírito, o pão da dor ou da alegria. Enfim, que doassem e se doassem, com sacrifício, derramando sangue, se preciso fosse, assim como Ele fez por nós. Ele fez este pedido porque sabia que sua doutrina (o cristianismo) não seria de fácil aceitação, por isso concluiu nesta mesma ceia: "se me perseguiram, também perseguirão a vós outros." Tanto que seus apóstolos foram perseguidos e mortos barbaramente. Exemplo: Pedro foi crucificado de cabeça para baixo; os cristãos novos morreram nas arenas comidos por leões. E Jesus conclui pedindo que fizessem isto em memória Dele, ou seja, para que Seus ensinamentos não ficassem esquecidos.

O que podemos fazer para que os ensinamentos cristãos não fiquem esquecidos? 

Ressuscitando Jesus em nossas atitudes e palavras e não apenas reproduzindo Seus gestos e palavras. Afinal, foi Ele que nos ensinou que: "A fé sem obras (úteis) é morta."

🌸🪴🌸
Texto de Rudymara
Site grupoallankardec.blogspot.com.br
Corpus Christi - Divaldo Franco
🌸🪴🌸

16 de junho

Certifique-se que você tem uma meta na vida. 

Não se contente em navegar pela vida como um barco sem leme, sendo jogado nesta ou naquela direção ao sabor do vento; sem uma meta definida você não chegará a lugar nenhum. 

Almas demais estão à deriva nesta vida, sem realizar nada de bom. 

Encontre a paz interior e, sem esforço ou tensão, siga o seu caminho. 

Faça o que é necessário e que lhe foi revelado em seu interior e não o que foi determinado por fatores externos.

 Consulte sempre o seu interior para saber se o que você está fazendo está certo; siga em frente e afaste os obstáculos com segurança e convicção. 

Entenda que EU SOU a sua bússola, EU SOU o seu guia e EU o conduzirei à sua meta, mesmo que o caminho pareça difícil.

🌸🪴🌸
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌸🪴🌸



🌸🪴🌸 

MENSAGEM DO ESE:

Deixai que venham a mim as criancinhas (II)

Deixai venham a mim as criancinhas, pois tenho o leite que fortalece os fracos. Deixai venham a mim todos os que, tímidos e débeis, necessitam de amparo e consolação. Deixai venham a mim os ignorantes, para que eu os esclareça. Deixai venham a mim todos os que sofrem, a multidão dos aflitos e dos infortunados: eu lhes ensinarei o grande remédio que suaviza os males da vida e lhes revelarei o segredo da cura de suas feridas! Qual é, meus amigos, esse bálsamo soberano, que possui tão grande virtude, que se aplica a todas as chagas do coração e as cicatriza? E o amor, é a caridade! Se possuís esse fogo divino, que é o que podereis temer? Direis a todos os instantes de vossa vida: “Meu Pai, que a tua vontade se faça e não a minha; se te apraz experimentar-me pela dor e pelas tribulações, bendito sejas, porquanto é para meu bem, eu o sei, que a tua mão sobre mim se abate. Se é do teu agrado, Senhor, ter piedade da tua criatura fraca, dar-lhe ao coração as alegrias sãs, bendito sejas ainda. Mas, faze que o amor divino não lhe fique amodorrado na alma, que incessantemente faça subir aos teus pés o testemunho do seu reconhecimento!”

Se tendes amor, possuís tudo o que há de desejável na Terra, possuís preciosíssima pérola, que nem os acontecimentos, nem as maldades dos que vos odeiem e persigam poderão arrebatar. Se tendes amor, tereis colocado o vosso tesouro lá onde os vermes e a ferrugem não o podem atacar e vereis apagar-se da vossa alma tudo o que seja capaz de lhe conspurcar a pureza; sentireis diminuir dia a dia o peso da matéria e, qual pássaro que adeja nos ares e já não se lembra da Terra, subireis continuamente, subireis sempre, até que vossa alma, inebriada, se farte do seu elemento de vida no seio do Senhor.

— Um Espírito protetor. (Bordéus, 1861.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VIII, item 19.)

🌸🪴🌸

Marcas


“Desde agora ninguém me moleste, porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus.”
– Paulo. (Gálatas, 6:17.)

Todas as realizações humanas possuem marca própria. Casas, livros, artigos, medicamentos, tudo exibe um sinal de identificação aos olhos atentos. Se medida semelhante é aproveitada na lei de uso dos objetos transitórios, não se poderia subtrair o mesmo princípio, na catalogação de tudo o que se refira à vida eterna.

Jesus possui, igualmente, os sinais dEle. A imagem utilizada por Paulo de Tarso, em suas exortações aos gálatas, pode ser mais extensa. As marcas do Cristo não são apenas as da cruz, mas também as de sua atividade na experiência comum.

Em cada situação, o homem pode revelar uma demonstração do Divino Mestre. Jesus forneceu padrões educativos em todas as particularidades da sua passagem pelo mundo. O Evangelho no-lo apresenta nos mais diversos quadros, junto ao trabalho, à simplicidade, ao pecado, à pobreza, à alegria, à dor, a glorificação e ao martírio. Sua atitude, em cada posição da vida, assinalou um traço novo de conduta para os aprendizes. Todos os dias, portanto, o discípulo pode encontrar recursos de salientar suas ações mais comuns com os registros de Jesus.

Quando termine cada dia, passa em revista as pequeninas experiências que partilhaste na estrada vulgar. Observa os sinais com que assinalaste os teus atos, recordando que a marca do Cristo é, fundamentalmente, aquela do sacrifício de si mesmo para o bem de todos.

🌸🪴🌸
EMMANUEL
(do livro “Vinha de Luz” – psic. Chico Xavier)
🌸🪴🌸

NÓS NÃO CARREGAMOS UM FARDO QUE NÃO NOS PERTENCE

Muitos de nós, quando passamos por um momento difícil, sentimos pena de nós mesmos.
Basta encontrarmos com um conhecido para desabafarmos nossas amarguras nos colocando na condição de “coitadinho” ou “vítima” de uma situação.
Temos também o hábito de responsabilizar os outros pela nossa dor: um amigo(a), um espírito, a macumba, os pais, a inveja, o olho gordo, a herança genética, etc.
Quando na verdade somos vítimas de nós mesmos.
Só colhemos o que plantamos. Se não plantamos nesta vida, plantamos em vidas passadas.
Ninguém sofre a toa.
São consequências de nossa inconsequência.

Alguém acredita que Deus nos dá um fardo que não nos pertence?
Claro que não, não é?
Porque Ele é justo e perfeito.
Ele sabe que somos imperfeitos, falíveis, sabe que usaremos de maneira equivocado nosso livre arbítrio.
Por isso, nos dá sempre outras chances de recomeçar.
Basta reconhecermos o erro e nos esforçar para não errar no mesmo ponto.

Então, chega de auto-piedade que é um alimento venenoso, uma espécie de erva daninha que intoxica o espírito, dificulta as relações e promove medo, desconfiança, solidão e melancolia.
É filha do egoísmo e da lamentação, afilhada do orgulho e irmã da necessidade de aprovação e de atenção especial.

🌸🪴🌸
Rudymara
Grupo de Estudo Allan Kardec
🌸🪴🌸

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.