sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Berlinda


… E na roda, em voz baixa, alguém dizia assim:

— Vocês viram, de fato?
Nunca vi companheiro tão mesquinho
E nenhum tão ingrato!…
Obsessão, ali, domina em cheio.
Homem que não entende, nem perdoa,
Sobretudo, é sovina inveterado.
Uma pedra em pessoa…

 E, noutra roda, alguém asseverava:

— Ela, coitada, em tudo é doida e cega,
Intrigante, orgulhosa, sem juízo.
Um poço de vaidade que trafega…
Onde aparece é flor que não se cheira,
Brasa que a gente vê mas não atiça.
E, além dos desmantelos que provoca,
É um retrato acabado da preguiça.

 Quantas vezes entramos no barulho
De coração simplório e desatento,
Tão-só comprando o peso do remorso
E a sombra triste do arrependimento!…

Ante as rodas que falam sem proveito,
Guarda em silêncio e prece a própria voz…
Hoje, os outros padecem na berlinda,
Cuidado! que amanhã seremos nós.

🌾🥀🌾
Manoel Monteiro
Chico Xavier
Obra: Seguindo juntos
🌾🥀🌾

04 de agosto

Por que não começar cada dia sintonizando-se com o que há de mais elevado dentro de si mesmo?

Leve com você essa sintonia pelo seu dia afora.

Deixe que a paz e o amor fluam livremente em você e através de você para todos aqueles que o rodeiam.

Enxergue a Minha unidade e perfeição em todos os seus semelhantes.

Quando você tiver prazer em viver assim, todas as imperfeições nos seus próximos serão eliminadas e você os enxergará sob a luz da perfeição, porque você estará vendo através dos Meus olhos e Eu só vejo o que existe de perfeito em tudo e em todos.

Reflita-Me, seja um coMigo.

Deixe sua consciência ser de unidade e união.

Saiba que EU ESTOU trabalhando em você e através de você e que cada um de seus pensamentos ou ações é guiado e dirigido por Mim.

Quando a harmonia, a beleza, a lei e a ordem entram em sua vida, o caos e a confusão fogem pela janela.

Enquanto você se mantiver neste elevado estado de consciência, tudo correrá muito, muito bem.

🌾🥀🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🥀🌾





🌾🥀🌾

MENSAGEM DO ESE:

Parábola da figueira que secou

Quando saíam de Betânia, ele teve fome; e, vendo ao longe uma figueira, para ela encaminhou-se, a ver se acharia alguma coisa; tendo-se, porém, aproximado, só achou folhas, visto não ser tempo de figos.
Então, disse Jesus à figueira: Que ninguém coma de ti fruto algum, o que seus discípulos ouviram. — No dia seguinte, ao passarem pela figueira, viram que secara até à raiz. — Pedro, lembrando-se do que dissera Jesus, disse: Mestre, olha como secou a figueira que tu amaldiçoaste. — Jesus, tomando a palavra, lhes disse: Tende fé em Deus. — Digo-vos, em verdade, que aquele que disser a esta montanha: Tira-te daí e lança-te ao mar, mas sem hesitar no seu coração, crente, ao contrário, firmemente, de que tudo o que houver dito acontecerá, verá que, com efeito, acontece. (S. MARCOS, cap. XI, vv. 12 a 14 e 20 a 23.)

A figueira que secou é o símbolo dos que apenas aparentam propensão para o bem, mas que, em realidade, nada de bom produzem; dos oradores que mais brilho têm do que solidez, cujas palavras trazem superficial verniz, de sorte que agradam aos ouvidos, sem que, entretanto, revelem, quando perscrutadas, algo de substancial para os corações. É de perguntar-se que proveito tiraram delas os que as escutaram.

Simboliza também todos aqueles que, tendo meios de ser úteis, não o são; todas as utopias, todos os sistemas ocos, todas as doutrinas carentes de base sólida. O que as mais das vezes falta é a verdadeira fé, a fé produtiva, a fé que abala as fibras do coração, a fé, numa palavra, que transporta montanhas. São árvores cobertas de folhas porém, baldas de frutos. Por isso é que Jesus as condena à esterilidade, porquanto dia virá em que se acharão secas até à raiz. Quer dizer que todos os sistemas, todas as doutrinas que nenhum bem para a Humanidade houverem produzido, cairão reduzidas a nada; que todos os homens deliberadamente inúteis, por não terem posto em ação os recursos que traziam consigo, serão tratados como a figueira que secou.

Os médiuns são os intérpretes dos Espíritos; suprem, nestes últimos, a falta de órgãos materiais pelos quais transmitam suas instruções. Daí vem o serem dotados de faculdades para esse efeito. Nos tempos atuais, de renovação social, cabe-lhes uma missão especialíssima; são árvores destinadas a fornecer alimento espiritual a seus irmãos; multiplicam-se em número, para que abunde o alimento; há-os por toda a parte, em todos os países em todas as classes da sociedade, entre os ricos e os pobres, entre os grandes e os pequenos, a fim de que em nenhum ponto faltem e a fim de ficar demonstrado aos homens que todos são chamados. Se porém, eles desviam do objetivo providencial a preciosa faculdade que lhes foi concedida, se a empregam em coisas fúteis ou prejudiciais, se a põem a serviço dos interesses mundanos, se em vez de frutos sazonados dão maus frutos se se recusam a utilizá-la em benefício dos outros, se nenhum proveito tiram dela para si mesmos, melhorando-se, são quais a figueira estéril. Deus lhes retirará um dom que se tornou inútil neles: a semente que não sabem fazer que frutifique, e consentirá que se tornem presas dos Espíritos maus.

🌾🥀🌾
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIX, itens 8 a 10.)
🌾🥀🌾

REENCARNAÇÕES PASSADAS


Não demos excessivo crédito a quem nos venha fazer revelações acerca de passadas existências.

Sobre a Terra, tais revelações muito raramente acontecem e, quando acontecem, elas são diretamente obtidas pelos que, através da reflexão ou de desdobramentos espontâneos, conseguem acessá-las.

Assim mesmo, as referidas revelações são sempre fragmentárias e quase nunca vêm com maiores detalhamentos.

Muitos dos que de nós se aproximam, portando notícias sobre nossas vidas pretéritas, em relação a nós, estão, talvez, a ocultar os seus verdadeiros interesses.

Nisto, não raro, há um interesse de ordem afetiva ou financeira.

Infelizmente, este tem sido um dos modos com que a crença na Reencarnação vem sendo ridicularizada pelos céticos.

A rigor, nenhum espírito fora do corpo tem o poder de saber o que fomos ou fizemos em vida anterior – isto, no mínimo, seria invasão de privacidade.

Ao espírita, basta saber que a sua atual encarnação é a melhor oportunidade de ascensão espiritual que as Leis da Vida já lhe concederam.

Trate, pois, de bem aproveitá-la.

🌾🥀🌾
Livro: Nos Passos de Jesus
Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Laurentino Simões
LEEPP – Livraria Espírita Edições Pedro e Paulo
🌾🥀🌾

EM CASA


O templo doméstico é uma bênção do Céu na Terra, porque dentro dele é possível realizar o verdadeiro trabalho da santificação.

Aí temos o valioso passadiço da alma, em trânsito para as Esferas Superiores.

Nesse divino corredor para a Vida Celestial, a criatura encontra todos os processos de regeneração, de modo a aperfeiçoar-se devidamente.

É na consanguinidade, quase sempre, que o homem recebe as mais puras afeições, mas é igualmente nela que reencontra as suas aversões mais profundas.

Nossa alma é arrojada à organização familiar, no mundo, assim como o metal inferior é precipitado ao cadinho fervente.

Precisamos suportar a tensão elevada do clima em que estagiamos, a fim de apurar nossas qualidades mais nobres.

Não vale fugir ou rebelar-se.

Retroceder seria retornar às sombras do passado e indisciplinar-se equivaleria relegar ao amanhã abençoadas realizações que o Senhor espera de nossa boa vontade ainda hoje.

Saibamos, assim, usar a prece e a serenidade, a compreensão e a tolerância, se desejamos reduzir o tempo do nosso curso educativo na recuperação espiritual.
Com alguns, aprendemos a servir valorosamente a muitos.

Redimindo-nos perante o adversário de ontem, nosso coração vitorioso circulará no grande entendimento da Humanidade.

Se encontraste, em casa, o campo de batalha, em que te sentes compelido a graves indenizações do pretérito, não te detenhas na hesitação ou na dúvida.

Suporta os conflitos indispensáveis à própria redenção, com o valor moral do soldado que carrega o fardo da própria responsabilidade, enquanto se desenvolve a guerra a que foi trazido.

Não te esqueças de que o Lar é o espelho, onde o mundo contempla o teu perfil e, por isso mesmo, intrépidos e tranquilos nos compromissos esposados, saibamos enobrecê-lo e santificá-lo.

🌾🥀🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fé, paz e amor
🌾🥀🌾

Força da atração


A confiança é uma força atraindo vibrações positivas.

Quem confia mobiliza os mecanismos da Lei, desencadeando acontecimentos que lhe sejam favoráveis.

Essa sublime força de atração - a confiança remove do caminho os mais pesados - obstáculos.

Age, com sutileza, no inconsciente dos homens, predispondo-os ao auxílio de quem carece.

O coração de quem confia é inesgotável gerador de energias, encorajando e incentivando ao bem quantos se encontram em seu raio de ação.

O homem de confiança não se opõe ao movimento de ascensão que tira a vida do caos. Mesmo na adversidade, quem confia anula sobre si os efeitos da dor!

🌾🥀🌾
Irmão José
Carlos Baccelli
Obra: Vigiai e Orai
🌾🥀🌾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.