sábado, 12 de novembro de 2011

O Grande Enígma



"(...) De pé sobre a Terra, meu sustentáculo, minha nutriz e minha mãe, elevo os

meus  olhares para o Infinito, sinto-me envolvido na imensa comunhão da vida;

os eflúvios  da Alma universal me penetram e fazem vibrar meu pensamento e meu coração;

 forças poderosas me sustentam, aviventam em mim a existência.

Por toda parte onde a minha vista se estende, por toda parte a que a minha

 inteligência se transporta, vejo, discirno, contemplo a grande harmonia que rege os

 seres e, por vias diversas, os faz rumar para um fim único e sublime.

 Por toda parte vejo irradiar a Bondade, o Amor, a Justiça!

O meu Deus! O meu Pai! Fonte de toda a sabedoria, de todo o amor, Espírito Supremo

 cujo nome é Luz, eu te ofereço meus louvores e minhas aspirações!

 Que elas subam a ti, qual um perfume de flores, qual sobem para o céu os odores

 inebriantes dos bosques. Ajuda-me a avançar na senda sagrada do conhecimento,

 para uma compreensão mais alta de tuas leis, a fim de que se desenvolva em mim

 mais simpatia, mais amor pela grande família humana; pois sei que, pelo meu

 aperfeiçoamento moral, pela realização, pela aplicação ativa em torno de mim e em

 proveito de todos, da caridade e da bondade, aproximar-me-ei de ti, e merecerei

 conhecer-te melhor, comungar mais intimamente contigo na grande harmonia dos

 seres e das coisas.

Ajuda-me a desprender-me da vida material, a compreender, a sentir o que é a vida

 superior, a vida infinita.

Dissipa a obscuridade que me envolve; depõe em minha alma uma centelha desse

 fogo divino que aquece e abrasa os Espíritos das esferas celestes.

Que tua doce luz e, com ela, os sentimentos de concórdia e de paz se derramem

sobre todos os seres! (...)"
************************
Trecho do Livro O Grande Enígma, de Léon Denis

Achei maravilhosa e trago até vocês!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.