sábado, 17 de julho de 2021

Luz no Coração


As sombras que recaem sobre a humanidade, no campo moral, nada mais são que a ausência do Evangelho nos corações das criaturas.

Daí a necessidade de uma vivência maior dentro dos padrões traçados por Jesus, por parte daqueles que já se encontram com o Mestre.

A esses, cabe a tarefa de iluminação do Planeta.

Conforme o próprio Mestre asseverou, eles terão de ser o "sal da Terra", conservando a elevação do pensamento e dando o sabor da fraternidade à vida de relação.

Se a tarefa parece difícil, é oportuno recordar que, sem o espírito de renúncia, desprendimento e disciplina, as dores da humanidade se agravariam ainda mais.

As sombras, contudo, hão de ser passageiras, porque o sol do amor de Deus não deixará que a ignorância imponha, por muito tempo, seus efeitos nefastos aos homens de boa vontade e amantes da paz.

Se a brutalidade ainda recrudesce, cabe aos seguidores do Cristo o desenvolvimento da concórdia, por meio do próprio exemplo, na prática dos ensinos evangélicos.

Se a dor moral ainda persiste, como efeito dos enganos e da rebeldia, o alívio por meio dos esclarecimentos é o único caminho e o principal recurso a ser mobilizado.

Se o homem se ressente de seus atos cheios de sombras, cabe a ele mesmo reerguer-se para a luz de Deus, a fim de construir em sua consciência a cidadela de paz que o mundo deseja.

Somente com o desenvolvimento do amor em níveis mais elevados, conseguirá o homem construir a sociedade livre das mazelas que hoje assolam o progresso.

Confiemos, porém, no amor do Pai, oferecendo nossos esforços, em nosso campo de atuação, para que a luz que todos desejamos venha a nascer dos nossos próprios corações.
💐🍃💐
Scheila
Clayton B. Levy
Obra: A Mensagem do Dia
💐🍃💐







💐🍃💐 

MENSAGEM DO ESE:

Sacrifício da própria vida (II)

– Se um homem se expõe a um perigo iminente para salvar a vida a um de seus semelhantes, sabendo de antemão que sucumbirá, pode o seu ato ser considerado suicídio?


Desde que no ato não entre a intenção de buscar a morte, não há suicídio e, sim, apenas, devotamento e abnegação, embora também haja a certeza de que morrera. Mas, quem pode ter essa certeza? Quem poderá dizer que a Providência não reserva um inesperado meio de salvação para o momento mais crítico? Não poderia ela salvar mesmo aquele que se achasse diante da boca de um canhão? Pode muitas vezes dar-se que ela queira levar ao extremo limite a prova da resignação e, nesse caso, uma circunstância inopinada desvia o golpe fatal.

— São Luís. (Paris, 1860.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 30.)

💐🍃💐

A Receita da Felicidade



Tadeu, que era dos comentaristas mais inflamados, no culto da Boa Nova, em casa de Pedro, entusiasmara-se na reunião, relacionando os imperativos da felicidade humana e clamando contra os dominadores de Roma e contra os rabinos do Sinédrio.


Tocado de indisfarçável revolta, dissertou largamente sobre a discórdia e o sofrimento reinantes no povo, situando-lhes a causa nas deficiências políticas da época, e, depois que expendeu várias considerações preciosas, em torno do assunto, Jesus perguntou-lhe:


- Tadeu, como interpreta você a felicidade?


- Senhor, a felicidade é a paz de todos.


O Cristo estampou significativa expressão fisionômica e ponderou:


- Sim, Tadeu, isto não desconheço; entretanto, estimaria saber como se sentiria você realmente feliz.


O discípulo, com algum acanhamento, enunciou:


- Mestre, suponho que atingiria a suprema tranqüilidade se pudesse alcançar a compreensão dos outros.


Desejo, para esse fim, que o próximo me não despreze as intenções nobres e puras.


Sei que erro, muitas vezes, porque sou humano; entretanto, ficaria contente se aqueles que convivem comigo me reconhecessem o sincero propósito de acertar.


Respiraria abençoado júbilo se pudesse confiar em meus semelhantes, deles recebendo a justa consideração de que me sinta credor, em face da elevação de meu ideal.


Suspiro pelo respeito de todos, para que eu possa trabalhar sem impedimentos.


Regozijar-me-ia se a maledicência me esquecesse.


Vivo na expectativa da cordialidade alheia e julgo que o mundo seria um paraíso se as pessoas da estrada comum se tratassem de acordo com o meu anseio honesto de ser acatado pelos demais.


A indiferença e a calúnia doem-me no coração.


Creio que o sarcasmo e a suspeita foram organizados pelos Espíritos das trevas, para tormento das criaturas.


A impiedade é um fel quando dirigida contra mim, a maldade é um fantasma de dor quando se põe ao meu encontro.


Em razão de tudo isso, sentir-me-ia venturoso se os meus parentes, afeiçoados e conterrâneos me buscassem, não pelo que aparento ser nas imperfeições do corpo, mas pelo conteúdo de boa-vontade que presumo conservar em minhalma.


Acima de tudo, Senhor, estaria sumamente satisfeito se quantos peregrinam comigo me concedessem direito de experimentar livremente o meu gênero de felicidade pessoal, desde que me sinta aprovado pelo código do bem, no campo de minha consciência, sem ironias e críticas descabidas.


Resumindo, Mestre, eu queria ser compreendido, respeitado e estimado por todos, embora não seja, ainda, o modelo de perfeição que o Céu espera de mim, com o abençoado concurso da dor e do tempo.


Calou-se o apóstolo e esboçou-se, na sala singela, incontido movimento de curiosidade ante a opinião que o Cristo adotaria.


Alguns dos companheiros esperavam que o Amigo Celeste usasse o verbo em comprida dissertação, mas o Mestre fixou os olhos muito límpidos no discípulo e falou com franqueza e doçura:


- Tadeu, se você procura, então, a alegria e a felicidade do mundo inteiro, proceda para com os outros, como deseja que os outros procedam para com você. E caminhando cada homem nessa mesma norma, muito breve estenderemos na Terra as glórias do Paraíso.
💐🍃💐
Néio Lúcio, Do livro: Jesus no Lar
Médium: Francisco Cândido Xavier


4 comentários:

  1. Como é bom começar a semana com uma leitura tão edificante, lembramdo-nos que a paz mundial depende do esforço de cada um de nós. A paz, começa dentro de nós, e espalha-se como luz, a iluminar os corações amigos.

    Tenha uma semana repleta de luz, amor e paz!!
    Beijos!♥

    ResponderExcluir
  2. bom dia amiga querida linda mensagem para nos
    dirigir os passos neste inicio de semana
    quanto temos ainda que aprender e a por em pratica o que ja aprendemos levando aos que ainda de nada tem conhecimento bjs amiga que deus estaja sempre consigo marlene

    ResponderExcluir
  3. Um sábado abençoado a todos!! Como a última leitura me inspirou para encontrar a verdadeira felicidade. Me identifiquei muito com o desejo de Tadeu!! Melhor ainda a análise de Jesus!!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de agradecer e elogiar as maravilhosas mensagens edificantes postadas diariamente nesta página!!!!

    Que Deus para sempre seja louvado🙌

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.