quinta-feira, 3 de maio de 2012

Entendendo o Semelhante


Por que o ser humano encontra tanta dificuldade para conviver com seus semelhantes?
 
Será tão complicado entender que todas as pessoas querem simplesmente viver da melhor forma possível?

Mas, na verdade, é justamente este o problema, pois para que a vida de cada pessoa se torne melhor são necessários parâmetros de comparação entre o ontem, o hoje e o amanhã e, desta forma, as pessoas acabam buscando modelos de vida e felicidade muitas vezes inapropriados levando em consideração aspectos efêmeros.

Os conceitos de felicidade ainda estão baseados principalmente em "ter", enquanto deveriam estar focados em "ser".

A busca da felicidade deve estar pautada prioritariamente no entendimento e aceitação das pessoas como realmente elas são e somente assim poderemos estar iniciando a jornada pelo conhecimento da essência da vida e consequentemente buscando nosso autoconhecimento.

Os que já lograram tal intento são aqueles que vivenciam o "eles" em lugar do "eu" e do "nós".

Para esses, o semelhante é a comunidade planetária, a verdadeira pátria que é o Planeta Terra.

Se o homem procura pautar sua vida pelos conselhos sábios do Grande Criador e se esforça para trabalhar em prol de sua evolução espiritual, certamente, poderá atingir o entendimento do vosso semelhante.

Se este sentimento for sincero, poderemos estar preparados para aceitar muitas atitudes alheias à nossa vontade.

Se nossa postura estiver baseada em uma conduta verdadeira, poderemos progredir no caminho do entendimento e da resignação.

Nada é mais engrandecedor do que ouvirmos críticas e imediatamente estarmos preparados para uma auto-análise tranquila e desta forma estaremos exercitando nosso autocontrole.
 
Assim, é necessário que não se dê guarida aos maus pensamentos, àqueles que nos fazem perder o equilíbrio e nos afastam do caminho que desejamos seguir, da conduta que temos por hábito adotar, no intuito de conseguir vitórias espirituais. 
Temos de buscar o equilíbrio entre o que desejamos e por que o desejamos e, então, poderemos "libertar o espírito por meio da matéria e a própria matéria por meio do espírito", ou ainda, fazer do fixo o volátil e do volátil o fixo, onde não se pode fazer cada etapa independentemente.
 

Pense nisso!

Paz e Luz em seu coração!
============================

Affonso Celso Gonçalves Jr.



2 comentários:

  1. Oi amiga, estou bem melhor sim!! Esta nostalgia vem e vai, já estou acostumada...Desde criança sinto de vez em quando uma vontade de voltar para algum lugar e rever as pessoas que estão lá...mas tenho plena consciência de que devo viver minha vida da melhor forma possível, procurando mudar minhas imperfeições e ajudar os irmãos do caminho, e que Deus é quem vai dizer quando for a hora de eu partir...mas pode ter certeza que este dia será pra mim, um dia muito feliz, de reencontros emocionantes!! Obrigada pelo seu carinho!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  2. bendito o ser que consegue progredir espiritualmente,pois conseguirá receber seu galardão de amor em sua chegada ao mundo da luz da esperança do futuro lindos textos e maravilhosas
    ilustrações querida bjs com carinho marlene

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.