terça-feira, 26 de junho de 2012

E você, faz algum tipo de trabalho voluntário?


Dona Anna Variani nasceu em Bassano Del Grappa, norte da Itália, e veio para o Brasil fugindo da Guerra. Ficou famosa em 2005, após ser descoberta por uma equipe do Globo Repórter dirigindo seu Fusca laranja ano 1974. Por causa disso, ela participou dos programas do Jô Soares, em 2008, e da Ana Maria Braga, na Globo. Morreu em novembro de 2009,  em Bento Gonçalves.

Trabalhou voluntariamente em dois lugares: Sociedade Beneficiente Santo Antônio e, no Lar do Ancião, ajuda idosos mais novos no asilo, em torno de 75 anos de idade (cerca de duas décadas mais novas que ela).


Considerada uma das grandes vozes do movimento voluntário no Brasil, Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança, fez história e já foi três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz pelo Brasil. Seu trabalho pelos direitos das crianças, dos adolescentes, das gestantes e dos idosos – em especial no combate à desnutrição - é modelo para o mundo.

Tudo começou na cidade de Florestópolis, no Paraná, onde havia um alto índice de mortalidade infantil – cerca de 127 mortes para cada mil crianças. Um ano depois que iniciou seu trabalho na região, a média caiu para 29 a cada mil. A Pastoral estima que o trabalho de Zilda já beneficiou mais de 2 milhões de crianças.
Zilda Arns faleceu, trabalhando, vítima de um terremoto no Haiti. Confira um vídeo sobre a história da fundadora da Pastoral da Criança:





Vantagens do trabalho voluntário

Primeira vantagem do trabalho voluntário: propicia-nos um sentido para a vida.

A afirmação “só merece a felicidade quem acorda todos os dias disposto a conquistá-la” retrata com fidelidade que a felicidade não cai do céu. A felicidade é uma conquista. E, como qualquer conquista, depende do nosso esforço.
Mas, para o nosso próprio bem, esse prazeroso esforço de servir ao próximo é uma das mais benditas ferramentas para ajudar a visualizarmos, com clareza, um sentido para a vida.

Segunda vantagem do trabalho voluntário:

torna-nos mais produtivos em nossa atividade profissional Peter Drucker, certamente o maior consultor do século, há décadas já dizia que o funcionário que presta serviços voluntários, por ser solidário à dor do
próximo, é mais produtivo.

Reportagem da revista Exame de 18 dejunho de 1999 traz o seguinte depoimento: “Eu parei de reclamar, me tornei mais otimista e melhorei meu índice de satisfação”— comentário de Leolino Clementino Barbosa Júnior, controlador de manufatura da 3M, após um ano de trabalho voluntário na FEAC (Fundação das Entidades Assistenciais de Campinas).

Conforme o depoimento acima, a pessoa que se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais resignada, menos ansiosa. Como consequência, reclamará menos, saberá entender melhor os outros e aprenderá a ouvir mais, atributos estes que, além de tornarem uma pessoa mais realizada, transformam-na num funcionário mais produtivo.

Terceira vantagem do trabalho voluntário: passamos a ter mais saúde

É a Universidade de Harvard que nos passa essa informação.
Depois de dez anos de coletas e análises de dados, uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, com 2.700 pessoas, chegou às seguintes conclusões:

a) ajudar o próximo faz bem ao coração;
b) ajudar o próximo faz bem ao sistema imunológico (análises clínicas evidenciaram que, no sangue do trabalhador voluntário, há um aumento de imunoglobulina-A, um anticorpo que ajuda a defender o organismo contra infecções respiratórias);
c) ajudar o próximo aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.
Enfim, ajudar o próximo traz benefícios para a saúde.

O TRABALHO VOLUNTÁRIO
 
“Se um homem não descobrir algo para morrer ele não está preparado para viver”. Marter Luter King
 
O trabalho voluntário constrói pontes entre quem tem e quem precisa, em qualquer nível, físico, mental, emocional e espiritual. Conforme Ercília Zilli (espírita) e Valmir Amásio da Silva Fernandes (ateu) demonstram no trabalho de mestrado “A Fé Como Fator De Motivação Para o Trabalho Voluntário” da Fundação Getúlio Vargas, que a fé independente da religião, é um fator de motivação para o trabalho voluntário. O voluntariado é a atividade em que fica mais evidente o melhor que cada um tem e que pode trocar com o outro. As vantagens do trabalho voluntário é propiciar um sentido para a vida, tornar o ser humano mais produtivo em sua atividade profissional, pois quem se aproxima do sofrimento do próximo vê seus problemas pessoais numa outra dimensão, torna-se mais consciente, atento e menos ansioso, conseqüentemente mais realizado e produtivo. Quem o realiza passa a ter mais saúde, participa mais da comunidade, integrando-se e integrando a comunidade na sua vida. Pesquisas comprovaram que esse trabalho faz bem ao coração, ao sistema imunológico, aumenta a expectativa de vida e a vitalidade de maneira geral.
******************************************************************************
ALKÍNDAR DE OLiVEIRA


UM CHAMADO PARA O TRABALHO VOLUNTÁRIO


3 comentários:

  1. Bom dia minha querida amiga!! Saudades!!
    Gostei tanto deste post que gostaria de compartilhar lá no meu blog, se não se importa! Precisamos divulgar os benefícios do trabalho voluntário para motivar as pessoas!! Adorei!!

    Ando meio afastada da blogosfera por causa do final de semestre na faculdade, mas esta é a última semana de provas!! Já estarei retornanando e colocando as visitas em dia!!

    Tenha um ótimo dia!!
    Beijos!!♥

    ResponderExcluir
  2. LINDO MARAVILHOSO POST E TRABALHO DESTE ANJO ILUMINADO,TRABALHOS ASSIM ME COMOVEM ATÉ AS LAGRIMAS TAL A SUA MAGNITUDE PARABENS AMIGA LINDO DE MAIS,PODR DEDICAR-SE AO BEM ESTAR E A FELICIDADE DO PROXIMO BJS COM CARINHO MARLENE

    ResponderExcluir
  3. Ótimo post Bete, como disse a amiga Mari, precisamos divulgar os beneficios do trabalho voluntário, ele ajuda muito quem o pratica com amor.
    Um grande abraço e muita paz a voce.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.