sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Relacionamento


Se dificuldades e provações te visitam, no relacionamento com o próximo, não te permitas requentar mágoas no coração.
Deixa que a confiança na Sabedoria Divina te dissipe qualquer sombra do pensamento, lembrando o Sol, a desfazer nuvens diariamente para vitalizar e revitalizar os processos da vida.
Para isso, é imperioso que a compreensão te presida os impulsos.
E a compreensão te fará saber que os outros são criaturas autônomas, gravitando sempre na direção de objetivos diferentes dos teus.
A certeza disso te livrará da solidão negativa, capaz de induzir-te a desânimo e desespero.

* * *

A verdade nos ensina que ninguém realiza o bem e nem caminha para o bem, sem os outros, mas porque isso aconteça, ninguém pode exigir que os outros lhe carreguem a existência, nas sendas a percorrer.
Os outros são nossos cooperadores, intérpretes, associados e companheiros, enquanto isso se lhes faça possível, ocorrendo o mesmo conosco, em relação a eles.

À vista disso, ama os amigos sem prendê-los...
Este terá sido o sustentáculo de tuas esperanças, por muito tempo, entretanto, é possível suja um dia em que não consiga permanecer inteiramente ao teu lado, em face de novas tarefas que lhe despontam na senda.
Outro te entendia os propósitos, até ontem, no entanto, experiências, que se lhe fizeram necessárias, alteram-lhe provisoriamente o raciocínio.
Aceita-os quais se mostram, continuando a agir no exercício do bem e seguindo adiante nas construções da vida melhor em ti mesmo.

* * *

Ninguém aprende algo de bom e nem melhora a si mesmo, sem os outros, mas ninguém pode depender totalmente dos outros nas realizações que demande.

* * *

No momentos de mudança e renovação para aqueles a que mais amas, afasta de ti a ideia de separação e não te lastimes.
Prossegue trabalhando, porque, pelos desígnios da Vida Superior, outros virão ao teu encontro para a execução das tarefas que o mundo te conferiu e os que se afastam de ti voltarão depois, com mais força de amor, a fim de te auxiliarem ou serem auxiliados.

* * *

A verdade não se deteriora.
Somente perde os seres queridos aquele que possessivamente os procura, quando se fazem distantes, porquanto quem ama, ama sempre, e de tal modo que, ainda mesmo quando os corações amados se distanciam, o coração que ama prossegue amando e abençoando-os, sabendo conscientemente que, pelas forças do espírito, jamais deles se afastará.
******************
Emmanuel
Chico Xavier

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.