sábado, 23 de agosto de 2014

Vigilância



A vigilância é o ponto alto da conduta cristã. Ela seleciona as ideias, não permitindo que a boca extravase os pensamentos indesejados, e evita que assimilemos assuntos que corroem a própria vida. Eis porque Jesus proclama, no seu Evangelho, o "Orar e Vigiar".

Livra-te dos que sentem prazer em fomentar problemas, como a gazela se safa do caçador.

Os primeiros se alegram com os infortúnios alheios, esperando desatinos; o segundo mata, por prazer.

A vigilância é o recurso divino em tuas mãos, quando não passa a desconfiança exagerada.

Não deixes de ser diligentes na própria cautela.

A alma virtuosa é uma ave de condições superiores. Todavia, morando na Terra, tem o dever de tomar certos cuidados: com o que come, com o que veste, com o que fala e com o que ouve, para não perder o poder de voar e de pensar nas glórias da vida.

Vigia a tua mente, e observa as seleções dos sentimentos.

Sê cuidadoso nos assuntos em que tocares, diante dos teus companheiros.

A tua língua pode ser um princípio de incêndio no coração de muita gente. Sê precavido nos sons que a tua boca emitir, para que não venhas a desarmonizar muitas vidas.

Quem tem senso, por onde passa sabe sempre passar com vitória.

Queremos dizer-te que tuas mãos são testemunhas do que fazes da vida. Elas retratam a tua conduta, como um espelho as tuas feições.

Coloca-te no Bem, sem pensar em retribuições, que o destino mudará a escrita delas.

Em se falando de vigilância, não gastes tempo em arrependimentos exagerados, por ter sido desregrado o teu passado. Quem pensa muito no que já foi, acaba indo com ele. Aproveita a oportunidade e faze alguma coisa de útil na tua própria educação.

O mundo avança sempre e, com ele, o progresso na graduação das nossas necessidades. Quem dormir nas estradas, fica às margens dos caminhos.

Se não percebeste, fica sabendo que a dor é a vigilância da saúde. Ela é o prenúncio do socorro.

Além de DEUS ser amor, no dizer do Evangelho, Ele é a grande diligência, regulando, segundo a segundo, todas as leis universais.

Homem, meu irmão: propiciemos às nossas inteligências oportunidades valiosas, porque os descortínios da razão, aliados com a fraternidade, levar-nos-ão à dedução de que assassinos não são somente os que tiram a vida dos companheiros, aves e animais, mas também os que matam o tempo.

Se não fosse o cuidado de Deus, não teríamos as quatro estações do ano, que regulam o ambiente no mundo em que habitais.
*******************
CARLOS








Um comentário:

  1. Que bela mensagem!! Para refletir em como anda a nossa vigilãncia...Orar e vigiar constantemente, é fundamental!!

    Lindo final de semana!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.