quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ideia fixa


“Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração já adulterou com ela.” – Mateus, cap. 5 – v. 28

A não ser para concentrar esforços nas tarefas do bem aos semelhantes, toda ideia fixa é patológica.

O pensamento que, sistematicamente, orbita em torno de pessoas e situações, sem que delas consiga se ausentar, estabelece um quadro de auto-obsessão.

Quem, pois, não consegue arredar a mente de algo ou de alguém que lhe ocupe a maior parte do tempo, absorvendo-lhe a atenção, necessita de urgente tratamento.

Existem pessoas que, não podendo realizar o trabalho em que outras se encontram sinceramente empenhadas, procuram denegri-las – já que não possuem imaginação e força para construir, tentam lançar por terra o que outros constroem.

Ignoram que as palavras, por mais contundentes, não destroem o que se edifica sob argamassa do suor digno.

Os que, permanecendo de braços cruzados, invejam a capacidade de realização dos semelhantes, perdem a paz e se entregam em gradativo processo de abatimento moral de consequências imprevisíveis.

São muitos os que, imperceptivelmente, assim adoecem e viciam o espírito na crítica maledicente – quando percebem que enveredaram por difícil caminho, não raro estimulados por terceiros que, com tal estratagema, logram tirar partido pessoal, querem voltar atrás e não conseguem...

Muitos casos de ideia fixa enfermiça são mais complexos que os de obsessão clássica, porque a sua causa jaz enraizada na vontade da própria pessoa.

Combatamos em nós, com determinação e coragem, os quadros de auto-obsessão, alimentados por instrumentos encarnados e desencarnados, que nos utilizam para colimarem os fins escusos que se propõe alcançar, sem assumirem responsabilidade pelos seu atos.

Se não conseguimos pensar em outra coisa que não seja algo ou alguém que, aparentemente, nos incomoda, recorramos, sem demora, aos préstimos da assistência espiritual do passe ou, então, de um psiquiatra competente.
*******************
 INÁCIO FERREIRA





Um comentário:

  1. bom dia bette todos nos precisamos destes sorrisos lindos que nunca devem entristecer pois são a luz do mundo a alegria de Daus bjs bom final de semana
    bjs marlene

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.