terça-feira, 6 de fevereiro de 2024

Viver como as flores


"Mestre, como faço para não me aborrecer?
Algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes.
Algumas são indiferentes. Sinto ódio das que são mentirosas.
Sofro com as que caluniam".

- "Pois viva como as flores!", advertiu o mestre.

- "Como é viver como as flores?" Perguntou o discípulo.

- "Repare nestas flores", continuou o mestre, apontando lírios que cresciam no jardim.
"Elas nascem no esterco, entretanto são puras e perfumadas.
Extraem do adubo malcheiroso tudo que lhes é útil e saudável, mas não permitem que o azedume da terra manche o frescor de suas pétalas.
É justo angustiar-se com as próprias culpas, mas não é sábio permitir que
os vícios dos outros o importunem.

Os defeitos deles são deles e não seus.
Se não são seus, não há razão para aborrecimento.
Exercite, pois, a virtude de rejeitar todo mal que vem de fora.
Isso é viver como as flores."

💐🌿💐
Texto extraído do livro: As Mais Belas Parábolas de Todos os Tempos - Vol III - de Alexandre Rangel
💐🌿💐

06 de fevereiro

Seja guiado em tudo que você faz e diz.

Aprenda a ser bem paciente e saiba esperar pelo momento certo.

Confie que tudo dará certo se você esperar por Mim e não se precipitar sem um guia.

Muito está para acontecer, mas no momento certo.

Tudo está se acelerando, mas irá acontecer um processo de desdobramento de acordo com a perfeita harmonia e ritmo do Meu plano.

Nada está fora do ritmo, por isso trabalhe a favor do plano e não contra ele.

Se você tentar trabalhar contra, você simplesmente ficará exaurido, sem nada conseguir, será como nadar contra a correnteza; ou você ficará estacionado mesmo nadando com todas as suas forças.

Ou você será levado para trás pela força da maré.

Evite trabalhar contra algo que é inevitável; aprenda, de uma vez, a seguir o plano com absoluta calma e certeza que você está fazendo a coisa certa na hora certa.

💐🌿💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌿💐





 




💐🌿💐

MENSAGEM DO ESE:

Caracteres da Perfeição

1 – Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, fazei bem ao que vos tem ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam. Para serdes filhos de vosso Pai que está nos Céus; o qual faz nascer o seu sol sobre bons e maus, e vir chuva sobre justos e injustos. Porque se vós não amais senão os que vos amam, que recompensas haveis de ter? Não faz os publicanos também o mesmo? E se vós saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis nisso de especial? Não fazem também assim os gentios? Sede vós logo perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito. (Mateus, V: 44 e 46-48).

2 – Desde que Deus possui a perfeição infinita em todas as coisas, esta máxima: “Sede perfeitos, como vosso Pai celestial é perfeito”, tomada ao pé da letra, faria supor a possibilidade de atingirmos a perfeição absoluta. Se fosse dado à criatura ser tão perfeita quanto o seu próprio Criador, ela o igualaria, o que é inadmissível. Mas os homens aos quais Jesus se dirigia não teriam compreendido essa questão. Ele se limitou, portanto, a lhes apresentar um modelo e dizer que se esforçassem para atingi-lo.

Devemos, pois, entender, por essas palavras, a perfeição relativa de que a humanidade é suscetível, e que mais pode aproximá-la da Divindade. Mas em que consiste essa perfeição? Jesus mesmo o disse: “Amai os vossos inimigos, fazei bem aos que vos têm ódio, e orai pelos que vos perseguem e caluniam”. Com isso, mostra que a essência da perfeição é a caridade, na sua mais ampla acepção, porque ela implica a prática de todas as outras virtudes.

Com efeito, se observarmos o resultado de todos os vícios, e mesmo dos simples defeitos, reconheceremos que não há nenhum que não altere mais ou menos o sentimento de caridade, porque todos nascem do egoísmo e do orgulho, que são a sua negação. Porque tudo o que excita exageradamente o sentimento da personalidade destrói ou, quando nada, enfraquece os princípios da verdadeira caridade, que são: a benevolência, a indulgência, o sacrifício e o devotamento. O amor do próximo, estendido até o amor dos inimigos, não podendo aliar-se com nenhum defeito contrário à caridade, é sempre, por isso mesmo, o indício de uma superioridade moral maior ou menor. Do que resulta que o grau de perfeição está na razão direta da extensão do amor ao próximo. Eis por que Jesus, depois de haver dado a seus discípulos as regras da caridade, no que ela tem de mais sublime, lhes disse: “Sede logo perfeitos, como também vosso Pai celestial é perfeito”.

💐🌿💐
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
💐🌿💐

Hora Vazia


Cuidado com a hora vazia, sem objetivo, sem atividade.

Nesse espaço, a mente engendra mecanismos de evasão e delira.

Cabeça ociosa é perigo à vista.

Mãos desocupadas facultam o desequilíbrio que se instala.

Grandes males são maquinados quando se dispõe de espaço
mental em aberto.
*
Se, por alguma circunstância, surge-te uma hora vazia, preenche-a com uma leitura salutar, ou uma conversação positiva, ou um trabalho que aguarda oportunidade para execução, ou uma ação que te proporcione prazer...

O homem, quanto mais preenche os espaços mentais com as ideias do Bem, mediante o estudo, a ação ou a reflexão, mais aumenta a sua capacidade e conquista mais amplos recursos para o progresso.

Estabelece um programa de realizações e visitas para os teus intervalos mentais, as tuas horas vazias, e te enriquecerás de desconhecidos tesouros de alegria e paz.
Hora vazia, nunca!

💐🌿💐
Joanna de Ângelis
Divaldo Franco
Obra: Episódios diários
💐🌿💐

3 comentários:

  1. minha irmã querida que linda mensagem de amor de fé e esperança,lições de sabedoria para que poçamos ter uma vida melhor mais saúdavel e util
    lindas imagens,que fazem bem aos olhos e ao espirito um grande abraço tenha um lindo domingo na paz de cristo b js marlene

    ResponderExcluir
  2. linda mensagem de amor que deus ilumine nossos caminhos.

    ResponderExcluir
  3. Hoje ouvir as palavras mais verdadeiras, muito lindo essa parábola "vivas como as flores.

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.