segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

Pensamento e forma


 O sentimento inspira.
O pensamento plasma.
 A palavra orienta.
O ato realiza.

Figuremos, assim, a ideia como sendo a fonte, nascida no manancial do coração e traçando a si mesma o curso que lhe é próprio.

O pensamento vibra, desse modo, no alicerce de todas as formas e de todas as experiências da vida.

 Pensando, o arquiteto imagina o edifício a elevar-se do solo, o técnico cria a máquina que diminui o esforço braçal do homem, o escultor arranca ao mármore os primores da estatuária e o artista compõe sublimadas formações de beleza, endereçando apelos à ciência e à virtude.

 E é também pensando que o usurário levanta para si mesmo o inferno da posse insaciável, que o viciado gera as fantasias monstruosas que o conduzem à delinquência, que o criminoso se arroja aos abismos da perversidade, nos quais se afogará em desilusão, e que o preguiçoso coagula para si mesmo os venenos da inércia.

 Em razão disso, depois da morte do corpo, mais intensivamente vive a alma nas criações a que se afeiçoa.

 Isso não quer dizer que haja retrocesso na marcha evolutiva do Espírito, mas estagnação do ser nas formas infelizes em que se compraz, pelo seu próprio pensamento desgovernado e delituoso.

 Com isso, desejamos igualmente dizer que todos influenciamos e somos influenciados.
Agimos e reagimos.

 E, se os missionários do bem recebem dos Planos superiores a força que lhes enriquece as ações para a vitória da luz, os tarefeiros do mal recolhem dos Planos inferiores as sugestões que lhes infelicitam a senda, inclinando-os aos resvaladouros da treva.

 Assim, pois, recordemos o magnetismo desvairado das inteligências que se transviam nas sombras e compreenderemos a loucura temporária que ele pode trazer às almas que o provocam.

— “Viverá o homem onde situe o coração”  — diz-nos o Evangelho e podemos acrescentar, sem trair o ensinamento do Senhor, que onde colocarmos o pensamento — força viva de nosso coração — aí se manifestará, como é justo, a forma de nossa vida.

💐🌿💐
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Semeador em tempos novos
💐🌿💐

05 de fevereiro

Quando lhe forem dadas responsabilidades, carregue-as com alegria e sem se curvar sob seu peso.

Veja que sejam cumpridas à risca e até o fim, não importa quão difíceis e pesadas possam parecer.

Lembre-se sempre que Eu jamais lhe dou mais do que você é capaz de fazer, sem lhe dar também a ajuda e a força necessárias.

A medida que você assume suas responsabilidades, você cresce em estatura e força e torna-se confiável para que Eu possa lhe entregar responsabilidades ainda maiores.

Eu necessito de mais e mais pessoas confiáveis para carregarem a carga.

Eu necessito você disposto e capaz de fazer isso sem medo.

Em momento nenhum seja um derrotista.

Você é capaz de tudo quando se decide, e se recusa até em pensar em fracasso.

Simplesmente acredite no seu sucesso e você o terá.

💐🌿💐
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
💐🌿💐





💐🌿💐

MENSAGEM DO ESE:

A afabilidade e a doçura

A benevolência para com os seus semelhantes, fruto do amor ao próximo, produz a afabilidade e a doçura, que lhe são as formas de manifestar-se. Entretanto, nem sempre há que fiar nas aparências. A educação e a freqüentação do mundo podem dar ao homem o verniz dessas qualidades. Quantos há cuja fingida bonomia não passa de máscara para o exterior, de uma roupagem cujo talhe primoroso dissimula as deformidades interiores! O mundo está cheio dessas criaturas que têm nos lábios o sorriso e no coração o veneno; que são brandas, desde que nada as agaste, mas que mordem à menor contrariedade; cuja língua, de ouro quando falam pela frente, se muda em dardo peçonhento, quando estão por detrás.

A essa classe também pertencem esses homens, de exterior benigno, que, tiranos domésticos, fazem que suas famílias e seus subordinados lhes sofram o peso do orgulho e do despotismo, como a quererem desforrar-se do constrangimento que, fora de casa, se impõem a si mesmos. Não se atrevendo a usar de autoridade para com os estranhos, que os chamariam à ordem, acham que pelo menos devem fazer-se temidos daqueles que lhes não podem resistir. Envaidecem-se de poderem dizer: “Aqui mando e sou obedecido”, sem lhes ocorrer que poderiam acrescentar: “E sou detestado.”

Não basta que dos lábios manem leite e mel. Se o coração de modo algum lhes está associado, só há hipocrisia. Aquele cuja afabilidade e doçura não são fingidas nunca se desmente: é o mesmo, tanto em sociedade, como na intimidade. Esse, ao demais, sabe que se, pelas aparências, se consegue enganar os homens, a Deus ninguém engana. — Lázaro. (Paris, 1861.)

💐🌿💐
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 6.)
💐🌿💐

Seja Tolerante


Seja tolerante com o próximo que erra.

Quando erramos, queremos que os outros nos desculpem.

Então, desculpe e procure ensinar-lhe, dando o seu exemplo.

Não critique, porque a crítica destrói.

Seja você "um exemplo vivo" e desculpe os erros alheios, porque não há pessoas más:

há enfermos e ignorantes da lei, que não sabem que volta para nós tudo o que fazemos aos outros, de mal ou de bem, de crítica ou de tolerância.

💐🌿💐
Pastorino
Obra: Minutos de sabedoria
💐🌿💐

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.