segunda-feira, 30 de março de 2015

IDEIAS, IDEAIS



Assim como a melodia te encanta os tímpanos, o perfume te delicia o olfato, a paisagem te felicita as retinas, a iguaria te deleita o paladar, a ideia te ilustra e alimenta o cérebro, dirige teus passos e conduze-os com segurança, seja no espinheiral dos dias tempestuosos ou no remanso das horas azuis.

O Espírito não vive sem ideias e nem as perde com o fenômeno da morte; mesmo contra a vontade, vê-se obrigado a pensar. Imanizada a esse ditame do próprio existir, a alma sofre ou sente prazer até dormindo, através de pesadelos e sonhos.

Todos fazemos estocagem de ideias; por isso, de quando em quando, urge empreender escrupuloso balanço em nosso armazém mental para atirar fora as que se mostrem deterioradas ou inúteis. Quem odeia retém ideias parasitas e tóxicas; quem nada faz de produtivo guarda ideias estéreis e superadas.

A ideia, atualmente na Terra, embora sendo o artigo mais barato, acessível a qualquer criatura, é, sob o aspecto da qualidade, o mais raro e o mais difícil. Examinando o assunto, por esse prisma, somos compelidos a verificar que um pensamento expresso em frase renovadora constitui patrimônio inapreciável, pois uma ideia nova consegue reabilitar a direção da própria Humanidade.

Quando pensas: — Eu posso! Tenho força e devo perseverar! — essa ideia tem mais importância do que toda riqueza, autoridade ou prestígio humanos que te possam favorecer.

Quando imaginas: — Estou vencido! Desisto de esforçar-me! — essa ideia tem maior poder deletério que qualquer argumento, conselho ou ponto de vista alheios que te apoiem, inclinando-te a vencer a ti mesmo.

Toda luz de alegria e todo braseiro de provação surgem de um toque do pensamento.

Toda ideia, tanto no bem, quanto no mal, lembra a gota ou a chispa. Nasce o manancial, depois a fonte e, em seguida, o rio caudaloso. Nasce a fagulha, depois a chama e, em seguida, o incêndio arrasador.

Surge a ideia, logo após é ideal e todo ideal é destino, na forma que lhe queiramos dar.

Aperfeiçoa ideias, aperfeiçoando ideais.

A boa ideia, no momento da necessidade, é solução que não tem preço.

**********************
Lourenço Prado
Waldo Vieira





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.