terça-feira, 17 de outubro de 2017

SOCORRO EMERGENCIAL




Não deixes que o abatimento vá tomando conta de ti.

Ao primeiro sinal de desalento, reage.

Afugenta as ideias pessimistas de tua cabeça.

Sacode o jugo opressor da melancolia que te invade.

Escolhe uma instituição de amparo aos desvalidos e visita-a, sem demora.

Observa a situação dos assistidos que lá se encontram internados e pondera que, sob vários aspectos, a tua situação será muito melhor que a de qualquer um deles.

Onde, no entanto, será que conseguem forças para sorrir e agradecer pela tua presença?

Que esperança os anima, em relação ao futuro, quando quase todos os seus sonhos já se desfizeram?

A tua visita, ainda que ligeira, a uma casa de caridade que, em nome do Cristo, abre as suas portas na Terra, será eficiente socorro emergencial para o estado de baixa autoestima em que te encontras.

**********************************
Irmão José
Carlos Baccelli
“Ajuda-te e o Céu te Ajudará” 




MENSAGEM DO ESE:
Eficácia da prece


Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes. (S. MARCOS, cap. XI, v. 24.)

Há quem conteste a eficácia da prece, com fundamento no princípio de que, conhecendo Deus as nossas necessidades, inútil se torna expor-lhas. E acrescentam os que assim pensam que, achando-se tudo no Universo encadeado por leis eternas, não podem as nossas súplicas mudar os decretos de Deus.

Sem dúvida alguma, há leis naturais e imutáveis que não podem ser ab-rogadas ao capricho de cada um; mas, daí a crer-se que todas as circunstâncias da vida estão submetidas à fatalidade, vai grande distância. Se assim fosse, nada mais seria o homem do que instrumento passivo, sem livre-arbítrio e sem iniciativa. Nessa hipótese, só lhe caberia curvar a cabeça ao jugo dos acontecimentos, sem cogitar de evitá-los; não devera ter procurado desviar o raio. Deus não lhe outorgou a razão e a inteligência, para que ele as deixasse sem serventia; a vontade, para não querer; a atividade, para ficar inativo. Sendo livre o homem de agir num sentido ou noutro, seus atos lhe acarretam, e aos demais, conseqüências subordinadas ao que ele faz ou não. Há, pois, devidos à sua iniciativa, sucessos que forçosamente escapam à fatalidade e que não quebram a harmonia das leis universais, do mesmo modo que o avanço ou o atraso do ponteiro de um relógio não anula a lei do movimento sobre a qual se funda o mecanismo. Possível é, portanto, que Deus aceda a certos pedidos, sem perturbar a imutabilidade das leis que regem o conjunto, subordinada sempre essa anuência à sua vontade.
Desta máxima: “Concedido vos será o que quer que pedirdes pela prece”, fora ilógico deduzir que basta pedir para obter e fora injusto acusar a Providência se não acede a toda súplica que se lhe faça, uma vez que ela sabe, melhor do que nós, o que é para nosso bem. É como procede um pai criterioso que recusa ao filho o que seja contrário aos seus interesses. Em geral, o homem apenas vê o presente; ora, se o sofrimento é de utilidade para a sua felicidade futura, Deus o deixará sofrer, como o cirurgião deixa que o doente sofra as dores de uma operação que lhe trará a cura.

***********************************

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XXVII, itens 5 a 7.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.