quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

SOCORRE A TI MESMO


“Pregando o Evangelho do reino e curando todas as enfermidades.” – (Mateus, 9:35.)

Cura a catarata e a conjuntivite, mas corrige a visão espiritual de teus olhos.

Defende-te contra a surdez, entretanto, retifica o teu modo de registrar as vozes e solicitações variadas que te procuram.

Medica a arritmia e a dispnéia, contudo, não entregues o coração à impulsividade arrasadora.

Combate a neurastenia e o esgotamento, no entanto, cuida de reajustar as emoções e tendências.

Persegue a gastralgia, mas educa teus apetites à mesa.

Melhora as condições do sangue, todavia, não o sobrecarregues com os resíduos de prazeres inferiores.

Guerreia a hepatite, entretanto, livra o fígado dos excessos em que te comprazes.

Remove os perigos da uremia, contudo, não sufoques os rins com os venenos de taças brilhantes.

Desloca o reumatismo dos membros, reparando, porém, o que fazes com teus pés, braços e mãos.

Sana os desacertos cerebrais que te ameaçam, todavia, aprende a guardar a mente no idealismo superior e nos atos nobres.

Consagra-te à própria cura, mas não esqueças a pregação do Reino Divino aos teus órgãos.

Eles são vivos e educáveis. Sem que teu pensamento se purifique e sem que a tua vontade comande o barco do organismo para o bem, a intervenção dos remédios humanos não passará de medida em trânsito para a inutilidade.
**************************** 
EMMANUEL
(do livro “Pão Nosso” – psic. Chico Xavier)   


MENSAGEM DO ESE:
A caridade material e a caridade moral (II)

Meus amigos, a muitos dentre vós tenho ouvido dizer: Como hei de fazer caridade, se amiúde nem mesmo do necessário disponho? 

Amigos, de mil maneiras se faz a caridade. Podeis fazê-la por pensamentos, por palavras e por ações. Por pensamentos, orando pelos pobres abandonados, que morreram sem se acharem sequer em condições de ver a luz. Uma prece feita de coração os alivia. Por palavras, dando aos vossos companheiros de todos os dias alguns bons conselhos, dizendo aos que o desespero, as privações azedaram o ânimo e levaram a blasfemar do nome do Altíssimo: “Eu era como sois; sofria, sentia-me desgraçado, mas acreditei no Espiritismo e, vede, agora, sou feliz.” Aos velhos que vos disserem: “É inútil; estou no fim da minha jornada; morrerei como vivi”, dizei: “Deus usa de justiça igual para com todos nós; lembrai-vos dos obreiros da última hora.” Às crianças já viciadas pelas companhias de que se cercaram e que vão pelo mundo, prestes a sucumbir às más tentações, dizei: “Deus vos vê, meus caros pequenos”, e não vos canseis de lhes repetir essas brandas palavras. Elas acabarão por lhes germinar nas inteligências infantis e, em vez de vagabundos, fareis deles homens. Também isso é caridade.
Dizem, outros dentre vós: “Ora! somos tão numerosos na Terra, que Deus não nos pode ver a todos.” Escutai bem isto, meus amigos: Quando estais no cume da montanha, não abrangeis com o olhar os bilhões de grãos de areia que a cobrem? Pois bem: do mesmo modo vos vê Deus. Ele vos deixa usar do vosso livre-arbítrio, como vós deixais que esses grãos de areia se movam ao sabor do vento que os dispersa. Apenas, Deus, em sua misericórdia infinita, vos pôs no fundo do coração uma sentinela vigilante, que se chama consciência. Escutai-a, que somente bons conselhos ela vos dará. Às vezes, conseguis entorpecê-la, opondo-lhe o espírito do mal. Ela, então, se cala. Mas, ficai certos de que a pobre escorraçada se fará ouvir, logo que lhe deixardes aperceber-se da sombra do remorso. Ouvi-a, interrogai-a e com freqüência vos achareis consolados com o conselho que dela houverdes recebido.
Meus amigos, a cada regimento novo o general entrega um estandarte. Eu vos dou por divisa esta máxima do Cristo: “Amai-vos uns aos outros.” Observai esse preceito, reuni-vos todos em torno dessa bandeira e tereis ventura e consolação.

 – Um Espírito protetor. (Lião, 1860.)
*************************
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIII, item 10.)
***********************************


O homem é escravo da sua própria ignorância.
Quando usamos um microscópio podemos ver pedaços cada vez menores de matéria. Com um microscópio eletrônico podemos “ver” até o mundo atômico. Aprofundando mais, depois dos átomos, veremos os prótons, elétrons e nêutrons. Os prótons são formados por quarks. É neste ponto que a ciência chegou até o momento. Existem duas interpretações a seguir: uma diz que “abaixo” do nível dos quarks estão as supercordas e outra diz que existe o Bóson de Higgs; o campo que dá massa a tudo o que existe no Universo.
A formação de tudo o que existe no Universo tem como sua origem o “átomo”, criação primitiva de Deus. O mundo é formado através do seu princípio atômico, proveniente de Deus – O Criador de tudo o que existe.
O homem no seu trabalho de pesquisa será sempre e apenas, um simples descobridor e jamais “o inventor” dos fatos e realidades existenciais da humanidade.
Cada pessoa possui suas tendências ou inclinações inatas a serem educadas, desenvolvidas e aperfeiçoadas; uma pessoa pode se transformar num especialista e possuir esmero conhecimento sobre a tarefa que executa ou sobre o serviço que presta numa comunidade. Basta ter disposição, vontade e persistência para conquistar o direito dos conhecimentos verdadeiros e informações do assunto interessado. A cada conhecimento conquistado abrirá um leque de direcionamentos e interações com outras vertentes relacionadas ao assunto, proporcionando mais compreensão daquilo que se propõe conhecer ou desenvolver.
Cada indivíduo torna-se escravo da sua própria ignorância. Toda e qualquer libertação só será conquistada através do conhecimento. Não se deve ignorar a importância do conhecimento e verdade da especialidade ou do assunto que se propõe a discutir, trabalhar, pesquisar e descobrir.
Jesus de Nazaré citou inúmeras vezes: “Conhecereis a verdade que ela vos libertará”, ele sempre ensinava através de parábolas, facilitando a todos e em qualquer tempo a pesquisa da verdade e do entendimento. Quando ele disse que “o meu reino não é deste mundo”, Ele deixou um ensinamento profundo a todos os habitantes do Planeta Terra; ao dizer que não pertencia a este mundo, Ele estava informando que a vida terrena é transitória e passageira. Se existe outra dimensão de vida, ela será melhor e mais desenvolvida e aperfeiçoada do que a atual terrena. O que Ele ensinou possui o conteúdo básico para se conquistar outros reinos superiores.
O ser humano ainda só se satisfaz e acredita nas coisas que ele pode ouvir, que ele pode enxergar, tocar, sentir e escutar; ele é um ser imediatista e materialista. Quando O Mestre Jesus pedia-nos para conhecermos a verdade, Ele estava nos afirmando que existe um caminho correto, uma única verdade a ser reconhecida e a ser vivida. A vida material consiste num teste muito importante a ser vivido pela alma ou Espírito, porém, a sua origem e a sua procedência não deverá ser ignorada no contexto em questão.
O homem não consegue ainda descrever ou entender satisfatoriamente a forma e a essência do seu Criador, mas, evidentemente, esse desejo incessante de o homem conhecer ou sintonizar-se com o Criador, é que o impele e o estimula para a sua ascese espiritual.
Enquanto a criatura ainda vibra num estado primário espiritual, ela não se encontra preparada para entender Deus e a sua manifestação cósmica. O espírito do homem precisa emancipar-se do instinto primitivo através do cultivo de valores divinos adormecidos no seu próprio "eu", se quiser principiar a entender a natureza real do Criador. O homem superou a linhagem animal plasmando o seu organismo carnal, agora para realizar-se como ser espiritual integral, ele, ainda, precisa adquirir o estado angélico para se libertar definitivamente da matéria.

 Para que isso aconteça, só lhe resta uma atitude sensata e tranquila; procurar compreender os desígnios divinos através do respeito e amor a todas as criaturas, manifestações palpáveis da Mente Criadora.
Entre o homem civilizado e esclarecido e um selvagem haverá uma visão ou concepção de Deus proporcionalmente às respectivas fantasias ou realidades de suas capacidades mentais.

 O conteúdo do Evangelho, o verdadeiro Código de Ascensão e Evolução Espiritual, é o único capaz de transformar o homem em anjo. A alma do homem encarnado não se encontra no Planeta Terra para satisfazer exclusivamente a matéria do corpo; o corpo é apenas o instrumento da alma, única e verdadeiramente potencializada a conquistar a verdadeira felicidade e paz. A verdade é uma conquista pessoal e intransferível; ela é a alavanca libertadora do ser humano que vive na escravidão da ignorância.

Fonte: livro “O Sublime Peregrino” do Espírito de Ramatis e mediunidade de Hercílio Maes.
Arnaldo Grecco Muniz – escreve às 5ª feiras na coluna “Dia a Dia” do Jornal “Folha da Manhã”.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.