domingo, 21 de março de 2021

Mas, você pode


É possível que você não consiga impedir a queda do filho amado na vala da invigilância, mas você pode auxiliá-lo a reerguer-se…

 É provável que você não possa evitar o sofrimento do companheiro que estimas como sendo alma de sua própria alma, mas você pode balsamizar-lhe as feridas…

 É possível que você não consiga perdoar de imediato, esse ou aquele irmão que o tenha magoado com palavras impensadas, mas você pode tentar esquecer o episódio, refletindo nas muitas vezes em que terá agido da mesma forma com os outros…

 É provável que você nem sempre possa concordar com as decisões tomadas pelo afeto querido, mas você pode abençoá-lo e desejar que ele seja feliz como espera ser…

 É possível que você não consiga convencer a todos quanto à sua sinceridade de propósitos, mas você pode cumprir com o seu dever sem outra preocupação que não seja a de agradar a Deus…

 É provável que você não possa se libertar de vez das inclinações infelizes que o perturbam, mas você pode dar-lhes combate permanente, alimentando a esperança de superá-las um dia…

 É possível que você não consiga, na atual encarnação, saldar na totalidade os seus débitos para com a Lei Divina, mas você pode, desde agora, adquirir créditos decisivos para o futuro, pensando no bem, desejando o bem e, sobretudo, 
vivendo no bem!…
🌻🌵🌻
André Luiz
Psicografia de Carlos. A. Baccelli
Palavras da coragem
🌻🌵🌻 




🌻🌵🌻

MNESAGEM DO ESE: 

O jugo leve

Vinde a mim, todos vós que estais aflitos e sobrecarregados, que eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei comigo que sou brando e humilde de coração e achareis repouso para vossas almas, pois é suave o meu jugo e leve o meu fardo. (S. MATEUS, cap. XI, vv. 28 a 30.)

Todos os sofrimentos: misérias, decepções, dores físicas, perda de seres amados, encontram consolação em a fé no futuro, em a confiança na justiça de Deus, que o Cristo veio ensinar aos homens. Sobre aquele que, ao contrário, nada espera após esta vida, ou que simplesmente duvida, as aflições caem com todo o seu peso e nenhuma esperança lhe mitiga o amargor. Foi isso que levou Jesus a dizer: “Vinde a mim todos vós que estais fatigados, que eu vos aliviarei.”
Entretanto, faz depender de uma condição a sua assistência e a felicidade que promete aos aflitos. Essa condição está na lei por ele ensinada. Seu jugo é a observância dessa lei; mas, esse jugo é leve e a lei é suave, pois que apenas impõe, como dever, o amor e a caridade.

(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. VI, itens 1 e 2.)

🌻🌵🌻

APRENDIZADO DA CARIDADE


A prática da caridade sempre te ensejará as melhores lições.


Fornecerá material para as tuas reflexões em torno das bênçãos que normalmente ignoras em tua vida.


Possibilitar-te-ás enxergar o que não vês nos privilégios que desfrutas.


Abrandar-te-á o espírito de insatisfação, mostrando que em tua carência ainda existe excesso.


Que dispões em ti mesmo de infinitos recursos que simplesmente desconsideras.


Que a tua capacidade de ser útil é tão ampla quanto te parece ser a necessidade dos semelhantes.


A vivência na caridade te propiciará o amadurecimento espiritual de que só ela é capaz.


Colocará silêncio nos teus lábios, discernimento em teus ouvidos e alegria em tuas mãos.
🌻🌵🌻
Livro: Vigiai e Orai
Carlos A. Baccelli, pelo Espírito Irmão José
Casa Editora Espírita Pierre-Paul Didier













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.