terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Entraves felizes


 Não enfatizes, em demasia, os obstáculos humanos, porque, em muitos lances da existência, os entraves do caminho se revestem de natureza providencial.

A festa que perdeste foi o meio de que se valeram os benfeitores espirituais para evitar-te o encontro com alguém, cuja influência apenas te envolveria em complicações.

A herança a que tinhas direito e que, por várias circunstâncias, não pudeste receber, terá sido um peso fatídico retirado de teus ombros.

 O encontro marcado que não se efetuou decerto te liberou aborrecimentos e prejuízos.

O companheiro que se afastou, conquanto te lastimes, foi o estímulo para que te desvencilhasses de ruinosa dependência.

O órgão doente que, porventura, ainda carregues, é a peça de controle, a fim de que não te percas da ponderação e do equilíbrio.

Em todos os episódios que te pareçam contrários, guarda serenidade e paciência, porquanto dia virá no qual reconhecerás que todos os obstáculos que te impediram o acesso ao que mais desejavas e não tiveste, foram bênçãos de Deus para que hoje usufruas as vantagens que tens.
🌿🌺🌿
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Joia
🌿🌺🌿

28 de dezembro

Que haja unidade na diversidade. Perceba que muitos caminhos levam ao centro, a Mim, cada um diferente do outro, mas todos conduzindo à mesma direção. 

Quanto mais eles se aproximam do centro, mais unidos ficam, até que todos se tornam um em Mim e não mais existe diversidade, mas somente uma completa unidade. 

É o que está acontecendo com os centros de luz espalhados pelo mundo. À medida que a situação do mundo se toma mais escura, a luz derramada pelos centros se toma mais brilhante até chegar o momento quando ela suplantará toda escuridão.

 É bom ver um quadro amplo do que está acontecendo, mas é muito importante perceber que tudo começa dentro de você. 

Entenda que o que acontece dentro do indivíduo se espalha pelo mundo e reflete na situação do mundo.

 E por isso que é tão essencial que dentro de você exista paz no coração e na mente, harmonia, compreensão e um profundo amor que flua entre você e todos que o rodeiam.
🌿🌺🌿
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌿🌺🌿





🌺🌿🌺

MENSAGEM DO ESE:

Sacrifício da própria vida

– Aquele que se acha desgostoso da vida mas que não quer extingui-la por suas próprias mãos, será culpado se procurar a morte num campo de batalha, com o propósito de tornar útil sua morte?

Que o homem se mate ele próprio, ou faça que outrem o mate, seu propósito é sempre cortar o fio da existência: há, por conseguinte, suicídio intencional, se não de fato. É ilusória a idéia de que sua morte servirá para alguma coisa; isso não passa de pretexto para colorir o ato e escusá-lo aos seus próprios olhos. Se ele desejasse seriamente servir ao seu país, cuidaria de viver para defendê-lo; não procuraria morrer, pois que, morto, de nada mais lhe serviria. O verdadeiro devotamento consiste em não temer a morte, quando se trate de ser útil, em afrontar o perigo, em fazer, de antemão e sem pesar, o sacrifício da vida, se for necessário. Mas, buscar a morte com premeditada intenção, expondo-se a um perigo, ainda que para prestar serviço, anula o mérito da ação.

— São Luís. (Paris, 1860)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 29.)

🌺🌿🌺

Vida Feliz XII


Nunca retribuas maldade com vingança ou desforço.

O homem mau se encontra doente e ainda não sabe.

Dá-lhe o remédio que minorará o seu aturdimento, não usando para com ele dos recursos infelizes de que ele se utiliza para contigo.

Se alguém te ofende, o problema é dele.

Quando és tu quem ofende, a questão muda de configuração e o problema passa a ser teu.

O ofensor é sempre o mais infeliz.

Conscientiza-te disso e segue tranquilo.
🌺🌿🌺
FRANCO, Divaldo Pereira. Vida Feliz. Pelo Espírito Joanna de Ângelis. 18.ed. LEAL, 2015. Capítulo 12.
🌺🌿🌺

Provas inesperadas


Guarda o coração no templo da fé simples e pura, toda vez que a sombra da provação te entenebreça o caminho.

Dores existem que constituem o drástico e imprescindível resgate do nosso “ontem distante”, para que a verdadeira alegria nos coroe o futuro.

Quase sempre, deixamos para trás compromissos asfixiantes que nos reclamam acerto.

Nos recantos do tempo, em lances mal conduzidos, abandonamos afetos valiosos que é preciso recolher nas malhas do sofrimento, quando não sejam espinheiros agrestes que cultivamos naqueles a quem devíamos assistência e ternura, hoje erguidos à nossa frente, no papel de credores infatigáveis, exigindo-nos a equação de contas que o tempo não apagou.

É por isso que imprevistas aflições nos visitam a estrada, cobrando-nos, de chofre, angustiosos tributos.

Aqui, é a morte prematura dos seres que acalentamos nos braços, mais além é a dor da desilusão ante desastres inevitáveis da esperança e do sentimento.

Hoje, é a enfermidade insidiosa e cruel, torturando-nos o caminho, amanhã, é o acidente de resultados imprevisíveis, espalhando o luto e a desolação.

Vive, cada dia, como quem sabe que o pretérito não morreu. E abraçando no bem constante a favor dos outros, a norma de construção da própria felicidade, suporta com paciência e valor as provas inesperadas, porque se muitas delas são a justa liquidação dos débitos do passado, outras muitas significam males menores, desintegrando-nos com o fel da dificuldade ou com o crepe da morte, os males maiores que desaparecem de nossa estrada com semelhante socorro da Misericórdia de Deus.
🌿🌺🌿
Emmanuel
Chico Xavier 
Obra: Moradias de luz
🌿🌺🌿

Um comentário:

Obrigada pelo comentário.