domingo, 26 de dezembro de 2021

Apressados

 
Em muitas ocasiões, o excesso de prudências pode parecer egoísmo disfarçado.

Entretanto, é justo refletir que a precipitação cria os aflitos sem bem-aventuranças, ou melhor, os amigos super-apressados que suscitam complicações e tumultos, tais quais sejam:

os que se dão urgência na transmissão de boatos infelizes, estabelecendo a perturbação e o desequilíbrio;

os que atravessam à frente de veículos em movimento, alegando a necessidade de espaço;

os que surgem ávidos pelo aperitivo, ao qual se habituaram e penetram recintos escuros, acendendo fósforos junto de elementos inflamáveis;

os que improvisam discussões estéreis, com o objetivo de fazerem prevalecer os pontos de vista que lhes são próprios;

e aqueles outros que assumem decisões de importância, sem ouvir os companheiros que lhes compartilham das responsabilidades, abraçando compromissos que passam a prejudicar centenas de pessoas.

Em verdade, proclamou o Cristo:

— “Bem-aventurados os aflitos!…” mas não se deteve em qualquer louvor aos companheiros inquietos e apressados demais.
🌺🌿🌺
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Joia
🌺🌿🌺

26 de dezembro

O que você espera da vida? Somente o melhor? Ou você é uma daquelas pessoas que está sempre com medo que o pior aconteça?

 Se este é o seu caso, então você merece tudo que lhe acontece, porque depende de você atrair para si o amor ou o ódio e o medo. 

Se a sua consciência é negativa, você atrai negatividade como um imã e se encontrará rodeado de pessoas negativas. 

Mas se a sua consciência for amorosa, se você viver transbordante de alegria, com o coração cheio de gratidão por tudo e por todos, então você irá atrair para si aquelas almas felizes e alegres que irradiam amor onde quer que estejam.

 Sua vida será preenchida com o que há de melhor. 

Por que não enxergar somente o lado bom de tudo? 

Observe o que há de melhor sendo atraído para você agora.
🌺🌿🌺
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌺🌿🌺 



🌺🌿🌺

Mensagem do ESE:

Obediência e resignação

A doutrina de Jesus ensina, em todos os seus pontos, a obediência e a resignação, duas virtudes companheiras da doçura e muito ativas, se bem os homens erradamente as confundam com a negação do sentimento e da vontade. A obediência é o consentimento da razão; a resignação é o consentimento do coração, forças ativas ambas, porquanto carregam o fardo das provações que a revolta insensata deixa cair. O pusilânime não pode ser resignado, do mesmo modo que o orgulhoso e o egoísta não podem ser obedientes. Jesus foi a encarnação dessas virtudes que a antigüidade material desprezava. Ele veio no momento em que a sociedade romana perecia nos desfalecimentos da corrupção. Veio fazer que, no seio da Humanidade deprimida, brilhassem os triunfos do sacrifico e da renúncia carnal.

Cada época é marcada, assim, com o cunho da virtude ou do vício que a tem de salvar ou perder. A virtude da vossa geração é a atividade intelectual; seu vicio é a indiferença moral. Digo, apenas, atividade, porque o gênio se eleva de repente e descobre, por si só, horizontes que a multidão somente mais tarde verá, enquanto que a atividade é a reunião dos esforços de todos para atingir um fim menos brilhante, mas que prova a elevação intelectual de uma época. 

Submetei-vos à impulsão que vimos dar aos vossos espíritos; obedecei à grande lei do progresso, que é a palavra da vossa geração. Ai do espírito preguiçoso, ai daquele que cerra o seu entendimento! Ai dele! porquanto nós, que somos os guias da Humanidade em marcha, lhe aplicaremos o látego e lhe submeteremos a vontade rebelde, por meio da dupla ação do freio e da espora. Toda resistência orgulhosa terá de, cedo ou tarde, ser vencida. Bem-aventurados, no entanto, os que são brandos, pois prestarão dócil ouvido aos ensinos. 

— Lázaro. (Paris, 1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. IX, item 8.)

🌺🌿🌺

CONSTATAÇÕES


Todos os que fazem na vida a opção incorreta não se eximem de suas consequências.

Ninguém logra atravessar incólume a existência humana, no que tange à semeadura e à colheita.

Os que sofrem são, inegavelmente, mais venturosos que os que fazem sofrer.

Os que burlam a justiça dos homens, por não lograrem ludibriar a consciência, atingem o ocaso da vida com tremendo vazio no coração.

Aproxima-te do leito dos que agonizam e perceberás, em seu semblante, a diferença entre os que deixam o corpo sem o peso da culpa e os que partem tangidos pelo remorso.

Diante de tais constatações, não te perguntes mais se vale a pena ser bom!
🌺🌿🌺
Obra: Amor e Sabedoria
Irmão José
Carlos Baccelli
🌺🌿🌺

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.