quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Sabedoria feminina



Na grande capital, mãe e filho sempre oravam juntos à noite.

 Ele era um pai viúvo, com a filha de dezoito primaveras com quem vivia em rixas constantes.

 Fosse por excursões, vestidos na moda, visitas ou festas, surgiam as reclamações e críticas paternas.

A jovem não deixava por menos e vinham as discussões amargas. Enquanto o pai se irritava por bagatelas, a avó estava sempre compreensiva e serena.

 Certa feita, o pai exasperado, no momento da prece, indagou da genitora:

— Mãe, como pode você permanecer tranquila, ante os desmandos de sua neta?

 A senhora respondeu sem se perturbar:

— Filho, em minhas orações diárias, entrego nossa menina a Deus.

— E Deus a escuta? volveu o filho mal-humorado.

— Creio que sim.

— Mãe, por que você se mostra assim tão convencida?

A senhora explicou-se com simplicidade:

— Meu filho, sei que Deus me ouve por três motivos: ele é um Pai que nunca se desespera, como acontece com você; possui, só em nossa cidade, milhares de filhas semelhantes à minha neta naturalmente protegendo a todas; e, por fim, não me consta que Deus, algum dia, haja mostrado a pressa que você tem.
🌾🌷🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Jóia
🌾🌷🌾

29 de dezembro

Abra seu coração e aceite todos os Meus perfeitos dons. 

Eles estão à sua disposição, mas muitas almas não conseguem simplesmente abrir seus corações e estender as mãos para receber o que é delas por direito. 

Elas têm medo, ou se sentem indignas, ou simplesmente não acreditam que os dons estão à disposição delas e, portanto, rejeitam o que está esperando para ser tomado. 

Se você tem dinheiro no banco mas prefere ignorar isso e se recusa a sacar e gastar, é você mesmo que vai sofrer pela falta das coisas que lhe são necessárias. 

Meus armazéns estão transbordando e tudo que Eu tenho é seu. 

Você não pode querer viver esta vida espiritual sem acreditar nisso e sem se apossar do que é seu. 

O novo céu e a nova terra já estão aqui.
🌾🌷🌾
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌾🌷🌾





🌾🌷🌾

MENSAGEM DO ESE:

Perda de pessoas amadas. Mortes prematuras

Quando a morte ceifa nas vossas famílias, arrebatando, sem restrições, os mais moços antes dos velhos, costumais dizer: Deus não é justo, pois sacrifica um que está forte e tem grande futuro e conserva os que já viveram longos anos cheios de decepções; pois leva os que são úteis e deixa os que para nada mais servem; pois despedaça o coração de uma mãe, privando-a da inocente criatura que era toda a sua alegria.

Humanos, é nesse ponto que precisais elevar-vos acima do terra-a-terra da vida, para compreenderdes que o bem, muitas vezes, está onde julgais ver o mal, a sábia previdência onde pensais divisar a cega fatalidade do destino. Por que haveis de avaliar a justiça divina pela vossa? Podeis supor que o Senhor dos mundos se aplique, por mero capricho, a vos infligir penas cruéis? 

Nada se faz sem um fim inteligente e, seja o que for que aconteça, tudo tem a sua razão de ser. Se perscrutásseis melhor todas as dores que vos advêm, nelas encontraríeis sempre a razão divina, razão regeneradora, e os vossos miseráveis interesses se tornariam de tão secundária consideração, que os atiraríeis para o último plano.

Crede-me, a morte é preferível, numa encarnação de vinte anos, a esses vergonhosos desregramentos que pungem famílias respeitáveis, dilaceram corações de mães e fazem que antes do tempo embranqueçam os cabelos dos pais. Freqüentemente, a morte prematura é um grande benefício que Deus concede àquele que se vai e que assim se preserva das misérias da vida, ou das seduções que talvez lhe acarretassem a perda. Não é vítima da fatalidade aquele que morre na flor dos anos; é que Deus julga não convir que ele permaneça por mais tempo na Terra.

É uma horrenda desgraça, dizeis, ver cortado o fio de uma vida tão prenhe de esperanças! De que esperanças falais? Das da Terra, onde o liberto houvera podido brilhar, abrir caminho e enriquecer? Sempre essa visão estreita, incapaz de elevar-se acima da matéria. Sabeis qual teria sido a sorte dessa vida, ao vosso parecer tão cheia de esperanças? Quem vos diz que ela não seria saturada de amarguras?

 Desdenhais então das esperanças da vida futura, ao ponto de lhe preferirdes as da vida efêmera que arrastais na Terra? Supondes então que mais vale uma posição elevada entre os homens, do que entre os Espíritos bem-aventurados?

Em vez de vos queixardes, regozijai-vos quando praz a Deus retirar deste vale de misérias um de seus filhos. Não será egoístico desejardes que ele aí continuasse para sofrer convosco? Ah! essa dor se concebe naquele que carece de fé e que vê na morte uma separação eterna. Vós, espíritas, porém, sabeis que a alma vive melhor quando desembaraçada do seu invólucro corpóreo. Mães, sabei que vossos filhos bem-amados estão perto de vós; sim, estão muito perto; seus corpos fluídicos vos envolvem, seus pensamentos vos protegem, a lembrança que deles guardais os transporta de alegria, mas também as vossas dores desarrazoadas os afligem, porque denotam falta de fé e exprimem uma revolta contra a vontade de Deus.

Vós, que compreendeis a vida espiritual, escutai as pulsações do vosso coração a chamar esses entes bem-amados e, se pedirdes a Deus que os abençoe, em vós sentireis fortes consolações, dessas que secam as lágrimas; sentireis aspirações grandiosas que vos mostrarão o porvir que o soberano Senhor prometeu.

— Sanson, ex-membro da Sociedade Espírita de Paris. (1863.)
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. V, item 21.)

🌾🌷🌾

O auxílio virá


O problema que te preocupa talvez te pareça excessivamente amargo ao coração. E tão amargo que talvez não possas comenta-lo, de pronto.

Às vezes, a sombra interior é tamanha que tens a idéia de haver perdido o próprio rumo.

Entretanto, não esmoreças.

Abraça o dever que a vida te assinala.

Serve e ora.

A prece te renovará energias.

O trabalho te auxiliará.

Faze silêncio e não te queixes.

Alegre-te e espera, porque o Céu te socorrerá. Por meios que desconheces.

Deus permanece agindo.
🌾🌷🌾 
Emmanuel
XAVIER, Francisco Cândido
Recados do Além
🌾🌷🌾
 
Renovemos hoje


Apesar da Misericórdia Divina em seus fundamentos, não esperes pela reencarnação para renovar o próprio caminho.

Constitui-se o corpo físico de milhões e milhões de células aparentemente sem importância.

[Compõe-se a existência de milhões de atos sutis e aparentemente sem importância.]

O corpo é o vaso de nossa manifestação.

E a existência bem traçada e bem vivida pode sublimar-lhe as características.

Não esperes, [assim,] pela morte para consertar a própria vida.

Hoje mesmo podes iniciar o roteiro de ascensão.

Para isso, dá nova forma ao teu modo de ser.

Os atos operam transformações na esfera [de trabalho] em que evoluímos.

Aprende a desprezar as velhas fórmulas de sentir, com as quais apenas recolhes o desespero e o desânimo, a tristeza e a desolação.

Regenera as próprias atitudes.

Recompõe a confiança no Alto.

Faze reviver as esperanças perdidas.

Restaura a bondade em teus métodos de intercâmbio com o próximo.

Renova os teus hábitos e adapta-te ao otimismo e à alegria.

Renasce da sombra para a luz.

Restabelece a tua boa vontade, servindo ao próximo, incessantemente.

Se procuras, em verdade, a estrada para o Mais Alto, não te detenhas no desejo ruinoso de morrer e sim vale-te da oportunidade de lutar, replantando o campo de teus ideais e [de tuas] aspirações, porque se cada existência no corpo é senda para o sepulcro, a fim de tudo reajustarmos, cada dia é tempo de dar novas maneiras às nossas resoluções e aos nossos gestos, [a fim de] tudo renovando e tudo redimindo para a exaltação do Infinito Bem.
🌾🌷🌾
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: A verdade responde 
🌾🌷🌾

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.