quarta-feira, 31 de maio de 2023

O rumo certo - Conversa em caminho


O rumo certo

A página de André Luiz foi recebida em circunstâncias inesperadas. Caminhávamos pela manhã, em grupo reduzido, trocando ideias sobre a melhor maneira de estar no rumo certo em meio às estradas da vida. Falávamos das dificuldades é lutas para seguirmos em espírito na direção da vida melhor, alinhando problemas a solucionar e obstáculos a vencer. Ao regressar da pequena excursão, reunimo-nos para breve descanso e uma ligeira prece. O Livro dos Espíritos nos deu a questão 845 para meditar e o nosso André Luiz ofereceu-nos a mensagem “Conversa em Caminho”.

CONVERSA EM CAMINHO

Você tem uma vida para construir: é a vida que Deus lhe deu.

 Precisamos do auxílio dos outros a fim de seguir adiante; no entanto, cada qual de nós deve caminhar por si mesmo.

De qualquer modo, a lei de ação e reação funcionará, entregando-nos aquilo que oferecemos de nós.

Seja você mesmo, evitando disfarces que lhe complicariam a própria existência.

Aceite os outros tais quais são, com as qualidades e fraquezas que lhes assinalam a vida, para não se perder em queixas injustas.

 Sonhe, mas raciocine e raciocine agindo.

Conserve a certeza de que pagaremos sempre pelos bens que obtivermos.

 Não se envergonhe de falhar temporariamente; entretanto, erga-se para servir com mais segurança, na base da experiência.

 Reconheça o seu poder mental de modificar as circunstâncias ou criá-las e use-o com o seu próprio esforço no bem.

Não se espante com as dificuldades no autoaperfeiçoamento; a Divina Sabedoria não nos criou para a função de robôs no mundo e sim para que lhe venhamos a refletir o brilho e o amor, na luz da imortalidade.

🌱🍄🌱
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Caminhos de volta
🌱🍄🌱

31 de maio

Comece já a expandir sua consciência e ver abundância em tudo, pois só assim suas necessidades serão supridas.

Entenda que Eu lhe dou Meu reino com prazer, porque é deste reino que tudo flui.

É por isso que você precisa procurar por ele primeiro para que tudo o mais lhe seja entregue.

Eu sei de cada uma de suas necessidades e todas serão maravilhosamente supridas.

Acredite nisso com todo o seu coração.

Não permita que nenhuma dúvida tire o brilho deste prodígio.

Aceite a Minha palavra, viva por ela e veja milagre após milagre acontecer.

O tempo dos milagres ainda não terminou.

Vivendo uma vida completamente dedicada a Mim você será testemunha de prodígios indescritíveis.

Você verá o impossível se tomar possível. Você perceberá Minha mão em tudo.

E seu coração transbordará de amor e gratidão por tudo que vai acontecer.

🌱🍄🌱
Abrindo Portas Interiores
Eileen Caddy
🌱🍄🌱





🌱🍄🌱

MENSAGEM DO ESE:

Piedade filial (II)

Alguns pais, é certo, descuram de seus deveres e não são para os filhos o que deviam ser; mas, a Deus é que compete puni-los e não a seus filhos. Não compete a estes censurá-los, porque talvez hajam merecido que aqueles fossem quais se mostram. Se a lei da caridade manda se pague o mal com o bem, se seja indulgente para as imperfeições de outrem, se não diga mal do próximo, se lhe esqueçam e perdoem os agravos, se ame até os inimigos, quão maiores não hão de ser essas obrigações, em se tratando de filhos para com os pais! Devem, pois, os filhos tomar como regra de conduta para com seus pais todos os preceitos de Jesus concernentes ao próximo e ter presente que todo procedimento censurável, com relação aos estranhos, ainda mais censurável se torna relativamente aos pais; e que o que talvez não passe de simples falta, no primeiro caso, pode ser considerado um crime, no segundo, porque, aqui, à falta de caridade se junta a ingratidão.

Deus disse: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe, a fim de viverdes longo tempo na terra que o Senhor vosso Deus vos dará.” Por que promete ele como recompensa a vida na Terra e não a vida celeste? A explicação se encontra nestas palavras: “que Deus vos dará” , as quais, suprimidas na moderna fórmula do Decálogo, lhe alteram o sentido. Para compreendermos aqueles dizeres, temos de nos reportar à situação e às idéias dos hebreus naquela época. Eles ainda nada sabiam da vida futura, não lhes indo a visão além da vida corpórea. Tinham, pois, de ser impressionados mais pelo que viam, do que pelo que não viam. Fala-lhes Deus então numa linguagem que lhes estava mais ao alcance e, como se se dirigisse a crianças, põe-lhes em perspectiva o que os pode satisfazer. Achavam-se eles ainda no deserto; a terra que Deus lhes dará é a Terra da Promissão, objetivo das suas aspirações. Nada mais desejavam do que isso; Deus lhes diz que viverão nela longo tempo, isto é, que a possuirão por longo tempo, se observarem seus mandamentos.

Mas, ao verificar-se o advento de Jesus, já eles tinham mais desenvolvidas suas idéias. Chegada a ocasião de receberem alimentação menos grosseira, o mesmo Jesus os inicia na vida espiritual, dizendo: “Meu reino não é deste mundo; lá, e não na Terra, é que recebereis a recompensa das vossas boas obras.” A estas palavras, a Terra Prometida deixa de ser material, transformando-se numa pátria celeste. Por isso, quando os chama à observância daquele mandamento: “Honrai a vosso pai e a vossa mãe”, já não é a Terra que lhes promete e sim o céu. (Caps. II e III.)

🌱🍄🌱
(Fonte: O Evangelho segundo o Espiritismo, cap. XIV, itens 3 e 4.)
🌱🍄🌱

Não te Perturbes


Se perguntássemos ao grão de trigo que opinião alimenta acerca do moinho, naturalmente responderia que dentro dele encontra a casa de tortura em que se aflige e sofre; no entanto, é de lá que ele se ausenta aprimorado para a glória do pão na subsistência do mundo.

Se indagássemos da madeira, com respeito ao serrote, informaria que nele identifica o algoz de todos os momentos, a dilacerar-lhe as entranhas; todavia, sob o patrocínio do suposto verdugo, faz-se delicada e útil para servir em atividades sempre mais nobres.

Se consultarmos a pedra, com alusão ao buril, certo esclarecerá que descobriu nele o detestável, perseguidor de sua tranqüilidade, a feri- Ia, desapiedado, dia e noite; entretanto, é dos golpes dele que se eleva aos tesouros terrestres, aperfeiçoada e brilhante.

Assim, a alma. Assim, a luta.

Peçamos o parecer do homem, quanto à carne, e pronunciará talvez impropriedades mil. Ouçamo-lo sobre a dor e registraremos velhos disparates verbais. Solicitemos-lhe que se externe com referência à dificuldade, e derramará fel e pranto.

Contudo, é imperioso reconhecer que do corpo disciplinado, do sofrimento purificador e do obstáculo asfixiante, o espírito ressurge sempre mais aformoseado, mais robusto e mais esclarecido para a imortalidade.

Não te perturbes, pois, diante da luta, e observa.

O que te parece derrota, muita vez é vitória. E o que se te afigura em favor de tua morte, é contribuição para o teu engrandecimento na vida eterna.

🌱🍄🌱
Emmanuel
Chico Xavier
Obra: Fonte viva
🌱🍄🌱

Algumas Definições


Benfeitor - é o que ajuda e passa.

Amigo - é o que ampara em silêncio.

Companheiro - é o que colabora sem constranger.

Renovador - é o que se renova para o bem.

Forte - é o que sabe esperar no trabalho pacífico.

Esclarecido - é o que se conhece.

Corajoso - é o que nada teme de si mesmo.

Defensor - é o que coopera sem perturbar.

Eficiente - é o que age em benefício de todos.

Vencedor - é o que vence a si mesmo.

🌱🍄🌱
André Luiz
Chico Xavier
Obra: Agenda cristã
🌱🍄🌱

Confronto


Nos temas do Plano Físico:

projeto que não se constrói;

terra desempregada;

livro que ninguém lê;

receita escondida;

carro sem uso…

São valores potenciais, cuja significação desconhecemos.

Igualmente, nos assuntos do Espírito:

amor sem demonstração;

fé sem obras;

instrução sem proveito;

ideal sem trabalho;

entusiasmo inerte…

Assemelham-se a aparelhos e máquinas de cultura e progresso, cuja importância ninguém sabe.

Estas imagens nos fazem reconhecer que sem a necessária aplicação nos acertos e desacertos, ilusões e desilusões, conquistas e fracassos do dia a dia, o conhecimento espírita não passa de sonho distante — mas muito distante —, do campo inevitável da experiência.

🌱🍄🌱
Albino Teixeira
Chico Xavier
Obra: Encontro de paz
🌱🍄🌱

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo comentário.